sábado, 12 de abril de 2008

RECONCILIAÇÃO

Oh, como é bom e agradável viveram unidos os irmãos! Salmos 133.1

A mais linda montanha na Coreia é o monte Kum-Kang. Por estar localizado na Coreia do Norte, por 60 anos ninguém da Coreia do Sul o visitou. No entanto, como os governos da Coreia do Sul e do Norte se reconciliaram, a estrada para o monte Kum-Kang foi reaberta.

Cristãos de ambas as nações hoje vem ao monte Kum-Kang para orar pela paz e a reunificação. Eles organizaram um concerto e participaram de um culto juntos. Sendo que Deus estava levando nossa nação a realização de nosso maior sonho: reunificação.

Embora as Coréias do Norte e do Sul tenham sido consideradas inimigas por muito tempo, ainda somos irmãos: uma família em Deus. Conforme somos perdoados e nos reconciliamos com nosso Criador, Deus também nos deu o ministério de reconciliação (2 Corintios 5.19). Talvez a obra de ajudar as pessoas a viverem em paz mutuamente e também com Deus seja o mais precioso louvor que possamos oferecer.

Disponha a semear sementes de reconciliação.

Vamos orar pelas Coréias do Norte e Sul.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Ofereça-lhe Cristo

"Estai sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós". 1 Pedro 3.15

Dona Miclain era uma excelente costureira. E, no interior do Brasil, muitas mulheres não apenas costuravam como tambem criavam seus proprios modelos. Ela e seu marido eram cristãos fervorosos. Durante anos mantiveram um trabalho de culto mensal em seu humilde lar, esperando que um dia uma igreja fosse estabelecida em sua cidade.

Dono Miclain era analfabeta; não conseguia ler a Biblia e só podia cantar os hinos que havia memorizado. No entanto, foi uma das evangelistas mais eficazes que jamais conheci. Quando suas clientes vinham trazer-lhes costuras ou pegar um vestido novo, ela dizia: "Não sei ler. Voce pode ler meu devocional para mim?" Depois que liam o devocional do dia, ela fazia comentários e perguntas. Por intermedio deste ministério simples, dona Miclain levou muitas pessoas a Cristo e ajudou a formar a igreja que hoje tem mais de 200 membros.

Dona Miclain são sabia ler nem escrever, mas encontrou uma maneira de oferecer Cristo a quem a rodeava. Todos nós podemos encontrar oportunidades de partilhar a Boa-Novas em nossas rotinas diarias.

O que estou fazendo para ajudar alguem a conhecer Cristo?

Vamos orar pelas pessoas que atuam como evangelistas.

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Caminho é difícil, mas precisamos continuar caminhando!


Neste caminho para a terra prometida existem serpentes. Às vezes, falta água, e o calor é intenso. Mas não estamos sós. O Senhor está conosco. Pode parecer contraditório. Como disse Gideão: "Se o Senhor é conosco, por quê tudo isso nos sobreveio?" (Jz.6). Nem o anjo respondeu. Apenas deu uma ordem: "Vai, Gideão, e livra Israel dos midianitas." Estamos sempre querendo entender a situação. Estamos fazendo tantas perguntas, mas muitas delas não são respondidas por Deus. No céu não tem departamento de informações. "As coisas ocultas pertencem ao Senhor." (Dt.29.29). O Senhor quer que deixemos as perguntas e nos concentremos na missão. "Vai, Gideão, e livra Israel." Você não precisa entender. Precisa obedecer.

O caminho é difícil, mas precisamos continuar caminhando.

Pensemos, por exemplo, na trajetória de José, filho de Jacó. Depois de seus sonhos maravilhosos, precisou encarar uma realidade que mais parecia um pesadelo. Nada parecia se encaixar com as promessas de Deus para ele. Primeiro, a inveja por parte dos irmãos. Depois, escravidão. Como se não bastasse, calúnia e prisão. E lembre-se de que ele era um servo fiel a Deus. José foi acusado de um crime que não cometeu. Ele foi vítima de uma injustiça. E o mais incrível é que Deus não interferiu para livrá-lo daquela situação. A acusação injusta foi mantida e José passou alguns anos na prisão. Podemos perguntar: por quê Deus permitiu essa injustiça na vida de José? Por quê Deus permite que sejamos vítimas de injustiças? Podemos responder apenas: faz parte do caminho. Aquele que comete a injustiça contra nós será penalizado, mas tudo isso contribuirá para alcançarmos o que Deus tem para nós no futuro. Todos os fatos da vida de José acabaram por conduzi-lo à realização dos seus sonhos. Todos aqueles males contribuíram para que José chegasse a se tornar governador do Egito.

