sábado, 7 de março de 2009

A luz resplandece nas trevas


 


[...] não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1.9


Quando jovem, lecionei em uma escola rural. Certo dia, minha colega e eu fomos a pé visitar uma família de holandeses, distante alguns quilômetros da escola. A noite alcançou-nos no caminho de volta e, como não enxergávamos mais onde estávamos pisando, paramos e, com muito medo, choramos. Oramos e cantamos hinos; o barulho dos animais parecia cada vez mais próximo de nós. O que nos confortava era ver o céu estrelado. Apesar do medo, decidimos ficar ali até o dia amanhecer. Estávamos em oração quando ouvimos gritarem os nossos nomes. Nunca eles pareceram tão significativos. Impulsivamente respondemos e nos deram novamente uma resposta. Eram os funcionários e alunos da escola. Eles haviam saído à nossa procura. Corremos em direção àquelas vozes e logo todos nos encontramos; foi aquela alegria! Erramos o caminho de casa, mas Deus cuidou de nós. Sua luz encontrou-nos. É assim que Deus age também em todas as áreas de nossa vida, principalmente em nosso relacionamento pessoal com Ele. Se estivermos sempre em comunhão com Deus, Ele livra-nos dos maus caminhos. A Sua luz nos redime e nos salva se O buscarmos com fé.

O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? (Salmo 27.1)

Oremos pelas pessoas que buscam encontrar o caminho do Senhor.

sexta-feira, 6 de março de 2009

Nem só de pão

Não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do Senhor. Deuteronômio 8.3

Não consigo viver plenamente sem a palavra de Deus. Posso existir, posso atravessar os dias, mas não posso realmente viver. O modo como a palavra de Deus nos nutre é um grande mistério. Meditar nas escrituras muda tudo dentro de mim, de forma que as preocupações perdem importância, o estresse é substituído pela paz e ganho uma sensação de propósito pessoal em um mundo que não faz sentido. A palavra de Deus faz-me renascer. O Espírito Santo convida-nos a aquietarmo-nos e concentrarmo-nos para aprendermos com a Bíblia. Enquanto a estudo, tomo notas do que aprendo e de como aplicar as suas verdades em minha vida. Também gosto de anotar perguntas que exigem novas pesquisas. Descubro passagens bíblicas que têm uma aplicação imediata e pessoal em minha vida. Encontro palavras que esclarecem minhas dúvidas sobre um determinado assunto. A palavra de Deus alenta-me e renova-me de todas as maneiras. Quanto mais aprendo, mais quero aprender. Jesus disse: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14.6). Encontramos vida na palavra de Deus, que se torna vida em nós.

Quando estudamos e meditamos sobre a Bíblia, abrimos portas à vida.

Oremos pelas pessoas que querem aprender mais sobre a Bíblia.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Nosso Deus vive!

Vive o Senhor! 2 Samuel 22.47

Meu antigo patrão foi hospitalizado. Achei que deveria ir visitá-lo porque ele havia me amado como a um filho. No entanto, antes de saber de sua doença, eu havia feito planos para minha tão aguardada folga. Mesmo sabendo que prosseguir com eles seria egoísmo de minha parte, eu estava dividido quanto ao que fazer. Nesse dia, tivemos um estudo bíblico na igreja. Enquanto lia a Bíblia, meu olhar foi atraído para a seguinte passagem: "Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e me destes de comer; [...] estava [...] enfermo e me visitastes" (Mateus 25.34-36). Depois disso, eu soube que era a vontade de Deus que eu visitasse meu antigo patrão. Ele ficou alegre em ver-me. Senti que ele realmente precisava de minha visita e que Deus estava satisfeito por eu estar a seu lado. Nesse momento, o Senhor pareceu-me mais vivo que nunca. Percebi que Ele fala conosco por meio das palavras da Bíblia e opera, por nosso intermédio, nas circunstâncias da vida.

Se pedirmos a orientação de Deus e aguardarmos, Ele nos ajudará a ver o que fazer.

