quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Deus que procura



Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido. Lucas 19.10
Quando eu estudava no Seminário Bíblico Latino-Americano, na Costa Rica, preguei todos os sábados, por três anos, na penitenciária central da capital, San José. Um sábado, fui para a penitenciária, como de costume. Só que, daquela vez, por minha semana ter sido muito atribulada, eu não tinha uma mensagem preparada. Implorei a Deus que me ajudasse. Enquanto eu caminhava, vi Azul na esquina, vasculhando as latas de lixo. Azul é um senhor idoso, conhecido por todos na região. Ele vasculha as latas de lixo à procura de objetos azuis para reciclar - daí seu apelido. Naquele momento, descobri quais seriam a referência bíblica e o tema da minha mensagem; eu falaria sobre o Deus que procura infalivelmente por nós. A mensagem não se perdeu entre os presos. Eles compreenderam que, assim como Azul recicla objetos de valor encontrados no lixo, Cristo nos procura, resgata e oferece a Sua salvação, porque temos valor aos olhos de Deus. Vários presos aceitaram Cristo naquele dia e isso modificou a vida de muitos deles. Um preso condenado à prisão perpétua, mais tarde, obteve a liberdade e voltou à sua cidade natal, onde formou uma nova igreja.
Deus procura continuamente as pessoas que precisam conhecer a Cristo.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Paixão e compaixão



Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Colossenses 3.12
Eram aproximadamente oito horas da noite de uma quinta-feira muito quente. O trânsito era intenso. Os carros e ônibus não andavam. Trovões anunciavam a chegada de uma tempestade. Tudo estava escuro, a não ser pelas luzes dos veículos, pois estávamos sem luz em nosso bairro havia algum tempo. No meio disso tudo, uma sirene de ambulância tocava. Do ponto onde eu estava, na porta da igreja, pude ver alguém na ambulância - talvez um médico ou enfermeiro - tentando ajudar alguém. O motorista da ambulância gesticulava freneticamente pela janela, implorando às pessoas que o deixassem passar. Se fosse eu naquela ambulância, gostaria de ser atendido com a intensidade que vi naquela equipe, pensei, pessoas que lutassem pela minha vida. No mesmo instante pensei na igreja como algo semelhante à unidade de tratamento intensivo de um hospital. Nós somos chamados, capacitados e sustentados por Deus para lutar por Seu povo - para que tenha uma vida abundante, uma vida guiada por Seu amor e graça salvadores. Deus quer uma igreja que aja com paixão e compaixão, para que as vidas feridas pelo mundo encontrem seu verdadeiro valor como Seus filhos e filhas.
As pessoas de fé são a bondosa presença de Deus no mundo.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando um problema de saúde.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Chamado a cuidar



Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de Deus; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram. Hebreus 13.7
Bill era sócio de papai em uma loja de autopeças. Após a Segunda Guerra Mundial, os dois começaram a empresa com nada mais que a determinação. Vendiam para postos de gasolina, revendedoras de carros e homens que trabalhavam em seus próprios carros por toda a nossa região da Pensilvânia ocidental. O povo da cidade também sabia que eles eram membros fiéis da igreja. Papai lecionava na Escola Dominical para meninos do ensino médio. Lecionar não era exatamente seu maior dom espiritual, mas ele se esforçava, e os meninos pareciam gostar. Bill era conselheiro de jovens, o que estava bem de acordo com seu senso de humor. Suas carreiras eram em peças de automóveis, mas seu chamado era para fazerem discípulos de Jesus Cristo. Embora ainda haja pessoas naquela pequena cidade que se lembram de Bill e de papai por causa de seu negócio, também há ex-adolescentes, hoje avós, que agradecem pela maneira como os dois homens ajudaram a conduzi-los para Cristo. Por isso, é importante alcançar os/as jovens. É difícil imaginar algo mais desafiador do que ser um/a adolescente cristão/ã na cultura de hoje. Mas, em meio à cacofonia* de vozes conflitantes que conduziriam os/as jovens a inúmeras direções, podemos celebrar o que Deus está fazendo por intermédio das pessoas que trabalham com os/as jovens e em sua própria vida.
Os/As jovens enfrentam escolhas difíceis todos os dias. Ore por eles/as.
Oremos
pelos/as líderes da juventude.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O pardal



Nenhum deles [pardais] cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. Mateus 10.29
Como uma entusiástica observadora de pássaros, com frequência anseio que uma espécie espetacular venha ao meu comedouro e muitas vezes mal dirijo o olhar para os pássaros mais comuns. Isso acontecia até que encontrei um pequeno pardal, o mais comum dos pássaros, que tinha se chocado contra um carro que passava e estava caído na estrada. Rapidamente o resgatei e carreguei com delicadeza para casa. Observando-o mais de perto, fiquei admirada com sua beleza. Suas costas eram lindas, de uma magnífica cor castanha com listas pretas; suas asas eram marrons, com uma encantadora faixa branca. Sua cabeça era cinza e seu peito e abdome eram macios e brancos. Fiquei maravilhada com seus pés delicados, que conseguem sustentar num galho esse passarinho de aspecto tão frágil durante as ventanias mais fortes. Segurando seu corpinho na mão, o débil pulsar do seu coração me fez chorar. A Bíblia diz que Deus sabe quando um pardal cai na terra. Deus havia visto esse pardal específico cair na terra, tinha me visto pegá-lo e estava conosco naquele momento. Eu me dei conta de que, assim como eu abrigo o pardal amorosamente em minha mão, Deus me sustenta na palma da Sua. Ele me diz palavras ternas e que sou amada, aprovada e valorizada além da medida.
Nossos nomes estão gravados nas mãos de Deus. (Veja Isaías 49.16.)
Oremos pelas pessoas que precisam saber que Deus as ama.