sexta-feira, 1 de junho de 2012

Confiar

“O Senhor é o lugar seguro onde me escondo; é o escudo que me protege. Confio completamente na sua Palavra”. Sl 119-114.

Quantos de nós temos a certeza, de que o Senhor é o nosso escudo e o nosso esconderijo? Quantos de nós sentimos que através desse escudo o Senhor nos protege e nos guarda de todo mal? E quantos de nós confiamos completamente e cegamente no Senhor? O salmista tem, sente e confia cega e plenamente em Deus. O que nos difere do salmista? A intimidade com o Senhor. Só quem é íntimo de outrem pode dizer com segurança tudo o que Davi diz sobre o nosso Deus. Ele é o meu escudo, é o lugar seguro onde posso me esconder de todo perigo, nada de mal pode me alcançar, pois o seu escudo impede que algo ruim me alcance. E finalmente ele diz que confia plenamente na sua Palavra. É desta maneira que o Senhor quer que confiemos n’Ele.

Que o Senhor nos ajude a sermos pelo menos um pouco parecidos com Davi.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Melhor obedecer que sacrificar

Em meu devocional o Senhor falou ao meu coração, sobre a obediência. No dicionário, quer dizer: Cumprimento da vontade alheia, submissão à autoridade legítima. Em Sua Palavra o Senhor me mostrou o exemplo de submissão e obediência que é Jesus. “E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.” Fl. 2-8.

Podemos ver nos dias de hoje a falta de obediência de muitos. Começa na infância. Crianças e adultos precisam aprender a ser obedientes. Tanto para um, quanto para o outro existe sempre uma hierarquia que precisa ser respeitada.

Existem alguns exemplos de obediência incondicional na Bíblia e um dos que mais se sobressaem é o de Abraão, que obedeceu na íntegra ao que Deus o mandou fazer, ou seja, sacrificar seu próprio filho. Muito maior que isso só mesmo a total obediência de Jesus ao seu Pai.

Como anda nossa obediência? Principalmente nossa obediência para com Deus. Ser obediente nos traria muitas vantagens e a nossa vida seria diferente e com certeza muito mais fácil de ser vivida. Vejam o exemplo de Pedro e dos outros discípulos do Senhor. Após ter ressuscitado, Jesus apareceu aos discípulos dizendo a eles que jogassem a rede do lado direito do barco que eles conseguiriam pescar muitos peixes. Mesmo cansados e desiludidos por não terem pescado nada, obedeceram ao Senhor e puderam encher a rede de peixes. Praticando a obediência todos os dias, teríamos o Senhor Deus muito mais próximo de nós, nos ajudando. O Senhor quer que sejamos felizes e para isso é preciso que obedeçamos a Ele através da sua Palavra. Para o Senhor é muito mais importante nossa plena obediência, do que fazermos sacrifícios de qualquer espécie.

Samuel respondeu: “Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que obedecer é melhor do sacrificar.” I Sm.15-22.

Tenho certeza que preciso me esforçar mais para melhorar, e cada vez mais realizar a vontade de meu Pai que está nos céus. Tenho muito a agradecer ao Senhor por falar comigo através de Sua Palavra, e agradeço também porque posso compartilhar com outros que também estão interessados em fazer a Sua vontade.

Que o Senhor nos abençoe e nos ajude a nos tornamos mais obedientes.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

A Justiça

   A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.” Sl 119.142.

Segundo o dicionário justiça é o mesmo que: equidade, bondade, prática e exercício do que é direito. Retidão. 


A justiça é a firme e constante vontade de dar aos outros o que lhes é devido. Ela deve ser colocada em prática sempre. Quando assinamos um contrato com alguém, por justiça devemos cumprir esse contrato. Se pedirmos emprestado algum objeto a alguém, devemos devolvê-lo no tempo estipulado e em perfeito estado. Quando compramos algo, é justo que paguemos por ele. É a justiça que forma as bases do sétimo, oitavo e do décimo mandamento da Lei de Deus. Não devemos furtar, levantar falso e nem cobiçar as coisas alheias, porque isso fere a virtude da justiça. Ela é uma virtude moral. Ela regula nossa convivência, possibilita o bem comum, defende a dignidade humana, respeita os direitos humanos. “Dela brota a paz e o primeiro passo do amor é a justiça, porque amar é querer o bem do outro.” (Brandes Orlando).
            “Ele terá prazer em obedecer ao Senhor. Ele não julgará pela aparência, nem com base no que ouviu, mas fará justiça aos necessitados e defenderá aos pobres. Com sua palavra como se fosse um cajado ferirá a terra; e matará o perverso com um sopro de sua boca.” Is. 11.3-4 Se quisermos um tratamento justo, devemos agir com justiça e equidade com os outros. Não devemos julgar os outros, só pela aparência. Somente Jesus Cristo pode ser perfeitamente justo em seu julgamento. Devemos deixar de lado o egoísmo e tratar a todos com justiça.
            Se quisermos ser tratados com justiça devemos tratar aos outros com a mesma justiça que gostaríamos que nos tratassem. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Mt. 5-6.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Ser grato!

