sexta-feira, 16 de maio de 2008

A galinha

Numa granja, uma galinha se destacava entre todas as outras por seu espírito de aventura e ousadia. Não tinha limites e andava por onde queria. O dono, porém, estava aborrecido com ela. Suas atitudes estavam contagiando as outras, que já a estavam copiando.

Um dia o dono fincou um bambu no meio do campo, e amarrou a galinha a ele, com um barbante de dois metros. O mundo tão amplo que a ave tinha foi reduzido a exatamente onde o fio lhe permitia chegar. Ali, ciscando, comendo, dormindo, estabeleceu sua vida. De tanto andar nesse círculo, a grama dali foi desaparecendo. Era interessante ver delineado um círculo perfeito em volta dela. Do lado de fora, onde a galinha não podia chegar, a grama verde, do lado de dentro, só terra.

Depois de um tempo, o dono se compadeceu da ave, pois ela, tão inquieta e audaciosa, era agora uma apática figura. Então a soltou.

Agora estava livre! Mas, estranhamente, a galinha não ultrapassava o círculo que ela própria havia feito. Só ciscava dentro do seu limite imaginário. Olhava para o lado de fora, mas não tinha coragem suficiente para se aventurar a ir até lá. E assim foi até o seu fim.

Nascemos tendo nossos horizontes como limite, mas as pressões do dia-a-dia fazem com que aos poucos nossos pés fiquem presos a um chão chamado rotina. Há pessoas que enfrentam crises violentas em suas vidas, sem a coragem de tentar algo novo que seja capaz de tirá-las daquela situação. Admiram os que têm a ousadia de recomeçar, porém, elas próprias buscam algum culpado e vão ficando dentro do seu "círculo".

O mercado sempre coroa com reconhecimento àqueles que inovam, criam, chamam a atenção.

O segredo do sucesso está na criatividade. Criar é pôr em prática algo que não existe. É correr o risco. Isto é fato, mas como se poderá saber o final da história se não se caminha até o fim?

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Faça discípulos


Ide (...) fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Mateus 28-19

Nosso ministério leigo inclui visitar as pessoas doentes e idosas, nas quais lemos meditações escolhidas.

Em uma ocasião, reparei no local de residência dos escritores. Alguns moravam muito perto, em minha própria cidade; outros tão longe quanto Queensland, Austrália. Alguns eram de regiões metropolitanas famosas, como Washigton, nos EUA; outros eram de regiões menos conhecidas como Lucknow, Índia, ou Gauteng, África do Sul. Sinto-me realmente grata a Deus pelas pessoas que, ao longo dos anos, responderam a Grande Comissão: "Ide (...) fazei discípulos de todas as nações".

Um pastor visitante disse recentemente a nossa congregação que metade do mundo não conhece o Senhor. Abrimos as portas da igreja e esperamos que as pessoas venham a nós. Mas a Escritura é clara: "Ide (...) fazei discípulos de todas as nações".

Deus diz: "Ide". Como e onde você fará isso?

Vamos orar pelas pessoas próximas a nós que não conhecem a Cristo.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Rico?

Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Lucas 18.24

Ouvi uma historia sobre um homem cujo testemunho dizia que seus cheques de viagens deveriam ser colocados junto a ele no caixão. Dei risada da tentativa de contrariar o ditado: "Não se pode levar dinheiro para o túmulo". No entanto, sempre me debati para compreender o comentário de Jesus sobre a riqueza. Embora eu não seja certamente uma pessoa rica pela definição da maioria das pessoas, possuo muitas coisas que Jesus seguramente veria como extravagancias. Mesmo assim, pareceria irresponsável desfazer-me de todos os meus bens materiais. Quando eu estiver velho e aposentado, minha mulher e eu não gostaríamos de sobrecarregar meus filhos com o peso financeiro de terem de nos sustentar.

De certo modo, acho que muita gente se sente condenada por esta passagem. No entanto, quando a analiso no contexto do capitulo todo, compreendo que ela não diz que temos que estar sem nenhum tostão par entrar no céu. O texto nos desafia a verificar se amamos a riqueza e os bens mais do que amamos a Deus. É esperado de nós que ajudemos os necessitados enquanto
também provemos as nossas próprias necessitadas. Como encontramos o equilíbrio? Por meio da fé e pela leitura das Escrituras, podemos nos lembrar de confiar em Cristo, cuja orientação permanece firme.

Como posso partilhar mais fielmente minha riqueza com quem necessita?


