sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Boletim n°43 – 11 novembro 2007

EDITORIAL Pastor Heder

falta de reconhecimento


"Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco." (I Tss.5.18).

O ser humano tem a tendência de focalizar apenas as coisas negativas. Por exemplo, se alguém fala do governo, normalmente só se lembra de mencionar o que não foi realizado e o que deu errado na administração. Se falamos do tempo, é para reclamar do calor, do frio, da chuva, ou da falta dela. Estamos sempre enfatizando aquilo que falta em nossas vidas. Assim, tornamo-nos pessoas que só reclamam, murmuram e lamentam. Aliás, a murmuração foi um dos pecados cometidos pelo povo de Israel no deserto que mais ofenderam a Deus. O Senhor enviava o maná todos os dias, mas o povo não agradecia. Pelo contrário, reclamava de tudo, até das bençãos que Deus dava.

A palavra de Deus nos incentiva a termos em nossos lábios o louvor e a gratidão ao Senhor. Você pode fazer isso? Mas, pelo quê poderíamos agradecer? Talvez, num primeiro instante, pode parecer que não existem motivos. Porém, se pensarmos um pouco, logo nos lembraremos de inúmeras razões de agradecimento. Experimente fazer uma lista de tudo o que há de bom em sua vida: seus bens, seu emprego, seu salário, sua saúde, o alimento, os entes queridos, etc. De repente, você vai ver que, enquanto pensava naquilo que falta, estava se esquecendo de agradecer a Deus por aquilo que ele já lhe concedeu. Se, ao fazer essa análise, você constatar que não tem nada para agradecer, lembre-se que você tem o dom da vida, que é um milagre de Deus. As pessoas podem fazer muito por você, mas sua vida só Deus pode manter ou tirar. Sua vida representa a oportunidade máxima para toda e qualquer realização ou aquisição que você possa conseguir. Agradeça a Deus por isso.

Talvez você pense que recebeu tão pouco e, por isso, é insatisfeito. Certa vez, Jesus contou uma parábola a respeito de um senhor que deu cinco talentos a um servo, dois talentos para outro, e um talento para o terceiro. Os dois primeiros servos trabalharam com aquele dinheiro e o multiplicaram, enquanto que aquele que recebeu um talento ficou magoado e ressentido contra o seu senhor. Aquele homem foi ingrato, não trabalhou com o dinheiro recebido e, por fim, perdeu o talento e ainda foi castigado. Qual será a nossa situação? Achamos que recebemos pouco? Sejamos gratos ao Senhor. Vamos trabalhar para que aquilo que o Senhor nos deu seja multiplicado. Esta palavra não é um incentivo ao comodismo, mas uma admoestação para que a ingratidão não tenha lugar em nossa vida.

Não nos esqueçamos de agradecer. Um dia, Jesus curou dez leprosos. Apenas um voltou para agradecer. Aí então, recebeu uma benção maior. Jesus lhe disse: "Vai em paz. A tua fé te salvou." Na hora de pedir, forma-se uma grande multidão. Na hora do agradecimento, poucos aparecem. Que estejamos no meio deste pequeno grupo que não perde a oportunidade de olhar para o céu e dizer: Senhor, muito obrigado.




HONRANDO SUA MULHER

Pr. Josué Gonçalves

“... Tratai-a com dignidade, por isso que sois juntamente herdeiros da mesma graça de vida...”. I Pe 3.7

Após observação de como os casamentos de vários líderes cristãos se desintegram, chega-se a algumas conclusões. Uma é que não há tal coisa como um casamento desfeito repentinamente , mas sim um processo lento.

Como um pneu que vai aos poucos perdendo ar sem que o motorista perceba, esses casamentos foram aos poucos se desfazendo até murchar de vez. Se alguém controlasse a pressão de ar nos casamentos, ele ou ela certamente faria qualquer coisa para repará-los e levá-los a níveis aceitáveis e seguros.

Todo casamento está sujeito a vazamento de ar, e o nosso não é exceção. O mundo acena para minha mulher com resplendor, falsas promessas de realização e verdadeira significação.

