sábado, 19 de abril de 2008

Não Estamos Sós

"Guiarei os cegos por um caminho que não conhecem, -los-ei andar por veredas desconhecidas; tornarei as trevas em luz perante eles e os caminhos escabrosos, planos. Estas coisas lhes farei, e jamais os desamparei". Isaías 42.16

Eu estava na Coreia do Sul num compromisso de trabalho, não lia, falava ou compreendia a língua coreana e a maioria dos coreanos que conheci não entendia meu dialeto inglês. Enfrentava um sério desafia de comunicação. Como trabalhava em uma industria de telecomunicações, isso parecia uma ironia, especialmente porque precisava fazer, sozinho, uma viagem de trem de 200 quilomentros para a capital, Seul. Estava muito ansioso.

Deus respondeu a minha oração silenciosa; tive a convicção de que não estava só. Logo a ajuda chegou, por intermédio de um jovem sorridente que, de alguma maneira, compreendeu minha dificuldade. Com uma espécie de linguagem gestual improvisada, ele me ajudou a comprar o necessário bilhete de trem e me avisou no momento de descer, algumas horas mais tarde. Sempre me lembrarei de seu rosto sorridente e de sua surpreendente capacidade de sentir minha necessidade.

Quando Deus enviou um anjo para orientar, confortar ou encorajar você?

Procure Deus nas pessoas que o cercam, onde quer que você esteja.

Vamos orar pelas pessoas em viagem por lugares desconhecidos.

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Boletim 65 - 20 de abril 2008

EDITORIAL Pastor Heder

O VALE DE OSSOS SECOS

"... O Senhor me levou em espírito e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos... eram numerosos e estavam sequíssimos... Então me disse: Profetiza sobre estes ossos e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor... Então profetizei... e eis que se fez um reboliço, e os ossos se juntaram, cada osso ao seu osso... E profetizei como ele me deu ordem: então o espírito entrou neles e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo." (Transcrição parcial do texto de Ezequiel 37.1-14)

Uma das mensagens desse texto é a esperança baseada no poder de Deus. Se Deus enviasse o profeta ao meio de pessoas doentes, Ezequiel talvez pudesse sugerir tratamentos para elas. Porém, Deus o coloca diante de mortos, e não apenas isso, mortos há muito tempo, com seus ossos sequíssimos. É um quadro que mostra o fim dos recursos naturais e humanos. Aparentemente, é o fim de tudo. Mas os recursos divinos ainda não se esgotaram. Aleluia!

Quando tudo parece perdido, Deus ainda tem solução. Veja o caso de Lázaro (João 11). Jesus chegou quatro dias depois do seu sepultamento. Parecia tarde demais, mas para Deus não era, e ele foi ressuscitado.

Aquele vale cheio de ossos desarticulados e misturados mostra a desorganização de uma vida sem Deus. Vida? É mais apropriado dizer uma morte em vida. Desorganização nos sentimentos, nos negócios, nos objetivos, na família, etc. Muitas pessoas hoje são verdadeiros mortos-vivos. Já sepultaram seus sonhos e seus ideais. Deus disse ao profeta : "Filho do homem, profetiza aos ossos: ossos secos ouvi a palavra do Senhor..." A Palavra de Deus é o remédio para o problema do homem. É através da palavra de Deus, a Bíblia, pregada e ensinada, que os mortos espirituais viverão. A Palavra de Deus é viva (Hb.4.12) e comunica vida. Aqueles que receberem de bom grado essa Palavra, serão por ela transformados, vivificados.

Cada osso vai encontrando seu lugar no corpo. Isso pode ser usado de forma aplicada para dizer que cada pessoa vai encontrando sua posição no corpo de Cristo, que é a igreja. Vai encontrando sua razão de viver, sua missão, seu objetivo de vida, sua função.

