sábado, 24 de novembro de 2007

Boletim n°45 – 25 novembro 2007

EDITORIAL Pastor Heder

Caminho é difícil, mas precisamos continuar CAMINHANDO.

Neste caminho para a terra prometida existem serpentes. Às vezes, falta água, e o calor é intenso. Mas não estamos sós. O Senhor está conosco. Pode parecer contraditório. Como disse Gideão: "Se o Senhor é conosco, por quê tudo isso nos sobreveio?" (Jz.6). Nem o anjo respondeu. Apenas deu uma ordem: "Vai, Gideão, e livra Israel dos midianitas." Estamos sempre querendo entender a situação. Estamos fazendo tantas perguntas, mas muitas delas não são respondidas por Deus. No céu não tem departamento de informações. "As coisas ocultas pertencem ao Senhor." (Dt.29.29). O Senhor quer que deixemos as perguntas e nos concentremos na missão. "Vai, Gideão, e livra Israel." Você não precisa entender. Precisa obedecer.

O caminho é difícil, mas precisamos continuar caminhando.

Pensemos, por exemplo, na trajetória de José, filho de Jacó. Depois de seus sonhos maravilhosos, precisou encarar uma realidade que mais parecia um pesadelo. Nada parecia se encaixar com as promessas de Deus para ele. Primeiro, a inveja por parte dos irmãos. Depois, escravidão. Como se não bastasse, calúnia e prisão. E lembre-se de que ele era um servo fiel a Deus. José foi acusado de um crime que não cometeu. Ele foi vítima de uma injustiça. E o mais incrível é que Deus não interferiu para livrá-lo daquela situação. A acusação injusta foi mantida e José passou alguns anos na prisão. Podemos perguntar: por que Deus permitiu essa injustiça na vida de José? Por que Deus permite que sejamos vítimas de injustiças? Podemos responder apenas: faz parte do caminho. Aquele que comete a injustiça contra nós será penalizado, mas tudo isso contribuirá para alcançarmos o que Deus tem para nós no futuro. Todos os fatos da vida de José acabaram por conduzi-lo à realização dos seus sonhos. Todos aqueles males contribuíram para que José chegasse a se tornar governador do Egito.

Deus tem suas maneiras de fazer as coisas. Não vamos entendê-lo. O que nos cabe é continuarmos em nossa atitude de fidelidade ao Senhor. Ao seu tempo, Deus honrará a cada um de seus filhos. "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." (Gal. 6.9). "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus." (Rom.8.28). "Porque, para mim tenho por certo que as aflições deste mundo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rom.8.18).

Você é um bom ouvinte?

Uma das maiores reclamações das esposas é: “Meu marido não sabe me ouvir”.

Se Deus nos deu dois ouvidos e uma boca, é para ouvirmos mais e falarmos menos. Não basta apenas escutar; precisamos aprender a escutar com atenção, para “ouvir”. Qualquer pessoa sente-se importante e valorizada quando nos dedicamos a escutá-la com toda a atenção. Isto é ouvir. Saber conversar (versar juntos) é buscar a harmonia entre o falar e o ouvir. Para ser um bom ouvinte é preciso, antes de mais nada, ter a certeza de estar captando corretamente o significado do que a pessoa está dizendo. Na comunicação, o processo de enviar e receber mensagens nem sempre é simples: as distorções acontecem com freqüência, dando origem aos mal-entendidos que complicam a vida do casal.

A maioria das pessoas tende a ouvir o que quer escutar e a olhar o que quer ver: a percepção é altamente seletiva, e a interpretação das mensagens costuma ser bastante personalizada. Isso faz com que a mensagem da pessoa seja, com freqüência, recebida de maneira diferente da intenção com que foi enviada. Ouvir com total atenção significa dizer ao cônjuge claramente, como você interpretou a mensagem que ele lhe enviou.

O ouvinte doentio:

1. Não estimula a honestidade e transparência.

2. Nega o valor do sentimento, tornando-se defensivo e agressivo. Com isto, bloqueia a comunicação.

3. Tem o hábito de oferecer solução pronta. A mulher reclama dizendo.” Trabalhei muito hoje, estou tão cansada!” Ele responde: “A cama esta ali por qur ainda não foi se deitar?”

