quinta-feira, 31 de março de 2011

Sustento nas mãos de Deus


Se tomo as asas da alvorada e me detenho nos confins dos mares, ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá. Salmo 139.9-10
Minhas netinhas e eu já estávamos deitadas para dormir quando Amanda, que tinha 4 anos e estava na cama ao lado, me falou: "Vó, vamos dormir de mãos dadas?" Prontamente concordei. Demos as mãos e ela em poucos minutos adormeceu. O que será que passou por sua cabecinha ao dar-me as mãos? Carinho, proteção, aconchego? Talvez todas as sensações juntas. Veio-me então à mente quão privilegiados somos. Temos à nossa disposição as mãos de Deus. Elas estão sempre estendidas para nós, basta erguermos as nossas em Sua direção e elas estarão lá para nos proteger, guiar, aconchegar e sustentar. Muitas vezes, em nossa aflição, nos esquecemos desse gesto tão simples - buscar o sustento nas mãos de Deus.
Deus nunca falha quando procuramos Suas benditas mãos.
Oremos pelas pessoas que precisam de sustento e amparo.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Peregrinos



Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma (I Pe 2.11).

A caminhada do povo de Israel pelo deserto em peregrinação rumo a Terra prometida é sempre uma ótima comparação com a nossa caminhada neste mundo em direção a Nova Jerusalém, ao encontro com Deus no céu. Infelizmente, como aquele povo se desviou pelo caminho, muitas vezes nós também tomamos atitudes erradas e vivemos como se o deserto fosse a nossa morada.
Todos os dias é preciso lembrar que somos peregrinos, estrangeiros neste mundo. Devemos nos afastar dos pecados e desejos que lutam contra nossa santidade. Nosso comportamento deve demonstrar nossa fé. Nós somos o povo de Deus, devemos viver conscientes de que o caminho é um processo de descoberta, uma preparação para algo que está por vir. Ser um peregrino, que vive comprometido com a sua missão e por onde passa se compromete com as pessoas que conhece, unindo forças para cumprir o seu chamado.
Muitas pessoas até conseguem compreender que este mundo não é seu lar, mas no lugar de viverem como peregrinos vivem como turistas. Pessoas que só estão interessadas em si mesmo. O turista está de passagem e sua motivação é viver novas experiências. Ele quer desfrutar dos lugares que conhece, mas não se compromete com nada e ninguém que está à sua volta. Muitos vivem como se Deus as tivesse colocado no mundo para uma temporada de férias. Fazem de seus dias uma aventura divertida, sem compromisso. Vivem livremente fazendo o que acham melhor.
É preciso entender que a vida que recebemos é dada por Deus com o propósito de cumprir nossa missão. Como peregrinos devemos viver pela fé como Abraão, que obedeceu o seu chamado, deixando tudo para trás, peregrinou pelo deserto em busca da terra prometida. Fez isso, pois sua esperança não era limitada a este mundo, esperava uma pátria melhor, a pátria celestial.

Os peregrinos mostram em sua vida que estão em busca de uma pátria.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Oração diária


Perseverai na oração. Colossenses 4.2
Costumava pensar em como seria passar um dia em oração contínua. Pensava que a constante devoção à oração só podia ser alcançada por clérigos ordenados que haviam dedicado sua vida ao louvor a Deus. Nós, que estamos na vida secular, achamos isso um pouco intimidante. Nossa vida é atarefada. Com tantas coisas para fazer ao longo do dia, estamos sempre correndo de uma atividade a outra. Não é de se admirar que estejamos estressados no fim do dia. Decidi tentar o "orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5.17), sem saber como começar, exceto repetindo orações formais que conhecia. Finalmente, comecei a conversar com Deus como faria com um bom amigo. Quando começamos a orar com intencionalidade, passamos a enxergar Deus em qualquer parte de nossa vida. Muitas vezes, a oração não exige palavra alguma. O amor e a bondade demonstrados a outra pessoa são oração em ação.
Tudo aquilo que nos liga a Deus pode ser uma forma de oração.
Oremos
pelo clero de nossa comunidade.