sábado, 6 de dezembro de 2008

Louvor e gratidão

De novo, lhes falava Jesus, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida. João 8.12

Uma tarde, eu estava ocupada ajudando minha família a decorar a casa e armar uma árvore de Natal na sala de estar. Decoramos a árvore com luzes e brilhos e finalmente colocamos uma grande estrela brilhante em seu topo. Ao me sentar para admirar as luzes e o brilho, ocorreu-me que Jesus é a luz da minha vida. Ele brilha em minha vida com todas as bênçãos: boa saúde, uma família amorosa, um trabalho que aprecio, bons amigos, paz, alegria, amor, bênçãos financeiras, alimento na mesa, um teto sobre minha cabeça e roupas para usar. Essas e outras bênçãos semelhantes são razão para um espírito de louvor e de ação de graças. Regozijar no Senhor não só nos faz alegres, mas também nos ajuda a começar a compreender algo da grandeza e criatividade em todas as coisas. Ao olhar para a estrela no alto da árvore de Natal, lembrei e reconheci que Jesus é a verdadeira razão da estação natalina. Ele é a estrela, a luz em minha vida.

Pense em Jesus Cristo e agradeça.

Oremos pela alegria do Natal.

Leia Filipenses 4.4-7

MEDITE: SALMO 80.17-19

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

De volta ao caminho certo

Como pastor [o Senhor Deus] apascentará o seu rebanho; entre os seus braços recolherá os cordeirinhos e os levará no seio; as que amamentam ele guiará mansamente. Isaías 40.11

As orientações eram claras e eu estava confiante de que sabia onde estava. Mas de repente me dei conta de que havia feito uma curva em algum lugar e que não tinha a menor idéia de onde me encontrava. Tive de pedir informações várias vezes até encontrar meu caminho. Enquanto dirigia, compreendi que meu relacionamento com Deus muitas vezes é assim. Freqüentemente tenho de pedir orientação a Deus para encontrar o caminho certo. Meu afastamento não acontece de uma vez só, mas pouco a pouco as recompensas deste mundo me afastam de uma vida que honre a Cristo. Sempre que isso acontece, percebo que fui motivado por meus próprios desejos em vez de prestar atenção à orientação da Voz da verdade. Então, confesso o que fiz e Deus me restaura. Freqüentemente medito sobre o Salmo 4, que me fala diretamente dizendo-me para acalmar meu coração, aquietar minha mente ansiosa e submeter minha vontade a Deus. Esse ciclo, arrependimento e restauração, provavelmente é conhecido por todo cristão. Quando confessamos nossos erros a Deus e uns aos outros, Ele nos toma pela mão como se fôssemos crianças e gentilmente nos conduz de volta ao caminho certo.

O que me ajuda a encontrar meu caminho de volta quando me afasto do caminho de Deus?

Oremos pelas pessoas que estão buscando a reconciliação com Deus.

Leia o Salmo 4

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Aqui estou, Senhor

Fazei tudo sem murmurações nem contendas. Filipenses 2.14

Recentemente, nosso grupo local de renovação espiritual promoveu um dia de faxina no acampamento que usamos para nossos retiros de fim de semana. Como somos novos no grupo, minha esposa e eu não sabíamos o que esperar. Fiquei surpreso ao ver que apenas cinco pessoas tinham aparecido. Recebemos nossas instruções, pegamos nossos rastelos e vassouras e fomos trabalhar. Enquanto trabalhava, comecei a me sentir do modo como imagino que Marta tenha se sentido. Pensei: Onde estão todos os outros? Por que não estão aqui ajudando? De repente, a graça de Deus desceu sobre mim com uma calma que me fez sorrir. Eu me dei conta de que Deus havia escolhido as pessoas que estavam ali. Tive a certeza de que Ele estava usando os dons e talentos de outros membros de nossa comunidade para fazer a Sua obra em outro lugar. Também pensei que alguns dos outros talvez estivessem, como Maria, sentados aos pés de Jesus.

Onde Deus está me usando para ser as mãos, os pés ou o rosto de Jesus?

Oremos para que ajudemos aos outros.

MEDITE: Marcos 13.24-37 * Mateus 6.9-13

Leia Lucas 10.38-42

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Com amor eterno


 

Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Isaías 43.1

Quando entrei na faculdade, me mudei para uma cidade estranha, longe dos meus amigos e da minha família. Na maioria das vezes, temos de tomar decisões importantes com pouca idade. Todas as manhãs, antes de ir para a aula, olhava para as montanhas cheias de névoa e sentia um vazio no coração, como se faltasse alguma coisa, como se ninguém me conhecesse e aquela névoa também encobrisse meu coração. Certa manhã, abri a janela do meu quarto. O sol brilhava lá fora, e os pássaros faziam algazarra num pinheiro. Foi quando ouvi, vindo da sala, uma música cujo refrão dizia: "Com amor eterno eu te amei, chamei-te pelo nome, tu és meu." Naquele momento, senti o cuidado e a companhia de Deus. A partir dali, entreguei minha vida a Ele, que me conhece e me chama pelo meu nome mesmo num lugar onde não conheço ninguém. Então, Deus me guiou e me acompanhou durante todo o curso. Morei com uma família cristã, na qual o amor de Cristo era explícito e cuja companhia me consolava e reafirmava a presença constante de Deus em nossas vidas.

