sexta-feira, 14 de março de 2008

TRÊS CARACTERÍSTICAS

“Porque o reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”. Romanos 14.17

Em sua carta aos Romanos, Paulo falou enfaticamente de três características do reino de Deus; a primeira é a retidão. Para Paulo, a justiça não vem da correta observância de rituais religiosos ou pelo que comemos ou deixamos de comer, mas pela fé em Jesus Cristo, que Se tornou nossa justiça por assumir nosso lugar na cruz. É Cristo quem nos torna justo. Nossa justiça, então, nos leva a detestar o que está errado, a ater-nos firmemente ao que é bom e a nos deliciarmos em honrar-nos mutuamente e a Deus.

Nosso correto pensar e falar produzirá em nós um correto caminhar diante de Deus e de nossas irmãs e irmãos. Nossa justiça nos levará a conhecer a segunda característica do rei8no de Deus, de acordo com Paulo; a paz. A paz é ter sossego e tranqüilidade em meio a turbulência da vida, quando tudo o mais parece ruir.

Ter a paz de Deus produzira em nós uma fonte de alegria; a terceira característica do reino de Deus, segundo Paulo. A alegria vem de dentro, não depende de nenhuma circunstância da vida. Esta alegria do Espírito Santo brota da paz que encontramos quando vivemos pela justiça de Cristo, no próprio reino de Deus!

A verdadeira alegria é caminhar retamente com Deus.

Vamos orar pela igreja de Cristo em todo o mundo.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Seja feita a vontade do Pai


E tenho certeza absoluta de que Deus está bordando a nossa vida!

Mesmo quando nossa vida não está boa, Deus está operando por nós.
Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, brincando perto dela, e sempre lhe perguntava o que ela estava fazendo.


Ela respondia que estava bordando.

Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta. Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada, e repetia:

- Mãe, o que a senhora está fazendo?

Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, compridos, curtos, uns grossos e outros finos. Eu não entendia nada.

Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava:

- Filho, saia um pouco para brincar e, quando terminar meu trabalho, eu chamo você, coloco-o sentado em meu colo e deixarei que veja o trabalho da minha posição, está bem?

Mas, com toda aquela curiosidade infantil, eu continuava a me perguntar lá de baixo: "Por que ela usa alguns fios de cores escuras e outros claros? Por que eles me parecem tão desordenados e embaraçados? Por que estavam cheios de pontas e nós? Por que não tinham ainda uma forma definida? Por que demorava tanto para fazer aquilo?"

Bem mais tarde, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou:


- Filho, venha aqui e sente-se em meu colo; quero lhe mostrar uma coisa.


É claro que fui correndo, louco pra ver a sua "obra" acabada. Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia acreditar! Lá de baixo parecia tão confuso e, agora, vendo de cima, vi uma paisagem maravilhosa! Como podia ser?


Então, minha mãe me disse:

- Filho, vendo de baixo, tudo parecia confuso e desordenado porque você não via que na parte de cima havia um belo desenho. Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo...

Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito:

- Pai, o que estás fazendo?

Ele parece responder:

- Estou bordando a sua vida, filho.

E eu continuo perguntando:

- Mas está tudo tão confuso, Pai, tudo em desordem... Há muitos nós, fatos ruins

que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros...

Por que não são mais brilhantes?

O Pai parece me dizer:

- Meu filho, ocupe-se com seu trabalho, descontraia-se, confie em Mim, e Eu farei bem o meu trabalho. Um dia, colocarei você em meu colo e, então, você vai ver o plano da sua vida da minha posição!

Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo. É que estamos vendo o avesso da vida. Do outro lado, Deus está bordando...

Reerguendo as Paredes

Tenho eu ouvido estas palavras, assentei-me, e chorei. Neemias 1.4

Neemias ficou arrasado ao descobrir que sua amada Jerusalém esta em ruínas. A cidade santa de Deus nada mais era senão muralhas arruinadas e portões queimados. Angustiado com a destruição, Neemias chorou.

