sábado, 7 de julho de 2012

Que caminhno você esta?

No livro do Profeta Jeremias no capítulo 7 o SENHOR fala ao povo de Israel dizendo: Chega de ofertas queimadas e sacrifícios! Elas não valem nada para mim; aproveitem toda essa carne como alimento.” Jr. 7-21.  
A ordem do Senhor era que o povo lhes obedecesse: “Obedeçam a mim, e eu serei o seu Deus e vocês serão o meu povo. Vocês andarão em todo caminho que eu lhes mostrar, para que tudo corra bem!”.  Jr.7-23. 
            Desde sempre o Senhor pedia, exortava e exigia de seu povo a obediência. Com a obediência vinha à promessa: “andem pelo caminho que eu lhes mostrar para que tudo corra bem”.  

Nos dias de hoje não é muito diferente. O mesmo Deus continua a nos oferecer as mesmas coisas e a nos pedir obediência, tenta nos mostrar o caminho que devemos seguir, e nós continuamos a desobedecer, seguindo por caminhos obscuros e muitas vezes sem saída, e a fazer barganhas com Deus. 
O Senhor quer apenas que sejamos obedientes à Sua vontade que é soberana. É muito simples.
Entender que a vontade de Deus é soberana é um tanto quanto complicado aos que se dizem salvos, quanto mais àqueles que vivem carnalmente. O Senhor só quer que passemos a dar ouvidos à Sua voz, para que “tudo vos vá bem”, para que tudo corra bem.
E como poderemos alcançar a estatura de pessoas obedientes? Só através da ajuda do Espírito Santo de Deus e da fé, aquela que remove montanhas, e nos leva à salvação em Cristo Jesus.
A fé não é um evento que ocorre uma vez na vida e, não é só possível aos super crentes, ela deve ser galgada durante toda nossa vida terrena e todos nós a  experimentamos em certos momentos da vida.
Isso nos aproxima de Deus. Cada vez que temos uma crise de fé, isso com certeza nos afasta um pouco do Senhor. É como se nos assemelhássemos ao caranguejo que anda para trás. Em vez de nos aproximarmos mais de Deus para um relacionamento mais íntimo, nos afastamos d’Ele e nos aprofundamos mais em nosso apetite carnal desordenado.
Afundamo-nos como o caranguejo, nos lamaçais profundos em que eles são encontrados.  

Tudo isso pode ser modificado, basta que nos aprofundemos mais e mais no manancial de água pura que é o Senhor, através da obediência e da fé, e da fé e da obediência, pois uma coisa está diretamente ligada à outra.
“Para o SENHOR é mais importante obedecer às suas leis e viver honestamente do que oferecer sacrifícios a ele.” Pv 21-3.
Em que direção você está seguindo? Você está andando para frente, sem desvios à direita ou à esquerda, cheio de fé e obedecendo as ordens do Senhor, ou andando para trás como um caranguejo? Sem fé é impossível agradar a Deus e sem obediência não poderemos gozar plenamente dessa água purificadora e consequentemente, salvadora que é Jesus. 

O caminho e a direção certa é Jesus. Para isso precisamos obedecer e não sacrificar.
“O que o Senhor deseja do seu povo não são sacrifícios e ofertas; o Senhor não deseja sacrifícios e ofertas, mas ouvidos prontos a obedecer à sua voz.” Salmo de Davi 40-6.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Cristão e a resiliência

  O termo resiliência se originou da física e significa a capacidade de que são dotados alguns materiais de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Quando a tensão cessa, não haverá nenhuma deformação.
            A psicologia tem usado esse mesmo termo e o definiu como a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas, choque, estresse, etc., sem entrar em colapso. Também pode ser descrita como a capacidade que o indivíduo tem de entrar em situações difíceis e angustiantes, sair dela, não ileso, mas sem sequelas.
            Todo ser humano que crê em Deus, o Pai, e em Jesus Cristo, o Filho, com toda certeza é um ser resiliente. 

