quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Escolhendo amigos


Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes. 1 Coríntios 15.33
Como pais, meu marido e eu enfatizamos para nossos filhos a importância de escolherem amigos dedicados. Nós os estimulamos a escolherem amigos que estejam dispostos a partilhar de suas alegrias, bem como de suas dificuldades. Queremos que tenham amigos constantes, pessoas com quem saibam que podem contar, aconteça o que acontecer. É importante que todos nós escolhamos amigos sinceros, que nos sustentem e encorajem. No entanto, também precisamos de amigos que não tenham medo de nos dizer quando estamos nos afastando dos caminhos de Deus e nos conduzam amorosamente de volta ao caminho certo. Tenho sido abençoada com uma amiga assim. Quando preciso de alguém que ore comigo ou apenas ouça minhas alegrias e tristezas, é para ela que telefono. Procuro-a frequentemente para receber sua sábia e cristã orientação. Posso contar com ela para encorajar-me, mas também sei que ela me colocará gentilmente de volta no caminho se necessário. Os verdadeiros amigos que queremos para nós e nossos filhos demonstram essas qualidades de amor tanto quanto aquelas mencionadas em 1 Coríntios 13. Não temos maior amigo que Cristo. No entanto, Ele também coloca pessoas dedicadas em nosso caminho para serem nossas amigas. Podemos ser gratos por elas e por sua influência em nossa vida. Em troca, temos o privilégio de, como seguidores de Cristo, ser esse mesmo tipo de amigo aos outros.

Deus coloca em nossa vida pessoas para nos aproximarem mais de Cristo.

Oremos pelas pessoas que estão em busca de amigos verdadeiros.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Minha Bíblia


Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste. E que desde a infância sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 2 Timóteo 3.14-15
Sou o orgulhoso proprietário de um antigo livro de medicina, A prática da cirurgia. Foi escrito por Sir Astley Cooper, "cirurgião do rei", e publicado em 1828. O livro foi presente de um amigo íntimo; guardo-o em um lugar de destaque em meu consultório. Certifico-me de que possa ser visto facilmente pelas pessoas quando vêm me consultar. Não o leio com frequência e certamente não sigo suas recomendações em minha prática da medicina! Ele está desatualizado; guardo-o apenas para mostrar. Muitos de nós tratamos nossa Bíblia da mesma maneira. Embora seja a obra mais vendida de todos os tempos, ela é talvez o livro menos lido em nossa prateleira. Gostamos de colocar nossa Bíblia em local de destaque, mas não necessariamente seguimos suas recomendações. Muitas pessoas consideram-na desatualizada. A Bíblia foi escrita por mãos humanas, mas sob a inspiração de Deus. Ela proclama verdades eternas. Quando a lemos, Deus nos fala por meio de suas páginas, como falou a inúmeras pessoas antes de nós.

As verdades da Bíblia nunca estão desatualizadas.

Oremos pelas/os médicas/os.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Dentro da luz


Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2.9
Um botão de flor! Não podia acreditar, comprara a amarílis (gênero Amaryllis belladonna, da família Amaryllidaceae) havia 18 meses. As instruções na caixa diziam para manter o bulbo fresco e seco por três meses depois que a planta terminasse de florescer. Por isso, quando as flores morreram, levei o vaso para o porão e me esqueci dele. Antes de sair de ferias, levei o bulbo esquecido para fora. A luz do dia e as chuvas que caíram durante aquelas três semanas energizaram a amarílis adormecida. Quando a coloquei novamente para dentro, ela produziu uma haste de 55 centímetros coroada com três flores raiadas de cor-de-rosa. O que fez a diferença? Ela saiu da escuridão para a luz. Jesus disse: "Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas" (João 12.46). A Palavra de Deus nos alimenta, nos amadurece e nos transforma em fiéis seguidores de Cristo. Se estivermos dispostos a seguir a orientação do Espírito Santo todos os dias, outros verão a bondade de Deus em nós. Poderão ver os frutos do espírito: nossa esperança, coragem, conforto, paz e alegria. Tanto nos momentos de claridade como nos períodos de escuridão, podemos glorificar Aquele que nos trouxe para a maravilhosa luz de Cristo.

Devemos brilhar com a luz de Deus.
Oremos pelas pessoas que vivem na escuridão espiritual.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O meu melhor


Portanto, também nós [...] corramos com perseverança a carreira que nos está proposta. Hebreus 12.1-2
Tinha 11 anos quando passei a integrar uma equipe de natação. Em meu primeiro dia, achava-me um nadador muito bom. Na verdade, não me saí bem nas competições a princípio, mas gostava de recordes; assumi o objetivo de sempre quebrar os meus. Às vezes era o último a terminar uma competição, mas num pulo saía da água e corria empolgado até meu treinador dizendo: "Ei, treinador, bati meu melhor tempo!" Durante o ensino médio, meu desempenho melhorou e mais tarde ganhei os 90 metros nado peito. Mas o melhor nessa competição foi que bati meu recorde. Essa forma de pensar passou a fazer parte da minha personalidade e também de minha fé. Em Mateus 22.34-40, Jesus ensinou o maior de todos os mandamentos, mas cumpri-lo parece difícil, quase impossível. No entanto, aprendi com a natação que nós não atingimos nosso objetivo no primeiro dia de prática. É preciso muita persistência para aprender a amar a Deus e ao nosso próximo e enfrentamos muitos reveses. É mais fácil amar os outros quando não estamos preocupados com quem está ganhando ou perdendo, quem é melhor e quem é pior. Antes, podemos encontrar meios de celebrar juntos nossos dons. E, embora não nos tornemos santos do dia para a noite, podemos melhorar um pouquinho a cada dia. Ainda não sou o que Deus quer que eu seja, mas graças a Ele sou melhor do que costumava ser.
A prática melhora o desempenho.
Oremos pelos/as atletas que estão participando de competições.