Boletim n°45 – 25 novembro 2007
EDITORIAL Pastor Heder
Caminho é difícil, mas precisamos continuar CAMINHANDO.
Neste caminho para a terra prometida existem serpentes. Às vezes, falta água, e o calor é intenso. Mas não estamos sós. O Senhor está conosco. Pode parecer contraditório. Como disse Gideão: "Se o Senhor é conosco, por quê tudo isso nos sobreveio?" (Jz.6). Nem o anjo respondeu. Apenas deu uma ordem: "Vai, Gideão, e livra Israel dos midianitas." Estamos sempre querendo entender a situação. Estamos fazendo tantas perguntas, mas muitas delas não são respondidas por Deus. No céu não tem departamento de informações. "As coisas ocultas pertencem ao Senhor." (Dt.29.29). O Senhor quer que deixemos as perguntas e nos concentremos na missão. "Vai, Gideão, e livra Israel." Você não precisa entender. Precisa obedecer.
O caminho é difícil, mas precisamos continuar caminhando.
Pensemos, por exemplo, na trajetória de José, filho de Jacó. Depois de seus sonhos maravilhosos, precisou encarar uma realidade que mais parecia um pesadelo. Nada parecia se encaixar com as promessas de Deus para ele. Primeiro, a inveja por parte dos irmãos. Depois, escravidão. Como se não bastasse, calúnia e prisão. E lembre-se de que ele era um servo fiel a Deus. José foi acusado de um crime que não cometeu. Ele foi vítima de uma injustiça. E o mais incrível é que Deus não interferiu para livrá-lo daquela situação. A acusação injusta foi mantida e José passou alguns anos na prisão. Podemos perguntar: por que Deus permitiu essa injustiça na vida de José? Por que Deus permite que sejamos vítimas de injustiças? Podemos responder apenas: faz parte do caminho. Aquele que comete a injustiça contra nós será penalizado, mas tudo isso contribuirá para alcançarmos o que Deus tem para nós no futuro. Todos os fatos da vida de José acabaram por conduzi-lo à realização dos seus sonhos. Todos aqueles males contribuíram para que José chegasse a se tornar governador do Egito.
Você é um bom ouvinte?
Uma das maiores reclamações das esposas é: “Meu marido não sabe me ouvir”.
Se Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, é para ouvirmos mais e falarmos menos. Não basta apenas escutar; precisamos aprender a escutar com atenção, para “ouvir”. Qualquer pessoa sente-se importante e valorizada quando nos dedicamos a escutá-la com toda a atenção. Isto é ouvir. Saber conversar (versar juntos) é buscar a harmonia entre o falar e o ouvir. Para ser um bom ouvinte é preciso, antes de mais nada, ter a certeza de estar captando corretamente o significado do que a pessoa está dizendo. Na comunicação, o processo de enviar e receber mensagens nem sempre é simples: as distorções acontecem com freqüência, dando origem aos mal-entendidos que complicam a vida do casal.
A maioria das pessoas tende a ouvir o que quer escutar e a olhar o que quer ver: a percepção é altamente seletiva, e a interpretação das mensagens costuma ser bastante personalizada. Isso faz com que a mensagem da pessoa seja, com freqüência, recebida de maneira diferente da intenção com que foi enviada. Ouvir com total atenção significa dizer ao cônjuge claramente, como você interpretou a mensagem que ele lhe enviou.
O ouvinte doentio:
1. Não estimula a honestidade e transparência.
2. Nega o valor do sentimento, tornando-se defensivo e agressivo. Com isto, bloqueia a comunicação.
3. Tem o hábito de oferecer solução pronta. A mulher reclama dizendo.” Trabalhei muito hoje, estou tão cansada!” Ele responde: “A cama esta ali por qur ainda não foi se deitar?”
4. Sempre propõe a mudança da outra pessoa.
5. Não merece confiança, porque divulga informações que lhe foram contadas em particular.
A escuta atenta demonstra aceitação e faz a conversa fluir mais facilmente.
Conselhos de Provérbios que podem ajudar:
· O sábio sempre ouve antes de responder. (Pv. 18:13): “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua”.
