sexta-feira, 24 de julho de 2009

Com novos olhos


As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim. Renovam-se a cada manhã. Lamentações 3.22-23
Abri as cortinas na esperança de iluminar mais o quarto da vovó. Ela nunca se lembrava de abri-las. Desde que foi transferida para a unidade de tratamento da demência desta casa de repouso, ela vinha se tornando cada vez mais esquecida. Sentia-me triste ao ver sua debilidade mental. Um dia, nós nos sentamos à sua mesa e montamos um quebra-cabeça infantil. Eu lhe havia levado flores e, a cada vez que levantava o olhar, ela as via como se fosse pela primeira vez e perguntava-me quem as trouxera. Quando a vi levantar o olhar do quebra-cabeça mais uma vez, preparei-me para minimizar meu aborrecimento com a pergunta que sabia que viria. "Oh, veja só o que alguém trouxe!", disse vovó com agradável surpresa. Então, acrescentou: "Este é mesmo um dia lindo!" Senti um nó na garganta. Vovó estava se lembrando de algo que eu havia esquecido: a beleza do que Deus fez. O que pouco antes achei triste agora era admirável: uma mulher vendo as coisas com novos olhos, olhos que não tomavam por certas as "coisas comuns". Era como se, de repente, eu sentisse a abundância de Deus onde só esperava encontrar perdas. Vovó deu-me um vislumbre do Deus que habita nos cantos da vida, que poderíamos chamar de "vazios", o Deus que se move tanto na escuridão quanto na luz, abençoando-nos a todos.
O Espírito de Deus leva bênçãos a cada canto da criação.
Oremos pelas pessoas que sofrem de doenças associadas à demência.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Orando sempre



Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos. Efésios 6.18

Em um movimentado cruzamento da cidade, minha esposa e eu esperávamos para atravessar a rua. Pressionei o botão do sinal de pedestres uma, duas, meia dúzia de vezes. "Por que você faz isso?", perguntou minha esposa. "Uma vez é suficiente. Você não vai apressar nada por pressionar constantemente." "Eu sei", respondi, "mas sinto-me melhor fazendo isso". Sua pergunta fez-me pensar em um de meus próprios "por quês". A Bíblia nos encoraja a orar com confiança, sabendo que nossos pedidos são ouvidos. Mas também nos diz para orar constantemente. Pergunto por que, mas concluí que a oração é um ato de fé que não posso esperar compreendê-la. No entanto, tento. A oração significa muito para mim e para Deus. Embora me agrade pensar que o mundo é diferente porque eu oro, sei que tudo que posso fazer é confiar em Deus e simplesmente orar com fé. Mas, independentemente do que aconteça no mundo exterior, quando oro, algo acontece em meu interior. Não só me sinto melhor, mas também sou modificado pela experiência. Às vezes não quero orar por um problema que está me preocupando e resisto. Quando oro, Deus esclarece as causas da resistência. Então, o mundo parece diferente, porque estou diferente, sinto-me mais confiante para deixar as respostas finais para Deus.
A oração ajuda-nos a ver com mais honestidade a nós mesmos e as causas de nossas resistências.

Oremos pelos ministérios de oração intercessória.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Relação afetuosa



O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente. Habacuque 3.19
Recentemente, levei um susto quando andava de bicicleta. Descia velozmente uma encosta quando uma corça saiu correndo do meio da mata, vindo na minha direção. Virei rápido e tentei parar, mas um acidente parecia iminente. Para meu alívio, a corça se virou, correu ao meu lado e depois se precipitou graciosamente de volta para a mata. Seus movimentos não pareciam exigir esforço; todo o incidente levou apenas alguns segundos. Em um momento, temi ser derrubada da minha bicicleta e me ferir muito. No instante seguinte, estava espreitando a mata, procurando o delicado animal. Agradeci a Deus por estar segura e fiquei atenta ao animal por todo o resto de meu passeio. Mais tarde, ao refletir sobre o estrago que uma colisão poderia ter causado, pensei no chamado de Deus para que sejamos pacificadores. Em Romanos 12.18, Paulo escreveu: "Se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens". Esse chamado dá-me esperança de aumentar minha capacidade de responder gentilmente aos outros e não lhes causar mal. Dessa maneira, estarei fazendo minha parte para viver em paz com as pessoas. Com nossas palavras ou ações, podemos causar colisões ou evitar afetuosamente magoar os outros. O encontro com aquela corça encorajou-me a pensar no poder de Deus para fazer "os meus pés como os da corça", permitindo-me não magoar os que me cercam.
Deus importa-Se com o modo como tratamos os outros.
Oremos pelas pessoas que estão vivendo conflitos de relacionamento.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

A névoa do desespero


Clamarei ao Deus Altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa. Salmo 57.2
Sempre considerei o meu lar como o lugar onde a felicidade resolveu fixar residência. Uma esposa maravilhosa, duas crianças correndo divertidamente pela casa, sonhos pouco a pouco sendo concretizados, projetos sendo estabelecidos... Todo esse clima de festa e tranquilidade estava, de certa forma, impedindo que tivéssemos nossos corações abrasados pela adoração. Já não necessitávamos mais que os tesouros celestiais fossem destrancados em nossa direção, uma vez que julgávamos possuir tudo de que precisávamos. Mas Deus resolveu agir. Certa noite, enquanto eu e minha esposa dormíamos, gritos vindos do quarto das crianças nos deixaram atônitos. Era nossa filha Aíse, que se contorcia com sofreguidão. As dores eram muito fortes e persistiram por alguns dias. Apelamos para médicos de renome e usamos todos os recursos humanos que possuíamos. No entanto, nossas investidas fracassaram e os gritos se tornaram companheiros dos dias sombrios e das noites que mais pareciam borrifadas de eternidade. Foi em meio à névoa do desespero oriundo da enfermidade da pequena Aíse que aprendemos a ter um contato mais íntimo com Deus, passando a confiar nos Seus ilimitados recursos. Hoje ela está curada e é uma evidência da graça e do cuidado de Deus.
Quando a luz de Cristo resplandece, a névoa do desespero tem de ser dissipada.

Oremos pelos pais que sofrem por causa da enfermidade de seus filhos e filhas.