sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Honestidade

 
Os governantes têm que se cercar de gente honesta, trabalhadora, íntegra, corajosa. Infelizmente, alguns se corrompem e se cercam por bajuladores e não por aqueles que dizem a verdade e denunciam o erro. Acabe tinha 400 profetas que diziam o que ele gostava de ouvir. Miquéias não fazia parte desse grupo, por isso, Acabe o odiava como odiava a Elias, pois esses dois profetas não diziam o que o rei queria ouvir. Miquéias dizia: "Direi o que o Senhor me mandar." Se desprezamos a Palavra de Deus e ouvimos pregadores que dizem apenas o que desejamos ouvir, Deus poderá permitir que espíritos mentirosos controlem pregadores corruptos, permitindo, também, que acredi-temos em suas mentiras. Os bajuladores podem fazer com que nos sintamos à vontade com o pecado e o caminho para a perdição nos parecerá positivo.

Mas, enquanto esses mentirosos tentam nos guiar para o inferno e para a morte, a misericórdia de Deus ainda nos oferecerá outra chance. Deus poderá mandar uma voz corajosa para nos dizer a verdade que não desejamos ouvir. O aviso de Miquéias foi a última chance de Acabe. Cada um de nós terá uma última chance, quando Deus nos der o seu último aviso. Se o rejeitarmos, seremos condenados.

Os bajuladores nos fazem sentir à vontade com o pecado e a ver o caminho da perdição como positivo.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Existem anjos


Existem anjos. Entretanto, nem todos são bons. Satanás também é anjo. O anjo que falou ao sacerdote Zacarias, no entanto, era bom e se há graduações entre os anjos bons, Gabriel (o nome desse anjo) figura entre os melhores ele ministra diante de Deus. Qualquer anjo, numa aparição repentina, teria causado espanto e terror a Zacarias, mas o anjo Gabriel causou bem mais, pois ele sabia que ele era o enviado, quando Deus tinha alguma mudança a fazer no mundo. Zacarias conhecia o livro de Daniel, no Velho Testamento, e tinha conhecimento da visão que Daniel teve e que Gabriel veio lhe explicar (Daniel 9).

Havia, naquela visão, uma referência à obra que Zacarias realizava de sacrificar e fazer ofertas. Ele havia dito a Daniel que chegaria o dia em que os sacrifícios e as ofertas cessariam (Daniel 9.27). Os sacerdotes de Israel se lembravam dessa promessa, quando pensavam em Gabriel.

E Gabriel, agora, entra em ação novamente após ouvir a sua mensagem, conhecer a sua identidade, Zacarias tinha certeza de que Deus estava prestes a realizar grandes coisas. Lá, naquela sala dos sacrifícios, a maravilha do passado de Israel, os poderes dos céus e a fragilidade dos humanos se uniram, num sinal de que Deus estava para intervir e trazer redenção ao mundo sofredor.

Senhor, soberano Deus, tu e os teus anjos sabem de tudo que está acontecendo no mundo e em nossas vidas. Nós te louvamos por isso. Faze-nos sensíveis às tuas obras.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

O agir de Deus

 
Quando Deus abre as comportas do céu Ele pode nos inundar com boas coisas. Deus nos convida a confiar nele e a obedecê-lo, dizendo: "vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantos bens que nem terão onde guardá-las." (Malaquias 3.10) Mas as comportas do céu podem derramar juízo, também. Na época de Noé, "as comportas do céu se abriram" (Gênesis 7.11) e todos os seres viventes pereceram. O oficial do rei Jorão duvidou da palavra de Eliseu de que haveria comida em abundância no dia seguinte. Aquele oficial não confiou em Deus e nas suas bênçãos, então, ele recebeu o juízo de Deus.

Enquanto os outros festejavam, ele foi pisoteado até a morte. Está chegando o dia da consumação final, quando as comportas do céu serão abertas definitivamente. Jesus e seus exércitos de anjos adentrarão neste mundo. Para os que crêem, aquele dia trará tantas alegrias e bênçãos que "nem terão onde guardá-las." Mas para os que não crêem, será um dia de ruína e miséria. (Isaías 24.18, 21) Os anjos do Senhor "os lançarão na fornalha ardente, onde haverá choro e ranger de dentes. Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Aquele que tem ouvidos, ouça." (Mateus 13.42-43)
  
Se Deus é santo e justo chegará um ponto em que a maldade humana chegará em seu limite. E Ele agirá.

terça-feira, 2 de outubro de 2012


Sério problema, muitas vezes, com os filhos crescidos é a participação deles na vida da Igreja. Não são poucos os filhos que, já adolescentes, por algum motivo, recusam-se a participar da Escola Dominical e dos cultos. O que fazer? Forçá-los será que é o melhor caminho para resolver o problema? Parece-nos que não! A Bíblia nos ensina que o melhor método é o nosso exemplo! O melhor sermão é o vivenciado e não o proferido. Não raro, os pais mandam os filhos à Igreja, para os trabalhos, mas eles mesmos não vão. Ordem sem exemplo! Verdadeira e péssima contradição.Portanto, o exemplo deve partir de nossa parte.


Nossas ações falam muito mais alto que nossas palavras. Quando agimos conforme falamos, a imagem desse exemplo fica para sempre gravada na mente e nos corações de nossos filhos. Não é verdade que temos cenas (algumas boas; outras nem tanto) de nossos pais gravadas como fotografias em nossas mentes? Participemos das atividades da igreja para que os nossos filhos também participem! Afinal, se a Igreja é um lugar bom, por que temos preguiça de nos engajarmos nela? Afinemos o nosso diapasão pelo do Salmista: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor!” (Salmos 122.1)

Que imagem nós deixaremos marcada na mente de nossos filhos?

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sonhadores...

 
Todos nós sonhamos. Sonhar faz parte de uma vida sadia. Muitos sonham, também, com os olhos abertos. José do Egito, o filho predileto de Jacó, também era sonhador. Aos dezessete anos, ele contou à família um dos seus sonhos. Mas isso lhe causou problemas, porque os seus irmãos se indignaram contra ele. Jogaram-no em um buraco e, depois, venderam-no para ser escravo no Egito. A sua situação teria sido desesperadora, se Deus não estivesse com ele (Gênesis 39.3,23). De mero sonhador Deus o fez intérprete de sonhos.


E José disse ao Faraó que esse era um dom de Deus (Gênesis 41.16). O Faraó, então, o fez governador do Egito e o sonho de José se tornou realidade. Na época de Natal, nós nos lembramos de outro José. Um anjo lhe apareceu em sonho e lhe falou do nascimento de Jesus: “A virgem ficará grávida e dará à luz um filho…” (Mateus 1.23) E é Ele quem dá sentido às nossas vidas. Quando Deus preservou a vida de José do Egito, fazia provisão para a vida do seu povo do qual viria Jesus. E, se diante de José, os joelhos dos seus irmãos e dos egípcios se dobraram, `ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra´ (Filipenses 2.10) É bom lembrar que isso não é sonho. É promessa de Deus.
  

"Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos.”