O texto destaca ainda a importância da ação do Espírito de Deus sobre nós. De nada adianta tudo estar no seu lugar, se não houver a ação do Espírito Santo, se não houver unção, se não houver poder. Seria como um motor de um carro que estivesse bem montado, mas sem o lubrificante e o combustível necessários ao seu perfeito funcionamento. Assim, nossas igrejas não devem ser apenas organizações bem estruturadas. Isso é bom, mas não é suficiente. Não podemos funcionar sem o poder do Espírito Santo, sem a unção dos céus.

Uma vez que estamos vivificados pela Palavra, e ungidos pelo Espírito, tornamo-nos um exército. Deus não ressuscitou aqueles mortos para que cada um fosse cuidar de seus próprios interesses. Deus os ressuscitou para que se tornassem um exército para lutar na causa do Senhor. Aqueles que são vivificados, salvos pelo Senhor, serão usados para alcançar outros. Isso não quer dizer que deixaremos de cumprir com os nossos deveres. Vamos trabalhar, estudar, divertir, etc. Mas nada disso ocupará o lugar de Deus em nossas vidas. Nada disso poderá impedir que façamos nosso trabalho na obra de Deus. Ele nos ressuscitou (Ef.2.1-2). Logo, nossa vida pertence a ele e vamos viver para a sua glória.



De que maneira podemos crescer espiritualmente como casal?

"Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados. Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações, cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém." I Pedro 4:8-11

O casamento tem uma maneira de revelar pecados, em você mesmo e em seu cônjuge, que você jamais conheceu. A formar de livrar-se do pecado é confessando-o e abandonando-o. Com a confissão, vem o perdão. O perdão é difícil, mas o amor (oferecido por Deus e por você a seu cônjuge) pode varrer esses pecados de forma tão hábil como se retiram os farelos de pão de uma toalha de mesa.

Mas essa passagem bíblica não se concentra no pecado. Movimenta-se, de forma rápida, para o serviço. Deus deu-lhe habilidades que não concedeu a seu cônjuge. Deu também a ele talentos e interesses que você não tem. Tais diferenças podem levar à competição ou à luta pelo poder.

Mas não é assim que acontece o crescimento espiritual. Aprecie suas diferenças; glorifique-se nelas. Pratique, dizendo: "Meu esposo é bom eu..." Então, use suas habilidades para servir aos outros. "para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo" (4:11).

Como você e seu cônjuge podem apreciar as diferenças que têm, em vez de deixar que elas os separem?

Estudo Biblico

Evangelho de Marcos cont.

A atividade do Espírito Santo é evidente em cada fase e ministério de Jesus. Foi por meio do poder do Espírito que Jesus foi concebido no ventre de Maria (1.18-20).

Antes de Jesus começar seu ministério público, ele foi tomado pelo Espírito de Deus (3.16) e foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo como preparação adicional a seu papel messiânico (4.1). O poder do Espírito habilitou Jesus a curar (12.15-21 e a expulsar demônios (12.28).

Da mesma forma que João imergia seus seguidores na água, Jesus imergirá seus seguidores no ES (3.11). Em 7.21-23, encontramos uma advertência dirigida contra os falsos carismáticos, aqueles que na igreja, profetizam, expulsam demônios e fazem milagres, mas não fazem a vontade do Pai. Presumivelmente, o mesmo ES que inspira atividades carismáticas também deve permitir que as pessoas da igreja façam a vontade de Deus (7.21)

Jesus declarou que suas obras eram feitas sob o poder do ES, evidenciando que o Reino de Deus havia chegado e que o poder de satanás estava sendo derrotado. Portanto, atribuir o ES ao diabo era cometer um pecado imperdoável (12.28-32).

Em 12.28, o ES está ligado ao exorcismo de Jesus e à presente realidade do Reino de Deus, não apenas pelo fato do exorcismo em si, pois os filhos dos fariseus (discípulos) também praticavam exorcismo (12.27). Mas precisamente, o ES está executando um novo acontecimento com o Messias—”é chegado a vós o Reino de Deus” (v.28).