Todos nós já experimentamos a dor. Ficamos perturbados pelas circunstancias de vida: um emprego perdido, um relacionamento desfeito, um diagnostico grave, momentos em que a esperança de renovação não parece mais que um conto de fadas.

Neemias, no entanto, não se rendeu as lagrimas: transformou sua dor em ação. Ele podia ter olhado para as pilhas de escombros que enchias sua terra e deixado sua aflição impedir qualquer esperança de restauração. Em vez disso, Neemias optou por reconstruir.

Quando enfrentamos tribulações, é fácil desistir e ceder sob o peso dos fardos opressores. No entanto, Deus nos chama a uma vida de esperança. O Senhor quer levar a restauração onde tem destruição.

Podemos seguir o exemplo de Neemias e começar a reconstruir.

Mesmo que nosso mais sóbrio desespero, Deus faz brilhar uma luz de esperança.

Vamos orar pelas pessoas em depressão?

quarta-feira, 12 de março de 2008

A Elegancia do Comportamento


Existe uma coisa difícil de ser ensinada, e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara: a elegância do comportamento.

É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres, e que abrange bem mais do que dizer um simples "obrigado" diante de uma gentileza.

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir, e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma, nem fotógrafos por perto.

É uma elegância desobrigada.

É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam.

Nas pessoas que escutam mais do que falam. E, quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no dia a dia.

É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas; nas pessoas que evitam assuntos constrangedores, porque não sentem prazer em humilhar os outros.

É possível detectá-la em pessoas pontuais.

Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece; é quem presenteia fora das datas festivas; é quem cumpre o que promete.

Oferecer flores é sempre elegante. É elegante não ficar espaçoso demais. É elegante não mudar seu estilo, apenas para se adaptar ao de outro. É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.

É elegante retribuir carinho e solidariedade.

Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.

A saída é desenvolver em si mesmo a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que "com amigo não tem que ter estas frescuras".

Se teus amigos não merecem uma certa cordialidade, teus inimigos é que não irão desfrutá-la.

Elegância é uma educação que não enferruja por falta de uso. É um detalhe: não é frescura.

Ser elegante é ser delicado; é ser seguro.

Ser elegante é ser cavalheiro, ou dama...

A elegância em um comportamento revela bem o quanto se quer crescer; mais ainda, quando este "crescer" não faz do teu próximo a tua escada...

O MAPA DEFINITIVO


"Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". 2 Timóteo 3.16-17.


Durante muma viagem recente, descobri que meu mapa continha um erro.

Felismente, o erro não causou nenhm problema sério, mas me fez pensar sobre a importancia de ter um mapa correto.


Deus nos deu um mapa para nos ajudar a navegar pela vida: a Bíblia. Ela é um manual de instruções que nos guia em qualquer situação. Estamos nos esforçando para perdoar alguém? Podemos ler a parabola do credor incompassivo, Mateus 18.21-35. Se estivermos enfrentando circunstancias difíceis, o Salmo 23 podera nos dar conforto e coragem. Sentimos que não somos amados? João 3.16 diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Mas não basta apenas ter a Biblia, devemos ler, interpretar e aplicar a instrução que lá encontramos. Quando pedimos devotamente a Deus para compreender o significado da Palavra, Ele nos ajudará a fazer as escolhas corretas.

O Mapa orienta sua jornada?

Vamos orar para que sigamos as orientações de Deus.

Deus os Abençõe.

terça-feira, 11 de março de 2008

VALORIZAR AS PEQUENAS COISAS

“Eu vim para que tenha vida e a tenha em abundancia”. João 10.10.

Minha mãe passou por muito sofrimento durante a gestação. Ela perdeu uma filha de 9 anos e meio antes de eu nascer. Nasci trazendo muita tristeza no meu intimo e não dava valor a vida. Não gostava de receber parabéns nos aniversários, dizia que não fazia mais do que minha obrigação em viver mais um ano.