Podemos nos sentir sozinhos em terra estranha, mas Deus está sempre ao nosso lado.

Oremos pelos jovens estudantes e universitários.

Leia Isaías 43.1-5

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Partilhando a luz

Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua irmã Eunice, e estou certo de que também, em ti. 2 Timóteo 1.5

Todos nós temos pessoas especiais que são luz em nossa jornada de fé. Para muitos de meus familiares, uma dessas pessoas especiais é vovó Ruth. Ela nos ensinou a importância da leitura devocional diária e como isso enriquece nosso relacionamento mais importante: o relacionamento com Deus. Vovó Ruth era garotinha durante a Grande Depressão*. Ela se lembra de um domingo em que seu pastor falou de uma nova publicação metodista. Tratava-se de um guia devocional diário, que poderia ser adquirido por dez centavos o exemplar. Vovó Ruth pensou que aquele devia ser um livro muito especial para custar tão caro. Ela ficou surpresa quando, ao fim do culto, seu pai procurou o pastor e comprou o primeiro exemplar para sua família. Vovó Ruth não guardou apenas consigo essa publicação especial nem a sabedoria que ganhou ao longo de mais de 70 anos de leitura da edição americana. Quando, recentemente, me mudei para outra cidade, ela me entregou um exemplar, para o caso de o correio não entregá-lo em tempo. Ela não queria que eu perdesse um único dia de devocional. Por meio de suas ações e de sua fé viva, vovó Ruth partilha sua luz conosco, e todos nós somos mais abençoados por causa disso.

Deixe uma luz acesa para que outros a sigam.

Oremos por alguém que tenha sido uma luz para nós.

*N. da T.: Período de grave crise na economia mundial, que teve início em 1929 e perdurou até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Leia Mateus 5.13-16

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Evidências

A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. João 1.4

Alguma vez você já visitou o setor de achados e perdidos de um terminal de ônibus ou trem? Fico impressionado com a quantidade, tamanho e variedade dos objetos deixados para trás pelos passageiros. Sinto-me tentado a perguntar: "Como pôde alguém esquecer isto?" Você já deixou algo para trás? Eu me lembro de ter esquecido uma câmera em um ônibus de Londres (Inglaterra) e, para minha alegria, recuperá-la dois dias depois. Todos os dias, nós deixamos para trás sentimentos e memórias que têm um efeito poderoso sobre aqueles que os "encontram". Talvez deixemos alegrias, idéias e pensamentos positivos, bondade e amor. Ou talvez deixemos amargura, ciúme, infelicidade, ódio e conflito. Nosso Senhor deixou um maravilhoso legado: o dom da graça de Deus, que traz alegria a nossas vidas e propósito aos nossos dias na terra. João 1.16 nos lembra de que todos nós nos beneficiamos das ricas bênçãos que Jesus trouxe por meio de Seus ensinamentos, morte e ressurreição. Nosso desafio é continuar a Sua obra, deixando evidências de Sua presença em nossas vidas. Quando o fazemos, enriquecemos as vidas das pessoas que nos cercam.

O que, por me conhecerem, as outras pessoas conhecem sobre Cristo?

Oremos por uma intimidade mais profunda com Deus.

Leia João 1.14-18

domingo, 30 de novembro de 2008

As promessas de Deus

Início do Avento, 1o Domingo Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio. 2 Coríntios 1.20

Por mais de 20 anos venho orando por meu filho, que é viciado em álcool e drogas. Quando está em um programa de recuperação, ele parece determinado a mudar e a entregar sua vida a Deus. Porque venho orando há tanto tempo por isso, sinto-me enlevada e louvo a Deus. No entanto, quando meu filho retorna à vida fora do programa, mais uma vez ele se deixa atrair pelo álcool e pelas drogas, e eu freqüentemente me vejo em um poço de desespero. Hebreus 11.1 diz: "A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." O capítulo traz uma lista de muitas obras de fé, bem como de provações, vividas por seguidores de Deus no Antigo Testamento. Eles mostravam uma forte certeza de que as promessas do Senhor iriam se cumprir, muitas vezes diante de evidências que pareciam sugerir o contrário, e eles viveram essa crença. A vida real nem sempre nos dá um final do tipo "felizes para sempre". Talvez não vivamos o bastante para ver o cumprimento das promessas de Deus; no entanto, podemos estar certos de que a nossa fé não é em vão. Tenho fé de que um dia meu filho voltará para Deus. Estou finalmente abrindo mão e colocando-o plenamente nas mãos dEle. Meu amor ainda está com meu filho. No entanto, percebo que a transformação interior é obra de Deus, e não minha.

Deus pode realizar muito mais do que podemos esperar.

Oremos pelas famílias dos dependentes químicos.

*Advento é o período de preparação para o Natal.

Leia Hebreus 11.1-16