Finalmente, o ES é encontrado na Grande Comissão (28.16-20). Os discípulos são ordenados a ir e a fazer discípulos de todas as nações, “batizando-os em nome do Pai, do Filho e do ES” (v.19). Isto é, eles deveriam batizá-los “no/com referência ao “ nome— ou autoridade– do Deus Triúno. Em sua obediência a esta missão, os discípulos de Jesus têm garantida sua constante presença com eles.

Desafio Biblico

“ o Sumo Sacerdote” é um dos nomes de Jesus no texto bíblico.

Podemos encontrá-lo em: pesquise...

Vamos refletir?

" Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos. "

1 João 2:11



ANIVERSARIANTES

-Igreja

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração em seu cadastro, informe a secretaria. Pedimos desculpas aos irmãos que ainda não foram anunciados suas datas comemorativas, estamos em processo de recadastramento.

20 de abril – Domingo

Claudia Dias

Maria de Fátima Rodrigues Cardoso

Silmara Silva Santos

22 de abril - terça-feira

Nair Alves Dias

Rafael Coutinho Letra Neto

Dia 23 de abril - quarta-feira

Paula Marina Fernandes

Diana Pereira Moraes

Jose Marcelo da Silva

Dia 24 de abril - quinta-feira

Joel Moraes e Silva

Marcelo José da Siva

Dia 25 de abril - sexta-feira

Franciele Beatriz Ferreira Porto

Josias Henrique Siqueira

Luiz Alberto Santiago

Marlon Fracaro da Silva

Dia 26 de abril – sábado

Andre Felipe Domingues Silva

Maria Aparecida Cruz Claro

MOTIVOS DE ORAÇÃO DA SEMANA

Pelo Irmãos que retornaram com reencontro com Deus tenham tranqüilidade em refletir tudo o o Senhor lhes revelou.

Pelo encontro de casais para que toda a igreja possa participar e assim se firmar como verdadeiras famílias de sucesso.

Pelo trabalho das cooperativas do Ministério da Ação Social para que Deus continue dirigindo seus trabalhos.

Pela segurança de nossa cidade. .

Pela saúde e amor em nossas famílias..

Pelos familiares ainda não convertidos para que a cada dia eles sintam a diferença da estarem chegando na direção dos caminhos do senhor.

VAMOS INVESTIR EM SEU CASAMENTO? CHEGOU SUA CHANCE

Preletores Pr. Ricardo e Mairla

(Brasília) DF

PROGRAMAÇÃO

25/04 – 19:30 - 22 HORAS

26/04 – 19:30 - 22 HORAS

27/04–09:00-11:30 HORAS

MAIORES INFORMAÇÕES

LUIZ PUGA (43) 9917-2076 E ANDREA PUGA 9972-8088

IGREJA 3055-4872

INSCRIÇÃO AO VALOR DE

R$- 20,00 (VINTE REAIS) O CASAL

SEMANA DE ORAÇÃO para a Família

CEM- CENTRO ENSINO METODISTA

Nesta semana estaremos orando todas os dias no horario das 07:00 às 07:30 horas em interesse de nossas famílias e ministério da Família. Venha participar! Vocês sã nossos convidados.

Ação Social

Cooperativa do Pão

Oferece Pães Doces e Salgados todas as terças e sextas-feiras.

Venham saborear nossos produtos feito com muito amor e carinho para vocês.

Valor de R$- 5,00 a unidade.

Aceitamos encomendas.

Deseja Aprender Musica?

Turmas em formação para aulas de violão, guitarra e baixo. Professores Joel e Xandy

Em alto e bom som

"Jesus disse: Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica, e produz a cem, a sessenta e a trinta por um. Mateus 13.23

Comprei um pequeno rádio para o meu escritório. Liguei-o e procurei minha estação de rádio favorita. Tudo o que consegui foi estática. Pensei que talvez o radio estivesse muito perto do computador, por isso, levei-o para uma prateleira. Ficou melhor, mas não bom. Finalmente, encontrei um lugar onde a recepção era boa; podia sintonizar a estação em alto e bom som.

