sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cuidado com que fala!

Jesus em sua infinita sabedoria, falou de coisas que presenciamos nos dias de hoje, diariamente. A veracidade dessa Palavra nos choca: “Raça de víboras, como podeis falar coisas boas, sendo maus? Porque a boca fala do que está cheio o coração.” Mt 12-34. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Hb 4-12. Ela nunca volta vazia, sempre retiramos um aprendizado dela.

Como podemos falar coisas boas, se nosso coração está cheio de ódio, ressentimentos, ira, amarguras? E como também podemos pensar coisas boas se esse mesmo coração está atolado de sentimentos malévolos.

Que tipo de alimento e de nutriente nós damos ao nosso coração? Podemos observar pessoas que só de olharmos para o seu rosto sabemos do que realmente está cheio o seu coração. Seu semblante é quase que violento, existe tristeza, infelicidade, ódio, rancor e uma série de outros sentimentos negativos que nem vale a pena listá-los.

A Palavra de Deus, aquela que nunca volta vazia e que é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração nos diz que: “O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” Pv. 15-13. Dessa forma, podemos entender porque as pessoas, que guardam no coração esse lodaçal podre dentro de si, deixam transparecer um arsenal de coisas ruins em seu rosto.

Nosso espírito se abate, enfraquece-se, e damos brecha para que o inimigo de nossas almas  invada o nosso coração e tente nos fazer mal. O rosto aformoseado é aquele que é formoso, que é belo, cândido, inocente, de formas e feições agradáveis e que está em harmonia. Seu coração nunca está abatido e conseqüentemente seu espírito se alegra. Quem está com seu coração abatido e cheio de ódios e ressentimentos nunca poderá pensar e muito menos falar coisas boas. Dessa maneira, atraímos o inferno para perto de nós.

Fiquemos atentos a essas pessoas para que elas não consigam nos atingir com sua negatividade. Quando isso acontecer, pensemos em Jesus e ministremos a elas, o amor do Senhor através da Sua Palavra, aquela que é capaz de penetrar até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração, Hb 4-12.

O caminho é Jesus todos os outros são becos que se transformam em labirintos que não tem saída.

Ao Senhor honra e glória, agora e sempre!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cuidado!

Jesus quando anunciou o Seu Evangelho, não o fez apenas como o Evangelho que perdoa os pecados, mas também como o que cura.

As Boas Novas não são apenas perdoadoras, também curam o corpo. Quando nossos pecados são perdoados, nossa alma fica livre de sua opressão, e nos sentimos mais leves desta carga negativa. Cristo se importou em curar também o nosso corpo, nos livrando de nossas dores, incapacidades e limitações.

O reino que João Batista foi encarregado de anunciar, e que depois tomou forma na Pessoa de Jesus, não trouxe só cura para a alma, trouxe também cura ao corpo. Quando deixamos de lado nosso ser em sua totalidade (pois possuímos um corpo, uma alma e um espírito, cada qual necessitando de cuidados específicos) estamos sendo infiéis a Jesus que veio para que nós tivéssemos vida, e vida com abundância.

Deus, quando terminou a criação do homem na pessoa de Adão, disse que o que havia criado era muito bom, portanto a parte física é muito boa. “E Deus viu tudo o que havia feito, e eis que havia ficado muito bom.” Gn 1-31.

O corpo é tão bom que o Criador nos enviou seu Filho, que se fez carne, se tornou um ser humano, trabalhou, se alimentou e nos deu o exemplo de que também a parte corporal é importante. Sendo assim, devemos dar valor e atenção a nosso ser por completo, cuidando do corpo com alimentação saudável, e descanso; da alma não nos envolvendo em coisas destrutivas, e controlando nossas emoções; e do espírito, lendo bons livros, orando por nossas necessidades e dos outros, e estando mais perto de Deus através de boas e edificantes ações e pensamentos.