Ao completar 44 anos, meu sobrinho, de 39, ligou para me cumprimentar e eu lhe disse que não estava feliz, porque estava ficando velho. Ele respondeu: “Pois eu espero completar 40 anos daqui a três meses, até lá, meus cabelos já terão crescido.”

Ele tinha perdido os cabelos devido ao tratamento de um tumor maligno no cérebro e faleceu poucos meses após seu aniversário. Senti-me envergonhado pela minha ingratidão e aprendi a findar cada dia agradecendo, antes de tudo, pelo dom da vida. Aprendi dar valor a todas as pequenas coisas que o Senhor me dá dia após dia.

Este é um dia único. Merece ser vivido da melhor forma possível.

Vamos orar pelas pessoas deprimidas.

segunda-feira, 10 de março de 2008

BOLETIM 59 - 09 DE MARÇO 2008

EDITORIAL Pastor Heder

Caminho é difícil, mas precisamos continuar caminhando

Neste caminho para a terra prometida existem serpentes.

Às vezes, falta água, e o calor é intenso. Mas não estamos sós. O Senhor está conosco. Pode parecer contraditório. Como disse Gideão: "Se o Senhor é conosco, por quê tudo isso nos sobreveio?" (Jz.6). Nem o anjo respondeu. Apenas deu uma ordem: "Vai, Gideão, e livra Israel dos midianitas." Estamos sempre querendo entender a situação. Estamos fazendo tantas perguntas, mas muitas delas não são respondidas por Deus. No céu não tem departamento de informações. "As coisas ocultas pertencem ao Senhor." (Dt.29.29). O Senhor quer que deixemos as perguntas e nos concentremos na missão. "Vai, Gideão, e livra Israel." Você não precisa entender. Precisa obedecer.

O caminho é difícil, mas precisamos continuar caminhando.

Pensemos, por exemplo, na trajetória de José, filho de Jacó. Depois de seus sonhos maravilhosos, precisou encarar uma realidade que mais parecia um pesadelo. Nada parecia se encaixar com as promessas de Deus para ele. Primeiro, a inveja por parte dos irmãos. Depois, escravidão. Como se não bastasse, calúnia e prisão. E lembre-se de que ele era um servo fiel a Deus. José foi acusado de um crime que não cometeu. Ele foi vítima de uma injustiça. E o mais incrível é que Deus não interferiu para livrá-lo daquela situação. A acusação injusta foi mantida e José passou alguns anos na prisão. Podemos perguntar: por quê Deus permitiu essa injustiça na vida de José? Por quê Deus permite que sejamos vítimas de injustiças? Podemos responder apenas: faz parte do caminho. Aquele que comete a injustiça contra nós será penalizado, mas tudo isso contribuirá para alcançarmos o que Deus tem para nós no futuro. Todos os fatos da vida de José acabaram por conduzi-lo à realização dos seus sonhos. Todos aqueles males contribuíram para que José chegasse a se tornar governador do Egito.

Deus tem suas maneiras de fazer as coisas. Não vamos entendê-lo. O que nos cabe é continuarmos em nossa atitude de fidelidade ao Senhor. Ao seu tempo, Deus honrará a cada um de seus filhos. "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." (Gal. 6.9). "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus." (Rom.8.28). "Porque, para mim tenho por certo que as aflições deste mundo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rom.8.18).

Buscando o equilíbrio entre família e igreja

Nós que experimentamos a salvação por intermédio de Cristo desenvolvemos um eterno sentimento de gratidão a Deus. Isto porque, estávamos mortos, distantes da comunhão do Pai, destituídos de sua benignidade, bem como, atolados em nossos delitos e pecados. Entretanto, mediante a sua eterna misericórdia e infinito amor, Deus compadeceu-se da nossa miséria enviando-nos então o seu filho para morrer em nosso lugar, aplacando a ira de Deus. Como somos gratos! O que seria de nós sem o Senhor? Que sentido teria a vida sem Jesus Cristo? Ele nos redirecionou, nos deu esperança, libertou-nos das garras do diabo, deu-nos alento para a alma, força para viver. Que descoberta maravilhosa é o evangelho!

