Boletim n°49 –30 dezembro 2007
EDITORIAL Pastor Heder
Agradeçemos a Deus por 2007
“A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem reconhecerão como FAMÍLIA BENDITA DO SENHOR.” Is. 61.9
Chegamos ao final de mais um ano, e recebendo com entusiasmo o ano novo que se inicia.
Cada ano novo traz promessas de novos sonhos. Existem algumas que não mudam e dentre estas promessas temos uma tão grande que dá luz para a caminhada e esperança para o futuro: DEUS ESTÁ DIZENDO QUE ELE ESTÁ CONOSCO E NOS GUIARÁ PARA SEMPRE. Esta promessa nos fala da Sua presença contínua, implica em bênçãos e vitórias para nossas vidas, mas também implica na responsabilidade de sermos bênçãos para a vida de outros.
Como família de Deus, devemos aprender com todas as experiências, mesmo que algumas sejam difíceis, outras dolorosas, alegres e tristes, com muito esforço e grandes projetos, para que ao termino de mais um ano possamos sentir o sabor de grandes vitórias.
De uma coisa temos certeza de que Deus esteve e estará conosco em todo o tempo, nos fortalecendo quando estivermos fracos, nos animando quando quisermos desfalecer, nos encorajando quando bater o desanimo. Trazendo refrigério nos desertos da vida. Colhendo nossas lagrimas e transformando-as em adubos para a nossa plantação. Enchendo nossos braços com os frutos da colheita, conduzindo-nos por mananciais de águas, dando-nos regozijo de alegria. Fartando a nossa alma em lugares áridos. Enchendo-nos com o óleo de alegria em vez de pranto, vestes de louvor em vez de espírito angustiado. E em paz sendo guiados
Apesar de vivermos em uma sociedade corrupta e perversa, queremos transmitir a benção e o amor de Deus, aos nossos descendentes, passando este privilegio de geração em geração, Sabemos que estamos plantando em terra boa, para que a colheita seja abundante, queremos transmitir de Deus aquilo que temos aprendido, valores morais, éticos e espirituais.
Depende de cada um contribuir para construirmos uma sociedade mais justa, a começarmos em nós, em nossa casa.
Quando olhamos para Deus, temos a promessa que nossos filhos edificarão as antigas ruínas, levantando os fundamentos de muitas gerações, sendo reparadores de brechas e restauradores de veredas.
Não podemos nos conformar com a situação caótica em que vivemos, mas temos a responsabilidade de construirmos um mundo melhor. Se cada um fizer a sua parte teremos um lugar habitável, mas acima de tudo onde o amor, a justiça, o perdão sejam instrumentos de transformação.
Nesta caminhada você não está só, Deus está com você, deixe-o dirigir os seus passos, guiá-lo por caminhos de vitórias, vitórias em meio a crises, creia nas Suas promessas, aproprie de cada uma delas, e os seus caminhos serão cheios de luz.
Vamos deixar que o amor de Deus inunde o nosso ser, transformando o nosso coração, e faça com que este mundo seja formado por uma família bendita de Deus, de verdadeiros irmãos.
Aproveitando bem o tempo
PARA SUA REFLEXÃO:
Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorde com um saldo de R$86.400,00, que você tem que gastá-lo todo , porque não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faria? Certamente você iria gastar cada centavo... e muito bem gasto... é claro!
Todos nós somos clientes desse banco que se chama TEMPO. Todas as manhãs são creditadas para cada um de nós 86.400 segundos. Todas as noites o saldo é debitado, como perda. Não é permitido acumular esse saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs sua conta é reiniciada e todas as noites as sobras se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo o presente, o seu deposito diário. Invista, então, no que há de melhor: Deus, família, saúde, felicidade, amor, sucesso. O relógio está correndo. Faça o melhor no seu dia-a-dia.
Para você perceber o valor de 1 ano, pergunte a um estudante reprovado na escola.
Para você perceber o valor de 1 mês, pergunte a uma mãe que teve seu filho prematuramente.
Para você perceber o valor de 1 hora, pergunte aos pais que esperam seus filhos regressarem de madrugada para casa.
Para você perceber o valor de 1 minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o avião.
Para você perceber o valor de 1 segundo, pergunte ao nadador que quase ganhou nas olimpíadas.
Por isso, valorize cada minuto, cada segundo que você tem. Lembre-se que o tempo não espera ninguém. O ontem é passado, não volta jamais. O amanhã é futuro, um mistério que não sabemos se vamos vivê-lo, mas o HOJE É UMA DÁDIVA DE DEUS, POR ISSO SE CHAMA “PRESENTE”.
Você nunca mais viverá o dia de hoje. Então viva intensamente cada segundo que lhe é concedido.
Lembre-se “A vida é belíssima, mas brevíssima”
Ezequiel
A personalidade de Ezequiel reflete uma força mística. A proximidade de seu contato com o Espírito, suas visões e a freqüência com a qual a palavra do Senhor vinha até ele fornecem uma conexão entre os profetas extáticos mais antigos e os profetas e escritores clássicos. Suas experiências espirituais também anteciparam a atividade do ES no NT. A ele adequadamente pertence o título de “carismático”.
A mensagem de Ez foi endereçada ao resto dos pervertidos de Judá exilados na Babilônia. A responsabilidade moral do indivíduo é um tema de primeira importância em sua mensagem. A responsabilidade coletiva não mais resguarda o indivíduo. Cada um deve aceitar uma responsabilidade pessoal pela desgraça da nação. Cada um é responsável pelo seu pecado individual (18.24). Foi o peso do pecado acumulado de cada indivíduo que contribui para o rompimento do concerto de Deus com Israel, e cada qual leva uma porção da culpa pelo julgamento que resultou no exílio.