Oremos pelos/as antigos/as colegas de trabalho.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Ressentimento brando

Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará. Mateus 6.14

Uma injustiça em meu passado havia provocado um amargo ressentimento que se assentara como gelo em minha alma. Não conseguia esquecer nem perdoar. Apesar de o Pai-Nosso lembrar-me diariamente de que precisamos perdoar, para sermos perdoados, não conseguia esquecer a dor. Contudo, sabia que os ressentimentos guardados por muito tempo podem desencadear doenças tanto psíquicas quanto físicas. Quando conversei sobre meus sentimentos com uma amiga que havia sofrido graves abusos na infância, ela deu-me um conselho que tinha funcionado em sua vida. "Na oração, visualize a pessoa ou as pessoas na presença de Deus todos os dias. Não peça nada de bom para ela. Também não peça nada de mau. Apenas a coloque na presença do Senhor, todos os dias." Ela advertiu-me de que a solução não era instantânea, e descobri que, depois de muitos, muitos meses, o gelo dentro de mim começou a derreter e, aos poucos, bem aos poucos, foi desaparecendo. Estava livre e assim tenho estado desde então.

A estrada para a cura às vezes é longa, mas Deus segue conosco a cada passo do caminho.

Oremos pelas pessoas que se sentem aprisionadas por más recordações.

terça-feira, 3 de março de 2009

O dom da graça

Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados. 1 João 2.1-2

Luzes vermelhas e azuis piscando em meu espelho retrovisor mostraram que o policial tinha me pegado em excesso de velocidade. "Ó, não!", disse eu em voz alta dentro do carro. "Ele pegou-me a 80 km/h num local onde a velocidade máxima é 65 km/h!" Era culpado e sabia disso. Desviei para o acostamento, parei e baixei o vidro. "Posso ver seus documentos, por favor", perguntou o policial. Entreguei-os a ele. "Desta vez não vou lhe dar uma multa", disse o policial, "apesar de você estar em velocidade acima da permitida." Surpreso, agradeci-lhe repetidamente. Sabia que sua misericórdia me havia salvado de uma punição que eu certamente merecia. Esse incidente fez-me lembrar da graça de Deus. Como resultado de meus pecados, eu mereço a punição de um Deus santo. Mas o sacrifício expiatório de Cristo me resgata desse castigo e me dá vida eterna.

Por causa de Jesus Cristo, recebemos a graça, não a condenação.

Oremos pelos/as policiais.

segunda-feira, 2 de março de 2009

O poder do testemunho

[Jesus disse:] "Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então haverá um rebanho e um pastor. João 10.16

Estava sentada diante do computador, em meu escritório, quando minha colega chegou. Sentou-se, como de hábito, ao meu lado e começou a trabalhar, mas mal falou durante as horas seguintes. Fiquei me perguntando o que estaria causando aquele silêncio incomum. Quando lhe perguntei como se sentia, ela despejou tudo o que vinha guardando. Contou-me sobre a maneira como alguém a havia magoado e como se sentia deprimida. Pela expressão de seu rosto percebi que estava profundamente perturbada. A vida de minha colega parecia vazia e, dia após dia, ela vinha tentando preencher esse vazio com diversos prazeres. Nosso ambiente e as circunstâncias impediam-me de aproximar-me e dar-lhe um abraço. Tudo o que eu podia fazer naquela circunstância era escutar; contudo, pensei: Se ela tivesse Jesus em sua vida, as coisas seriam diferentes. Naquele momento, no escritório, senti-me impotente, mas quando voltei para casa naquela noite sabia o que Deus esperava de mim. Ele queria que eu orasse por minha colega e que fosse sua amiga quando ela precisasse, para mostrar-lhe o amor de Cristo, algo que muitos de nós, acham difícil de fazer. Quero que minha vida reflita a presença de Deus em todas as áreas e para todos ao meu redor, e levar os angustiados até Cristo, que veio para salvar libertando cada um de nós de tudo o que nos oprime.

Somos chamados a viver uma vida que reflita o amor de Deus.

Oremos pelos amigos e amigas que não acolheram a Cristo em suas vidas.