Vamos orar pelas pessoas aprisionadas por seu bens.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Mordomos de Deus

Observai as aves no céu: não sememiam, não colhem, nem juntam em celeiros; contudo vosso Pai celeste as sustenta. Mateus 6.26a

Em nossa chácara temos um pomar bem diversificado, além das frutas, minha esposa cuida com carinho de suas diversas plantas. Diariamente, presenciamos no cultivo das plantas a maravilhosa obra de Deus, seja no desabrochar de uma nova flor, seja no surgimento de um pequeno fruto.

A multiplicação das aves é outra dádiva de Deus que presenciamos quase diariamente. O ninho de rolinha é feito, de preferencia, no cacho da bananeira. O instinto maternal dessa ave sabe qual é o período de crescimento da fruta, pois os filhotes adandonam o ninho quando o cacho da banana esta no ponto de ser cortado para o consumo. Não fazemos uso de agrotóxico o que proporciona uma área saúdavel e tranquila para nosso regorzigo dos amigos e vizinhos.


Acordar pela manha com canto dos pássaros e o suave perfume das flores é uma grande benção de Deus. Quanto montamos o nosso ambiente em um espaço saudavel para se viver, protegendo a natureza e agradecendo a Deus pelas dádivas recebidas, somos abençoados e vivemos e paz.


O que posso fazer hoje para melhorar o ambiente onde vivo?

Vamos orar pelas pessoas e ONG que trabalham pela defesa e preservação do meio ambiente.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

As magníficas criaturas de Deus

Pergunta agora às alimárias, e cada uma delas te ensinará; e às aves dos céus, e elas to farão saber. Jó 12.7

Acredito que podemos aprender muito com as criaturas de Deus. Jake, nosso cão goldenretriever, não é exceção. Com o alegre mover de seu corpo peludo, ele me cumprimenta impetuosamente: com sua cauda brincalhona sempre em movimento, seu focinho irrequieto e molhado, seu atenção entusiasta e a firma vontade de estar ao meu lado. Jake comporta-se assim, constantemente e não importa o dia, o clima e o humor com que eu esteja. Sempre que estou com ele, sorrio e sinto aceitação e amor incondicionais.

Não sou tão constante quando Jake em meus relacionamentos. Em minha relação com Deus, minha atenção pode variar, dependendo do que o dia me reserva e de como me sinto. Dependendo de como a vida ocorre extraordinariamente bem ou trazendo aflições e tribulações, até posso me esquecer de Deus. Jake se relaciona comigo jubilosamente; quero relacionar-me com Deus assim, entusiasta e constantemente, por meio da oração diária, do estudo bíblico e buscando a sua orientação.

Deus espera pacientemente que eu busque e experimente o verdadeiro relacionamento. Acreditando nisto, posso sorrir e sentir a aceitação e o amor incondicional de Deus. Agradeço a Jake, uma das magnificas criaturas de Deus, por me lembrar constantemente desta oportunidade diária.

Toda criação pode chamar-nos a uma relação com Deus.

Vamos orar para que sejamos bons administradores da criação de Deus.

Boletim n°68 – 11 maio 2008

EDITORIAL Pastor Heder

O Engano de Gibeon

Josué era o grande líder do povo de Israel, responsável por conduzir a nação na conquista de seu território em Canaã. Todos os povos da região estavam horrorizados diante de Israel por saberem das magníficas vitórias que já tinham alcançado. Dentre esses, estavam os gibeonitas.

Seu medo dos israelitas era grande. Daí, tramaram um plano: vestiram roupas velhas e rasgadas, colocaram pães mofados em suas sacolas e foram até Josué dizendo serem viajantes vindos de uma terra distante. Josué não destruiria viajantes, mas sim moradores da terra de Canaã. Infelizmente, ele acreditou na conversa daqueles homens e fez aliança com eles, prometendo-lhes que não lhes mataria. Três dias depois, Josué descobriu que havia sido enganado. Entretanto, não podia matar aqueles homens pois hes tinha feito uma promessa.

Deste episódio, destacamos o seguinte :

Até um verdadeiro servo de Deus pode ser enganado. Isso acontece quando deixamos de orar pedindo a orientação do Senhor para nossas decisões.

Deus não interfere de forma "automática" em todas as situações de nossa vida. Não vamos aqui determinar uma regra para a ação de Deus, mas a experiência de Josué nos mostra que, se queremos sempre a intervenção de Deus, devemos orar sempre pedindo que ele opere.