O verdadeiro cristão está habituado a passar por algumas dificuldades, sem perder a fé que deposita em seu Salvador. Se, ao passar por algum deserto, nós não sairmos dele com nossa fé fortalecida e com a certeza que o SENHOR esteve conosco, não somos verdadeiros cristãos e também não temos nenhum pingo dessa capacidade de resistir às dificuldades e muito menos sair delas sem sequelas. 
Os que possuem a fé em Cristo, quando sai de situações desse tipo saem mais fortalecidos e usam a experiência como aprendizado. Assim, é a vida do cristão. Esse termo “ter resiliência” se aplica perfeitamente a nós cristãos, pois Jesus disse: “ no mundo tereis aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” Jo 16-33.
            Quando Jesus nos exorta a termos bom ânimo, é como se Ele estivesse nos dizendo: “Tenham resiliência”. Vocês conseguirão sair dessa situação melhores do que antes. Basta que tenham fé em mim, pois eu venci o mundo.
 É preciso crer no Senhor e na Sua Palavra. Temos que crer verdadeiramente, que as coisas podem mudar para melhor. Existe esperança no Senhor.
O Senhor nos concede a capacidade de retornarmos ao nosso equilíbrio emocional, mesmo após sofrermos grandes pressões ou estresse. Conseguiremos lidar com todas as situações estressantes sem perder o equilíbrio, e se por acaso o perdermos em algum momento, logo o teremos de volta.

O Apóstolo Paulo é um exemplo de resiliência. Ele foi capaz de passar por muitas adversidades, mas retornava vitorioso, e mais forte, era como se ele fosse um vaso de Deus amassado, rachado, porém um vaso confeccionado com um material argiloso ou de barro maleável, e moldável nas mãos de Deus, com a capacidade de logo voltar à forma original e ainda melhor, com mais fé em seu Criador.
Que possamos ser como Paulo, que o SENHOR nos conceda a mesma fé que ele teve que mesmo nas lutas e nos sofrimentos nunca perdeu a confiança em Deus. “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.” 2 Tm 4-7.
Você gostaria de ser resiliente?  O segredo é ter fé, “e nos deixarmos moldar pelo Espírito Santo, para que nos tornemos mais e mais semelhantes ao Senhor”. II Co 3-18.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

A serenidade de Deus em nosso coração

  
 E foi também Saul para sua casa, a Gibeá; e foram com ele, do exército, aqueles cujo coração Deus tocara.” I Sm 10-26.
Saul enquanto reinou em Israel viveu cercado de homens que o respeitavam e de outros que o desprezavam e o invejavam. Os que o invejavam não acreditavam que Saul os pudesse livrar de nada. Mas os filhos de Belial disseram: É este o que nos há de livrar?” I Sm 10-27.
            Eles o invejavam porque imaginavam que poderiam ter sido escolhidos no lugar de Saul para reinar em Israel. Quanto mais Saul ficava em evidência, mais eles o invejavam. 

Nos dias de hoje também vivemos cenas desse mesmo tipo. Convivemos com pessoas que nos admiram e também com outras que nos invejam e desprezam porque acham que são, ou que poderiam ser melhores do que nós.
Devemos pedir todos os dias ao SENHOR, que nos ajude a discernir quem são os lobos em pele de cordeiros. Quando Saul retornou a sua casa, com ele foram os homens cujo coração Deus tocara. Perceba o termo, Deus tocou o coração de alguns homens desse exército. 

Saul só poderia contar com a honestidade dessas pessoas, os que foram tocados pelo Senhor. Apesar de Saul não ter sido o rei escolhido segundo o coração de Deus, o Senhor o protegia. Conosco também acontecem essas coisas. Podemos citar situações parecidas que vivemos em nosso país. 