Que tesouro precioso são as boas novas da cruz de Cristo! Viver para Deus é a essência da vida. A existência ganhou um novo sentido quando descobrimos a raiz do verdadeiro amor e perdão. Milhões de pessoas em todo globo, após encontrar-se com Jesus mergulham de corpo e alma na pregação do evangelho e no desenvolvimento da vida comunitária, isto é maravilhoso! É fantástico a gente ver o povo de Deus vivendo e pregando o evangelho em todos os lugares possíveis e imagináveis.

Entretanto, ao contrário do que pensamos nem sempre isto significa a melhor coisa a ser feita. Isto porque, em nome de uma espiritualidade capenga, no afã de servirmos a Deus na igreja, esquecemos nas prateleiras empoeiradas das nossas vidas pessoas importantes como cônjuges, filhos e família. É impossível viver a vida cristã sem o salutar hábito de servirmos a Deus na Igreja. Ao nascer de novo somos tomados por uma vontade substancial de sermos úteis ao nosso Senhor e ao seu Reino. Contudo é de fundamental importância que entendamos que o servir a Deus e a família não são coisas autoexcludentes. A espiritualidade saudável faz com que compreendamos que no Reino de Deus existe tempo e espaço para tudo. Existe tempo, para pregar o Evangelho, para visitar os enfermos, para aconselharmos os carentes, bem como para brincar e rir com os nossos filhos, passear com a esposa, além obviamente de desenvolver no lar uma ambiência de aconchego e amizade. O que adianta ganhar o mundo para Cristo e perder os filhos para as drogas ou álcool ? Ou falar entusiasticamente do amor de Deus para os desfavorecidos sem contudo ser capaz de demonstrar com um gesto de carinho sequer amor pelo cônjuge ? A vida Cristã não deve estar fundamentada nos cacoetes da espiritualidade, mais sim nos princípios irrefutáveis da Palavra de Deus. Somos chamados para vivermos a vida de forma equilibrada.

O Senhor nosso Deus deseja que estejamos extremamente engajados na expansão do Reino. Ele quer que sejamos crentes ativos, pregadores da justiça, servidores da comunidade e anunciadores das boas novas. Entretanto, não significa dizer que por fazermos isso, devemos deixar de lado a nossa família.

Antes pelo contrário, o desejo do Pai é que sejamos pregadores da justiça em nossa casa, que sejamos servidores de nossos filhos e cônjuge. Se fizermos isso, aí sim, aqueles que nos amam entenderão que vale a pena servir o Deus do evangelho.



PREPARE-SE ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES

Inscrições para novas turmas com casal LuIz e Andréa Puga.

Namoro nos Dias Atuais

Nos dias de hoje, muito se perdeu nos namoros. Sinal de como o inimigo tem destruído esse maravilhoso momento na vida dos jovens. As relações, até nas igrejas, têm se pautado por valores distorcidos, pouco respeito, busca de prazer pessoal e muita carnalidade.

A Bíblia nos mostra que o namoro deve ser bem diferente. Em provérbios 30:18-19 diz:

“Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela”.

O que significa este texto ?

Simples! Os três caminhos iniciais têm algo em comum com o caminho de um homem (namorado) e uma donzela (sua namorada), não deixar rastros. Um relacionamento santo de namoro não deixa marcas como a defraudação e a amargura.

No dia 12 de junho no Brasil é comemorado o dia dos namorados, é um dia em que os casais trocam presentes, fazem juras de amor eterno, jantares românticos... Mais o importante irmãos, é ter um namoro seguindo os princípios de Deus, um amor puro e verdadeiro, o amor é tudo, assim como está escrito na Bíblia em 1ºCoríntios cap:13 – 7 e 8 .