Normalmente, quando não pedimos, isto significa que nos consideramos totalmente competentes para resolver o problema sozinhos.

O inimigo não tem poder para nos vencer numa luta honesta. (Aliás, honestidade não faz parte do seu caráter). Então, ele finge que é nosso amigo e tentar fazer com que nós mesmos tomemos atitudes que possam servir aos seus propósitos. Observe que, devido ao seu descuido, Josué acabou por tomar uma atitude que ajudou seus inimigos. Normalmente, Satanás atua na vida das pessoas com as ferramentas que elas mesmas lhe emprestam. São as decisões erradas que tomamos.

O servo de Deus deve honrar sua palavra. Mesmo descobrindo que foi enganado, Josué não matou aqueles inimigos. Por quê? Ele havia feito uma aliança, um compromisso com eles. E sua palavra não podia ser revogada. Um homem vale tanto quanto valer sua palavra. Se você prometeu, cumpra. Logicamente, se prometeu fazer algo errado, o melhor é que você se arrependa e não faça.

Os pactos que os povos realizavam entre si, naquela época, implicavam em colaboração em situações de guerra. Até hoje existe esse tipo de compromisso entre diversos países. Por esse motivo, Josué se comprometeu a, não somente a poupar a vida dos gibeonitas, como também a defendê-los de outros inimigos. Assim, quando eles foram atacados por outros cinco povos, Josué foi chamado para socorrê-los. Ele poderia simplesmente deixar que os gibeonitas fossem destruídos, mas novamente vemos aí a fidelidade de Josué à sua promessa. Ele se dispôs a lutar a favor dos gibeonitas. Entretanto, o dia estava terminando e a noite seria um período de desvantagem para os israelitas.

Josué orou então ao Senhor e, em seguida, ordenou que o sol e a lua parassem. Assim, o tempo parou, o dia se prolongou até que Josué vencesse aquela batalha. Vemos então a interferência de Deus na história do seu povo. Quando não oramos, somos enganados e derrotados. Quando oramos ao Senhor, ele age em nosso favor de modo grandioso e sobrenatural.

Oremos pois, e sejamos mais que vencedores em Cristo Jesus.

Como superar em tempos

“E que os dois se tornem um.”

Testando o Estresse no Casamento

O teste a seguir divide nosso sistema de crenças em quatro categorias: perfeccionismo, controle, busca em agradar aos outros e habilidade. Qual é o seu sistema de crenças? Aquilo em que acreditamos poderá afetar a maneira como agimos ou reagimos diante das circunstâncias da vida. O sistema de crenças a seguir pode não ser sua norma padrão de pensar, mas, talvez, seja um padrão no qual você caia quando está sob estresse.

Responda, honestamente, às perguntas abaixo. Parte do estresse que você experimenta no casamento é resultado de seu sistema de crenças?

Perfeccionismo

• Você se pressiona ou ao seu cônjuge em busca de conquistas?

• Você, freqüentemente, critica ou culpa o seu cônjuge ou a si mesmo?

• Você luta contra a decepção em si mesmo ou para com o outro?

• Não importa o que você faça, parece que nunca é um cônjuge bom o suficiente?

Controle

• Você acha que a falta de controle é um sinal de fraqueza ou de fracasso?

• Você precisa estar sempre no controle, o que também pode incluir o controle de seus sentimentos?

• Você assume as atividades em casa ou se sente incomodado por seu cônjuge assumi-las?

• Você se preocupa em como as pessoas pensam do seu casamento?

Busca agradar aos outros

• Sua auto-estima depende da opinião que o seu cônjuge tem a seu respeito?

• Você, por vezes, evita realizar tarefas em casa por temer desapontar seu cônjuge?

• Você se sente melhor cuidando das necessidades de seu cônjuge ou de seus filhos do que de si mesmo?

• Você guarda os sentimentos negativos para si a fim de evitar desagradar seu cônjuge?

Habilidade

• Você sente que nunca poderá satisfazer as expectativas do seu cônjuge?

• Você deixa as decisões com o seu cônjuge por achar que a sua opinião não é suficientemente boa?

• Você não se sente capaz para ser um bom cônjuge?

• Quando seu cônjuge o/a elogia você acha que ele/ela está mentindo?

Releia sua resposta. Se você respondeu afirmativamente a qualquer das perguntas acima, você encontrou uma área que pode impedir que você experimente o casamento que Deus planejou. Nosso sistema de crenças afeta o nosso comportamento e portanto os nossos relacionamentos.