Tudo o que Deus criou é bom, portanto valorizemos a Sua criação, começando por nós mesmos, nos gostando e nos cuidando de uma forma mais plena, para honra e glória de Seu nome.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Qual a relação homem e o girassol

  Existe semelhança entre o homem e o girassol?  
Vejamos isso: os girassóis precisam se voltar para a luz do sol para sobreviverem. Eles não podem ficar longe da luz solar, pois precisam dela por no mínimo quatro horas por dia. Ela tem que estar diretamente sobre eles. Eles acompanham o sol, pelo movimento de heliotropismo, que são os movimentos executados por plantas e alguns animais em direção ao sol. Os girassóis procuram a luz do sol para sobreviverem, para estarem bonitos, para crescerem e serem úteis a humanidade porque quase tudo deles é aproveitado.
Às vezes, os girassóis parecem ser mais inteligentes do que alguns seres humanos, pois “sabem” que se não receberem a luz do sol, morrem. Mas girassóis não têm escolha, eles são levados a fazer isso sempre. Já o homem, criado a imagem e semelhança de Deus e que foi escolhido para dominar todo o resto da criação, tem a escolha, ao contrário dos girassóis, de voltar-se para a luz ou não.
O sol é o regente que rege o girassol. Qual uma orquestra, todos os girassóis de uma plantação se voltam em direção ao seu maestro. Nós também devemos nos voltar para o nosso regente, àquele que determina tudo em nossa vida e também no mundo: Deus, o Criador de todas as coisas, a fonte criadora de toda luz.  Precisamos nos voltar para uma luz maior que nos ilumine e nos guie em nossa caminhada terrena.
Sem a regência de Deus, ficaremos apagados e vazios.  Só o Senhor pode nos manter vivos e nos preencher totalmente. Para alcançar o verdadeiro lugar a que precisamos chegar precisamos realizar o movimento de busca pela luz.
       Os girassóis não gostam de sombras. E nós, o que buscamos? A luz artificial da idolatria, das coisas profanas e mundanas ou a verdadeira luz? Deus é o nosso sol e é para Ele que devemos nos voltar sempre em busca de luz. Se para Deus não nos voltarmos, perdemos a possibilidade de sermos felizes. Assim como o girassol precisa do sol para viver, nós também precisamos da luz divina do Senhor Jesus em nossas vidas. E que Ele nos abençoe sempre.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Estou Lhe ouvindo...

Um dia o Profeta Samuel, ainda criança, ouviu a voz de Deus. Já havia muito tempo que o Senhor não falava ao seu povo. Samuel, inexperiente, não identificou que fosse a voz de Deus e correu até Eli, o sacerdote dizendo: Eis-me aqui. Porém, não era Eli quem o chamava. Na verdade, era o próprio Senhor, seu Deus, que o chamava. Será que isto pode acontecer conosco também?

A Bíblia nos ensina que, independente de sermos profetas como Samuel, Deus nos fala, e de muitas maneiras. Através da natureza, das Escrituras Sagradas, dos profetas, de sonhos e também diretamente aos nossos corações.

O Senhor está disposto a nos falar sempre. Nós, devido as nossas agendas sempre cheias de compromissos, é que não conseguimos ouvir a melodiosa voz de Deus em nossos “ouvidos”. Confundimos a voz do Criador com a voz de outras pessoas, com os nossos pensamentos, com a nossa mente, tão enovelados estamos com nossos problemas da vida diária.

Samuel teve a ajuda de Eli para reconhecer que era a voz do Senhor. E quem poderá nos ajudar a reconhecer a voz de Deus? Para isso devemos estar atentos. Temos que buscar intimidade com o Senhor. Devemos nos preparar, afinar nossos ouvidos com o diapasão do Espírito Santo de Deus para que não deixemos passar tão sublime oportunidade.

Deus deseja que o escutemos. Ele está o tempo todo tentando nos dizer alguma coisa. Nós é que não lhe damos ouvidos tão envolvidos que estamos em tantas coisas sem necessidade e supérfluas.

É esse o objetivo do blog. Ele nos ensinará a reservar um horário especial em nossa agenda para que possamos manter um diálogo com Deus, aperfeiçoando nossos “ouvidos espirituais” para ouvirmos a Sua voz. O Blog será um instrumento de divulgação da Palavra de Deus em uma forma prática e acessível.

Portanto, amados do Senhor: Vai deitar-te, quando ouvires alguém chamar, respondam: Fala, Senhor, eu estou te ouvindo. 1 Sm 3-10. Grandes coisas Ele deseja nos revelar, Ele sempre vai ao encontro daqueles que têm tempo de ouvi-Lo. Que possamos iniciar nossa caminhada sob as bênçãos de nosso Senhor Jesus Cristo.