Se eu deixar de honrá-la e estimá-la como uma mulher distinta, será apenas uma questão de tempo: ela começará a desgastar-se e buscará sua valorização em outro lugar.

A seguir estão umas poucas técnicas para honrar sua mulher: Aprenda a arte de colocá-la num pedestal. Conquiste o coração de sua esposa tratando-a com respeito, ternura e a mais alta estima. Valorize suas realizações.

Freqüentemente ponho-me a fitar minha esposa e admirar-me com tudo o que ela faz. Seu trabalho na clínica, seu novo trabalho na Prefeitura, suas atividades com a AME, o cuidado com o Vítor. É uma trabalhadora tenaz. Espanto-me de seu caráter, e seu firme caminhar.

Fale com ela respeitosamente. Sem cuidadosa atenção, a língua pode se tornar cáustica e acusadora. Faça o possível para honrar sua mulher! Nem sempre somos bem-sucedidos como gostaríamos de ser, mas a honra começa com uma atitude. E a atitude que modifica situações desagradáveis é aquela que envolve o perdão! Se nosso filho age ou responde mal, desrespeitando sua mãe, ele sofrerá as conseqüências naquilo que mais gosta. Também é incentivado a respeitá-la, sempre.

Honre sua mulher continuando as cortesias usuais. Você pode pensar que aquelas pequenas atenções eram apropriadas somente durante o namoro, mas, na realidade, elas constituem importantes meios de demonstração permanente de respeito e distinção. A cortesia habitual está no âmago da servidão cristã. Ela diz: “Minha vida lhe pertence”. Ela se dobra diante dos outros para mostrar estima e dignidade.

Por que não aumentar “a pressão do ar” em seu casamento hoje, começando por honrar sua esposa?
ANALISE: Faça comentário sobre a pressão de ar no “pneu” do seu casamento. Há algum vazamento? Precisa de algum remendo?


Quais são as duas formas de você honrar sua mulher nesta semana?

ORE: Para que você possa perceber um lento vazamento em seu casamento antes que ele cause problemas, e para que sua mulher possa sentir-se honrada em seu papel crítico de esposa e mãe.





DESAFIO CIDADE REFUGIO 4

Lançamos um desafio para este projeto, necessitamos de 15 min de oração diariamente de 144 Irmãos nas 24 horas do dia até o termino do evento

Ore diariamente 15 Minutos pela Cidade Refúgio

- Ore por todos os detalhes da organização da Cidade Refúgio;

- Abençoando todos os patrocinadores do evento;

- Cobrindo de oração o Chris Duran, o Erik e toda a equipe de músicos;

- Que toda a igreja venha participar, contaminando os visitantes com a nossa alegria e acolhendo a todos com muito amor;

- Para que o evento atraia muitas pessoas não convertidas e que elas venham a se converter a Jesus;

- Abençoando todas as equipes que irão trabalhar no dia do evento;

- Que sejam noites cheias do poder do Espírito Deus;

- Cobrindo de oração o ministério de jovens e sua liderança: Márcio e Dinair.







ENSINO BIBLICO









A sabedoria de Provérbios se centra acima de tudo nos âmbitos da vida que não são regulados por ordenanças cúlticas ou mandamentos expressos pelo Senhor. Por essa razão, a maior parte do livro não se refere a temas propriamente religiosos. Refere-se, muito mais, aos temas que são específicos da existência humana, seja na sua dimensão pessoal (o indivíduo) ou coletiva (a família e a sociedade em geral): a educação (13.24), a família (12.4; 19.14; 21.9; 31.10-31), o adultério (6.24; 23.27), o relacionamento entre pais e filhos (10.1; 28.24; 30.17), o relacionamento entre o rei e os seus súditos (14.35; 22.29; 25.6; cf. 16.12) e a honradez nos negócios (11.1; 20.10,23). Em alguns textos, se colocam questões gerais de moral (cf. 12.17; 15.21), e em outros são propostas regras de urbanidade e conduta social (23.1-3; 25.17; 27.1). Em todos esses casos, o evidente é que Provérbios considera a sabedoria como um princípio essencialmente prático, fundamentado na observação, na experiência e no sentido comum e orientado para os múltiplos aspectos da atividade humana.