“O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

“O amor nunca falha, mas havendo profecias serão aniquiladas; havendo línguas cessarão; havendo ciências, desaparecerá”.

Portanto gostaria que vocês meditassem bastante neste capítulo da Bíblia, realmente é muito importante para edificarmos nossas vidas.

Mais também hoje existem muitas pessoas sozinhas se lamentando, muitas aproveitam este dia para arranjar um namorado ou uma namorada só para não passarem sozinhos, mais isto é a maneira incorreta de agir.

Na busca desenfreada por alguém, muitas pessoas têm tomado decisões precipitadas das quais se arrependem quando já é tarde. E isto acaba deixando um rastro de feridas, decepções e traumas.

Então preste atenção como devemos agir:

* Discernimento (saber a diferença entre o certo e o errado),

* A Pureza (não se contaminar com o mundo),

* A Santidade (se separar das opções do mundo, quando escolher alguém para estar do seu lado),

* A Busca de Deus (sede de intimidade com Deus),

* O Equilíbrio Emocional (ter o temperamento controlado por Deus),

* A Fé (crer sem ver, saber esperar a hora de Deus),

* O Temor a Deus (respeitar e cumprir os princípios sagrados do Pai com prazer e não como um sacrifício).

Portanto tenha paciência e preserverança tanto os solitários, quanto os namorados a fim de alcançar a vontade de Deus e não a de si próprios.

Nossa primeira relação de amor tem que ser com Jesus, e as demais coisas nos serão acrescentadas.

Então ore sim, para Deus agir na sua vida sentimental, procure se relacionar com pessoas voltadas para Deus e com os mesmos propósitos que você, mais não tenha pressa e sim paciência porque Deus quer o melhor para sua vida, basta deixa-lo Ele agir... .

Famílias de Fé

" A sua família edifica a Fé de forma que possa enfrentar o impossível?

Por muitos anos nós vimos a Igreja crescer em fé em várias áreas. A Fé é, cada vez mais, objeto de pregações e colocada em prática. A cura física, a prosperidade, a libertação e a cura interior, são todas áreas nas quais vemos a fé crescer no coração daqueles que crêem, contudo o casamento e a família parecem permanecer os últimos da lista. Muitas vezes nós vemos casais atendendo a um apelo, onde são orientados para tão somente crerem em Deus e então verem a mudança em seu casamento. Porém como eles podem fazê-lo diante do impossível?

Se os apelos para a cura física fossem ministrados da mesma maneira que são ministrados os apelos para a cura na fé para receber a curar de seus corpos. A dúvida e a incredulidade permeiam o entendimento da igreja quando se trata da família e do casamento. O livre arbítrio é indicado como a principal razão pela qual um cônjuge não acredita na mudança do outro.

Quase sempre os conselheiros baseiam-se muito mais em suas próprias experiências ou na de suas famílias na compreensão dos problemas no casamento e na família do que naquilo que Deus diz a esse respeito. Os casais têm sua esperança roubada, os pais não são fortalecidos em sua fé, e é dito aos filhos menores que a separação de sua família fará com que as coisas melhorem. Se a fé é o que traz esperança, como ela pode se desenvolver numa atmosfera sem esperança?

_________________________________________________

CAMPANHA AVIVAMENTO E MILAGRES

Pr. NELSON BRAIDO

– IGREJA CRISTÃ PRESBITERIANA – Ponta Grossa-Pr

DIAS 14, 15 E 16 DE MARÇO - 20 horas

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração em seu cadastro, informe a secretaria.

