sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Boletim informativo 18 de setembro


João 9 - Desafios para uma Reflexão Bíblica sobre a Fé e a Marginalização

Por Prof. Dr. Paulo Roberto Garcia, reitor da Faculdade de Teologia Metodista em São Bernardo do Campo-SP.

Este estudo será dividido em três partes publicadas consecutivamente sendo esta a segunda, razão pela qual sugerimos guardar este boletim juntamente com a duas próxima edição para sua conclusão.

Uma Lei que exclui pessoas não pode ser justa, pois ela traz em sua filosofia o princípio de que todo aquele que é diferente deve ser excluído.

O Reino de Deus foi a mensagem que consolou e fortaleceu a todos os excluídos dando-lhes esperança e nova orientação de vida. Contudo, o Reino de Deus é critério de discernimento para julgar as leis que organizam a vida e a sociedade. Esse texto é mostra disso.

Desmascarando a Lei

O texto principia com uma dura realidade. Entre os seguidores de Jesus (e também da comunidade de João, que nos legou esse texto) os preconceitos dessa Lei excludente estão presentes.

A pergunta "quem pecou para que o homem nascesse cego" mostra como a Lei controla o pensamento dos discípulos. A dificuldade deles está em descobrir onde se localiza o pecado. Ou seja, a Lei, na concepção deles, está certa. Se ele está enfermo a culpa é dele, pois em algum lugar de sua ascendência genealógica localiza-se um pecado que maculou sua vida.

A frase de Jesus desmascara essa mentira. Nem ele, nem ninguém de sua família pecou. Deste modo, a Lei está errada. A enfermidade não é lugar de castigo, é espaço de graça. A comunidade de fé encontra na doença o lugar para o exercício de sua vocação de solidariedade.

Com isso, essa Lei calcada na exclusão é desmascarada. A lei que exclui pessoas vai contra a mensagem do Reino de Deus. O Reino de Deus é boa nova que devolve a vida. Tudo o que exclui da vida pessoas é contra o Reino.

Enfrentando a Lei

A continuidade do texto mostra uma mudança radical nas atitudes do cego. Aquele que vivia à margem, agora está pronto a entrar no Templo para enfrentar aqueles que o excluíam da vida. O cego, agora curado, se torna o centro do relato.

Quem não muda de atitude são as autoridades religiosas. O cego, agora curado, é declarado novamente pecador. A cura se deu em um sábado. Deste modo, quem o curou era um pecador pois realizou esforço nesse dia chamado "santo".

No texto se confrontam duas atitudes. De um lado do líderes religiosos que querem checar o milagre a luz dessa lei marginalizadora; do outro, do cego que frente aos questionamentos apenas sabe que antes ele era cego e agora ele pode ver. De um lado a burocracia legal, do outro a dimensão concreta da vida.

Se antes a enfermidade era sinal de pecado, agora é a cura. De qualquer modo, ele continua à margem e termina sendo expulso da sinagoga. Agora por ser seguidor de um pecador - Jesus.

Continua na próxima semana.


Apresentação

O Colégio Episcopal e a Cogeam entregam à Igreja o Plano Nacional Missionário para o período 2012 a 2016. O 19º Concílio Geral aprovou por unanimidade este Plano que traz os conteúdos que denominamos os alicerces, os compromissos missionários, nossas ênfases missionárias e prioridades que devem estar na mente e no coração da Igreja em sua ação missionária, tendo em vista que a Avaliação Nacional constatou o crescimento do povo metodista em seu compromisso missionário. Para facilitar sua presença na vida da igreja e o acompanhamento de sua execução, este Plano contém itens como “Onde queremos chegar”; “O que fazer?”, a avaliação da caminhada e os temas de cada período eclesiástico. Nesta edição, vem acompanhado do Plano para a Vida e Missão da Igreja, documento básico do metodismo brasileiro desde 1982.

Junto com este documento, externamos nossa vibração pela presença do Espírito Santo em nós, na expectativa de que ele possa ser um instrumento motivador e facilitador da igreja em todos os seus níveis, como “comunidade missionária a serviço do povo, espalhando a santidade bíblica por toda terra”.

São Paulo, 09 de setembro de 2011.

O Plano Nacional Missionário está disponível em PDF em www.metodista.com e incentivamos a todos baixar e ler o seu conteúdo par conhecer e mais do que isso, participar do mesmo.


SINALIZAR O AMOR DE DEUS?! TÔ DENTRO!

“Eu sou sinal maravilhoso de Deus!” (Salmo 139.14)

O Departamento Nacional de Trabalho com Crianças (DNTC) quer, mais uma vez, convidar a comunidade para orar pelas crianças e junto a elas atuar. O tema do DNTC para 2011 é Sinalizar o Amor de Deus! Tô Dentro! Queremos sinalizar o cuidado com as crianças vitimadas por diferentes tipos de violência e não possuem nenhuma possibilidade de autodefesa.

As crianças precisam de adultos amorosos e cuidadosos para acolhê-las e preservá-las de ambientes e pessoas que impeçam sua infância digna e saudável.

Nós, como igreja, colocamos as crianças como prioridade. Afinal, o mestre disse: “Delas é o Reino”.

Infelizmente, a realidade nos aponta uma realidade triste e difícil: as crianças estão, cada vez mais, expostas a todos os tipos de violência. Não têm segurança em seus lares, são abandonadas com pais presentes, são expostas a mídias que não permitem uma formação de valores, não têm uma alimentação saudável, nem uma educação adequada. E o principal: há crianças que crescem sem conhecer o que

receber amor e amparo.

A comunidade tem que se posicionar, dar um passo a favor das crianças. Esta ação pode começar apenas com um encontro de orientações a pais e mães na educação de seus/suas filhos/as. Também é possível valorizar as Escolas Bíblicas de Férias (EBFs) como meio de educar as crianças para a salvação e delas cuidar.

O Lançamento da Vigília é um momento essencial para descobrir como atuar com as crianças que vivem no entorno da igreja local. Reúna a comunidade, compartilhe os desafios que temos no cuidado com essas vidas tão especiais e, em oração busque orientação de Deus para ações que correspondam à vontade do Pai e proporcionem às crianças uma infância feliz, crescendo com amor e aprendendo a verdadeira Palavra.

Fonte: www.metodista.com (acesso em 16/09/2011)


Aniversariantes da semana

20/09 - Marlene Maria Luiz

20/09 - Joice Aline dos Santos

20/09 - Wanda C. Rodrigo

21/09 - Aline Letícia Fossalussa

22/09 - Graziele Cristina de Souza

22/09 - Carla Priscila de Almeida Madeira

22/09 - Eduardo Paz Ribeiro da Silva

23/09 - Rosana Freitas

24/09 - Carlos Horvath Beffa

25/09 - Carla Augusta T. Rodrigues


Desejamos a todos aniversariantes, bênçãos sem medidas do Senhor, e que a alegria e amor lhe sejam constantes.

Em nome de toda igreja, Pr. Heder.