Deus tem suas maneiras de fazer as coisas. Não vamos entendê-lo. O que nos cabe é continuarmos em nossa atitude de fidelidade ao Senhor. Ao seu tempo, Deus honrará a cada um de seus filhos. "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." (Gal. 6.9). "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus." (Rom.8.28). "Porque, para mim tenho por certo que as aflições deste mundo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rom.8.18).

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Faça uma escolha

Dê uma boa olhada ao seu redor e entenda que sua vida agora mesmo é o resultado de todas as suas escolhas no passado. Você gosta do que vê?

Certamente, você andou muito para chegar até aqui. Você sobreviveu e deu
um jeito de estar onde está?

Existem coisas que poderiam melhorar? Provavelmente! Existem lugares que
você gostaria de conhecer, coisas que gostaria de fazer? Você consegue
imaginar a sua vida sendo ainda melhor, ainda mais gratificante e
emocionante do que é hoje?


Então, como chegar lá? Do mesmo jeito, que chegou até aqui, como resultado
das escolhas que você fez.


Existem escolhas, e existem escolhas. Geralmente, prestamos muita atenção
às grandes decisões: faculdade, casamento, a primeira casa ou apartamento.


Mas, freqüentemente, as decisões mais poderosas são as "pequenas",
aquelas que fazemos um dia depois do outro: fazer ou não fazer uma visita,
dar aquele telefonema, acordar um pouco mais cedo para fazer exercício, a
atitude com que encaramos o dia-a-dia no trabalho.

Jesus disse, escolha o monte das bênçãos... A vida.

A escolha é sua.

A porta da Hospitalidade

Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre e ninguém fechará, e que fecha e ninguém abrirá. Apocalipse 3.7

Por muitos anos, trabalhei em uma grande cidade. Em meu horário de almoço, muitas vezes fazia caminhada pelas ruas do bairro. Meus passeios me levaram até um edifício vazio, que no passado fora uma fabrica. Em um dos lados do predio havia uma porta enferrujada e fechada. Por cima da porta uma placa dizia: "Esta porta é aberta somente em períodos de contratação."

Finalmente, a porta foi removida e a entrada, selada com tijolos. Durante anos, a placa indiciou as pessoas que procuravam emprego uma porta que não mais existia.

Lembrei-me da porta selada quando minha mulher e eu nos juntamos a outros membros de nossa igreja em um ministério de hospitalidade aos sem tetos. As complexidades, alegrias e possibilidades de acolhimento requerem atos intencionais de cuidado para que a porta seja aberta. O acolhimento requer a força do Evangelho para se tornar um modo de vida, uma expressão de amor de Deus as pessoas necessitadas (Mateus 25.31-46) Pela graça de Deus, ficaremos mais atentos para abrir a porta do acolhimento a pessoa desconhecida.

Onde você pode abrir uma porta de hospitalidade para alguém necessitado?

Vamos orar pelas pessoas que trabalham no ministério de ação social.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Empurre sua vaquinha!

Um mestre da sabedoria passeava por uma floresta com seus discípulos quando avistou ao longe um sítio de aparência pobre e resolveu fazer uma breve visita. Durante o percurso ele falou ao aprendiz sobre a importância das visitas e as oportunidades de aprendizado que temos também com as pessoas que mal conhecemos. Chegando ao sítio constatou a pobreza do lugar, sem calçamento, a casa de madeira, os moradores, um casal, três filhos vestidos com roupas rasgadas e sujas. Então se aproximou do senhor, aparentemente o pai da família e perguntou:

Neste lugar não há sinais de comércio e de trabalho, como o senhor e a sua família sobrevivem aqui?

- Meu amigo, nós temos uma vaquinha que nos dá vários litros de leite todos os dias. Uma parte desse produto nós vendemos ou trocamos na cidade vizinha por outros gêneros de alimentos e a outra parte nós produzimos queijo, coalhada, etc... para o nosso consumo e assim vamos sobrevivendo.