10 de Março segunda-feira

Bruna Ellenn Prata

11 DE MARÇO terçA-FEIRA

Joucely Anjos Moraes

Karin Cristine Cardoso Rodrigues

12 DE MARÇO QUARTA-FEIRA

Acedir Aparecida Busko

Gessy Murat Marçal

Lania Angela Rodrigues Piccini

Luiz André Filho do Espírito Santo

15 DE MARÇO SABADO

Eunice Cazarin de M. Liam

ESTUDO biblico sofonias

Sofonias considerava o desenvolvimento político de Israel, de Judá e todas as nações circunvizinhas da perspectiva de que o povo devia aprender que Deus estava envolvido em todos os assuntos da história. Falando como um oráculo de Deus, ele entende que Deus usa governos estrangeiros pra levar julgamento sobre se rebelde povo escolhido. Sf está apavorado com o fato de que, após a catástrofe das tribos do Norte, o povo de Judá ainda mantinha a absurda noção de que Deus fosse incapaz de fazer bem ou mal ( 1.12).

Os escritos de Sofonias tem três componentes: 1) o pronunciamento de um julgamento específico e, freqüentemente, o julgamento universal do pecado; 2) um apelo ao arrependimento, porque Deus é justo e deseja perdoar; 3) uma promessa segundo a qual o restante que fez de Deus seu refúgio será salvo.

O significado do nome de Sofonias “ O Senhor Encobriu” conduz ao ministério de Jesus. A verdade da Páscoa no Egito, onde aqueles que foram encobertos pela marca de sangue nas portas foram protegidos do anjo da morte, é repetida na promessa de 2.3, onde aqueles mansos da Terra que preservaram a justiça de Deus serão encoberto no Dia da ira do Senhor. Cl 3.2-3 explica esse aspecto do ministério de Cristo: “Pensai nas coisas que são de cima e não na que são terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. “

O regozijo sobre um restante salvo (3.16-17) está relacionado com a Obra de Jesus. Ele disse:” Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”. (Lc 15.7) A figura de um alegre Redentor que aguarda receber os seus é, novamente, descrita em Hb 12.2.

Jesus disse que uma das obras do ES seria convencer o mundo do julgamento, porque já o príncipe deste mundo está julgado (Jo 16.8-11). Desde a sua vinda, o ES tem estado proclamando ao mundo, como Sofonias fez: “Congrega-te... Antes que saia o decreto, e o dia passe como a palha; antes que venha sobre vós a ira do Senhor”. (2.1-2).

Uma obra mais prazerosa do Es é encontrada na promessa de que Deus irá restaurar nos lábio puros, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo espírito (3.9).

______________________________________________________

MOTIVOS DE ORAÇÃO DA SEMANA

- Pela da irmã Candinha (intercessora), que está em recuperação da sua saúde.

- Pela vida profissional e financeira de nossos irmãos.

- Por toda população de nosso município para que sejam abertos ao conhecimento da palavra.

- Para que na Campanha de Avivamento e Milagres, Deus use como canal de benção do Pr. Nelson Braido e Olívia Braido derramando sobre a igreja a unção do avivamento.

SIGA EM FRENTE


“Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados, a fim de que, da presença do Senhor, venham tempos de refrigério”.– Atos 3.19-20

Depôs que li o versículo acima, compreendi que, quando nos arrependemos, começamos nossa jornada para nos tornarmos mais semelhante a Cristo. Cada pessoa está em um patamar diference em sua jornada de fé. Alguns de nós somos como barro novo, recém-colocados na roda do oleiro para ser amorosamente moldado por mãos gentis. Outros estão endurecidos pela vida ou pela própria teimosia, precisam receber água nova e viva para amolecer de modo a continuar o processo. Há ainda quem esteja completamente moldado de acordo com desígnios de Deus, pronto para ser completamente colocado no fogo e esmaltado pelo Espírito Santo, para ser enviado ao mundo para servir a Deus.

Seja qual for o estágio quem que nos encontramos, somos chamados a seguir sempre em frente e Deus, que é verdadeiramente fiel, reage continuando a nos moldar. Esta promessa está nas palavras de Paulo a Igreja de Filipos: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao dia de Cristo Jesus” (Filipenses 1.6).

Quando verdadeiramente nos arrependemos e nos voltamos para Deus, sentiremos a refrescante presença do Senhor em nosso meio.

