sexta-feira, 2 de março de 2012

Condicionamento físico


Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? - 1 Coríntios 6.19
Bem cedo de manhã, quatro vezes por semana, vou à academia para me exercitar. Junto-me a pessoas de todas as idades, jovens e idosos, que querem cuidar de seus corpos mantendo-os fisicamente em forma. Muitos de nós abusamos de nosso corpo com dietas prejudiciais e hábitos desfavoráveis. No entanto, muitas pessoas estão hoje mais conscientes dos benefícios de uma alimentação saudável e do exercício físico.

Paulo sabia da ligação vital entre nossas necessidades físicas e espirituais. "Vosso corpo", ele escreveu, "é santuário do Espírito Santo que está em vós". Confesso que houve tempos, em minha própria experiência, em que achei que alguns problemas eram de ordem espiritual quando, na verdade, deviam-se à exaustão física. O espírito estava disposto quando a carne estava fraca. (Mt 26.41). Paulo escreveu: "Não é primeiro o espiritual, e, sim, o natural; depois o espiritual" (1 Co 15.46).

Conseqüentemente, preciso cuidar de meu corpo em benefício dele mesmo e também pelo efeito importante que minha condição física pode ter sobre meu bem-estar físico. Deus está preocupado tanto com o corpo quanto com o espírito. Independente de nossa condição física, nós, de fato, fomos formados "por modo assombrosamente maravilhoso" (Sl 139.14).

O que preciso fazer para cuidar de meu corpo mais sabiamente?

quinta-feira, 1 de março de 2012

Transforma-me, Senhor"


Se tiverdes fé como um grão de mostarda... Nada vos será impossível. - Mateus 17.20
No ano passado tive muitas dificuldades, tanto no trabalho como nos relacionamentos pessoais. Sabia que as mudanças positivas teriam que começar em mim, por isso em minha devocional diária conversava com Deus sobre minhas frustrações e preocupações. Mas, quando chegava a hora de orar especificamente pelo tipo de mudança que eu queria, nem sempre era fácil colocar meus pensamentos em palavras. Tudo o que conseguia dizer em oração era: "Mude-me, Senhor".

Quando parei para refletir sobre o efeito de ouvir mais atentamente meus amigos, colegas e familiares, somente então compreendi que estas conversas eram a maneira de Deus comunicar-se mais claramente comigo. Por meio de um ouvir mais atento, descobri que era capaz de oferecer um nível mais profundo de relacionamento. E níveis mais profundos de confiança se desenvolveram.

Deus estava mudando-me e continuará a mudar-me. Em vez de esperar que as respostas da oração sejam de acordo com o meu querer, estou aprendendo a primeiro dar graças pelos pequenos passos de crescimento que Deus nos concede. Estou também tentando ficar mais consciente de que Deus está comigo a cada dia, dando-me forças para abandonar antigos hábitos e aprofundar relacionamentos. Estou encontrando disposição renovada para confiar na direção de Deus.
Em vez de pedir a Deus para mudar nossa situação, deveríamos pedir-Lhe para nos mudar.

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

retrato da graça


Pois a tua benignidade, tenho-a perante os olhos e tenho andado na tua verdade. - Salmo 26.3

A graça é uma dádiva que recebemos de Deus, não por nosso mérito, mas pelas nossas necessidades. Nosso Senhor sabe quando e onde nós precisamos de ajuda e oferece-a.

Freqüentemente olho pela minha janela observando as montanhas ao redor e as pessoas nas ruas. Recentemente, notei um casal idoso caminhando com passos lentos e instáveis. A esposa era gordinha e tinha cabelos grisalhos; o marido estava ficando calvo e era um pouco mais alto do que ela.

O que me chamou a atenção foi o modo como caminhavam: ele tinha o braço ao redor dos ombros dela, ele se firmava nela e não na bengala para manter seus passos estáveis. Enquanto caminhavam, ele gesticulava com a mão livre, certamente divertindo sua esposa.

Observo o casal e reflito sobre seu longo relacionamento, como um retrato da graça duradoura de Deus. O que vejo são os dois carregando um ao outro na frágil saúde e amparando-se mutuamente com seu amor. A graça de Deus é como a cena descrita acima.

Como a Graça de Deus sustenta-me dia a dia?

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Não temas


Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. - Isaías 35.4
De que maneira lidamos com as grandes questões da vida? Colocamo-las de lado e esperamos que desapareçam? Muitas vezes fazemos exatamente isso. Ocupamos nosso tempo com muitas tarefas para evitar confrontar um problema ou dificuldade. Finalmente, de qualquer forma, os problemas têm de ser confrontados, talvez não solucionados, mas confrontados.

A última grande questão é a morte, cedo ou tarde morrerei. Devo me acovardar num canto, esperando pela morte, tremendo, assustada e com medo? Não! A promessa de Deus é estar sempre conosco e diz para não temermos. Podemos confiar na palavra de Deus.

Conseqüentemente, levantar-me-ei de manhã, abrirei a porta da frente, deparar-me-ei com o sol que nasce, saudarei o dia com a promessa do Senhor em meu coração e sentirei paz e alegria. Direi: "Este será um bom dia, porque tu estás comigo. Obrigada, Senhor, por este dia. Lembrar-me-ei das tuas palavras, Tu és meu conselheiro e consolador, não temerei o futuro".
Confiando na infalível presença de Deus, os crentes podem enfrentar cada manhã com esperança.