O Sábio agradeceu a informação, contemplou o lugar por uns momentos, depois se despediu e foi embora. No meio do caminho voltou ao seu fiel discípulo e ordenou:

Aprendiz, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali na frente e empurre-a; jogue-a lá embaixo.

O Jovem arregalou os olhos espantados e questionou o mestre sobre o fato da vaquinha ser o único meio de sobrevivência daquela família, mas como percebeu o silêncio absoluto do seu mestre, foi cumprir a ordem. Assim, empurrou a vaquinha morro abaixo e a viu morrer. Aquela cena ficou marcada na memória daquele jovem durante alguns anos, e um belo dia ele resolveu largar tudo o que havia aprendido e voltar naquele mesmo lugar e contar aquela família, pedir perdão e ajudá-los.

Assim fez, e quando se aproximava do local avistou o sitio muito bonito, com arvores floridas, todo murado, com carro na garagem e algumas crianças brincando no jardim. Ficou triste e desesperado imaginando que aquela família tivera que vender o sitio para sobreviver. "Apertou o passo e chegando lá logo foi recebido por um caseiro muito simpático e perguntou sobre a família que ali morava há uns quatro anos e o caseiro respondeu:

Continuam morando aqui.

Espantado ele entrou correndo a casa e viu que era mesmo a família que visitara antes com mestre. Elogiou o local e perguntou ao senhor(o dono da vaquinha):

Como foi que o senhor melhorou este sítio e ficou bem de vida?

O senhor respondeu:

Nós tínhamos uma vaquinha que caiu no precipício e morreu, daí em diante tivemos que fazer outras coisas e desenvolver habilidades que nem sabíamos, assim alcançamos o sucesso que seus olhos vislumbram agora.

PONTO DE REFLEXÃO.

Todos têm uma vaquinha que nós dá alguma coisa para sobrevivência e uma convivência com a rotina. Descubra qual é a sua.

Pedindo Ajuda

"Jesus disse: Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele. Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava. Marcos 10.15-16.

"Mamãe, conserte isto!", gritou Mateus, enquanto me entregava um de seus carrinhos de brinquedo e uma pequena peça de plástico amarela.

Examinando o carrinho, vi que o volante tinha saído. Voltei a inserir a peça no lugar e devolvi-o a Mateus.

"Tome", eu disse. "Era o volante, esta vendo?"

"Sim", respondeu. Sem tirar os olhos do carro, pegou-o e colocou-o junto com seus outros carros de brinquedo.

Aquele instante me fez pensar. Mateus, que acabou de completar 2 anos, tem confiança total na minha capacidade de consertar coisas. Embora ele tenha esgotado seus próprios recursos, não lhe ocorre que poderia não haver qualquer solução. Ele simplesmente procura outras opções.

O pedido de Mateis foi simples e confiante. Ele me lembrou da importância de manter a perspectiva da criança, uma perspectiva pura, humilde e confiante. Como é bom deixar de lado nosso orgulho em sermos excelentes em tudo! Podemos entregar as peças quebradas de nossas vidas a Deus, nosso Pai, e dizer:

"Papai, conserte isso!"

Quando soluções nos escapam, podemos confiar no amor de Deus.

Vamos orar pelas pessoas que relutam em pedir ajuda.

segunda-feira, 7 de abril de 2008

POR QUEM ORAR?

Não deixes de fazer o bem a quem merece estando em tuas mãos a capacidade hoje de fazê-lo. Provérbios, 3.27

Numa manhã, ao acordar, li o meu guia devocional. Ao final da meditação, o "Oremos" daquele dia era: "Oremos pelas pessoas deficientes." Então pensei: "Por quem orar? Eu não conheço ninguém deficiente."

Coloquei roupas para uma caminhada e fui para a rua. Andei mais ou menos 200 metros quando percebi alguém que tentava atravessar a rua com uma bengala na mão. Era o José. Quase que um carro o atropelou. Era cego.

Andei mais alguns passos e voltei par ajuda-lo. Ele comentou que morava na
direção em que eu faço caminhada. Caminhei com ele até a sua casa. Aí, então, eu entendi que Deus colocou no meu caminha um deficiente por que orar.

Que possamos ser
sensíveis a voz do Espírito Santo de Deus.

Vamos orar para ter sensibilidade com as pessoas deficientes.