sábado, 8 de dezembro de 2007

Boletim n°46 – 09 dezembro 2007

EDITORIAL Pastor Heder

Qual o sentido da vida!

Creio que o sentido da vida de um ser está em:

1- Viver.

2- Cumprir o propósito de sua existência.

O item 1 sozinho é egocêntrico. O item 2 engloba Deus e o próximo. Estando vivos e usufruindo de tudo o que a vida nos proporciona, já estamos explorando de alguma forma o sentido da vida. Mas se ficarmos apenas nesse ponto, então faltará muito, pois não vivemos apenas por viver. Se comemos, bebemos e dormimos, apenas para acordar amanhã e comer, beber e dormir de novo, então, está vivendo por viver e somos semelhantes aos animais. Essa parte não é de todo desprezível. O autor de Eclesiastes valoriza tudo isso (5.12,18; 3.18-19). Contudo, nossa vida precisa ser mais.

Uma árvore pode nascer e crescer usufruindo o que a terra, a água, o ar e o sol lhe proporcionam. Isso é a sua vida. Contudo, o que poderíamos considerar o seu propósito? Servir de sombra e ninho para outros seres. Produzir fruto, que sirva de alimento para alguém. Produzir semente que lhe perpetue a espécie. Lembre-se de quando Jesus amaldiçoou a figueira por não ter frutos. Até analisando os objetos, podemos tirar lições sobre o sentido da sua existência. Qual é o sentido da existência de uma caneta? A escrita ou o desenho. Então, o sentido está diretamente ligado ao propósito para o qual ela foi criada.
O SENTIDO DA VIDA HUMANA

Então, passemos para a vida humana. Qual é o propósito da nossa vida? Para responder a essa pergunta, precisamos fazer outra: Para quê Deus nos criou? A bíblia nos diz que ele nos fez para o louvor da sua glória (Isaías 43.7,21). Deveríamos ser promotores da glória de Deus. Para que assim seja, precisamos conhecê-lo, reconhecê-lo, louvá-lo, exaltá-lo através da nossa vida e servindo ao nosso próximo. Estou falando de uma forma bem genérica. Contudo, em termos individuais, Deus tem um propósito para cada pessoa, seja através do exercício de um dom, de um ministério, etc. Assim, o sentido da vida estará diretamente ligado à execução desse plano. Quando Pilatos perguntou se Jesus era o rei dos judeus, ele respondeu: "Para isso eu nasci." (João 18.37). Essa frase é muito profunda e significativa. Jesus estava falando sobre o propósito da sua vinda e o sentido da sua vida. Precisamos também descobrir "para quê nascemos" e, descobrindo, lutar para cumprir esse objetivo, o qual é o sentido da nossa vida.

DESVIO DE FUNÇÃO

O diabo se dedica a nos afastar do propósito de Deus para nós. Em Mateus 4 vemos o esforço de Satanás para tirar Jesus de sua trajetória rumo à cruz. Ele ofereceu "caminhos alternativos".

Precisamos tomar cuidado com isso. Nesse ponto podemos usar como ilustração o caso de vários objetos que usamos para fins diferentes de suas utilidades originais. Por exemplo, eu já vi em muitos jardins, rodas de carro que são usadas como suporte para enrolar mangueiras d'água.

Contudo, as rodas não foram criadas pra isso. Um exemplo bíblico interessante é a experiência de Sansão (Jz.16). Um homem que foi designado por Deus para ser um líder, um juiz e libertador do seu povo. Um dia esse homem acabou se tornando escravo. Ao invés de estar em Israel, estava na terra dos filisteus. Ao invés de estar julgando, estava empurrando a roda de um moinho. Por fim, aquele servo de Deus foi levado ao templo de um deus estranho, Dagon, e ali o libertador serviu de palhaço para os adversários.

Acabou então o sentido da sua vida, apesar de que Deus, no último instante, reverteu àquela situação.

Precisamos ser o que Deus quer que sejamos.

Precisamos fazer o que Deus quer que façamos.

E, para começar, é importante estar onde Deus quer que estejamos. Para crescer e frutificar, precisamos estar plantados no lugar certo.

Plantados na casa do Senhor, floresceremos nos átrios do nosso Deus. (Salmo 92). Assim, a nossa vida fará sentido.



Pai,

você cumpre com o que promete?

Havia uma mãe que não sabia dizer "não" a um filho. Como não suportava as reclamações, birras e tumultos do menino, queria atender a todas as suas necessidades e reivindicações. Mas nem sempre conseguia, e, para evitar transtornos, ela prometia o que não podia cumprir. Tinha medo de frustrar o filho.

Essa mãe não sabia que a frustração é importante para o processo de formação da personalidade. Quem não aprende a lidar com perdas e frustrações nunca irá amadurecer. A mãe evitava transtornos momentâneos com o filho, mas não sabia que estava preparando uma armadilha emocional para ele. Qual foi o resultado?

Esse filho perdeu o respeito pela mãe. Ele passou a manipulá-la, explorá-la e discutir intensamente com ela. A história é triste, pois o filho só valorizava a mãe pelo que ela tinha e não pelo que ela era.

Na sua fase adulta, esse menino teve graves conflitos. Por ter passado a vida vendo a mãe dissimulando e não cumprindo a sua palavra, ele projetou no ambiente social uma desconfiança fatal. Desenvolveu uma emoção insegura e paranóica, achava que todo mundo queria enganá-lo e puxar o seu tapete. Tinha idéias de perseguição, não conseguia fazer amizades estáveis, nem parar nos empregos.

