sexta-feira, 16 de abril de 2010

Busque abrigo



Confiai nele, ó povo, em todo tempo; derramai perante ele o vosso coração: Deus é o nosso refúgio. Salmo 62.8
Eu cresci numa região atingida frequentemente por fortes tornados. Lembro-me de meus pais me acordarem no meio da noite e me levarem para o porão de casa, onde esperávamos que a tempestade passasse. Minha família se aglomerava enquanto ouvíamos a sirene de tornados tocar, o vento assobiar ao redor da casa e o granizo bater contra nossas paredes. Eu ficava assustada ao ouvir o poder da tempestade que martelava sobre nossas cabeças. O porão era um local relativamente seguro, mas eu sabia que os tornados podiam derrubar casas em questão de minutos. Nosso porão nos abrigava deles e nos dava alguma sensação de proteção. Mas, como o salmista ensina, meu verdadeiro refúgio é o Senhor. A segurança de Deus é superior à de qualquer abrigo terreno. Não importa o problema que enfrentamos, podemos buscar refúgio em Deus orando honestamente sobre nossos temores. Assim como ouviu o pedido de ajuda do salmista, Ele ouve os nossos. Podemos ter a certeza de que nosso Criador é confiável. Assim como minha família corria para nosso porão quando um tornado nos ameaçava, podemos correr para Deus nos momentos de dificuldade.
O poder de Deus é maior que qualquer tempestade que possamos enfrentar.
Oremos pelas pessoas que estão reconstruindo após uma perda.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Isto não é seu!


"Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta o rebanho entre os lírios" (Cantares 6:3).

Um ministro perguntou a um pequeno menino, que havia aberto o coração para o Senhor e freqüentava assiduamente à igreja: "O diabo não tenta convencê-lo de que não é um cristão?"
"Sim, às vezes". "E o que você diz quando isso acontece?" "Eu lhe digo", respondeu o menino, "se eu sou um cristão ou não, isso não é problema seu."

O menino de nossa ilustração, apesar de ainda muito jovem, compreendia perfeitamente o que era ser um filho de Deus. As coisas velhas já haviam passado e, agora, sua vida estava nas mãos de Deus e só isso importava para ele. O diabo é mentiroso e enganador e gosta de fazer acusações. Seu propósito é tirar a paz do filho de Deus e levá-lo a abandonar o Caminho. Aqueles que lhe dão ouvidos, desanimam, perdem a motivação e, muitas vezes, entram em depressão.

O que devemos fazer em tais situações? O mesmo que o menino – minha vida agora pertence a Jesus e o resto não tem mais nada a ver comigo. Se o diabo tem alguma coisa a nos acusar, de nossa vida passada, deve procurar a Cristo que "levou sobre Si" todos os nossos erros e pecados. Fomos libertos e agora pertencemos a outro reino. Deixamos o reino das trevas
e passamos a viver no reino da luz. O nosso Salvador iluminou as nossas vidas e agora iluminamos o caminho por onde passamos.

Quantas vezes já fomos dormir com o coração triste e abatido? Às vezes por uma palavra dura de um parente, ferindo nossas esperanças e tentando minar nossa motivação;
outras vezes por uma crítica injusta de um amigo insatisfeito com a nossa alegria. Na verdade, por trás de tudo isso está o dedo do diabo, que a todo custo deseja nos afastar de Deus e de toda a nossa felicidade.

Se você está experimentando uma situação de desânimo, seja por que causa for, vire as costas para o diabo. Assuma a sua posição de cristão, filho do Deus de amor, e siga em busca
de suas maravilhosas bênçãos. Deus só tem alegrias para lhe dar. Olhe apenas para Ele e ouça apenas a Sua voz.

terça-feira, 13 de abril de 2010

A proteção

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos. Salmo 119.105
Estávamos descendo a montanha no período das monções. O sol tinha se posto e a escuridão e a espessa neblina bloqueavam nossa visão da estrada sinuosa. A forte chuva dificultava ainda mais enxergar a estrada à frente. A única orientação do motorista eram os marcadores dos dois lados da estrada, que o mantinham na trilha - desde que os visse. Aquela experiência fez-me lembrar o papel da palavra de Deus em nossas vidas. Em um mundo sombrio, é difícil seguir pelo caminho certo sem ajuda. Os ensinamentos bíblicos nos guiam para trilharmos em segurança o caminho da vida. Quando ignoramos esses ensinamentos, corremos um risco que pode ter um alto custo para nós. Gênesis 39 nos mostra que José conhecia seus limites. Ele também sabia que ultrapassá-los equivalia a pecar. Ele escolheu caminhar na luz da palavra de Deus.
Estarei caminhando na luz da palavra de Deus em minha jornada diária?
Oremos pelas pessoas que não possuem Bíblias.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ocupante perpétuo


E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade. João 14.16-17
Detesto ter de admitir que, em alguns dias, meus pensamentos e ações são tão anticristãos que eu gostaria de poder, de algum modo, afastar-me de mim mesma. Sou impaciente com as pessoas, descontente com minha sorte, "reclamona"; em resumo, não é muito agradável conviver comigo. Recentemente, vivi um daqueles dias em que penso: Como o Espírito Santo consegue me suportar? Deus conhece-me à perfeição: cada falha, cada pecado, cada pensamento e, pior que tudo, cada motivação. Ninguém mais me conhece tão inteiramente. O salmista reconheceu nossa natureza defeituosa e a resposta de Deus no Salmo 103.13-14, que diz: "Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó". Sou grata porque dentro de mim mora Aquele que conhece a profundidade da minha rebeldia e ainda assim, nunca me abandona. Posso estar certa disso porque Jesus pediu ao Pai que desse a mim - e a você - o Espírito Santo para sempre. E o que quer que o Senhor peça, Deus certamente concede.
Quando queremos desistir de nós mesmos, o Auxiliador está lá para nos lembrar de que Deus nos ama e nos aceita. Oremos para que nos assemelhemos mais a Cristo em nossas ações.