sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

O buraco


[O Senhor] tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. Salmo 40.2
Eu estou preso numa prisão de segurança máxima. Vivo na Unidade de Alojamento Restritivo, frequente e justamente chamada de "O Buraco". Isolado da população, este é um lugar solitário e desesperador, sem qualquer sinal de conforto ou compaixão. Estou preso no interior de seus muros aparentemente impenetráveis. Houve uma época, no entanto, em que eu estava igualmente preso, embora nenhum muro me cercasse. O pecado e suas consequentes confusões tinham me jogado no fundo de um poço de trevas espirituais. Mas, como o salmista, eu clamei a Deus e descobri que as paredes daquele poço não eram impenetráveis. Deus me levantou e me tirou de dentro dele. Mesmo no "buraco", eu encontro Bíblias e literatura cristã, tenho vislumbres de outros detentos orando e ouço prisioneiros pedindo para falar com o capelão. Não importa o quanto estejamos atolados na lama e no lodo do pecado, não importa quão isolados, impotentes e desesperançados possamos nos sentir, Deus nos ouve, nos levanta e nos dá um lugar firme para ficar.
Nenhum buraco é tão fundo que esteja além do alcance de Deus.
Oremos pelas pessoas encarceradas.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Escolhidos



[Jesus disse:] Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós. João 15.16
Quando tinha oito anos de idade, participei de uma seleção para a equipe de basquete da escola. Fomos orientados a nos sentar nos bancos enquanto vários outros meninos mais velhos escolhiam os times. Sendo da zona rural, eu não conhecia nenhum dos meninos da cidade que selecionavam as equipes. Não tinha nenhum conhecimento de basquete nem as roupas adequadas. Não tinha tênis; por isso, fiquei sentado apenas de meias. Eu usava óculos grandes e grossos e era magro. Não fui escolhido na primeira seleção, nem na segunda, na terceira ou mesmo na décima. Finalmente, dos 50 jogadores, a escolha ficou entre mim e outro menino. Orei: "Que eles me escolham". Mas minha oração não foi atendida. Fui o último a ser escolhido. Sem alternativa, um time teve de ficar comigo. A experiência foi humilhante, e minha carreira no basquete, curta. Como adulto, fiquei feliz ao ler as acolhedoras palavras de Jesus sobre a escolha dos discípulos. Mesmo de meias, com óculos grandes e sem nada que me recomendasse, Jesus convidou-me a ser membro de Seu time. Foi uma experiência pela qual serei eternamente grato. E Cristo faz isso por cada um de nós!
Deus escolhe cada um de nós.
]Oremos pelas pessoas que se sentem fracas e sós.

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

A esperança que não morre



Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes. Romanos 12.12
Minha prima Vaneide, que mora em Vitória da Conquista, não conseguia se alimentar normalmente, apenas bebia líquido, as refeições eram batidas no liquidificador. Para ficar curada ela teria que viajar para Salvador (distante cerca de 525km), deixando seus quatro filhos sozinhos e submeter-se a uma cirurgia muito delicada no esôfago. Por quatro vezes ela viajou, internou-se, fez todo o processo pré-cirúrgico e em uma das vezes chegou até ir para a sala de cirurgia, mas não podia ser operada, pois não havia vaga na UTI. Durante todo este período, vários irmãos não cessavam de orar por ela. Depois de um ano, ela voltou pela quinta vez, conseguiu ser submetida à cirurgia, tudo ocorreu bem e hoje ela pode se alimentar normalmente para honra e glória de Deus. O exemplo de Vaneide não só fortaleceu a minha fé, como aprendi que devo perseverar sempre em oração e saber que o tempo de Deus não é o meu tempo. Por mais ansiosa que eu esteja, as coisas só irão acontecer no tempo de Deus e por isso devo esperar, sabendo que a esperança não morre porque a esperança é Jesus, nosso Salvador.
Agindo Deus, quem O impedirá?
Oremos pelas pessoas que irão fazer uma cirurgia.