sexta-feira, 3 de julho de 2009

"Gratidômetro"


Graças te darei para sempre. Salmo 30.12
Não faz muito tempo, comprei um podômetro, um daqueles dispositivos para prender à cintura e contar o número de passos que se dá. Li em algum lugar que nós deveríamos dar pelo menos 10 mil passos por dia para permanecermos saudáveis. Um dia, uma amiga disse-me que ficava imaginando que marca ela alcançaria se, em vez do podômetro, ela usasse um "gratidômetro" ? uma maquininha para medir, em vez da distância que caminhamos, quanta gratidão nós sentimos. É sempre importante sermos gratos, qualquer que seja nossa circunstância. Nós temos muito pelo que agradecer, mas com frequência estamos ocupados demais ou não notamos o bem à nossa volta. A maioria de nós tem mais bênçãos do que pode contar. Mas, mesmo que tudo me fosse tirado, eu ainda teria o amor de Deus e a esperança que vem de conhecer Jesus Cristo como meu Salvador. Entender que tenho a graça e a salvação de Deus por toda a eternidade leva-me a agradecer sempre.
Quantas bênçãos posso contar hoje?

Oremos pelas pessoas que amamos.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Chamado pelo nome


[...] as ovelhas ouvem a sua voz [do pastor], ele chama pelos nomes e as conduz para fora. João 10.3
Gostava de visitar a fazenda onde meu tio criava cabras. No fim da tarde, à hora da ordenha, as alegres luzes do celeiro eram acesas e as cabras formavam fila à porta. Esse era um momento especial do dia em que cada cabra recebia atenção especial de meu tio. Ele chamava um nome e, uma a uma, as cabras subiam no estrado de ordenha. Ali elas eram aliviadas do pesado fardo de seu leite. Meu tio conversava com cada cabra enquanto a ordenhava. Suas mãos musculosas moviam-se ritimadamente e ele observava cada uma, em busca de qualquer corte ou machucado. Quando esse processo terminava, a cabra descia e seguia para sua própria baia, onde o jantar a esperava. Elas eram bem cuidadas. Deus sabe que também nós precisamos de atenção. Estamos incluídos no Seu rebanho. Como é maravilhoso que Deus Se preocupe profunda e pessoalmente com cada um de nós! Nosso Criador nos conhece e nos chama pelo nome.
Deus chama a cada um de nós pelo nome.

Oremos pelos fazendeiros e rancheiros.

quarta-feira, 1 de julho de 2009

O que precisamos



E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus. Salmo 40.3
Quando recebi o diagnóstico de um tipo raro de câncer no ovário, passei horas na internet pesquisando sobre o assunto antes de consultar-me com o oncologista. Em nosso encontro, tomei nota de uma grande quantidade de observações sobre o câncer, a quimioterapia, as chances de recorrência. Mas essas informações não me trouxeram nenhuma paz. Embora eu temesse a quimioterapia, a possibilidade de recorrência me paralisava. A tristeza começou a invadir até os momentos mais felizes de minha vida. Em resposta aos meus pedidos de cura, Deus enviou-me uma série de anjos: pacientes de câncer em estado muito mais grave do que eu deram testemunho de sua fé por meio de uma vida alegre. Amigos e familiares oraram por mim. Livros escritos por cristãos com câncer abordaram os meus temores. Os salmistas consolaram-me; Daniel, Pedro, Estevão e Paulo, heróis bíblicos, inspiraram-me. Experimentei Cristo - o maior de todos os heróis - caminhar ao meu lado com empatia e curar-me. Meu tratamento já terminou e hoje me sinto maravilhosamente cheia de vigor. Orei por meu desejo mais profundo: a certeza da cura física. Cristo curou meu espírito, substituindo a dúvida e o medo por confiança e paz.
"Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor" (Romanos 14.8).
Oremos Oremos pelas pessoas em tratamento contra um câncer.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Um caminho de amargor


Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor, atentando diligentemente por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus; nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe e, por meio dela, muitos sejam contaminados. Hebreus 12.14-15
A empresa na qual trabalho há 21 anos passou recentemente por uma reorganização. Em decorrência, fui removido para outro cargo. Um engenheiro mais jovem, inexperiente, ficou com o cargo de que eu gostava. A injustiça que senti produziu amargura dentro de mim. A passagem bíblica acima nos fala de uma "raiz de amargura" que brota dentro de Esaú depois que Jacó lhe rouba o direito de primogenitura e a bênção. A amargura consome-nos e se transforma num ódio tal que Esaú planeja matar Jacó, sua própria carne e sangue. A amargura, se não receber atenção, vai ficando cada vez mais forte e sufoca os frutos de nossas vidas. As raízes da amargura devem ser inteiramente removidas, ou então ela brotará novamente. Descobri esta dolorosa verdade: a amargura fere mais a pessoa que a guarda no coração do que a pessoa a quem se dirige. Percebi que minha amargura estava roubando minha alegria, rompendo minha comunhão com Deus e opondo-se à Sua vontade. Mas, quando descobrimos as raízes da amargura, Deus pode nos ajudar a perdoar e, assim, arrancá-las.
Com a ajuda de Deus, podemos remover as raízes da amargura e abrir espaço para a alegria.

Oremos pelas pessoas que estão guardando rancor.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Nosso próprio caminho




Engrandecei o Senhor comigo, e todos, à uma, lhe exaltemos o nome. Salmo 34.3
Cresci nas montanhas do Colorado. Perto de minha casa, uma estrada de canyon começa como uma rodovia única e depois se divide em duas que parecem seguir em direções diferentes. No entanto, elas, na verdade, circundam a montanha e se reencontram em um parque estadual. Embora terminem no mesmo lugar, as estradas são singulares em beleza, terreno e história. De modo semelhante, os primeiros cristãos de Corinto estavam divididos. Eles discutiam sobre a quem deviam seguir. Alguns diziam: "Eu sigo Paulo"; outros diziam: "Eu sigo Apolo". No entanto, Paulo enfatizou que ele e Apolo eram apenas servos, dizendo: "Nem o que planta é alguma cousa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento" (1 Coríntios 3.7). Os cristãos e cristãs têm a tentação comum de falar mais sobre uma determinada igreja ou líder do que de Cristo. Talvez pensemos que nossa jornada na fé seja o melhor caminho para Ele. As duas estradas para o parque estadual fazem-me lembrar que, embora sigamos com outros cristãos e cristãs na direção de um destino comum, somos criações únicas de Deus, com nossas próprias histórias e nosso próprio caminho a percorrer. Um dia nossos caminhos convergirão e descobriremos que estávamos todos no caminho certo.
Nós seguimos por caminhos diferentes, mas Cristo nos leva a Deus.
Oremos pelas igrejas divididas por causa da metodologia.