Minha fé é como meu radio. Deus sempre me envia mensagens, mas nem sempre estou no lugar certo para receber o que Ele diz. As vezes minha mente e meu coração não estão suficientemente sintonizados para ouvir e preciso seguir o exemplo de Jesus. As vezes, Ele ia para o deserto, afastando-se das demais pessoas para ouvir a voz de Deus.

Os serviços de culto de minha igreja parecem ser um lugar onde frequentemente posso ouvir a voz de Deus na companhia de outros crentes, cercado por símbolos de fé, posso me "sintonizar par ouvir a voz de Deus. A leitura de meu devocional e a Bíblia todas as manhas igualmente me ajudam. E tenho encontrado outros lugares e momentos para ouvi-lo.

Ouvi algumas pessoas dizerem que consegue louvar a Deus fora da igreja tão bem quanto lá dentro. Pode ser que sim, mas a maioria de nós é como o rádio; precisamos estar no lugar mais apropriado e sintonizados se quisermos ouvir claramente a mensagem de Deus para as nossas vidas.

quarta-feira, 16 de abril de 2008

O Dom da Bondade

"Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo vos perdoou." Efésios 4.32

Depois de colocar diversos artigos no carrinho do supermercado, fui para a fila do caixa. Como havia vários clientes a minha frente, comecei a observar as pessoas. Logo notei um senhor irritado na fila ao lado. Ele aguardava atrás de uma jovem com um filho irrequieto. Ela começou a contar os trocados e parecia preocupada: "Não me diga que você não tem dinheiro suficiente para pagar as comprar!" disse o homem, em voz alta. "Como você pode vir aqui sem ter dinheiro"?

Depois de contar todo o dinheiro, a jovem mãe viu que lhe faltavam 20 reais. O que ela pegara era comida para uma refeição, alimento para o filho e fraldas. Que eu pudesse ver, ela não tinha nada de desnecessário. Dei por mim passando uma nota de 20 reais ao caixa. A Jovem mãe ficou constrangida, mas sinceramente agradecida.

Quando eu saía da loja, o homem irado passou por mim e disse: "Você sabe que provavelmente ela faz isto o tempo todo. Você foi enganado."

Minha resposta foi: "Deus conhece meu coração. Não estou preocupado." Apesar de saber que não tinha dinheiro sobrando, eu dei com liberalidade. E compreendi que Deus me dera aquela oportunidade para testar minha fé.


Deus nos chama a cuidar das pessoas.


Vamos orar pelos pais e mãos que lutam para sustentar suas crianças.

terça-feira, 15 de abril de 2008

O tamanho


Uma pessoa é enorme para você, quando fala do que leu e viveu, quando trata você com carinho e respeito, quando olha nos olhos e sorri destravado.


É pequena para você quando só pensa em si mesma, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa justamente no momento em que teria que demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas:


A Amizade, O Respeito, O Carinho, O Zelo, E até mesmo o Amor.


Uma pessoa é gigante para você quando se interessa pela sua vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, quando sonha junto com você.


E pequena quando desvia do assunto.


Uma pessoa é grande quando perdoa, quando compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma.


Uma pessoa é pequena quando se deixa reger por comportamentos clichês.


Uma mesma pessoa pode aparentar grandeza ou miudeza dentro de um relacionamento, pode crescer ou decrescer num espaço de poucas semanas.


Uma decepção pode diminuir o tamanho de um amor que parecia ser grande.


Uma ausência pode aumentar o tamanho de um amor que parecia ser ínfimo.


É difícil conviver com esta elasticidade: as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos.


Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas de ações e reações, de expectativas e frustrações.


Uma pessoa é única ao estender a mão, e ao recolhê-la inesperadamente, se torna mais uma.


O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande...

...é a sua sensibilidade, sem tamanho...

