sábado, 17 de janeiro de 2009

Cartas para Jesus

Dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de voz, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vós, em todas as minhas orações, pela vossa cooperação no evangelho Filipenses 1.4-5

Alguns anos atrás, aposentei-me e comprei um pequeno rancho. Temos alguns cavalos, ovelhas, bodes e galinhas. Parece que sempre há algo a fazer. Mesmo assim, toda a manhã reservo um tempo para ler a Bíblia, orar e meditar na palavra do Senhor. Isso me prepara para o dia que está começando. Nesses tempos, passei a incluir a leitura um devocional, o qual chama de "Cartas para Jesus". É maravilhoso saber que outros cristãos têm esperanças e sonhos, dificuldades ou vitórias semelhantes aos meus. Com freqüência, sinto que a mensagem do dia é exatamente o que preciso ouvir, e tenho a sensação de que não estou só. Sou abençoado pelas mensagens de pessoas ao redor do mundo cuja sabedoria ajuda a fortalecer a minha fé.

Quando você partilha sua fé comigo, nós dois nos fortalecemos.

Leia Filipenses 1.3-8

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

O princípio da sabedoria

Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor. Hebreus 12.28

Quando era criança, adorava a história do sonho do rei Salomão, 1 Reis 3.4-15. No início de seu reinado, o Senhor apareceu a ele durante o sono e lhe ofereceu qualquer coisa que ele pedisse. Em vez de riqueza, Salomão pediu sabedoria. Sua escolha fascinou-me. Resolvi que, se Deus me desse um sonho assim, certamente pediria sabedoria em vez de riqueza. Mais tarde, já adulta, quando li o relato bíblico, fiquei surpresa ao descobrir que Salomão não tinha pedido exatamente sabedoria. Ele pediu um "coração compreensivo [...] para que prudentemente discirna entre o bem e o mal", 1 Reis 3.9. Ainda assim, queria sabedoria, mas estava confusa quanto ao tipo exato de sabedoria e como consegui-la. O livro da sabedoria nos diz, "O temor do Senhor é o princípio da sabedoria", Provérbios 9.10. Somente mais tarde fiz a associação entre temor e sabedoria. Então, dei-me conta de que o modo como reverenciamos ao Senhor nos leva a fazer algumas coisas e nos impede de fazer outras. Em Tiago 3.13, temos a sábia conduta "[...] mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras". Nossa humilde reverência ao Senhor nos coloca em nosso lugar como seres humanos e assim nos conduz a um proceder adequado.

Quando vivemos com temor a Deus, estamos no caminho da sabedoria.

Oremos pelas pessoas que estão em busca de sabedoria.

Leia Tiago 3.13-17

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Sem razão para temer

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo. Salmo 23.4

Andar pela estrada de cascalho ao lado de nossa casa nas noites frias de inverno podia ser uma experiência assustadora quando eu era menino. Quando passava pelo nosso pomar de aveleiras, minha imaginação voava. Pensava na possibilidade de alguma pessoa ou animal sair de trás das árvores para atacar-me. Qualquer som incomum era uma enorme preocupação, mas não tinha absolutamente nenhum medo de caminhar por aquela estrada se meu pai estivesse comigo. Jesus reconhecia o potencial para o medo no coração de Seus seguidores. Muitas vezes, evangelistas O retratam dizendo a Seus discípulos para não terem medo. Às vezes, Jesus Se referia a uma situação do momento e em outras falava de circunstâncias futuras. Seus seguidores deviam sentir grande conforto quando Ele lhes recordava: "Eis que estou convosco todos os dias", Mateus 28.20. Nós vivemos num mundo perigoso, em que muitas coisas podem provocar medo. Deus nunca prometeu que estaremos livres dos perigos e adversidades da vida. Mas, mesmo que as suas estradas sejam escuras e ameaçadoras, Ele prometeu estar conosco em todas elas. Isso faz toda a diferença!

O caminho da fé não nos faz dar voltas em lugares sombrios, mas atravessá-los.

Oremos pelas pessoas que vivem com medo.