4. Sempre propõe a mudança da outra pessoa.

5. Não merece confiança, porque divulga informações que lhe foram contadas em particular.

A escuta atenta demonstra aceitação e faz a conversa fluir mais facilmente.

Conselhos de Provérbios que podem ajudar:

· O sábio sempre ouve antes de responder. (Pv. 18:13): “O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua”.

· Nunca seja apressado no falar, mas sempre fale de tal forma que seja possível compreender o que você está dizendo. (Tg. 1:19).

· Não faça uso do silêncio; isto pode frustrar seu cônjuge. Explique sempre o por que de não querer falar naquele momento.

· É possível discordar sem brigar. Evite responder com raiva. Se esforce e use respostas brandas (Pv. 14:29; 15:1; 25:15; 19:11).

· Evite a implicância (Pv. 10:19; 17:9; 20:9).

· Não culpe ou critique outra pessoa. Ao invés disso, restaure... anime... edifique.. Se alguém atacar você, não reaja da mesma forma (Rm. 12:17).

· Tente compreender a opinião da outra pessoa. Deixe espaço para as diferenças. Preocupe-se com os interesses do seu cônjuge.

Confie em Deus.


DESAFIO CIDADE REFUGIO 4


Lançamos um desafio para este projeto, necessitamos de 15 min de oração diariamente de 144 Irmãos nas 24 horas do dia até o termino do evento

Ore diariamente 15 Minutos pelo Cidade Refúgio

- Que todas as estratégias de divulgação do evento (panfletagem, cartazes, rádio, televisão, carro de som e outros), desperte o interesse da comunidade na participação do evento;

- Ore pelos últimos detalhes da organização da Cidade Refúgio;

- Que a Cidade Refúgio seja motivo de gerar unidade à nossa igreja;

- Para que o evento atraia muitas pessoas não convertidas e que elas venham a se converter a Jesus;

- Abençoando os ensaios dos músicos e do Grupo Dynamus;

- Cobrindo de oração o Cris Duran, o Érik e toda a equipe de músicos;

- Que Deus conceda os frutos espirituais a todos os que estão trabalhando na preparação do evento;

- Pela qualidade do som nos dias do evento;

- Cobrindo de oração todas as caravanas que vêem participar de nosso evento e pelas que terão de ser hospedadas em nossa igreja;

- Abençoando todos os patrocinadores e todos os que irão trabalhar no evento: diáconos, intercessores e equipes de apoio;

- Que sejam noites cheias do poder do Espírito Deus;

- Que toda a igreja venha participar, contaminando os visitantes com a nossa alegria e acolhendo a todos com muito amor;

- Cobrindo de oração o ministério de jovens e sua liderança: Márcio e Dinair.

ESTUDO BIBLICO – cantares

Ao longo da história, o sentido das metáforas propostas pelo Cântico dos Cânticos tem sido recusado, apesar da sua evidência. Para muitos intérpretes, tanto judeus como cristãos, parecia impensável que, entre os demais livros da Bíblia, pudesse haver um de caráter secular, cuja finalidade não fosse outra senão festejar a felicidade dos esposos unidos por um amor propriamente humano.

Por isso, desde longa data tratou-se de encontrar no livro um segundo sentido, de estrita natureza religiosa e oculto por debaixo daquilo que aparece à primeira vista. Assim, o Judaísmo o interpretou como uma exaltação alegórica da aliança de Javé com Israel. Depois, a Igreja viu o seu relacionamento com Cristo prefigurado nos namorados protagonistas do poema. E, por último, a mística cristã descobriu neles a mais perfeita referência à união da alma com Deus. No entanto, todos esses critérios, condicionados pelo próprio sentimento religioso daqueles que os sustentavam, têm obscurecido durante séculos a interpretação mais singela e imediata de Cântico dos Cânticos e a sua vinculação literária e de pensamento com antigos hinos de bodas da sociedade israelita. Eram canções entoadas umas pelos noivos, e outras, por familiares e convidados (Jr 25.10; 33.11), os quais bailavam e cantavam durante os sete dias de duração dos alegres festejos nupciais (Gn 29.27-28; Jz 14.10,17).

