sábado, 13 de dezembro de 2008

Um passo acima

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo. Salmo 23.4

Meu tio tinha um jumento. Um dia, o animal caiu em um poço, cujos donos tinham a intenção de cobri-lo, porém não sabiam como fazê-lo. Sem conseguir resgatar o jumento de lá, decidiram, então, que o mais fácil a fazer seria encher o poço com areia, com o jumento lá dentro mesmo. Começaram a jogar areia sobre ele, que berrou e berrou o dia todo. De repente, o animal começou a sacudir a areia e depois a subir nela. Ele continuou a fazer isso até que finalmente chegou ao topo do poço. Essa incrível história me faz lembrar das maneiras pelas quais vejo Deus agindo em nossas vidas. Ele está sempre conosco, mesmo quando outras pessoas nos rejeitam ou tentam nos ferir. Deus ainda nos ama e, quando enfrentamos provações, ouve o nosso clamor e nos ajuda a perseverar.

Deus pode preparar um caminho para nós quando não parece haver nenhum.

Oremos pelas pessoas à beira do desespero.

* Mateus 6.9-13. MEDITE: 2 PEDRO 3.8-15

Leia o Salmo 23

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Ciladas

Leia Efésios 6.12-18

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo. Efésios 6.11

Logo de manhã, indo para o trabalho, nas proximidades do Parque do Índio, local conhecido pela grande variedade de aves que ali habitam uma delas, subitamente, arremessou-se em direção ao meu carro. Assustei-me e, num gesto de defesa, protegi meus olhos com os braços. Ouvi apenas o som do choque da ave contra o pára-brisa do veículo; ela, no entanto, aparentemente nada sofreu e prosseguiu no seu vôo. Em nossas tarefas diárias, por vezes nos esquecemos de que temos uma proteção muito mais eficaz que um frágil pára-brisa, preparada para nos livrar de todo e qualquer ataque que possa estar à nossa espreita nas ruas, no trânsito ou no trabalho. Essa proteção está permanentemente a postos para nos dar cobertura e livramento, orientando-nos em busca dos melhores caminhos. Refiro-me ao Salvador e Protetor Cristo Jesus. Invoque-O sempre: ao levantar-se, ao sair de casa, ao dirigir, no início de seu trabalho; enfim, em qualquer lugar e em qualquer situação. Você verá a diferença que isso fará em sua vida.

Você tem usado as armas disponíveis contra as artimanhas do diabo?

Oremos pelas pessoas que não estão preparadas para as surpresas do dia-a-dia.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Ame-os como Jesus

Jesus sempre te põe de pé

Partilhando a fé


Sacia-nos de manhã com a tua benignidade, para que cantemos de júbilo e nos alegremos todos os nossos dias. Salmo 90.14

Ao chegar ao escritório todas as manhãs, nossa equipe de trabalho se reúne para ler a meditação do dia do El Aposento Alto, a edição em língua espanhola do No Cenáculo. Com freqüência não temos a edição atual da revista, por isso usamos edições passadas. Deus nos fala através das meditações, sejam elas atuais ou antigas, e nos ajuda a nos preparar para as tarefas do dia. Ao fim de nossa hora devocional, oramos pela graça de Deus para que nosso trabalho possa refletir sua orientação e inspiração. Em várias ocasiões, a meditação que lemos mencionou os exatos desafios que estávamos encontrando no trabalho. A hora devocional matinal renova nossos espíritos e nos prepara para abençoar todos aqueles que cruzam nosso caminho. Assim como os primeiros discípulos deixaram sinais de sua presença em cada lugar que visitaram e falaram como um poder singular, também nós queremos mostrar que caminhamos com Cristo. Quando buscamos a Deus cedo de manhã, nossa perspectiva muda ao iniciarmos os desafios de cada dia. Somos ungidos com o Espírito Santo, que transforma nossas vidas e as vidas das pessoas a quem somos chamados a servir.

Inicie e encerre cada dia com Deus.

Oremos pelo povo de Cuba.