Leia o Salmo 23

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Alimento espiritual

Leia 1 Timóteo 4.6, 13-16

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. Hebreus 4.12

Como muitos, tornei-me mais cuidadosa com relação à minha dieta. Recentemente, ao assistir a um vídeo sobre como comer adequadamente, fiquei surpresa ao descobrir que é importante não apenas o que comemos, mas também como comemos. Nossa saliva contém enzimas que ajudam na digestão. Quando engolimos o alimento sem mastigá-lo suficientemente, essas enzimas não se misturam à comida, impedindo que nosso corpo receba todo o benefício do que comemos. Ao ler a Bíblia mais tarde, naquele dia, ocorreu-me que um processo semelhante se aplica à palavra de Deus. Se lermos a palavra regularmente e refletirmos sobre seu significado para nós, ela poderá nos alimentar e habitar em nós conforme seu propósito. Ela chegará ao nosso coração, e Deus nos será revelado. Poderemos, então, ver o quanto estamos à altura do propósito de Deus para nossas vidas e como os acontecimentos são evidência da Sua obra. Quando permitimos que a palavra de Deus habite em nós, podemos sair para ensinar e encorajar os outros. Então, eles também poderão receber os nutrientes do alimento espiritual que ela oferece.

"Oh! Provai e vede que o Senhor é bom" (Salmo 34.8).

Oremos pelos professores e professoras de Bíblia.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Águas de descanso

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Salmo 23.2-3

Meu pai convidou-me para passar parte de minhas férias com a família em uma das praias mais lindas de nosso país. Estava ocupada, terminando meu trabalho de fim de semestre, concentrando meu tempo e energia para terminar os projetos escolares. Por outro lado, um tempo na praia seria uma ótima oportunidade para descansar. Enquanto esperava as férias chegar, ficava pensando em tudo que teria de fazer ao retornar à escola. Quando cheguei à mais bela praia que já tinha visto, que estava deserta, como se Deus a tivesse reservado apenas para minha família. Lembrei-me de que, desde o início dos tempos, Deus havia planejado um período de descanso para nós. Ele sabe que nossos corpos e almas podem ficar sobrecarregados e oprimidos. Às vezes nos recusamos a tirar um tempo para nós mesmos porque sentimos que é um tempo desperdiçado. Esquecemo-nos de que, nos momentos de descanso, encontramos nossa força no Senhor. Ao fim da viagem, dei-me conta de que Deus nos oferece momentos de descanso não apenas para que possamos nos afastar e relaxar, mas também para abrirmos nosso coração, orarmos e lermos a palavra de Deus. Nesses momentos, podemos experimentar verdadeiramente a presença e as maravilhas do Deus da vida.

O descanso do sábado não é apenas uma boa idéia; é um mandamento.

Oremos pelas pessoas que não têm tempo para descansar.

Leia o Salmo 62.5-8

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Partilha

Deus pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra. 2 Coríntios 9.8

O tio de minha esposa morreu recentemente, aos 102 anos. Em seu funeral, seus familiares e amigos falaram de sua vida simples e feliz. Ele sempre teve um teto sobre sua cabeça, roupas para usar e o bastante para comer e beber. Isso era tudo que tio Ernie queria. Seu exemplo fez-me pensar no quanto não queremos reconhecer a diferença entre o que precisamos e o que queremos. Jesus disse que não devemos acumular tesouros na terra, porque, se o fizermos, ali estará nosso coração, leia Mateus 6.19-21. O apóstolo João escreveu que, se não repartirmos nossos bens, Deus não estará em nós, leia 1 João 3.17-19. Tio Ernie não repartiu muitos bens porque não tinha muitos. Porém, sempre partilhou seu tempo ouvindo as histórias e preocupações das pessoas e ajudando em tudo o que podia. Alguns de nós gasta muito de seu tempo em entretenimento, recreação ou descanso. Não estamos dispostos a gastar nosso tempo ajudando os que estão sós, doentes física ou espiritualmente, ou na prisão. Jesus pediu que partilhássemos o tempo e os bens da diferença entre aquilo que necessitamos e o que temos. Jesus disse que, se amarmos nosso próximo, amaremos a Deus.

Hoje partilharei a diferença entre o que preciso e o que tenho.

Oremos pelas pessoas que se apegam a seus bens materiais.

Leia 2 Coríntios 9.6-12