Contudo, não seria correto esquecer que a religião de Israel também marcou com o seu próprio selo essa sabedoria, que se adquire por meio da experiência. Prova disso é a afirmação que abre a primeira das coleções de provérbios: “O temor do Senhor é o princípio do saber” (1.7; 9.10; cf. Jó 28.28; Sl 111.10). Isso significa que a única sabedoria verdadeira é a que implica uma forma de vida baseada na obediência a Deus e se manifesta no amor à bondade e à justiça (9.10; 31.8-9; cf.

17.15,23; 18.5). E no poema em que é elogiada a mulher virtuosa, com o que também se encerra o livro (31.10-31), se volta a fazer menção do temor do Senhor (v. 30).

Em Provérbios, a mente dos sábios de Israel aparece como e se manifesta no amor à bondade e à justiça (9.10; 31.8-9; cf. 17.15,23; 18.5). E no poema em que é elogiada a mulher virtuosa, com o que também se encerra o livro (31.10-31), se volta a fazer menção do temor do Senhor (v. 30).

Em Provérbios, a mente dos sábios de Israel aparece como

subjugada pela doutrina da retribuição, isto é, do prêmio ou do castigo que merece a ação humana, seja ela boa ou má. Essa idéia, que se apresenta freqüentemente, é enunciada de modo terminante em 11.31: “Se o justo é punido na terra, quanto mais o perverso e o pecador!” (cf. 3.31-35; 12.7,14; 17.5; 24.12; 28.20). Mas, como a experiência demonstra que nem sempre a felicidade é nesta vida coroa da virtude, também a desgraça não é coroa da maldade (cf. Sl 73.1-12; Jr 12.1-2), chegou um momento, no qual o pensamento da retribuição, havendo entrado em crise, deu lugar ao gratificante ensino do amor e perdão de Deus, já acolhido em livros como Jó e Eclesiastes.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

11 Novembro

Domingo

Cleuza Contato Liberato

Denise de Pinho Tavares

João Ramos de Almeida

Márcio Alexandre Pestana

12 Novembro

Segunda

Michael San Pedro

Rogério Ap. Teobaldo

16 Novembro

Sexta

Jocimara Fernandes

Paulo Henrique Santos

17 Novembro

Sábado

Dyego Tristão Quitito da Rocha

18 Novembro

Domingo

Ana Paula Dias

Déborah Busko

José de Paula da Silva








AGENDACIDADE REFUGIO 4

SANTO LUGAR 


Há um lugar
Que eu anseio encontrar
Há um lugar
Santo, Santo lugar
 
Ruas de ouro
Do mais puro ouro

Cidade Santa

É este lugar
Lugar de Deus
De adoração

É neste lugar que Deus está
 
Há um rio puro
Brilhante como um cristal

Que sai do trono, do trono


De Deus



Um novo céu

Uma nova terra
Reinaremos para sempre
Ao lado do Rei
 


 


