quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sentido para a vida



Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Salmo 116.12
Hoje faço 70 anos! Dou graças a Deus pelo dom da vida e pela oportunidade de viver sete décadas. Louvo ao Senhor por meus pais e familiares, pela esposa que Ele me concedeu e pela família que constituímos. Minha vida teve momentos os mais diversos. Desde pequeno enfrentei problemas de enfermidade, que continuaram no decorrer de toda a minha vida. Mesmo assim, o Senhor me sustentou, me amparou, me livrou e me concedeu a superação. Tive uma maravilhosa infância, educado na Igreja Metodista desde criança. Na adolescência, enfrentei turbulências em meus relacionamentos com Deus e com a Igreja; como consequência, fui mal nos estudos, o que me levou a, antes dos 14 anos, trabalhar para bancar minha educação escolar. Num ato de amor e da graça divina, foi-me proporcionada a oportunidade de reconciliar minha vida com Cristo e de ser chamado a dedicar-me ao ministério pastoral. Tudo mudou: os estudos foram retomados, a vida encontrou o seu sentido e objetivo, a presença de Cristo de forma dinâmica pôs "no eixo" o meu viver. Há 46 anos tornei-me pastor e a cada dia encontro o significado do meu viver. Três são as minhas grandes motivações: ser cristão, a vida familiar e o ministério pastoral junto às pessoas, famílias e à comunidade. Só tenho a pedir: permanecer grato e fiel Àquele que me salvou e chamou, oferecendo-Lhe todo o meu ser e vivendo para a glória do Seu nome e reino.
O verdadeiro sentido da vida nós encontramos ao aceitar Cristo como Senhor do nosso viver.
Oremos para que as pessoas encontrem em Jesus o sentido para o seu viver.
para que as pessoas encontrem em Jesus o sentido para o seu viver.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Entregar as nossas dúvidas

Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos e ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3.5-6
Após anos lutando para caminhar com Cristo, cheguei a um ponto em minha jornada espiritual em que as dúvidas e incertezas haviam se tornado obstáculos no meu caminho. Vi-me questionando se tudo aquilo em que eu havia crido durante toda a minha vida era, de fato, verdade. Minha mente e meu coração estavam repletos de dúvidas como: "Será que a Bíblia é mesmo a palavra de Deus?" e "Será que Deus realmente me ama incondicionalmente?". Estava desesperada para crer outra vez, mas, como o pai em Marcos 9.24, aceitaria que precisava da ajuda do Senhor em minha falta de fé. Todos os meus esforços não removerão os obstáculos à minha fé. Como sou formado em ciências, sempre confiei em minha capacidade de raciocínio. No entanto, pelo fato de sentir-me oprimida pela dúvida e pela confusão, aprendi uma lição de humildade: há coisas que simplesmente não consigo compreender. Não é isso a fé? Crer em algo que está além de nossos limitados poderes de observação e raciocínio? Como o pai descrito em Marcos 9, eu precisava me tornar desesperada o bastante para clamar: "Ajuda-me na minha falta de fé" (Marcos 9.24). Cristo, em Sua misericórdia, atendeu meu clamor.
A graça não é um quebra-cabeça para ser resolvido, mas uma dádiva a acolher.
Oremos pelas/os cientistas.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Lugar à mesa


Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Mateus 22.14
Alguns amigos nos haviam convidado para jantar. Nossos filhos ainda eram pequenos, mas, supondo que o convite os incluía, nós os levamos conosco. Ao chegarmos, nossos anfitriões nos receberam em seu apartamento. Ao nos acomodarmos, notei que a mesa estava posta apenas para quatro pessoas. Após algum tempo de agradável conversa, nossa anfitriã nos convidou para irmos à mesa. Notei que mais dois outros pratos tinham sido incluídos. Discretamente, ela preparara lugar para nossos filhos. Embora não os tivesse incluído em seu convite, como presumíramos, queria que eles fossem incluídos à mesa e nunca mencionou o equívoco de nossa suposição. Ao longo dos anos desde então, tenho pensado em como Jesus colocou lugar à mesa para todos os Seus discípulos. Ele não excluiu Judas, que mais tarde O trairia, ou Pedro, que logo O negaria três vezes. Antes, Jesus incluiu todos os discípulos na ceia de Páscoa, sabendo muito bem que mais tarde eles O abandonariam para salvar suas próprias vidas. Isso me ajuda a perceber que, se Deus preparou um lugar para todos eles, então também há espaço à mesa de Deus para você e para mim.
A mesa que Deus preparou é grande o suficiente para todos nós.

Oremos pelos desabrigados e desabrigadas.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pedidos de socorro



No dia da minha angústia clamo a ti, porque me respondes. Salmo 86.7

Minha irmã sofre de transtorno esquizoafetivo, uma doença mental crônica com sintomas de alteração do humor e psicose. Apesar da medicação regular e das visitas de acompanhamento ao psiquiatra por de mais de 30 anos, ela ainda enfrenta períodos de grave oscilação de humor. Nós, os membros de sua família, temos de cuidar dela em seus momentos de crise, e isso traz um grande sofrimento. Com o passar dos anos, vim a experimentar uma total confiança no Senhor. Quando minha irmã parece descontrolada, ajoelho-me ao lado de minha cama e oro sinceramente. Peço ao Senhor que permita que o Espírito Santo a preencha. Sabendo que durante esses momentos de agonia não há medicação que possa ajudá-la, oro também para que o poder curativo de Deus e Sua orientação deem-me sabedoria para comunicar-me com ela no momento certo. Com frequência, minha irmã se acalma após algum tempo e o resultado desses episódios em geral é melhor do que o esperado. Como filhos de Deus, temos a bênção de saber que Ele ouve as nossas orações. Às vezes podemos entrar em pânico quando surge uma crise. No entanto, se clamarmos em oração, descobriremos que Deus está sempre presente para ajudar e dar a Sua paz.
Deus ouve e atende nossos pedidos de socorro.
Oremos pelas pessoas que sofrem de transtornos mentais.