sábado, 3 de janeiro de 2009

EXPECTATIVAS



Segundo a minha intensa expectação e esperança. . .

Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no

Meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. - Filipenses 1:20 


Expectativas! Todo tem. Esperamos que as pessoas sejam simpáticas conosco, ter saúde, bons casamentos, amigos fiéis, carreiras com sucesso. Mas o que fazemos quando a vida não corresponde às nossas expectativas? Em Filipenses 1, Paulo mostra-nos como. Ele viu ruir expectativas em relação ao sítio, às pessoas e ao futuro, mas continuou surpreendentemente otimista.
Paulo estava detido na prisão - não é um bom sítio para se estar! Quando ficamos detidos num casamento difícil, num emprego pouco gratificante ou num bairro difícil, é fácil desanimarmos. Mas Paulo era espantosamente positivo. Ele disse que os seus sofrimentos ajudavam o avanço do Evangelho (Fl.1:12).
Talvez as pessoas não correspondam às nossas expectativas. Paulo provavelmente esperava que os outros crentes o encorajassem. Mas, alguns estavam de fato satisfeitos por ele estar preso e estavam a pregar o evangelho por "inveja e porfia" (v.15). A resposta de Paulo? "Cristo seja anunciado... nisto me regozijo..." (v.18).
Talvez o futuro seja incerto - a perda de um cônjuge, uma mudança de trabalho, ou uma crise de saúde. Paulo sabia que a qualquer momento Nero podia dar a ordem da sua execução, mas ele afirmou: "Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho" (v. 21).
Adepto a única expectativa de Paulo - Cristo ser honrado de qualquer forma!


 

PODES ESPERAR SABOREAR A PRESENÇA

DE DEUS QUANDO O HONRAS COM A TUA VIDA.

Filipenses 1:12-21

quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Volta ao lar celestial


 

Aquele que me ama será amado por meu Pai. João 14.21

   Uma sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam, a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.

   Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.

   Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.

Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.

Oremos pelos noivos e noivas.

Leia João 14.1-7*

terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Deus conosco na adversidade

Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. Salmo 46.1

Recentemente, minha família se mudou de um apartamento para uma residência, cujo quintal nosso filho, Natan, de cinco anos, aproveita para brincar. Por agora morarmos numa casa, adquirimos um cão de guarda. O cachorro é grande, com latido forte e cara de bravo, causando medo nas pessoas estranhas. Contudo, ele é brincalhão e gosta de pular e correr. Certo dia, estávamos no quintal, aproveitando a noite. Meu filho começou a brincar com o cachorro; porém, toda vez que o animalzinho se aproximava, Natan corria para perto de mim, como se buscasse proteção e segurança. Em muitas situações, nos sentimos ameaçados por circunstâncias adversas ou por dificuldades da vida. Como reagimos nesses momentos? Às vezes, vejo à minha volta pessoas que, nessas circunstâncias, somem da igreja, fogem da comunhão dos irmãos e até se afastam de Deus. Precisamos nos espelhar no comportamento das crianças. Quando sentem o perigo, buscam ajuda de alguém que crêem ser mais fortes. Portanto, quando enfrentarmos dificuldades, devemos nos aproximar mais de Deus, da igreja e dos irmãos, para nos fortalecermos, para dividirmos nosso sofrimento. Todo tempo é tempo de estarmos próximos de Deus, porém, nos momentos difíceis, devemos nos agarrar nos braços do Pai e pedir colo e proteção.

Mesmo nos momentos mais difíceis, Deus é nossa proteção.

Oremos pelas pessoas que se distanciam de Deus durante as tribulações.

Leia o Salmo 46

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Eternamente

Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Salmo 22.1

Vivo numa região de clima nórdico, onde os dias de inverno são curtos e gélidos. As árvores secas e sem folhas parecem aprofundar a sensação de aridez. Essa estação me faz lembrar de um tempo em que as dificuldades eram grandes. Eu estava sem trabalho e tinha de concorrer com vários outros candidatos por cada emprego que surgisse. Qualquer dinheiro que houvesse era gasto muito rapidamente. Amigos me ofereciam palavras de encorajamento, mas bem poucos me davam apoio concreto. Antes que eu me desse conta, a aridez da depressão e o desânimo tomaram conta de minha vida. Sobreviver tornou-se um objetivo diário, e minha vontade de viver diminuía com o passar das horas do dia. Uma escuridão parecia tomar conta de mim. Tendo servido ao Senhor por anos, achei essa situação assustadora e me voltei para a oração e para as Escrituras em busca de força. No Salmo 22, encontrei palavras que refletiam meus sentimentos. Sentindo-me abandonado, como o salmista, clamei a Deus. Por meio da oração e da leitura bíblica, encontrei a certeza de que Deus estava comigo. A presença fiel do Senhor me fortaleceu durante aquela experiência desanimadora. A depressão não passou imediatamente. Minha situação não melhorou instantaneamente. Porém, a fidelidade de Deus serviu de exemplo para minha própria fidelidade. Aos poucos, cada dia, fui ganhando confiança de que o nosso Senhor me guiaria a novos caminhos de serviço.

Porque Deus é fiel, posso ser fiel.

Oremos pelas pessoas que estão lutando contra a depressão.

Leia o Salmo 17