A estação Certa

"Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas." 2 Corintios 4.18

Houve um tempo em que eu apreciava muito comprar pechinchas. Bordei presentes para meus amigos e uma toalha para a minha mesa em casa. Gosto muito de artesanato de todo tipo. Amo minha igreja, minha classe de escola Dominical e os amigos de meu grupo de oração. Mas, há oito meses, um derrame cerebral mudou minha vida. Agora estou mais fraca e preciso de oxigênio extra. Uma artrite nas mãos dificulta tarefas simples, como pentear os cabelos ou usar um lápis. Tenho 76 anos, e na maior parte do tempo, estou confinada em casa.

Embora sejamos criados para nos agarrar fortemente a vida, não é intenção de Deus que vivamos na terra para sempre. Perdi muitas coisas que prezava no passado, mas também ganhei sem medidas! Eclesiastes 3 nos lembra: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: ... tempo de guardar, e tempo de deitar fora" (v.1 e 6). A velhice e as disfunções forçam os elos que temos com esta vida e preparamos para ansiar pela próximo.

Temos uma escolha a fazer: passaremos nossos dias finais lamentando por coisas do passado ou os viveremos em busca das coisas de Deus? Essas coisas eternas e invisíveis nos manterão próximos do nosso Criador.

Meu coração esta centrado nas coisas visíveis ou nas invisíveis?

Vamos orar pela pessoas vitimas de derrame cerebral.

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Meu Isaque

"... porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único." Genesis 22.12b

Quando assisti a uma peça de teatro, uma cena especial chamou minha atenção: um jovem cristão, em estágio terminal de câncer, pedia a seu pai que orasse para que ele, o filho, morresse logo. O pai se viu diante de um dilema terrível. Depois de lutar tanto pela vida, agora deveria pedia a Deus pela morte do próprio filho! Como poderia abrir mão do que tinha de mais precioso?

Abraão, chamado pai da fé, deu seu exemplo oferecendo ao Senhor seu único filho, Isaque (Genesis 22). Nosso Isaque pode ser tantas coisas: um relacionamento amoroso, um filho, uma amizade, um bom emprego, uma situação financeira estável, o conforto, a razão e a justiça própria. Será que estou realmente disposto a entregar ao Senhor o meu "Isaque", o que julgo ser mais precioso?

"Onde está o teu tesouro, aí esta o seu coração". (Mateus, 6.21)

Vamos orar para que o senhor aumente a nossa fé.

domingo, 13 de abril de 2008

Boletim n°64 – 13 abril 2008

EDITORIAL Pastor Heder

encontros com o inimigo

O tema que escolhi pode parecer abominável para muitas pessoas. Todos gostam de ouvir falar a respeito de coisas boas, sobre Jesus, sobre Deus, e às vezes, fazem de conta que o inimigo, Satanás, não existe. Alguns se recusam até a mencionar tal nome. Entretanto, os autores bíblicos não foram omissos a este respeito. Eles mencionaram o inimigo, inúmeras vezes e o apóstolo Paulo chegou a dizer que não ignorava as suas ciladas (2 Cor.2.11). Para conhecermos tais artimanhas, precisamos estudá-las a partir daquilo que observamos no dia-a-dia e principalmente com base nos relatos das sagradas escrituras.

Você pode viver tentando ignorar a pessoa do diabo e de seus anjos caídos. Contudo, um dia você terá um encontro com ele, se é que ainda não teve. Afinal, somos o exército de Deus. Sempre cantamos isso em nossos louvores. Cada um de nós é um soldado, e pra quê serviria um soldado de Cristo se nunca acontecesse esse tão terrível encontro com o inimigo. O exército de Cristo não existe com o objetivo de fazer desfiles em praça pública; nem tampouco somos chamados para a realização de guerras eletrônicas ou por mísseis de grande alcance, quando o inimigo nem sequer é visto.

Vejamos dois exemplos de encontros com o inimigo de acordo com os relatos bíblicos: Eva encontrou-se com ele no jardim do Éden e foi derrotada (Gênesis 3). Jesus encontrou-se com o Diabo no deserto e saiu vitorioso (Mateus 4).

