sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Meu pastor está me procurando



[Jesus disse:] Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim [...] e dou a minha vida pelas ovelhas. João 10.14-15
Era um dia gelado de fevereiro [inverno no Hemisfério Norte]. Uma tempestade de neve se aproximava de nossa fazenda. Minha esposa e eu fomos até o celeiro para ver como estava nosso rebanho de ovelhas. Contamos os animais duas vezes; Nora não estava lá. Procuramos por ela em todos os lugares onde uma ovelha poderia se esconder, mas ela não estava em parte alguma. Enquanto procurávamos pelo curral, ouvimos seu choro abafado e assustado. Ela estava entalada entre duas grandes fileiras de fardos de feno e não conseguia se mexer. Atraquei uma lança de feno ao meu trator e puxei os fardos um a um, até que Nora conseguiu se libertar. Ela correu para sua mãe, balindo alto. Enquanto eu recolocava os fardos no lugar, lembrei-me da história que Jesus contou sobre a ovelha perdida. Como qualquer bom pastor, eu faria de tudo para encontrar um animal perdido. Nosso Senhor sente o mesmo em relação a nós. Nós, às vezes, nos afastamos do caminho verdadeiro e nos encontramos num lugar onde não queremos estar. Mas, antes mesmo de chamarmos, nosso Senhor começa a buscar por nós para nos trazer de volta ao rebanho. De fato, como diz a parábola, há grande alegria no céu quando um perdido retorna à casa de Deus (Lucas 15.7).
Não importa por onde vaguemos, Cristo irá à nossa procura.
Oremos pelas pessoas que se afastaram de Deus.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Com delicadeza e respeito


[Estejam] sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor. 1 Pedro 3.15-16
Quando eu era uma cristã recém-convertida, queria sustentar minha fé com fatos, não com sentimentos. Por isso, me abasteci de conhecimento das Escrituras, de profecia e de evidências científicas que sustentassem a verdade do conteúdo bíblico. Eu estava tão empolgada com as verdades aprendidas que queria contar isso ao mundo todo, especialmente a meus familiares e amigos. Mas, ao longo dos últimos 20 anos, Deus me ensinou algo igualmente significativo para eu conseguir trazer pessoas para Cristo. Isto é, Deus nos chama a ser portadores da verdade, e não impositores da fé. Fiz essa descoberta quando uma amiga, delicadamente, enviou-me uma carta na qual dizia: "Eu ficaria grata se você respeitasse minhas crenças". Sentindo-me humilde e agradecida por ela me amar o bastante a ponto de tentar preservar nossa amizade, entendi que minha responsabilidade é ser um instrumento do Espírito Santo - e não uma sabe-tudo. Com o tempo, tornei-me mais sensível ao modo como as pessoas recebem o que eu tão desesperadamente quero partilhar. Hoje, tento sentir quando já falei o bastante e deixar o resto com o Espírito Santo. Paulo escreveu: "Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus" (1 Coríntios 3.6). Em vez de me arriscar a ofender as pessoas por falar demais quando partilho minha fé com alguém, sussurro uma oração.
Nós partilhamos a Boa-Nova, mas somente a graça de Deus muda os corações.

Oremos para que percebamos quando já tivermos dito o bastante.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Queixas



Irmãos, não vos queixeis uns dos outros, para não serdes julgados. Eis que o Juiz está às portas. Tiago 5.9
Quando essa passagem em Tiago 5 apareceu em minha lista de leituras bíblicas diárias, pensei imediatamente em minhas duas filhas adolescentes. Elas tinham começado a resmungar uma com a outra no café da manhã. "Não faça tanto barulho quando come!" "Então, não beba enquanto mastiga! Você sabe que não suporto isso!" Elas continuaram a se criticar até que, por fim, partiram para a escola. Esse versículo certamente era para elas! Decidi lê-lo para elas à noite, durante o jantar. No entanto, ao ler o versículo uma segunda vez, percebi que ele tinha muito a me dizer. Meu marido Keith e eu estávamos instalando um piso novo em nossa cozinha. Era a primeira vez que fazíamos isso e o projeto demorou muito mais do que havíamos planejado. Ele queria trabalhar tarde da noite; eu queria começar cedo. Nossa paciência com o piso e um com o outro estava bem pequena. Eu vinha resmungando e senti que o Juiz estava à minha porta. Naquele exato momento, orei, pedindo perdão. Em seguida, fui procurar Keith. Em vez de resmungar com raiva e frustração, eu queria lhe falar com amor e atenção.
Podemos falar com amor mesmo quando discordamos.
Oremos pelas pessoas que nos irritam.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Capaz de nos salvar



Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. 2 Timóteo 1.7
Na atual crise financeira mundial, minha família e eu podemos enfrentar desafios financeiros que alteram nossa vida. No entanto, a passagem citada acima me faz lembrar de que, quando enfrentamos circunstâncias que nos amedrontam, nunca deixamos de ter esperança. Isso foi sempre verdadeiro para o povo de Deus, mesmo nos piores momentos. Os três amigos de Daniel - Sadraque, Mesaque e Abede-Nego - enfrentaram o claro perigo da fornalha de fogo ardente. No entanto, olhando diretamente para as chamas, foram capazes de dizer: "Se o nosso Deus, a quem servimos, quer livrar-nos, Ele nos livrará". Mas, mesmo que suas vidas físicas não fossem salvas, eles, ainda assim, depositavam sua confiança em Deus. "Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação." (2 Timóteo 1.7) Nós temos essas ferramentas - poder, amor e moderação - para usar em qualquer crise. Mais que isso: Deus, certamente, nos usará em momentos difíceis, para expandir o reino, assim como usa a história da fornalha e de três judeus corajosos para nos inspirar hoje.
Em tempos de incerteza, Cristo nos oferece esperança.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando uma crise financeira.