O livro está facilmente dividido em três seções: o julgamento de Judá (4-24), o julgamento das nações pagãs ( 25-32) e as futuras bênçãos pelo concerto de Deus com o povo (33-48).
Dois temas teológicos agem como um equilíbrio no pensamento do profeta. Na doutrina do homem em Ez, ele colocou a ênfase no dever pessoal (18.4: “a alma que pecar, essa morrerá”). Por outro lado, ele enfatizou a graça divina no renascimento da nação. O arrependimento do remanescente fiel entre os exilados resultaria na recriação de Israel a partir dos ossos secos (37.11-14). O divino Espírito os estimularia a uma nova vida. Por essa ênfase no ES na regeneração, Ez antecipava a doutrina do NT do ES, especialmente no Evangelho de João.
CONTROLE-SE!
A juventude tende a atender aos impulsos de maneira impensada, mas é preciso se controlar...
O mundo tem ofertas mil para oferecer aos jovens e aos velhos, porém o público jovem é o mais focado. Boates, barzinhos, festinhas, turmas, grupos, “galerinhas”, amigos, amigas, rolos, ficantes e por aí vai.
Infelizmente, muitos têm cedido aos desígnios errôneos do coração. A grande maioria dos “influenciáveis” pelas armadilhas que o diabo tem plantado no mundo são os jovens que estão achando praticamente tudo normal e ainda encontram na Bíblia, possíveis explicações para seus erros e suas escolhas.
As pregações mais “linha-dura” sobre céu e inferno têm deixado a desejar em muitos templos das várias denominações, visto que a pregação da vida abundante e maravilhosa, na qual Deus apenas nos dá e dá... e dá mais ainda são muito mais atraentes do que aquelas nas quais esse “dar” de Deus vem seguido de uma coisa essencial: amar a Deus acima de QUALQUER coisa.
Voltando ao assunto, os jovens estão nas igrejas levando vidas superficiais e, muitas vezes, vazias repletas de falsos significados. Estão deixando os desígnios mundanos invadir suas vidas e suas mentes dia após dia e, infelizmente, muitas vezes não são alertados disso. A prudência não é mais uma das principais virtudes na vida dos jovens, sejam eles cristãos ou não.
O que está acontecendo? Realmente, não sei. Mas sei que isso não é o melhor caminho a ser seguido, pois Jesus é o único caminho. E se Jesus não tem sido o centro, o alvo principal, você, com certeza, não está indo pelo caminho correto. Pode ser que lá na frente, depois de passar pelas pedras, pelos espinhos, pelos buracos, pelas armadilhas, pelas trancas nas portas, pelos muros que terá de pular e por muito mais que o caminho que não é de Deus te levará, você encontre a verdade e a verdade vá te libertar. Porém, pode ser que no meio dessa caminhada aparentemente feliz e cheia de prazeres, você encontre a morte e Deus não poderá fazer mais nada por você.
A Palavra de Deus nos alerta no livro de Provérbios: A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano. (Provérbios 14.8). Os sinais estão muito claros e a volta de Jesus é iminente. É bom se lembrar que ele não fará avisos da sua volta, nem dará tempo de você repensar seu caminho enquanto ele estiver descendo dos céus para buscar seus filhos.
Ore e entenda que o que Deus quer para seus filhos é o que há de melhor. Se é “crente” e precisa sair e curtir para se sentir “completo”, ou acha que precisa disso, pois sente a falta de algo em sua vida, provavelmente tudo isso que te falta e que as saídas semanais não conseguem suprir seja suprido por uma única atitude: aceitar Jesus realmente em sua vida.
Pense nisso e seja prudente!
Aniversariantes
Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é?
Assim, se houve alteração, informe a secretaria. Assim, nossos
31 Dezembro Segunda | 31 Dezembro - Segunda Sônia Maria Silva Vendrametto |
01 Janeiro terça | 01 Janeiro - terça Alessandra R. Cardoso |
02 Janeiro Quarta | 02 de Janeiro - Quarta Ana Carla Angélica Pereira de Oliveira Nadir Alves Dias |
03 Janeiro Quinta | 03 Janeiro - Quinta Ana Cláudia Alves Dias Cleuza Gomes de Morais Inês Moreno Lourenço Maura Regina de Sá Tavares |
04 Janeiro Sexta | 04 Janeiro - Sexta Kelly Prieto |
05 Janeiro Sabado | 05 Janeiro - Sabado Rosângela Ap. Gomes dos Santos Vilma Marques da Silva |
06 Janeiro Domingo | 06 Janeiro - Domingo Gilmar da Silva Santos Vicentina Cardoso |
n
MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA SEMANA
* Louvando a Deus por todas as bênçãos recebidas em 2007, em especial pelos novos membros de nossa igreja.
* Orando abençoando o ano de 2008, pela realização dos sonhos que cada um depositou no baú.
* Que neste próximo ano haja um fortalecimento espiritual de cada membro da igreja e muitas vidas se convertam à Jesus.
* Orando abençoando toda a cidade de Arapongas, para que haja paz, saúde e alegria. Abençoando todas as autoridades constituídas.
* Clamando proteção a Deus de cada família de nossa igreja que está viajando nestas férias.
* Continue orando pela saúde:
- do pai da Ir. Rosana que está se recuperando de uma cirurgia;
- da sobrinha do Ir. Márcio da Rose que sofreu um acidente.
VAMOS NOS PREPARAR
ORE,
JEJUE,
SONHE COM SEUS PROJETOS PARA 2008.