MEDITE: Salmo 85.8-13

Leia o Salmo 92.1-4

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Fazei-o vós também

Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles; porque esta é a Lei e os Profetas. Mateus 7.12

Eu estava com pressa, tinha tempo apenas para atravessar a cidade para uma reunião. Ao sair do estacionamento, vi um carro estacionado com os faróis ligados. Não tenho tempo para parar, pensei. Que chato, até o fim do dia a bateria do carro terá acabado. Então, me lembrei da passagem em Mateus 7.12. A princípio, não dei ouvidos. O que eu poderia fazer? A porta do carro provavelmente estava trancada. Eu não poderia desligar os faróis. Além disso, se eu parasse, chegaria atrasado à reunião. As palavras de Jesus continuaram a me instigar: "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles." Seria eu realmente um seguidor de Cristo? Se fosse, meus valores e ações deveriam refletir meu compromisso. Eu gostaria que alguém me ajudasse se tivesse deixado acesos os faróis de meu carro? Claro que sim. Dei meia-volta e entrei de novo no estacionamento. A porta do carro estava destrancada, então apaguei os faróis. O dono daquele carro provavelmente nunca soube que alguém o ajudou ou mesmo que tivesse precisado de ajuda. Agradeci a Deus por enviar à minha vida pessoas que me ajudam mesmo quando não sei que preciso. Esse simples incidente me transformou, mostrando-me que devo estar sempre preparado para colocar minha fé cristã em ação quando vejo alguém em necessidade.

Tenho tratado as pessoas do modo como quero ser tratado?

Oremos pelos nossos colegas de trabalho.

MEDITE: Salmo 85.1-2

Leia Lucas 10.25-37

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Orando pela manhã

O privilégio da Oração

Herdeiros por meio da fé

Essa é a razão por que provém da fé, para que seja segundo a graça, a fim de que seja firme a promessa para toda a descendência, não somente ao que está no regime da lei, mas também ao que é da fé que teve Abraão. Romanos 4.16

Um grupo de nossa igreja publicou um livreto para o Advento, com leituras diárias, para ser distribuído aos membros de nossa comunidade. Para isso, foram entrevistadas pessoas da congregação, que partilharam suas histórias de fé para cada dia. Muitas incluíam as palavras: "Fui criado na igreja" ou algum pensamento semelhante. Percebi que, para muitos leitores, seria fácil pensar que "ser criado na igreja" é o principal meio pelo qual as pessoas aprendem sobre Deus. No entanto, o fato de ter sido criada em um ambiente não-cristão me fez querer partilhar a boa-nova que descobri em Efésios 3.6: as pessoas criadas na igreja e as que nunca ouviram falar do amor de Deus são iguais aos olhos dEle. Porque algumas pessoas testemunharam sua fé para mim, pude conhecer o amor de Deus e obter a mesma herança divina que aquelas criadas em lares cristãos. Não importa quais tenham sido as nossas experiências passadas; nós nos colocamos diante de Deus como herdeiros por meio da fé. Que promessa gloriosa! Quando busquei a Deus, Ele veio a mim. Como co-herdeira, junto com outros cristãos, eu também posso conhecer o amor de Deus e partilhar de Suas promessas.

Há alguém hoje que precisa que você lhe fale de Deus.

Oremos pelas pessoas de fora da igreja.

Leia Efésios 3.1-6

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Nos braços de Deus

[...] para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós. Atos 17.27

Luzes brancas piscam em minha árvore de Natal enquanto desembrulho as delicadas figuras do presépio e as coloco sob a árvore. Corro meus dedos pelo minúsculo menino Jesus de porcelana e mais uma vez me admiro com o milagre do nascimento dessa santa criança. Há exatos 30 anos, meu primeiro filho faleceu, vítima de Síndrome da Morte Súbita Infantil (SMSI)*. Na época, eu não era crente, mas não podia compreender por que Deus deixaria meu precioso filho morrer. Minha busca por respostas me lançou numa jornada que mudaria minha vida. Embora meu sofrimento fosse quase insuportável, Deus, aos poucos, me trouxe para perto de Si e substituiu a dor pela incrível alegria de conhecer o perdão pelos meus pecados e a certeza da vida eterna por meio de Jesus. Comecei a compreender a magnitude do amor de Deus por mim: o Senhor enviou Seu Filho à terra sabendo que Ele iria morrer. Todos os anos, neste dia, quando penso em meu filho que morreu, penso na vida que encontrei em Cristo, o Filho de Deus. Não tenho todas as respostas para as difíceis perguntas da vida, mas posso repousar segura nos braços de Deus, que as tem. Isso me basta.

Deus nos sustenta enquanto enfrentamos as perguntas mais perturbadoras da vida.


Oremos
pelas pessoas que passarão o Natal com angústia no coração.

*N. da T.: Maior causa de morte entre os bebês, é o falecimento repentino de uma criança pequena, que permanece sem explicação mesmo após investigação e autópsia completas.

Leia Mateus 1.18-25