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3-16.

Hoje vamos falar um pouco sobre a gratidão. Principalmente a gratidão ao Senhor Deus, aquele que nos criou e nos ajuda todos os dias desde o momento de nosso nascimento, e enviou o seu único filho para morrer por nós. Segundo o dicionário, gratidão é: O ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Quem neste mundo nos prestou tantos benefícios e auxílios e que é digno de toda gratidão? Deus o nosso criador. Todos os dias, vemos em nossas vidas os benefícios e as providências que ele toma em nosso favor. Ele é um pai amoroso que quer somente o bem de seus filhos.

Como anda o nosso sentimento de gratidão para com Deus e também para com nossos irmãos? A Bíblia nos conta no Evangelho de Lucas, a história de dez leprosos que foram curados pelo Senhor Jesus. Após obterem a cura partiram e somente um retornou com gratidão, lançando-se aos pés de Jesus para agradecer pela cura. Então Jesus perguntou: “Não foram dez homens que eu curei? Onde estão os outros nove? Só este estrangeiro voltou para louvar a Deus?” O homem que voltou com gratidão era um samaritano. Lc. 17.11-19.  

Será que devemos julgar os outros nove que não voltaram para agradecer a Jesus pelam cura? Não. Nós também muitas vezes nos esquecemos de agradecer a Deus as dádivas recebidas. Esquecemos também do sentimento de gratidão para com nossos semelhantes, até de nossos familiares. Achamos que eles não fazem mais do que a obrigação de nos prestar ajuda. Mas não é bem assim. Devemos demonstrar gratidão todos os dias a todas as pessoas que nos ajudam. E principalmente a Deus. A gratidão nos transforma e abre o nosso coração para o nosso Criador. O contrário da gratidão é o sentimento de insatisfação, queixa, e murmuração. Por mais insatisfeitos que possamos estar com alguma coisa, sempre haverá algo que teremos que agradecer. Se a situação financeira está ruim, estamos vivos e devemos agradecer por isso.

Se agradecermos aos que nos rodeiam, estamos aumentando o amor que existe entre nós e eles, e ao expressarmos nossa gratidão a Deus, nós podemos experimentar a vida em sua total plenitude.

Quero agradecer a Deus por tudo o que Ele representa em minha vida. E especialmente, hoje que é o trigésimo terceiro aniversário de minha querida filha. Quero te dizer Senhor, que sou muito grata por tudo o que tenho recebido de ti e pela filha maravilhosa que o Senhor me deu. Obrigada meu Deus! Eu serei eternamente grata por esse presente.

Que possamos ser como o samaritano que voltou para agradecer a Jesus pela cura obtida, e orarmos sempre para não agirmos como os nove que não voltaram.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Renascer... vida nova!

Hoje, vamos falar um pouco sobre o Novo Nascimento. Mas o que será o Novo Nascimento? Um milagre? Muitos podem perguntar.


Jesus durante o seu ministério terreno, precisou responder a Nicodemos que o Novo Nascimento não era retornar ao ventre materno sendo velho, e novamente nascer. Nicodemos era um líder religioso, um fariseu que fazia parte da poderosa corte dos judeus, o Sinédrio, e um dos poucos que creram em Jesus.


Jesus explicou a ele que o Novo Nascimento dava ao homem um passaporte para o Reino de Deus, e que esse Reino não estava restrito aos judeus, a país, pessoa, raça, a ninguém. Jesus deixou bem claro que o Reino é pessoal, e que para ingressar nele basta apenas arrependimento e renascimento espiritual. Nicodemos estava acostumado à Palavra de Deus e em Ezequiel 36.25-26, o Senhor Deus falou: “Então, espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne.” 


Tudo isso se cumpriria em Cristo. Não importa o quão impura nossa vida é agora, Deus nos oferece um novo começo. Podemos ter nossos pecados perdoados, recebermos um novo coração do Pai e ter o Espírito Santo dentro de nós, para isso basta que aceitemos a promessa de Deus. Não devemos remendar nossa antiga vida, quando podemos ter uma nova. Jesus ressuscitou para dar salvação a todo o povo por meio da renovação e do renascimento espiritual.


Respondendo a pergunta: O Novo Nascimento nada mais é do que uma mudança muitas vezes radical, no comportamento ético, moral e nos nossos ideais de vida. É transformar nosso caráter, e deixá-lo bem parecido com o de Jesus. Parece um milagre? Pode parecer, mas não é. É possível ao que quer, e crê. Vamos tentar?


Que o Espírito Santo de Deus nos ajude a discernir que essa renovação e transformação espiritual, valem a pena.