Na maioria das vezes, o encontro com o inimigo se dará no momento da tentação. É hora do teste. Depois de tantos encontros com Deus no jardim, Eva precisou fazer um teste com o adversário. Teria ela assimilado bem as palavras de Deus? Estaria preparada para passar a uma nova fase de sua vida espiritual? Essas perguntas só seriam respondidas mediante o resultado do encontro com o inimigo.

Tendo em mente essa linha de raciocínio, entendemos porque muitas pessoas, depois de passarem anos dentro da igreja, se desviam, abandonam o evangelho. Certamente, tiveram um encontro com o Diabo e foram por ele vencidas. Muitas vezes acontece com jovens que cresceram recebendo os ensinamentos do evangelho e um dia abandonaram tudo. Certamente, tiveram um encontro com o inimigo e foram levados pelo engano do pecado. Se você já enfrentou o mal e venceu, não relaxe, outros encontros virão. Se você foi derrubado, não desanime. A guerra não acabou. Retorne à sua posição, recarregue suas armas e prossiga.

Um dos fatores que dificultam a situação é o disfarce do maligno. Ele vem com uma aparência atraente. Não com chifres e rabo, mas com um aspecto agradável. Então, nesse momento, muitos soldados põem as armas no chão e lhe dão as boas vindas. Assim aconteceu com Josué, quando recebeu os gibeonitas, os quais se apresentaram como se fossem amigos, quando, de fato, não eram.

Poderíamos perguntar: Por que Deus não nos livra desse tipo de experiência? Nem o próprio Jesus escapou dela. Deus não nos livra desse confronto, ele nos alerta a respeito dele. Cabe a cada um de nós o preparo. E como isso acontece? Através do jejum, da oração, da comunhão com os irmãos e pelo conhecimento da palavra de Deus. Jesus teve um confronto com o inimigo e o venceu porque estava cheio do Espírito Santo e cheio da Palavra. Sem essas armas, seremos apenas mais algumas vítimas para as contas do maligno.

Portanto, prepara-te. Cada um de nós deve se preparar. Nossa guerra não é de brincadeira. Vida cristã não é videogame, é luta de verdade.

Não quero, amanhã ou depois, receber a notícia de que você, meu amado companheiro de batalha, caiu diante do inimigo.

Que o Senhor nos ajude. O encontro é inevitável e até mesmo necessário. Podemos até sofrer algum pequeno dano, mas não podemos perecer no campo da peleja. E ainda que o mal nos fira o calcanhar, esta será a sua última reação antes de ter a sua cabeça esmagada pelo Corpo de Cristo, que é a igreja (Rom.16.20).

LIDANDO COM O MAU HUMOR

“Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia”. (Ef. 4.31)

O mau humor é um estado emocional negativo que pode ser moderado ou crônico. Ele pode até mesmo contaminar um ambiente, gerando contendas, amarguras e fortalezas... Existem homens, por exemplo, que ficam extremamente mal humorados quando estão lidando com contas ou dívidas a pagar, e acabam descontando este mau humor em pessoas próximas (bem próximas por sinal!).

Por outro lado, existem mulheres que ficam extremamente mal humoradas quando estão no período da TPM – tensão pré-menstrual (alguns homens que digam, não?). Isto só mostra que a questão do mau é algo realmente sério.

Existe até aquele caso do patrão que por brigar com a esposa dormiu com raiva, chegou no dia seguinte ao trabalho extremamente mal humorado e descontou toda sua raiva no gerente, que por sua vez, descontou no supervisor, que por sua vez, descontou no encarregado, que por sua vez descontou no primeiro subordinado que viu pela frente, e que por sua vez descontou em sua esposa quando chegou a casa. A mesma, contaminada pelo mau humor, descontou sua raiva no seu filho, que descontou no seu cachorro, que descontou no gato, que descontou no rato, que descontou na ratinha, e assim por diante. Tudo por causa do mau humor...