Quando nos arrependemos, Deus inicia um processo de renovação em nossas vidas.

Oremos por alguém em busca de renovação espiritual.


domingo, 9 de março de 2008

Intimidade com Deus


Jesus chamou doze discípulos para andar com ElE e ser seus companheiros por onde quer que ELE fosse, formando assim uma comunidade que convivia com Jesus literalmente. Que privilégio! Esses formaram o colégio apostólico.

Esses doze homens deixaram tudo para andar com Jesus, estar do SEU lado e ser SEUS companheiros em quaisquer circunstâncias. Mas, sem contar com riquezas materiais até mesmo porque Jesus não tinha nada material para lhes dar! Condição que está patente na resposta para o homem que disposto lhe propõe: E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça (Lc 9:57-58). A Bíblia recomenda que busquemos primeiro o Reino de Deus e sua justiça, assim, todas as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6:33).

Eles viram que Jesus tinha intimidade com o Pai e essa intimidade é que fazia a diferença. Essa intimidade lhes chamou atenção e lhes convenceu, porque nada mais importante na vida do que ter intimidade com DEUS! E Jesus tinha!

Entre os 12 discípulos, Jesus os observando notou três grupos:
os seguidores; os amigos e os íntimos dELE.

Os seguidores gostavam de Jesus mas não eram apaixonados. Acreditavam nos milagres e para eles era o suficiente. Não queria mais nada de Jesus, somente os milagres lhes satisfaziam o suficiente. Andavam pela razão. É importante notar que hoje grande parte das igrejas estão assim, em busca somente dos milagres. Esses eram nove discípulos.

Enquanto que os amigos davam tudo por Jesus, andavam pelo amor que nutriam não pela razão. Jesus mostrava coisas profundas só para eles, como a Transfiguração, por exemplo. Eles iam aonde ninguém mais ia, faziam o que ninguém teria coragem de fazer.

Não tinham medo de errar, e se errassem pelo menos haviam tentado, como no caso de Pedro que não hesitou em andar sobre o mar, quase que se afunda, entretanto, teve uma experiência que ninguém mais teve. Eles queriam Jesus e só Jesus, nada mais lhes importava, esses eram três discípulos.

Dos íntimos, não houve mais do que um, João, este desejou ter mais que amizade, ele precisava de intimidade com Jesus. Nas ceias, ele sempre estava perto de Jesus, os amigos também, mas, João queria mais, assim ele ia se chegando cada vez perto do Mestre, ao ponto de recostar a cabeça no SEU ombro. O que a princípio pode até parecer aos teus olhos simples, mas pense bem, mesmo nos dias de hoje quando vemos dois homens tão próximos logo já nos enchemos de malicias nossas mentes, imagine naquele tempo dois homens com tal intimidade diante de um povo severo e de leis tão duras.

Vemos que João fazia a diferença pela intimidade que tinha com Jesus a ponto de Pedro se importar com ele. Quando Jesus fazia recomendações a Pedro, esse quer saber o aconteceria com João!!! João 21:20-23 - "E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é que te há de trair? Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu. Divulgou-se, pois, entre os irmãos o dito de que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria, mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti"?

Pedro perguntou a Jesus o que aconteceria com João. Jesus lhe respondeu que não se preocupasse com esse assunto. Temos a tendência de comparar a nossa vida com a dos outros, com a finalidade de ponderar nosso nível de devoção a Cristo ou questionar a justiça de Deus. Jesus nos responde da mesma maneira que o faz a Pedro: "que te importa a ti, segue-me tu".

OS ÍNTIMOS SÃO LEMBRADOS TAMBÉM NA HORA DA MORTE, João 19:26 "Ora, Jesus, vendo ali sua mãe e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse à sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho". Entre as sete Palavras da Cruz, uma referiu-se a João! E a recomendação foi sobre a mãe de JESUS.