Quando estamos no período das eleições, principalmente para Prefeito de nosso município, cada um de nós, torce por algum candidato de algum partido. Quando nosso candidato perde, ficamos frustrados e com raiva do que ganhou. Isso não deveria acontecer, pois apesar de termos nossas preferências, devemos torcer e principalmente orar por aquele candidato que ganhou as eleições, pois este será o dirigente de nosso país por quatro anos. Temos que pedir ao SENHOR que ajude, ilumine, e unja essa pessoa para que ela possa dar o seu melhor em prol de nossa cidade. É nossa obrigação orar por nossos dirigentes, e, isso independe se quem ganhou é o candidato que nós votamos, ou não. 
Lendo essa passagem da Bíblia, sinto como que se eu mesma fosse tocada diretamente em meu coração por Deus. Esses homens não foram tocados por qualquer um, foi o toque do próprio Deus, e que graça eles receberam! 

Que possamos pedir todos os dias sem cessar, que o Senhor nos toque em nossos corações para que possamos cada vez mais ser fiéis a Ele e a sua Palavra, e que possamos orar até mesmo por àqueles que não simpatizamos tanto.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Adorar ao Senhor, o tempo é todo Dele...

 
Devemos adorar e engrandecer ao Senhor, o Deus de Isaque, Jacó, Abraão, o nosso Deus.

Ele é o mesmo Deus que na plenitude dos tempos, enviou seu único Filho para nos resgatar das trevas do pecado. Nascemos para isso, para adorá-lo, e sabemos que o Senhor Deus não divide a sua glória com ninguém.  Porém, leva algum tempo para que tornemos isso algo claro e objetivo em nossas vidas.  E comigo não foi diferente.

O Senhor é indescritivelmente e infinitamente maravilhoso e grandioso, para sempre! Desde o momento em que nos levantamos até a hora de dormirmos, temos todos os motivos para adorá-lo. “Louvem o Senhor, seres celestiais. Louvem o Senhor com glória e força. Louvem o Senhor pela grande glória que ele merece. Adorem o Senhor na sua perfeita santidade”. Sl.29.1-2.

Outra descoberta importante que fiz foi com relação ao tempo de Deus, (kairós). Nada acontece de acordo com o nosso tempo (chronos). Queremos tudo para ontem, para nós as coisas deveriam acontecer muito rápido. Para Deus não é assim. Só Ele sabe a hora certa de tudo, por isso Ele é Deus e nós, suas criaturas.  Jesus só veio quando era a hora exata prevista pelo Pai.

Em uma fase de minha vida, eu observava as pessoas em suas casas tomando café, confraternizando com os seus, e me sentia inferiorizada por não ter as mesmas coisas. Pedia perdão a Deus por ter esses sentimentos, e orava para que Ele nos ajudasse a possuir também uma casa aconchegante para vivermos.

O tempo passou, pareceu um tempo enorme, mas para Deus não. No tempo certo, o Senhor nos presenteou com uma casa, aconchegante, quentinha, com bastante espaço, onde de minha janela podia observar às flores, pássaros, às árvores, os dias ensolarados e chuvosos que Ele nos presenteava.

Cada vez mais me conscientizo que quando nos levantamos da cama, durante o dia, na hora do almoço, à noite quando nos recolhemos a nosso quarto e nos encolhemos em nossa cama quentinha, principalmente em dias frios, devemos dar graças, glória e engrandecer ao Senhor, pois sem Ele nada podemos e nada somos. “Eu sou a videira, e vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Jo 15-5.

Devemos respeitar o tempo de Deus, não tentemos fazer como Sara e Abraão, que quiseram dar um empurrãozinho para que os propósitos de Deus se realizassem em suas vidas. Mesmo que para nós pareça longo demais, para o Senhor é o tempo certo e Ele só as realizará na plenitude desse tempo.

Adoremos ao Senhor! Façamos isso a toda hora, o Senhor está agindo, mesmo que não pareça. “Há um tempo certo pra cada coisa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” Ec 3- “Ainda antes que houvesse dia, Eu era; e nenhum há que possa livrar alguém das minhas mãos; agindo Eu, quem o impedirá?” Is 43-13.

terça-feira, 3 de julho de 2012

A outra face II

 
Continuando o nosso post vamos falar agora sobre o princípio da não violência, ou da não agressão, e a relação que existe com o dar a outra face.

