segunda-feira, 2 de junho de 2008

Boletim 71 - 01 de junho de 2008

Um Lugar Perfeito Para Pessoas Especiais

"Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, crede também em mim". Jô 14: 1-2.


Antes de ser crucificado, Jesus disse a Pedro: "Para onde vou não podes me seguir agora, mais tarde, porém, me seguirás". (Jô 13.36). Pedro inconformado inquire dizendo: "Porque não posso seguir-te agora?" (Vs.37).




O que Pedro ainda não entendia, era que Jesus iria para um lugar espiritual chamado céu. O qual o próprio mestre denomina de: "A casa de meu Pai", este lugar seria posteriormente também o destino de toda a sua santa Igreja. Jesus então tranqüiliza o coração dos discípulos dizendo: "Não se turbe o vosso coração; crede em Deus, crede também em mim. Na casa de meu pai há muitas moradas... Pois vou preparar-vos lugar...". Em outras palavras Jesus dizia aos seus servos: "Fiquem tranqüilos, não se atemorizem com esse mundo, ainda que vocês tenham de passar pro aflições aqui, tenham de sofrer perseguições, tenham de pagar um preço por me servir, eu estarei no céu preparando para vocês uma morada eterna, repleta de felicidade" .


Jesus sabia como o mundo é cruel e maligno, ele sofreu na pele a maldade dos homens. Sua mãe Maria, quando estava prestes a dar a luz, não encontrou lugar para repousar, não encontrou uma alma caridosa que lhe abrisse a porta de casa para que a gestante dessa luz ao seu filho com um mínimo de conforto e segurança. Ele teve de nascer numa manjedoura, em meio a animais. E Jesus nos acalma hoje dizendo: não turbe o seu coração, na casa de meu Pai há uma morada para você. Lá você será realmente importante, lá você será honrado.


Então podemos descansar e confiar em Deus, pois a promessa que nos temos é esta: "E quando eu for vos prepara lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também". (Jô 14.3) Se prepara servo de Deus, o Rei vem te buscar para reinar com Ele!

SABOR CHOCOLATE

Certo rapazinho de 14 anos conversava com sua mãe e lhe dizia:

- Sabe mãe! Você é a única mãe que não leva pra mim chocolate quente na cama quando vou dormir! As mães de todos os meus amigos fazem isso para eles...

- Mas eu faço outras coisas por você e para você! Talvez eu faça coisas que as outras mães não fazem!

Esse comentário eu ouvi da boca da própria protagonista dessa história. Realmente as mães fazem muitas coisas para seus filhos e estes, às vezes, nem se apercebem disso e outros cobram coisas simples como o leite quente com chocolate.

Na verdade, o que vamos considerar aqui, apenas para reflexões, é: se pudéssemos fazer "grandes coisas" para os filhos, tudo bem. Não devemos, entretanto, considerar como menos importante as "coisas pequenas", "cotidianas" e "corriqueiras" do dia a dia porque tudo que se faz com amor vale a pena.

É bom e também mais fácil criar vínculos em pequenos atos; estes pequenos atos para os filhos e também para o cônjuge e outros, devem ter "significado" e trazer no bojo a intenção de agradar, ensinar e fazer crescer.

A arte de fazer criar tradições familiares vem exatamente da repetição de pequenas coisas ou atividades que marcam momentos... tudo isso requer atenção, criatividade, bom senso e principalmente e em primeiro lugar uma forte ligação com o Eterno pois os relacionamentos entre cônjuges e entre pais e filhos devem ter o objetivo de glorificar ao Senhor e esta prática é prova de sabedoria.

O amor é que dá matizes as coisas, que dá cheiro, som e sabor. Podemos tem uma casa linda com todos os recursos que facilitam o bem estar, mas, o que "enche a casa" e "faz sentido" são os relacionamentos familiares de qualidade e os momentos de paz e alegria.

O amor é o grande construtor de pessoas... e o coração de um filho é construído com gestos de carinho bem dosados, é claro! Talvez o rapazinho com alma de menino interpretasse o leite quente e doce descendo pela garganta como resposta certa que sua mãe estava ao seu lado só para ele; e para ele nesse momento, com certeza, o amor tinha gosto de leite quente com chocolate!...

A história não termina aqui. Não pensem mal dessa mãe como a proteger o "pobre" garoto de 14 anos; não retirem, entretanto, dele o tom de súplica de sua voz.... é certo, e eu pude ver muitas vezes, a mãe chegar a casa, por último, em dias penosos de trabalho diurno, fazer o jantar e logo mais ir deitar-se ao lado do menino, desde bem mais novo, para abraçá-lo e dar-lhe mimos e carinhos e só saia para o seu quarto quando este dormia tranquilamente.

Esta história tem alguma moral? O que temos que aprender com ela? Existe algo para mudar? Sim.

1º - Não faça comparações; toda comparação é odiosa; aprendi isso no colégio de freiras onde estudei; quando você faz comparação, você valoriza um e desvaloriza o outro, diminui um e levanta o outro.

2º - Nesta terra somos imperfeitos e isso significa que temos limitações.