Ainda hoje, oprimidos no mundo inteiro procuram deturpar a INTIMIDADE que havia entre João e seu MESTRE. Mas, entre todos, João foi o único discípulo que não morreu de forma truculenta, morreu de velhice e quando Jesus o chamou para si.

VOCÊ TEM INTIMIDADE COM DEUS, senão tem, procure ter intimidade com ELE, nossa felicidade aqui e no porvir depende de nossa INTIMIDADE COM DEUS.

Muitos de nós nos dizemos íntimos de Deus... mas será que sabemos o que é intimidade? Ou, qual o grau de intimidade que o Pai tem buscado de nós...?

Você quer conhecer os planos de Deus pra sua vida?

Logo em suas primeiras páginas a Bíblia já nos mostra uma história de intimidade, em Gênesis 3:08 (“E, ouvindo a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim à tardinha, ...”) . podemos observar ao lermos este capítulo, que já era costume do Senhor, passear na terra na virada do dia, ou seja, desde a fundação do mundo, Deus já buscava intimidade com o Homem.

Deus sempre buscou ter intimidade com o homem, ele sempre procurou estar o mais próximo possível, Ele sempre quis falar com o homem face a face....porém o pecado separava o homem de Deus.

Quando Deus criou o homem, eles se falavam todos os dias, mas com a queda do homem, Deus não podia mais se aproximar muito, porque o pecado fazia uma barreira entre eles. Deus só falava face a face com apenas um homem dentre todo o povo, o Sacerdote.

Pensando em ter mais intimidade com todos os seres humanos, ele enviou Jesus, para pagar o preço pelos seus pecados, assim quando quisessem se achegar ao trono dEle, precisariam apenas se lavar no sangue de seu filho, a falta de intimidade com o homem lhe doía tanto, que seu filho veio morrer pelos pecados do mundo, para que Deus pudesse novamente ter intimidade com todos os homens da Terra, como no princípio tinha com Adão.

Mas qual é nossa parte nisso tudo ?

Sabemos que intimidade é algo que depende das duas partes...não basta somente Deus buscar ser íntimo do homem, o homem também tem que buscar intimidade com Deus......... Mas,

COMO TER ESSA INTIMIDADE ?

Quando conhecemos uma pessoa, já no primeiro dia não contamos a ela toda a nossa vida, todos os nossos sonhos, ou os nossos segredos mais profundos. Por que? Porque ainda não somos íntimos com esta pessoa, mas se passar algum tempo, todos dias nós conversarmos um pouco e formos nos conhecendo mais e mais, chegará uma hora em que teremos confiança um no outro para lhe contar tudo o que se passa em nosso interior.......podemos então afirmar que intimidade, vem com convivência. Nós não podemos ser íntimos de uma pessoa com a qual conversamos raramente e sempre temos uma conversa superficial.

Com Deus funciona da mesma forma, como podemos dizer que somos íntimos de Deus se mal falamos com ele diariamente, quando falamos sãs coisas superficiais.......ou seja, aquelas orações diárias de todo crente, que ora ao acordar , na hora das refeições e na hora de dormir, não fazem dele uma pessoa íntima de Deus, pois com um amigo íntimo passamos horas contando a ele tudo que se passa dentro de nós e ouvindo o que se passa no coração dEle.

É exatamente isto que Deus tem buscado do homem, intimidade, Ele quer que passemos um tempo diário com Ele, como Adão passava antes de sua queda, Ele quer contemos a ele os nossos desejos, sonhos e segredos mais profundos. Mas será que Ele já não sabe disso tudo ? você pode estar se perguntado, sim, Ele sabe, mas Ele tem prazer em nos ouvir e falar conosco, porque da mesma forma que quer ouvir os nossos segredos, Ele quer ter a oportunidade de compartilhar conosco os sonhos, os planos, e os desejos mais profundos do coração dEle.

Você quer conhecer os planos de Deus pra sua vida?

Então seja íntimo dEle.....