Existe uma pessoa muito especial que primou por esses princípios, apesar de não ser cristão. Mahatma Gandhi era adepto da não violência e dessa forma conseguiu a independência da Índia. Usando somente as palavras, sem nunca revidar, foi agredido, e maltratado. Gandhi nunca partiu para a violência em todo o processo de negociações. Esse é um bom exemplo de quem deu a outra face.

Jesus também nunca usou de violência com ninguém. Todo o tempo Ele usava de histórias para conversar com todos até mesmo os que o agrediam.

Paulo em suas cartas também exortava a todos, principalmente seus discípulos a não usarem de violência com ninguém. Em sua carta a Timóteo ele diz: “Eu digo novamente: Não se deixe envolver em discussões tolas que só perturbam as pessoas e acabam em brigas.” “O servo do Senhor não deve ser dado a discussões e brigas; deve ser amável para com todos e um mestre paciente. Seja humilde quando estiver procurando corrigir aqueles que se opõem à verdade. Porque se você lhes falar com brandura e mansidão; é mais provável que eles, com a ajuda de Deus, abandonem suas idéias e creiam na verdade.” II Tm 2.23-25.

Eis as palavras mágicas: humildade, mansidão e brandura. É dessa forma que os filhos de Deus devem agir com o semelhante. Não é gritando mais alto que vamos ganhar discussões. Agir dessa forma só nos leva a mais brigas o que pode culminar até em morte.

Quando usamos o princípio da não violência, estamos desarmando o outro que está contra nós. Sempre que damos a outra face, mostramos ao outro o que somos e a que viemos. Não é agindo da mesma forma que o violento, que mostraremos superioridade, ao contrário, só demonstraremos insegurança.

Quando alguém tenta nos agredir, seja física ou verbalmente, devemos demonstrar brandura, mansidão, paciência e entendimento. Devemos acolher o outro, que em sua insanidade, deseja a vingança através da violência. Demonstrando amor, teremos amor, demonstrando vingança e ira só obteremos ódio do outro. Não há dúvida de que isso é extremamente difícil, principalmente por todos os sentimentos que nós carregamos dentro de nós tais como: orgulho, soberba, excesso de superioridade, enfim, existem muitos sentimentos que carregamos que são opostos ao princípio da não violência. Como poderemos resolver essa questão?

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Oferecer a outra face

 
A receita para isso, e surpreendermos a nós mesmos é estarmos sempre cheios de Deus e de seu Santo Espírito. Devemos confessar a nossa incapacidade a Deus e pedirmos a ajuda ao Espírito Santo para que sejamos livres de tudo o que nos tem impedido de sermos perdoadores.
 
Peçamos a graça e o favor do Senhor, leiamos mais a Sua Palavra, e estejamos constantemente em Sua presença. Enchendo-nos d’Ele que morreu por nossos pecados e, é puro amor, é que conseguiremos o nosso intento. Temos que nos revestir do amor incondicional de Jesus. 
 
        Peçamos ao Pai que Ele nos dê a vocação para o amor, pois só o amor ao próximo nos fará dar a outra face. Devemos nos lembrar também em nossas orações, das pessoas que querem nos prejudicar, ou que já nos prejudicaram, como nos ordena o Senhor Jesus. 
 
        É difícil, mas não é impossível, basta que mostremos disposição e boa vontade para que Deus nos vocacione para o amor, assim como foi Cristo o nosso Salvador. Jesus nos diz também: “Amem os seus inimigos. Façam o bem àqueles que os odeiam. Abençoem aqueles que amaldiçoam vocês; orem por aqueles que prejudicam vocês.” Lc. 6.27-28.


Dar a outra face é totalmente aplicável nos dias de hoje, basta nos despirmos de todo egoísmo, vaidades, e egocentrismos, pois, O Jesus que nos deixou esse ensinamento é o mesmo ontem, hoje e será para todo sempre. Hb 13-8. Assim como Ele, seus ensinamentos não caducaram. “Bem aventurados os mansos porque eles herdarão a terra.” “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus.” Mt. 5.5-8.  
“Bem aventurados os vocacionados para o amor, porque serão capazes de dar a outra face.”