sexta-feira, 15 de maio de 2009

Mais que palavras



Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis. Romanos 8.26
Sempre apreciei os livros: novos, de capa dura e páginas claras, ou embolorados com páginas amareladas, ou mesmo livros de bolso bem gastos. Os livros levam-me a lugares aventurosos. Por isso, quando comprei uma pequena livraria localizada na tranquilidade das montanhas, foi como um sonho que virou realidade. Todo fim de semana ia para lá, feliz da vida. Depois de algum tempo, comecei a me sentir inquieta. Meus filhos iam à igreja sozinhos. O Espírito Santo instigou-me a orar pela venda da minha loja, ir à igreja com meus filhos e envolver-me na formação espiritual deles. Em meio a tudo isso, convidaram-me a lecionar na classe de Escola Dominical de minha filha. Vendi a loja, troquei milhares de livros para estudar a Bíblia, o maior de todos os livros, com a classe de minha filha. Ao fazê-lo, encontrei a paz de que precisava. Quando tentamos viver a partir de nossa própria sabedoria, frequentemente sentimos que falta alguma coisa. Ao seguirmos a orientação do Espírito Santo, encontramos a vida que Deus nos oferece, a que nos parece completa e certa.
O Espírito Santo nos conduz à vida que Deus quer para nós.
Oremos pelas pessoas que estão aprendendo a ler.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Tempo bem empregado


Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Salmo 90.12
Os meses de abril e maio são muito quentes na Índia. A temperatura chega a 45°C, às vezes até mais. As noites são um pouco mais frescas e trazem algum conforto, por isso preferimos dormir no terraço de nossas casas. Numa dessas noites, estava dormindo quando acordei repentinamente. Olhei para o relógio: eram 3 horas da manhã. A madrugada estava linda. As estrelas, cintilantes, como se me fitassem. Mas percebi-me absorto em meus próprios pensamentos. Num ímpeto, conscientizei-me de que, no dia seguinte, teria muito trabalho a fazer e precisaria descansar. Não podia perder aquele doce e refrescante sono. Cada hora tinha muito valor. Semelhantemente, os dias de nossa vida são contados (Salmo 90.10). Podemos desperdiçar nosso tempo, talentos e bens em coisas que não alimentam nossa alma, mas não podemos passar os dias de nossa vida inquietos, vagando sem objetivo. Temos o privilégio de seguir Jesus Cristo em Seu propósito de transformar as pessoas, as famílias e a sociedade.
O tempo e os talentos dedicados ao trabalho de Deus nunca são desperdiçados.

Oremos pelas pessoas que sofrem de insônia.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Obras na pista


Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6
Enquanto dirigia até El Paso, irritei-me novamente com a discussão que havia tido com meu marido, na noite anterior. Tinha certeza de estar certa, mas ele jamais admitiria isso. Minha irritação aumentou quando passei por uma placa alaranjada que dizia: "Obras na pista". Estava atrasada, com pressa e estressada pelo fato de ter de dirigir devagar. Como seguia a passos de tartaruga, pelo deserto, falei com Deus sobre o quanto estava irritada pela noite anterior. Após algum tempo, Ele delicadamente sussurrou-me que, assim como a estrada por onde eu viajava, meu marido estava "em construção" e que eu deveria ser paciente com ele. Pensei novamente na discussão, mas dessa vez analisei-a pela perspectiva de meu marido. Fiquei horrorizada com a falta de amor que vi em meu próprio comportamento. Envergonhei-me até para pedir perdão, mas então percebi quão paciente e bondoso Deus tinha sido comigo. Compreendi que também estou "em construção" e recebi, agradecida, o perdão de Deus. Perdoar meu marido foi mais fácil quando compreendi o quanto Deus havia me perdoado.
Todos nós estamos "em construção".
Oremos pelos casais que estão em conflito.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Vida abundante



O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. João 10.10
"Eu sei que preciso me cuidar, doutor." Como médico de família, de uma região rural, ouço essas palavras pelo menos duas vezes por dia. Vejo pessoas com dores, sofrendo de doenças crônicas em consequência do excesso de comida, do fumo, da falta de exercícios ou de uma combinação desses três fatores. Ao longo dos anos, a maioria dos meus pacientes com doenças crônicas piora, apesar de minhas tentativas de ajudá-los. Eles querem que eu trate seus sintomas, mas não fazem qualquer esforço para lidar com os problemas decorrentes. Quando esses pacientes morrem ou acabam no hospital, fico muito triste. Mas, quando um paciente faz as mudanças necessárias e se cura, sinto uma alegria imensa. Imagino que Deus sinta absolutamente o mesmo com relação a nós. Apesar do sacrifício de Jesus e da busca constante de Deus por nós, muitos nos afastamos e ficamos pensando no por que sofremos. Mas, quando vivemos nos caminhos que nos levam na direção da integridade física e moral, Deus Se alegra.
O que posso fazer para ajudar Deus a ajudar-me?

Oremos por coragem para mudar onde for necessário.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Enfrentando as segundas-feiras



Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Filipenses 2.13
Não sou favorável às segundas-feiras. Esse dia é o primeiro de uma longa semana e representa a volta de todos os problemas no trabalho. Um estudo publicado numa revista sobre hipertensão mostrou que o risco de um infarto ou derrame é maior às segundas-feiras do que em outros dias da semana. Numa noite de domingo, quando começava a me preocupar com todas as coisas que poderiam dar errado no dia seguinte, no trabalho, onde eu seria cercado de reclamações, problemas e pessoas estressadas, tive um momento de lucidez. Enquanto me esforçava para confiar meus problemas a Deus, lembrei-me de Sua fidelidade no passado e de Sua promessa de nos manter seguros e de nos dar forças para levar um dia de cada vez. Desde então, minha meditação e minhas orações matinais têm me sustentado às segundas-feiras e em outros dias difíceis. Pela graça de Deus, tenho sido capaz de reagir diferentemente em muitas circunstâncias adversas. Filipenses 2.13 diz que Deus está agindo em nós, dando-nos o desejo e o poder para fazer o que Lhe agrada. Estou aprendendo a lutar menos e crer mais enquanto Deus me dá o poder para realizar aquele "bom propósito", mesmo nos momentos mais difíceis. A misericórdia e a graça de Deus são suficientes e novas todos os dias, incluindo as segundas-feiras, para que nossa vida possa resplandecer em todas as circunstâncias.
Eu sou a dor de cabeça ou a aspirina?

Oremos pelas pessoas que trabalham em situações estressantes.