As relações sociais são um contrato assinado no palco da ida. Não o quebre. Não dissimule suas reações. Seja honesto com os jovens. Não cometa esta falha capital. Cumpra o que prometer. Se não puder, diga "não" sem medo, mesmo que seu filho esperneie. E se você errar nessa área, volte atrás e peça desculpas. As falhas capitais na educação podem ser solucionadas quando corrigidas rapidamente.

A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.

Confie em Deus.




isaias

O LIVRO E A SUA MENSAGEM

Os 66 caps. do livro de Isaías (Is) podem ser agrupados em três grandes seções, formadas, respectivamente, pelos caps. 1—39, 40—55 e 56—66.

Na primeira seção, Isaías condena com dureza os pecados e a infidelidade do seu povo, que, com a sua conduta, ofende a Deus, o Santo de Israel. Porque o Senhor, cuja glória e santidade são exaltadas pelos serafins (6.1-3), é um Deus justo, que exige justiça da parte daqueles que lhe tributam adoração; mas, enquanto não deixarem de ouvir, no povo, o clamor dos oprimidos (5.7), enquanto as mãos dos que dão oferendas e sacrificam estiverem manchadas de sangue inocente (1.15-17), o culto do Templo não será outra coisa que um mero cerimonial insincero e vazio de conteúdo.

Isaías dedicou grande parte da sua mensagem aos responsáveis políticos e militares de Judá, especialmente àqueles que confiavam em salvar o país mediante pactos e acordos com outras nações (Cf. 30.1-5). O anúncio profético de Isaías esteve, em todo momento, ligado ao momento histórico da época; assim foi, no tocante à guerra “siro-efraimita”, referida nos caps. 7—12, chamados de “Livro do Emanuel” (7.14); e também no cerco posto em Jerusalém por Senaqueribe, rei da Assíria, (caps. 36—37).

Mas, junto aos prognósticos de juízo contra Jerusalém e contra Judá, o profeta também prevê o glorioso tempo da vinda do Messias. Quando ele chegar, se cumprirão às esperanças de Israel, e se tornarão realidade às palavras do anúncio... “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste” (9.2-3).

Nesta primeira seção, aparecem misturadas algumas mensagens que correspondem a diversos contextos históricos. É o caso dos oráculos contra as nações pagãs, agrupados nos caps. 13—23, ou o “Apocalipse de Isaías” em 24—27, ou os poemas de 34—35, ou os relatos de 36—39.




Quanto vale um amigo?

No começo da viagem,

Tudo é festa, tudo presta, ninguém tem pressa.

Ninguém discorda, todos dão corda,

até que a vasilha de paciência transborda.

De longe, todo quadro é perfeito,

mas quando me aproximo, aparece os defeitos

Amigos de longe,

Não entendem,

Não compreendem

Nem as mãos estendem,

Porque não sentem.

Empurrados para perto pela força do amor,

Se perceberam, se conheceram,

Se integraram, se gastaram e

Se Descobriram...

Quantos defeitos,

Não tem jeito,

De longe todos são santos,

De perto, todos são seres “humanos”.
Amigos conquistados,

Amigos suados,

Amigos amados,

Amigos marcados,

Amigos afastados,

Amigos deixados,

Amigos abandonados.

Quanto vale um amigo?

Vale todo amor de um pai,

Vale todo carinho de uma mãe,

Vale toda cumplicidade entre dois irmãos,

Vale todo sacrifício de um pastor,

Vale toda dedicação daqueles que

compreendem que o cordão de três dobras

não se quebra com facilidade.

Quando perco um amigo,

me empobreço, porque perdi

um valor incalculável.

Quando perco um amigo

me enfraqueço, porque foi-se

um dos cordões da minha corda...


Pense nisso meu amigo!

Aniversariantes

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração, informe

11 Dezembro Terça


Bruna de Fátima Almeida

12 Dezembro Quarta

Alberto Cezar Santos

Andréia Cristina Lopes da Silva

13 Dezembro Quinta



________

14
Dezembro Sexta

Ednéia Lopes de Moraes

Jair Américo Sobral

Luiz Carlos Puga

_____________________

Heber da Silva Gotardo

15 Dezembro Sábado

Sueli Aparecida Pesenti


MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

* Pela direção de Deus no próximo concílio local, a ser realizado no dia 18 de dezembro. Que Deus direcione a eleição dos próximos líderes de nossa igreja.

* Pelo bispo João Carlos, abençoando todas as decisões a serem tomadas, de forma especial, as nomeações pastorais que ocorrerão no próximo Concílio Regional.

* Abençoando o comércio de nossa cidade e orando para que saibamos fazer as compras de final de ano com sabedoria.

* Pelos moradores do Conjunto San Rafael.

* Orando pela saúde:

- do pai da Ir. Rosana que está internado em São Paulo, se recuperando de uma cirurgia;

- do pai da Ir. Cida Amaral, esposa do Binão, que está hospitalizado.

VAMOS NOS PREPARAR

ORE,

JEJUE,

SONHE COM SEUS PROJETOS PARA 2008.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Um tributo a um Sonho... Agora Realidade!

Cidade Refugio 4 - Objetivo Conquistado

Cidade Refugio 4 conquistou todos objetivos com Excêlencia. Mais de 4.500 pessoas participaram dos dois dias e mais de 450 pessoas tiveram a experiencia da chamada de Deus em suas vidas. Foram 2 dias de vitória. Agradecemos a todos que colaboraram neste projeto colocado por Deus ao nosso caminho. Obrigado.
450 acertos e aceitos.
Obrigado Deus.