“Boa parte da pressão que sentimos a cada dia é inevitável – faz parte da vida. Mas as decisões que tomamos em resposta a essa pressão são cruciais. Nós podemos tomar decisões que reduzem a pressão e nos ajudam a lidar com ela. Ou podemos tomar decisões que tornam a pressão ainda pior.”

Quando caímos nas armadilhas do perfeccionismo, do controle, da busca em agradar as pessoas e da habilidade, nós deixamos de agir para somente reagir.

Tempo para Refletir

Mateus 6:25 -34 “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta.

Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal”.

Estudo Biblico

Evangelho de lucas

Uma característica distinta do Evangelho de Lucas é sua ênfase na universalidade da mensagem cristã. Do cântico de Simeão, louvando Jesus como “luz... Para as nações” (2.32) ao comissionamento do Senhor ressuscitado para que se “pregasse em todas as nações” (24.47), Lucas realça o fato de que Jesus não é apenas o Libertador dos judeus, mas também o Salvador de todo o mundo.

A fim de sustentar esse tema, Lucas omite muito material que é estritamente de caráter judaico. Por exemplo, ele não inclui o pronunciamento de condenação de Jesus aos escribas e fariseus (Mt 23), nem a discussão sobre a tradição judaica (Mt 15.1-20; Mc 7.1-23). Lucas também exclui os ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha que tratam diretamente do seu relacionamento com a lei (mt 5.21-48; 6.1-8, 16-18). Lucas também omite as instruções de Jesus aos Doze para se absterem de ministrar aos gentios e samaritanos (Mt 10.5).

Por outro lado, Lucas inclui muitas características que demonstram universalidade. Ele enquadra o nascimento de Jesus em um contexto romano (2.1-2; 3.1), mostrando que o que ele registra tem significado para todas as pessoas. Ele enfatiza ainda, as raízes judaicas de Jesus.

De todos os escritores dos Evangelhos, só ele registra a circuncisão e dedicação de Jesus (2.21-24), bem como sua visita ao Templo quando menino (2.41-52). Somente ele relata o nascimento e a infância de Jesus no contexto de judeus piedosos como Simeão, Ana, Zacarias e Isabel, que estavam entre os fiéis restantes “esperando a consolação de Israel” (2.25). Por todo o Evangelho, Lucas deixa claro que Jesus é o cumprimento das esperanças do AT relacionadas à salvação.

ANIVERSARIANTES

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração em seu cadastro, informe a secretaria. Pedimos desculpas aos irmãos que ainda não foram anunciadas suas datas comemorativas, estamos em processo de recadastramento.

14 de Maio – Quarta-feira

Alisson Pereira Gonçalves

Paulo Roberto Morelli

Tamirys da S. Ayalla

15 de Maio - Quinta-feira

Antônio Carlos Romera

Dia 17 de Maio - Quarta-feira

Luiz Gonzaga de P. Mendonça

MOTIVOS DE ORAÇÃO DA SEMANA

Pelos Irmãos que irão fazer o Encontro com Deus para que se entreguem ao poder do Espírito Santo para que eles tenham um encontro genuíno com Deus.

Para cobertura espiritual dos Irmãos que irão trabalhar no Encontro com Deus.

Pelo trabalho das cooperativas do Ministério da Ação Social .

Pela Instituição da Justiça em nosso País.

Pelos enfermos em tratamento e em recuperação de cirurgias.

Pelos projetos missionários.

AÇÃO DOCENTE

Comunica que haverá Batismo no dia 01 de junho. Os irmãos de desejarem descer as águas dirigem-se a secretaria.

Matrículas para o ABC DA FÉ já estão sendo efetuados nos cultos.

FORMATURA DO DISCIPULADO, esta agendado para 31 de Maio

BRINQUEDOTECA, Os irmãos que puderem fazer doação de brinquedos para a sala de recreação da igreja encaminhar diretamente a secretaria

Pré - Encontro com Deus

No dias 12 e 13 de maio, às 20 horas no Templo da Igreja Metodista em Arapongas, rua Marabú, 14 será realizado as ministrações do Pré Encontro com Deus. Todos os inscritos deverão participar.

Ação Social

Cooperativa do Pão

Oferece Pães Doces e Salgados todas as terças e sextas-feiras.

Venha saborear nossos produtos feito com muito amor e carinho para vocês.

Valor de R$- 5,00 a unidade.

Aceitamos encomendas.












Turmas em formação para aulas de violão, guitarra e baixo. Professores Joel e Xandy