sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Permanecer na palavra


Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos. - Salmo 119.105
Folheei o exemplar rasgado do Novo Testamento e Salmos que havia adquirido, há mais de uma década, numa conferência; naquela época estava em crise comigo mesma, com minha comunidade cristã e com minha fé. Precisava de um livro das Escrituras para ter sempre comigo.

Desde então, leio o texto bíblico para consolar os doentes, os agonizantes nos hospitais e os que choram a perda de seus queridos nos funerais. Este, Novo Testamento e Salmos, tem sido uma referência e critério para a hora de meditação individual e socorro em momentos de desespero, "lâmpada para os meus pés e luz para os meus caminhos". Embora use outras traduções da Bíblia, esta tem um lugar especial em minha jornada de fé por sua constante presença em minha vida.

João escreveu a seus amigos cristãos: "A palavra de Deus permanece em vós" (1 João 2.14). A palavra de Deus permanece em todos aqueles que a lêem, buscam conhecer a Cristo e discernir a vontade de Deus. Nós conheceremos a vontade de Deus para nossas vidas lendo e estudando zelosamente as Escrituras e refletindo na sabedoria que ela derrama sobre nossas vidas.
Como a palavra de Deus provê luz para o meu caminho?

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Teste de amor



O Senhor, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o Senhor, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. - Deuteronômio 13.3
Uma manhã, durante um estudo bíblico sobre o amor, li Mateus 22.36-40. De algum modo, havia me esquecido de que amar a Deus deve ser minha meta primordial. Quando meu amor a Deus é forte, a obediência deixa de ser algo complicado porque nasce do amor. Não admira que eu tenha lutado para viver corretamente aos olhos de Deus! Tentei acrescentar essas reflexões ao meu diário para não as esquecer; mas meus dois filhinhos começaram a pisar nos meus cabelos compridos, a esbarrar no meu bloco de anotações, a empurrar a Bíblia para fora do meu colo... Depois de cinco minutos, gritei: "Vão embora!" Meu filho mais velho recuou, com seu rostinho repentinamente distorcido. Desatou a chorar. Fiquei com espaço para escrever, mas todos os meus pensamentos sobre o amor tinham desaparecido. Deuteronômio 13.3 veio-me à mente. Se eu amasse a Deus, mostrá-lo-ia amando meus filhos. Coloquei meu diário de lado, peguei meu filho e o embalei. Dentro de quinze minutos, ambos os garotos sentaram-se satisfeitos, comendo um lanche. Minha lição do estudo bíblico foi uma prova prática na vida, e passei no teste.
Nosso amor a Deus se mostra no nosso amor às pessoas.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Prepare-se para ajudar


Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. - Tiago 1.22
Ao longo de vários dias seguidos passei por um homem desabrigado, parado na esquina da rua. Senti-me desconfortável. Quando o via, a um quarteirão de distância, mudava de calçada para estar mais longe dele caso tivesse de parar na esquina. Conforme os dias passaram, comecei a pensar que pelo menos eu podia dar-lhe um pedaço de fruta e uma garrafa de água, mas não tinha nada comigo. Ontem, durante o almoço, reuni-me com amigos para ler a devocional diária. Respondemos à pergunta: "O que você fez recentemente para demonstrar o amor de Cristo a alguém que nunca lhe poderá retribuir?" A imagem do homem desabrigado me veio imediatamente à cabeça. Eu certamente não respondi a ele com amor cristão, não tinha me preparado. Na presença dos membros do grupo, prometi estar preparada no dia seguinte. Cuidadosamente, enchi um pequeno saco com uma maçã, algum queijo, uma barra de cereais e uma garrafa de água. A caminho de casa, antecipei chegar à esquina da rua e rever o homem, porque queria mesmo dar-lhe algo para comer. Mas ele não estava. Fiquei triste por ter perdido uma oportunidade de servir a Cristo. Hoje, carrego comida comigo regularmente para dar às pessoas que pedem nas ruas.
A quem posso "alimentar" hoje com comida, um sorriso, ou uma presença atenta?