48 horas de Louvor e Adoração
30 Novembro 
Chris Duran
01 Dezembro
Erik Farley



quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Conhecendo a Deus

Na vida, estamos em contato com muitos seres, coisas e elementos. Ao lidar com algo ou com alguém, é melhor que saibamos, com antecedência, quais são suas principais características. Sem esse conhecimento, o contato pode ser muito perigoso. Um bom exemplo é a energia elétrica. Para fazermos uso dela sem riscos e com bom proveito, precisamos estar conscientes de sua natureza, ou seja, suas características. Caso contrário, podemos morrer eletrocutados.
Da mesma forma, é necessário que conheçamos a natureza de Deus, e esta informação é obtida, principalmente, através da leitura da Bíblia e, aliás, esse é um dos propósitos pelos quais possuímos a Bíblia: conhecer a natureza de Deus.
Quem não busca esse conhecimento através da Bíblia corre dois riscos:
1 - Adorar pessoas, espíritos ou objetos, pensando que está adorando a uma verdadeira divindade.
2 - Possuir uma idéia errada a respeito de Deus. Há quem diga: "Deus não vai mandar ninguém para o inferno. Ele é Pai de todos e vai salvar a todos".
Esta é uma frase típica de quem não conhece nada ou quase nada a respeito da natureza de Deus.
O pior efeito da ignorância é um modo de vida incompatível com a realidade. É um tipo de alienação espiritual. Quem vive confiando em uma idéia errada a respeito de Deus corre o risco de ter uma espantosa decepção no dia do Juízo Final.
Resumidamente, podemos dizer que a natureza de Deus engloba as seguintes características principais:
- Amor - Deus ama a humanidade.
- Justiça - Deus não ama o pecado. Apesar de amar o homem, Deus vai impor sua punição pelo pecado. Essa punição caiu sobre Cristo na cruz. Por causa desse sacrifício, aqueles que se arrependerem de seus pecados ficarão livres do castigo.
- Santidade - Deus é santo, separado de todo mal.
- Espiritualidade - Deus é Espírito. Isto significa que ele não é formado pela matéria, não é uma imagem de escultura, nem um objeto.
- Personalidade - Deus é um ser pessoal, ou seja, ele tem vontade própria, inteligência e sentimentos. A personalidade de Deus pressupõe também sua individualidade, isto é, ele é um ser distinto dos demais, um indivíduo, por assim dizer. Deus não é uma idéia, não é uma força, nem uma energia. Deus não está contido na sua criação e não pode ser confundido com ela.
- Eternidade - Deus não teve principio nem terá fim.
Se formos explorar mais o assunto, veremos que a natureza de Deus é um tema ilimitado o vai além da capacidade humana de compreender. Não obstante, devemos sempre estudar a Bíblia afim de conhecermos mais sobre a natureza do Senhor e, desta forma, podermos viver de modo mais agradável a ele.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Seja Equilibrado!

Se existe algo ruim em sua vida, tente compensar com algo bom. Equilíbrio é uma questão de compensação. O peso de um lado precisa ser compensado com peso do outro lado. Se algo deu errado hoje, procure dar a si mesmo um presente para compensar. Coma algo que você gosta. Vá a um lugar agradável. Não relacione isso com práticas pecaminosas. O pecado não compensa nem pode ser compensado.

Se você perdeu de um lado, precisa ganhar do outro. Os valores ativos precisam cobrir os passivos. Os créditos precisam suprir os débitos. É por isso que os peritos em investimentos mandam diversificar as aplicações financeiras. Se você investe tudo de si num lugar só e aquele empreendimento cai, sua vida cai junto. Então, dedique-se a mais de uma área de interesse na vida.

É verdade que algumas perdas são irreparáveis. A perda de um ente querido, por exemplo. Não poderíamos dizer que outros ganhos poderão compensá-la, mas pelo menos, poderão evitar o nosso "naufrágio existencial".

Salomão disse que devíamos lançar pelo menos duas sementes e cuidar de ambas pois não sabemos qual das duas prosperará (Ec.11.6). Talvez as duas sejam boas. Então o regozijo será dobrado.

É interessante observarmos que Deus, em sua sabedoria, nos deu dois braços, duas mãos, duas pernas, dois ouvidos, duas narinas, dois olhos, dois pulmões, dois rins, etc. Você usa os dois simultaneamente. Juntos eles são mais eficientes. Se um falhar ou se perder, temos o outro. Mas devemos nos lembrar de que temos só uma boca, só um coração, só uma cabeça, etc...

Em alguns objetos e seres, os elementos periféricos são duplos. Os centrais são únicos. Deles também depende o equilíbrio do conjunto. Um árvore tem apenas um tronco, mas os galhos são muitos. Lembre-se de um avião. Ele tem duas asas mas um só "corpo". Nesse caso, as duas asas são igualmente "vitais".