Isto não significa que nunca poderemos ter mau humor na vida, mesmo por que não somos perfeitos. Contudo, o limite do mau humor está justamente no prejuízo que ele começa a provocar no relacionamento e na própria vida pessoal, pois uma pessoa de mau humor-crônico vive estressada, com preocupações, sem motivações, sem realizações e sem alegria, e isto não é nada bom.

Na verdade todo ser humano terá momentos de mau humor, porém, é necessário saber lidar com isto, tanto para quem esta mau humorado, como para aquele que convive com tal. Nesta lição queremos falar um pouco sobre este importante e até engraçado assunto. Como lidar com o mau humor do meu cônjuge? Bom, vejamos:

1º) Primeiro, é necessário TRABALHAR COM AS RAÍZES DO MAU HUMOR. O mau humor em si não é o problema, mas o que provocou o mau humor. Diante disto, é necessária uma auto-avaliação e ousadia para se fazer a seguinte pergunta: “O que está me levando a agir desta forma?”. A resposta encontrada através da sinceridade dará um novo rumo as suas emoções, seu relacionamento familiar e sua vida pessoal.

São vários os motivos que podem despertar o vulcão do mau humor.

Pode ser uma insatisfação com seu cônjuge, uma decepção com seu filho, um problema nas finanças ou no trabalho, uma enfermidade na família, uma divida a pagar, um problema de relacionamento, uma dificuldade ministerial, uma injustiça presenciada, uma noite mal dormida, uma TPM “Azedada”, etc. E a forma como você trata com as raízes refletirá diretamente na forma com você agirá. Sabemos que o mau humor nada mais é do que uma reação a uma situação que por algum motivo não é boa. E uma vez identificada às raízes deste mau humor, é necessário aplicar esforço para mudar as reações. Isto envolve entre outras coisas, por exemplo, a forma como lidamos com as pessoas quando estamos mal humorados.

A tendência da maioria é não tratar muito bem o seu circulo de intimidade, e isso envolve a própria família. Agora, é importante mencionar, contudo, que isto também não me exclui de ser sincero caso haja necessidade, porém, não posso ultrapassar os limites existentes. Para isto devo cuidar bem dos motivos e não das causas.

2º) Em segundo lugar é NECESSÁRIO COMBATER O MAU HUMOR COM BOAS RISADAS, ou seja, boas doses de humor. Não há como vencer o mau humor sem abrir o coração para a alegria. Ficar carrancudo (a) sem dúvida alguma alimentará o mau humor, e só irá prejudicar a situação.

Hoje, é comprovado cientificamente que rir é fundamental para a saúde emocional e física. Uma boa risada é de grande ajuda para produzir uma resposta imunológica mais favorável no combate ao stresse do que uma bateria de remédios. Por outro lado, a alegria é resultado de uma confiança depositada em Deus e em sua Santíssima Palavra. A bíblia diz que a alegria do Senhor é a nossa força.

Diante disto, dar uma boa risada em família é fundamental para eliminar o mau humor e gerar um ambiente agradável, sem medos e constrangimentos, como algumas pessoas mau humoradas fazem. Isto é maravilhoso, e sem dúvida alguma refletirá até em suas expressões, a final de contas, o coração cativado pela alegria aformoseia o rosto, outrora abatido pela “chatura” do mau humor (Pv 15.13), lembra?

Que Deus abençoe nosso casamento.

Julho para JesuS



Convidamos a igreja a participar do bazar beneficente com finalidade de enviar missionários ao Julho para Jesus. Estamos necessitados de sua ajuda com doação de qualquer utensílio para abençoar pessoas, tais como, roupas, sapatos, etc.. As doações poder ser encaminhadas a Secretaria (Daiane ou Nicinha)

Deus o abençoe.

ANIVERSARIANTES

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração em seu cadastro, informe a secretaria.