· Nunca seja apressado no falar, mas sempre fale de tal forma que seja possível compreender o que você está dizendo. (Tg. 1:19).
· Não faça uso do silêncio; isto pode frustrar seu cônjuge. Explique sempre o por que de não querer falar naquele momento.
· É possível discordar sem brigar. Evite responder com raiva. Se esforce e use respostas brandas (Pv. 14:29; 15:1; 25:15; 19:11).
· Evite a implicância (Pv. 10:19; 17:9; 20:9).
· Não culpe ou critique outra pessoa. Ao invés disso, restaure... anime... edifique.. Se alguém atacar você, não reaja da mesma forma (Rm. 12:17).
· Tente compreender a opinião da outra pessoa. Deixe espaço para as diferenças. Preocupe-se com os interesses do seu cônjuge.
Confie em Deus.
DESAFIO CIDADE REFUGIO 4
Lançamos um desafio para este projeto, necessitamos de 15 min de oração diariamente de 144 Irmãos nas 24 horas do dia até o termino do evento
Ore diariamente 15 Minutos pelo Cidade Refúgio
- Que todas as estratégias de divulgação do evento (panfletagem, cartazes, rádio, televisão, carro de som e outros), desperte o interesse da comunidade na participação do evento;
- Ore pelos últimos detalhes da organização da Cidade Refúgio;
- Que a Cidade Refúgio seja motivo de gerar unidade à nossa igreja;
- Para que o evento atraia muitas pessoas não convertidas e que elas venham a se converter a Jesus;
- Abençoando os ensaios dos músicos e do Grupo Dynamus;
- Cobrindo de oração o Cris Duran, o Érik e toda a equipe de músicos;
- Que Deus conceda os frutos espirituais a todos os que estão trabalhando na preparação do evento;
- Pela qualidade do som nos dias do evento;
- Cobrindo de oração todas as caravanas que vêem participar de nosso evento e pelas que terão de ser hospedadas em nossa igreja;
- Abençoando todos os patrocinadores e todos os que irão trabalhar no evento: diáconos, intercessores e equipes de apoio;
- Que sejam noites cheias do poder do Espírito Deus;
- Que toda a igreja venha participar, contaminando os visitantes com a nossa alegria e acolhendo a todos com muito amor;
ESTUDO BIBLICO – cantares
Propósito – Para falar de um noivo (Rei Salomão) e sua noiva, para afirmar a santidade do casamento e para mostrar ao seu povo o amor de Deus.
Salomão escreveu, visualizando o jardim da mulher sulamita e o palácio do rei, e tem em seu verso chave, “eu sou do meu amado, e o meu amado é meu, ele pastoreia entre os lírios” 6:3.
ANIVERSARIANTES DA SEMANA
26 Novembro Segunda | Anderson Rodrigo Fatique Daiane de Jesus Silva Araújo Fabiane Queiroz de Andrade |
27 Novembro Terça | Andressa dos Santos 3275-1420 Fernando Mazuquim Danilo Ricardo de Almeida |
28 Novembro Quarta | Andréia Amélia de Lima Leide dos Anjos Xandu Vieira Nilva Fracaro |
30 Novembro Sexta | Gilson Gustavo Andrade Henrique (Dodô) 8812-1010 |
01 Dezembro Sabado | Fábio Silva Vendrametto José Carlos Santos Maurício Meserlian 9928-5111 / 3276-1873 |
MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA
* Para que a unidade, a paz, o perdão e o amor estejam reinando entre os membros de nossa igreja.
- do Ir. Márcio da Rose, que sofreu acidente de moto e está se recuperando de cirurgia;
- da mãe da Carla do Cristiano, Ir. Maria que está se submetendo a diversos exames;
- do Ir. Orlando, sogro do Tiago do louvor, que está se recuperando da cirurgia;
OBS: não deixe de orar 15 minutos diários pela cidade Refúgio.
MAIOR EVENTO GOSPEL DE ARAPONGAS
30 DE NOVEMBRO E 01 DE DEZEMBRO
NÃO PERCA !