quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Acionando nossa fé


E ele lhes respondeu: (...) Em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. Mateus 17.20
Num começo de tarde, meu filho de nove anos me pediu para fazer hambúrgueres para o jantar. Disse-lhe que podíamos ter hambúrgueres grelhados e ele ficou contente, porque queria ajudar a acender o carvão. Mas, após 30 minutos, ficou frustrado. Ele disse: "Mãe, acho que ainda vai demorar para a gente comer e eu estou com fome". Eu lhe disse: "Não se preocupe. Tudo que precisamos fazer é acender um pequeno pedaço de carvão para começar. Depois disso, não vai demorar muito". O ato de acender o pequeno pedaço de carvão me fez lembrar de um retiro espiritual de que participei. Refleti sobre todos os problemas que vinha vivendo e que tinham me afastado de Deus, testado minha fé e aniquilado a esperança em meu coração. O retiro foi a fagulha de que precisei para acender minha fé e confrontar as dificuldades de minha vida. Assim como o fogo começa por um pequeno pedaço de carvão, nossa fé pode se acender com uma pequena (mas verdadeira) dose de amor e certeza de que Deus não nos abandonará.
A cada dia, mantenha acesa a chama da esperança e da fé.
Oremos pelas pessoas que perderam a fé em Deus.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O legado


Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança. Hebreus 11.8
Quando meu pai morreu, em 2003, tudo aquilo que havia sido seu por 87 anos passou a ser meu, porque eu era seu herdeiro. Eu herdei tudo. Em suas cartas, o apóstolo Paulo usou a linguagem da herança para conectar Abraão e os cristãos em Roma. Os crentes eram herdeiros da melhor dádiva de Abraão: sua fé. Todos nós entramos para a família de Deus - tornamo-nos Seus herdeiros - não por genética, mas pela fé. Assim como Abraão foi considerado justo por causa de sua fé, nós nos tornamos filhos de Deus pela fé em Jesus Cristo. (Veja João 1.12-13.) Abraão há muito já se foi, mas a oportunidade de crer permanece. A fé é o fator determinante para todas as pessoas, a qualquer tempo, em qualquer lugar. Ela é multirracial, multicultural e multidenominacional. Nós nos diferimos em muitos aspectos, mas todos/as somos acolhidos/as na família "pela fé". A maior coisa que meu pai me deixou foi o legado de quem ele era, e não o que possuía. De modo semelhante, os bens de Abraão se perderam na história, mas a pessoa que ele era - uma pessoa de fé - permanece. Nós também nos tornamos herdeiros da promessa quando afirmamos Cristo pela fé.
A maior herança que qualquer um de nós pode deixar é a fé em Deus. Oremos pelas pessoas que enfrentam a morte do pai ou da mãe.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Amigos e amigas cristãos



Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6.2
Minha esposa e eu estávamos chegando a nossa casa após sua última sessão de quimioterapia. Ao entrar em nossa rua, vi um monte de gente diante de nossa casa. As pessoas seguravam balões, cartazes e sinos. Quando nos aproximamos, vi que eram membros da nossa família da igreja. Esses amigos e amigas cristãos estiveram ao nosso lado de muitas maneiras durante os últimos oito meses. Cartões, palavras de encorajamento, refeições que nos aguardavam quando chegávamos dos tratamentos - essas eram apenas algumas das maneiras pelas quais nos ajudaram a carregar nosso fardo. Agora esses amigos e amigas nos aguardavam na linha de chegada, com grande celebração. Na passagem de hoje, Jesus nos diz para Lhe entregarmos nossos fardos quando estivermos cansados/as e sobrecarregados/as, e Ele nos aliviará. Quando se colocaram ao nosso lado, esses amigos e amigas maravilhosos foram as mãos e os pés de Cristo: carregaram nosso fardo e aliviaram nossa carga. Graças a Deus pela igreja!
Se prestarmos atenção, identificaremos as pessoas que precisam que as ajudemos a carregar seus fardos.
Oremos por nossos amigos e amigas cristãos.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cura para o corpo e o espírito


Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Isaías 53.5
Há 50 anos, tive a oportunidade de pregar o Evangelho em aldeias remotas, junto de um evangelista que me treinou. Além de pregarmos, nós ensinávamos as pessoas a cuidarem da saúde e lhes dávamos dicas de higiene. Uma das pessoas que nos ouviam me perguntou: "Qual é sua contribuição neste ministério de cura?" Essa pergunta ficou guardada em minha memória. Alguns poderão dizer que pregar tem pouco a ver com saúde e cura, mas a visão de plenitude encontrada na Bíblia inclui tanto a cura física quanto a salvação. Isso é parte do trabalho contínuo de Deus. Apocalipse 22.1-7 apresenta uma visão da árvore da vida: "as folhas da árvore são para a cura dos povos" (v. 2). O mundo precisa ouvir a mensagem bíblica sobre a cura e o lugar que ela ocupa. Jesus Cristo, que curava as doenças físicas das pessoas, também oferece cura e consolo para nossa alma. Em nosso mundo cheio de tensão, terrorismo e violência, o Senhor Jesus Cristo convida cada pessoa a experimentar a cura e o consolo. Por isso, Ele chama a todos/as: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" (Mateus 11.28).
Cristo oferece cura tanto para o corpo como para o espírito.
Oremos pelos trabalhadores e trabalhadoras da saúde em regiões rurais.