Aquilo que, ao contrário, se deve ressaltar é que a figura da união conjugal, tão belamente louvada por Cântico dos

Propósito – Para falar de um noivo (Rei Salomão) e sua noiva, para afirmar a santidade do casamento e para mostrar ao seu povo o amor de Deus.

Salomão escreveu, visualizando o jardim da mulher sulamita e o palácio do rei, e tem em seu verso chave, “eu sou do meu amado, e o meu amado é meu, ele pastoreia entre os lírios” 6:3.


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

26 Novembro Segunda

Anderson Rodrigo Fatique

Daiane de Jesus Silva Araújo

Fabiane Queiroz de Andrade

27 Novembro Terça

Andressa dos Santos 3275-1420

Fernando Mazuquim

Danilo Ricardo de Almeida

28 Novembro Quarta

Andréia Amélia de Lima

Leide dos Anjos Xandu Vieira

Nilva Fracaro

30 Novembro Sexta

Gilson Gustavo Andrade Henrique (Dodô)

8812-1010

01

Dezembro Sabado

Fábio Silva Vendrametto

José Carlos Santos

Maurício Meserlian 9928-5111 / 3276-1873





MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

* Para que a unidade, a paz, o perdão e o amor estejam reinando entre os membros de nossa igreja.

*.Ore por todos os que se encontram desempregados, de forma especial, pelos membros de nossa igreja, para que Deus abra portas de trabalho.

* Pela libertação dos mendigos de nossa cidade, principalmente os que permanecem nas proximidades de nossa igreja.

* Pelo Jardim Universitário, local onde habita a maior parte dos estudantes de nossa cidade.

* Continue orando pela saúde:

- do Ir. Márcio da Rose, que sofreu acidente de moto e está se recuperando de cirurgia;

- da mãe da Carla do Cristiano, Ir. Maria que está se submetendo a diversos exames;

- do Ir. Orlando, sogro do Tiago do louvor, que está se recuperando da cirurgia;

OBS: não deixe de orar 15 minutos diários pela cidade Refúgio.



MAIOR EVENTO GOSPEL DE ARAPONGAS

30 DE NOVEMBRO E 01 DE DEZEMBRO

NÃO PERCA !

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O maior ou menor, primeiro ou último

Subir na vida, crescer, ter uma boa posição social e outras idéias semelhantes são uma espécie de obsessão da humanidade. Muitos querem estar por cima e dominar a situação. Às vezes, até na vida Cristã parece haver uma concorrência para ver quem é o melhor.

Dois homens oravam, mas apenas um deles foi justificado por Deus. Dois homens oravam, mas apenas um deles fez um pedido a Deus. Dois homens oravam um exaltando-se e o outro se humilhando. Um deles, que se achava salvo, encontrava-se perdido. O outro que se achava um caso perdido, através de sua humildade, alcançou a graça. Jesus contou a história deles assim:

Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. Lucas 18:9-14

O primeiro homem achava que através de sua justiça pessoal podia se exaltar. Segundo o que vemos na história, ele não fez nada de errado, e de acordo com a lei, era um homem justo. Pelo menos, era isso que ele achava! Mas, ele foi humilhado por Deus. O segundo homem humilhou-se perante Deus. Era um homem cheio de falhas e pecados. E, ele sabia disso. Deus também sabia. E, por causa da sua atitude humilde e arrependida, Deus o exaltou. Sem mudança, o primeiro não seria ouvido por Deus, não seria justificado por Deus, e certamente perderia a sua alma. Pela sua humildade, o último obteve graça, perdão e justificação.

Jesus ensinou sempre qual a postura do ser humano para alcançar a salvação, sua graça, seu perdão, sua misericórdia. Os humildes reconhecem sua condição diante de Deus, pedem perdão, clamam por sua misericórdia e recebem. Por causa disto todo homem deve buscar a humildade como base para sua vida. É melhor olharmos primeiro e principalmente para as nossas próprias falhas e pecados.

A salvação é concedida aos humildes de coração. Precisamos pensar e viver de acordo com esta virtude, pois os últimos serão primeiros. Ser humilde é ser o menor. Este é o meio de entrar no reino da graça e permanecer nele.