15 de abril - terça-feira

Luís Augusto Lima

Ricardo Rogério dos Santos

Dia 16 de abril - quarta-feira

Beatriz Ramirez

Janaina Silva Jubanski

Dia 17 de abril - quinta-feira

Michelli Eliza Casagrande Rocha

Dia 18 de abril - sexta-feira

Elizabete Dário Gasparelo

Dia 19 de abril – sábado

Maria Cristina Pereira

Vera Lúcia Ottenio Henrique

20 de abril – Domingo

Maria de Fátima Rodrigues Cardoso

MOTIVOS DE ORAÇÃO DA SEMANA

Pelo Pr. Heder e família, para que Deus continue usando os mesmos como instrumento em sua mão para nos abençoar.

Pelo encontro de casais para que toda a igreja possa participar e assim se firmar como verdadeiras famílias de sucesso.

Pelo Ponto Missionário de Rolândia que está funcionando com a participação e cobertura das igrejas de Mandaguari e Arapongas, para que alí Deus se manifeste como tem feito aqui, levando salvação e transformação de vida de uma forma mais ampla para Rolandia.

Para que possamos cada vez mais desfrutar dessa comunhão gostosa do Corpo de Cristo, de tal forma que a comunhão ultrapasse as paredes de nossa igreja e passe a ocorrer em nossos lares, recebendo irmãos e visitando irmãos.

Por todos os líderes de ministério de nossa igreja, para que continuem a dar o melhor de si, buscando fazer a vontade de Deus em todo o tempo, de maneira que esta cidade seja impactada pela manifestação do poder salvador e transformador de Deus.

Por todos os Irmãos para restabelecimento de sua saúde com conforto e segurança das mãos de Deus.


Preletores Pr. Ricardo e Mairla

(Brasília) DF

PROGRAMAÇÃO

25/04 – 19:30 - 22 HORAS

26/04 – 19:30 - 22 HORAS

27/04–09:00-11:30 HORAS

MAIORES INFORMAÇÕES

LUIZ PUGA (43) 9917-2076 E ANDREA PUGA 9972-8088

IGREJA 3055-4872

INSCRIÇÃO AO VALOR DE

R$- 20,00 (VINTE REAIS) O CASAL

QUINTAS-FEIRAS

Oração para a Família

CEM- CENTRO ENSINO METODISTA

Estaremos orando todas as quintas feiras a partir das 07:00 às 07:30 horas em interesse de nossas famílias e ministério da Família.

ESTUDO BIBLICO – EVANGELHO DE MARCOS cont.

Este Evangelho apresenta Jesus como o cumprimento de todas as expectativas e esperanças messiânicas. Mateus estrutura cuidadosamente suas narrativas para revelar Jesus como cumpridor de profecias específicas. Portanto, ele impregna seu Evangelho tanto com citações quanto com alusões ao AT, introduzindo muitas delas com a fórmula “para que se cumprisse”.

No Evangelho. Jesus normalmente faz alusão a si mesmo como o Filho do Homem, uma referência velada ao seu caráter messiânico (Dn 7.13,14). O termo não somente permitiu a Jesus evitar mal-entendidos comuns originados de títulos messiânicos populares, como he possibilitou interpretar tanto sua missão de redenção (como em 17.12,22; 20.28; 26.24) quanto seu retorno na glória (como em 13.41; 16.27; 19.28; 24.30,44; 26.64).

O uso do título “Filho de Deus” por Mt sublinha claramente a divindade de Jesus ( 1.23; 2.15; 3.17; 16.16). Como o Filho, Jesus tem um relacionamento direto e sem mediação com o Pai (11.27).

Mt apresenta Jesus como o Senhor e Mestre da igreja, a nova comunidade, que é chamada a viver nova ética do Reino dos céus.

Jesus declara: “a igreja” como seu instrumento selecionado para cumprir os objetivos de Deus na Terra (16.18; 18.15-20). O Evangelho de Mt pode ter servido como manual de ensino para a igreja antiga, incluindo a surpreendente Grande Comissão (28.12-20), que é a garantia da presença viva de Jesus.