3º - Há uma forte tendência em nós de ver o que falta e não o que temos e que sobeja.

4º - Temos o anseio que nossas expectativas sejam realizadas por outras pessoas e estas muitas vezes não se apercebem disso; isso acontece em todos os relacionamentos.

5º - Somos insaciáveis no amor; queremos sempre mais e mais.

Vocês acham que esse garoto, provavelmente hoje com 15 anos, será um jovem daqui a pouco tempo com 19 anos ou mais, vai pensar diferente? Sim, ele vai fazer o exército (serviço militar), vai aprender muitas coisas no mundo mau e adverso e difícil em que vai viver; vai enfrentar batalhas e dificuldades.

Uma coisa, porém carregará consigo - a "alma de menino"...ele não terá mais nos bolsos de sua calça, barbante, bolinha de gude, papel de bala, botões, tampinhas de refrigerante ou pião; com certeza carregará consigo um celular, um cartão de crédito universitário e até quem sabe a chave de um carro... e quando, sempre que voltar para casa ansiará pela presença de sua mãe a cobri-lo de ternura, de cobertas e de abraços e abraços... e quem sabe, um copo de leite quente com chocolate!....

Estudo Bíblico - Evangelho de João

Enquanto era bem provável que João conhecesse as narrativas dos outros três Evangelhos, ele escolheu não seguir a seqüência cronológica de eventos dos mesmos como uma ordem tópica. Nesse caso, eles podem ter usado as tradições literárias comuns e/ou orais.


O esquema amplo é o mesmo, e alguns acontecimentos em particular do ministério de Jesus são comuns a todos os quatro livros. Algumas das diferenças distintas são: 1) Ao invés das parábolas familiares, João tem discursos extensos; 2) Em lugar dos muitos milagres e cura dos sinóticos, João usa sete milagres cuidadosamente escolhidos a dedo que servem como “sinais”; 3) O ministério de Jesus gira em torno das três festas da Páscoa, ao invés de uma, conforme citado nos Sinóticos; 4) Os ditos “Eu sou” são unicamente joaninos.


João divide o ministério de Jesus em duas partes distintas: os caps 2-12 dão uma visão de seu ministério público, enquanto os caps 13-21 relatam seu ministério privado aos seus discípulos. Em 1.1-18, denominado “prólogo”, João lida com as implicações teológicas da primeira vinda de Jesus. Ele mostra o estado preexistente de Jesus com Deus, sua divindade e essência, bem como sua encarnação.


O livro apresenta Jesus como ó único Filho gerado por Deus que se tornou carne. Para João, a humanidade de Jesus significava essencialmente uma missão dupla: 1) como o”Cordeiro de Deus” (1.29), ele procurou a redenção da humanidade; 2) Através de sua vida e ministério, ele revelou o Pai. Cristo colocou-se coerentemente além de si mesmo perante o Pai que o havia enviado e a quem ele buscava glorificar. Na verdade, os próprios milagres que Jesus realizou como “sinais”, testemunham a missão divina do Filho de Deus.

ANIVERSARIANTES

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração em seu cadastro, informe a secretaria. Pedimos desculpas aos irmãos que ainda não foram anunciadas suas datas comemorativas, estamos em processo de recadastramento.

02 de Junho – Segunda-feira

Maria Luciana Alves Almeida

Olga Oliveira de Andrade

Dia 06 de Junho – Sexta-feira

Aldemir da Silva Santos

Ivan Rodrigo Sauss

Dia 07 de Junho – Sábado

Gabriela Cruz da Silva

Dia 08 de Junho – Domingo

Amanda Jéssica Molina

Rosalina Fialho Sinigalia da Silva

MOTIVOS DE ORAÇÃO DA SEMANA

1- Para que todos inscritos para o Seminário de Namoro tenham uma manifestação do Senhor.

2- Pelo Jantar do dia dos namorados, para que seja um verdadeiro manifestar de Deus com nossos casais.

3- Para os enfermos sejam curados pelo poder do Senhor.

4- Pelos profissionais da saúde e do Corpo de Bombeiros que tanto nos socorrem nas horas de nossas necessidades.

5- Pelos irmãos que passam dificuldades em sua caminhada e encontrem o ampara da igreja.

6- Pela Irmã Márcia (Intercessora) que esta enfrentando uma batalha na área de Saúde.

7- Pela liderança de cada ministério, para que sejam sustentados por Deus e usados como elementos de união e comunhão.

Ação Social

Cooperativa do Pão

Oferece Pães Doces e Salgados todas as terças e sextas-feiras.

Venha saborear nossos produtos, feito com muito amor e carinho para vocês.

Valor de R$-3,00 a R$-5,00 a unidade.

Aceitamos encomendas.

SEMINÁRIO SOBRE NAMORADOS

Convidamos a vocês casais, namorados ou solteiros para participarem do Seminário sobre Namoro em que o Pr. Julio Lara estará ministrando neste Sábado dia 07 de Junho com inicio às 14 horas e termino às 19 horas. Um Seminário com muita dinâmica, extrovertido. Não perca.

Inscrição GRATUITA.