Certos elementos precisam ser únicos, por questão de auto-suficiência, exclusividade e outras razões vinculadas aos insondáveis desígnios divinos. Se tivéssemos dois corações, talvez pudéssemos viver o dobro, mas não foi assim que Deus quis. Se tivéssemos duas bocas... quem poderia suportar?

Podemos nos dedicar a diversos propósitos, mas não é bom que nos dediquemos a causas incompatíveis entre si. É o caso de ser polícia e bandido ao mesmo tempo ou tentar servir a dois senhores (Mt.6.24; I Rs.18.21; Js.24.15). Seria a situação de quem quer servir a Deus e ao Diabo, ter duas religiões, dois maridos, duas esposas, etc. Nestes e em outros casos, cabe lembrar as palavras de Paulo aos Efésios: "... um só corpo e um só Espírito... uma só esperança... um só Senhor, uma só fé, um só batismo... um só Deus e Pai de todos." (Ef.4.4-6). Não podemos ter vários deuses, santos, guias, etc.

Voltando às áreas em que a pluralidade é admissível, não é aconselhável que nos dediquemos a um número excessivo de causas, alvos, interesses ou atividades. Essa noção de excesso é muito relativa, mas cada um tem condições de avaliá-la corretamente dentro de sua própria situação e perspectiva. Algumas pessoas administram bem 5 talentos e podem chegar a administrar 10. Outras só tem condições de administrar 2, no máximo 4. Mas existem aqueles que não podem receber mais do que 1. (Mt.25). O mesmo acontece com o número de filhos.

O fato é que, se nos dedicamos a muitas áreas de interesse, talvez fracassemos em todas ou não consigamos satisfação e realização em nenhuma delas. Por quê? Pulverizamos nossas energias em tantas direções, que não realizamos com eficiência e grandeza nenhum daqueles objetivos. Como diz o jargão popular: "Quem tudo quer tudo perde."

Tenha duas profissões e, se possível, dois empregos.
Não tenha dois carros, a não ser que isso seja mesmo necessário. (Lembre-se do IPVA).
Não tenha duas casas. (Lembre-se do IPTU).
Não tenha duas contas bancárias. (Quantas tarifas...).
Freqüente apenas uma igreja e dedique-se a ela.
Tenha apenas uma família, mas, se você já tem duas, não pode deixar de sustentá-las.
Não deixe que a profissão sufoque a vida famíliar. Você precisa das duas asas para voar.

Há tempo de plantar e tempo de colher. Busque o equilíbrio entre esses tempos. Eles podem ser simultâneos para diferentes plantas. Não os perca. O dia de hoje deve ser dividido: um período para colher o que foi plantado ontem, e outro para plantar o que será colhido amanhã. Se hoje você precisar trabalhar 24 horas. Então, precisará de outras 24, algum dia, para ficar apenas desfrutando do resultado do seu labor.

Precisamos equilibrar vida espiritual, amor, trabalho e lazer. Não viva apenas para o trabalho, planejando o lazer para a aposentadoria. Naquele tempo você já não terá toda a energia de hoje.
Não viva apenas para o ministério ou para o espiritual. Você tem um corpo material que também precisa de cuidados.
Não viva apenas para o material. Você tem um espírito que precisa da comunhão com Deus.
Podemos, e às vezes precisamos, ter períodos de esforço concentrado em só objetivo. Por exemplo, uma semana de estudos intensos. O que não convém é uma vida de esforço concentrado numa coisa só.
Lendo a lei de Moisés, verificamos que o Senhor deu mandamentos que abrangiam de forma geral a vida de Israel. Ele mandou trabalhar, mandou descansar, mandou festejar, mandou afligir a alma em pecado, etc.
Hoje não estamos sob a lei, mas também precisamos cuidar dos vários setores da nossa vida. Precisamos fazer como os malabaristas para equilibrarmos tudo isso, realizando todas as coisas no tempo certo e da melhor forma possível.
Que Deus nos abençoe e nos dê sabedoria para conduzirmos nossa vida de forma equilibrada para a sua glória.

Fotografias do 2 Encontro de Casais

Postamos as fotos do 2 Encontro de Casais. Veja em Fotografias.