sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pedido de ajuda


A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. Provérbios 16.18
Num dia de inverno, participei de uma aula de esqui de fundo. Quando o grupo começou a esquiar, tentei arrancar, como o instrutor havia nos explicado, mas escorreguei e caí. Finalmente, consegui seguir, mas o tempo todo escorregava e caía. Não conseguia acompanhar o grupo e logo estava frustrada, molhada, gelada e machucada. No entanto, em vez de pedir ajuda, voltava ao início e tentava outra vez, uma vez após a outra. Finalmente, o instrutor percebeu que tinha ficado caída para trás e voltou para me ajudar. Ele deu uma olhada em meus esquis e disse: "Aqui está o problema. Esses esquis precisam ser encerados. Eu tenho alguma cera aqui comigo?. Depois que ele encerou meus esquis, consegui acompanhar o grupo. Mais tarde, questionei-me: Por que não pedi ajuda mais cedo? Concluí que o orgulho tinha feito com que tentasse aprender sozinha. No entanto, como não tinha nenhuma experiência, precisei da ajuda do instrutor até para descobrir qual era o problema. Em minha vida espiritual, muitas vezes vi-me tentando fazer coisas sozinha, sem a ajuda de Cristo, mesmo sabendo que Ele está sempre pronto a ajudar a quem tenha disposição em pedir ajuda. Para que nos tornemos pessoas segundo o propósito de Deus e para viver do modo como somos chamados, precisamos da ajuda e da orientação de Cristo.
Deus espera que sejamos humildes e peçamos ajuda a Cristo.
Oremos pelas pessoas que não pedem ajuda.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Um cálice velho


Se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5.17
Uma vez fui a um brechó, cheio de todo tipo de velharia. Era uma loja para os pobres, onde as pessoas conseguiam tomar uma xícara de café grátis e repousar em poltronas gastas. Elas pareciam estar num lugar fora do tempo, livres da vida agitada lá de fora. Enquanto passava diante de uma das prateleiras da loja, notei uma xícara velha, um cálice embaçado e sujo. Decidi comprá-lo e limpá-lo. Comprei-o com as poucas moedas que tinha no bolso. O valor foi inferior ao de uma passagem de ônibus para a cidade. Quando comecei a polir a xícara, sua prata brilhante começou a surgir. Depois de um tempo, tinha diante de mim um lindo cálice, que poderia ser usado na Santa Ceia. Ele não apenas valia muito dinheiro, mas também era um símbolo do que Jesus fez por mim quando derramou Seu sangue na cruz pelos meus pecados. Para a sociedade moderna, não tenho muito valor, a não ser, talvez, pelos meus impostos. Eu estava sujo como uma velharia, mas fui purificado por Jesus Cristo. Embora não pertença à classe superior deste mundo e visite lojas para os pobres, sou precioso aos olhos de Deus.
A poeira que ganhamos durante nossa viagem não diminui nosso valor para Deus.
Oremos pelas pessoas que se sentem indignas da graça de Deus.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A presença de Deus



Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Um dia anuncia a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Salmo 19.1-2
Em algumas manhãs, eu peço a Deus para estar consciente da Sua presença durante o dia. Quando o dia não corre como eu esperava, posso perguntar: "Deus, onde o Senhor esteve hoje??. Em vez de sentir o toque de Deus na chuva, eu reclamei por ficar molhada. Em vez de escutar Sua voz numa canção, eu me queixei por ficar presa no trânsito. Atarefada com meu trabalho, deixei de enxergar Deus no sorriso da pessoa com quem cruzei no corredor. Em dias assim, permito que meu ritmo agitado me impeça de identificar os lembretes que Deus me oferece ao longo do dia. Deus pode ter demonstrado um poder fantástico numa tempestade matinal. Deus pode me falar ao longo do dia por meio de músicas no rádio, da palavra encorajadora de algum amigo, do cumprimento de uma pessoa estranha. A beleza de Deus pode brilhar no pôr do sol. Os beijos de boa-noite de meus filhos sempre trazem o toque de Deus. Sinais como esses estão presentes todos os dias. Mas, quando procuramos apenas por maravilhas monumentais que anunciem a presença de Deus, podemos deixar passar os lembretes diários que Ele nos envia.
Manterei meus olhos abertos aos pequenos lembretes da presença de Deus.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Saindo da escuridão



O que vos digo às escuras, dizei-o a plena luz; e o que se vos diz ao ouvido, proclamai-o dos eirados. Mateus 10.27
Quando meu marido, aos 25 anos, morreu de uma doença do sangue, fiquei sozinha, com meus dois filhos pequenos. Ele estava firmemente convencido de que Deus o curaria. Por isso, quando o hospital me disse que ele tinha morrido, eu sucumbi. Minha vida pareceu se apagar na mais total escuridão. Mas "o Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações?, me enviou muitos amigos e amigas que vivenciaram o mesmo tipo de infelicidade que eu estava sentindo. Eles me disseram as palavras certas e fizeram as coisas certas. Às vezes, eles apenas se sentavam comigo em silêncio. Esses amigos e amigas, enviados por Deus, tornaram minha vida suportável. Aprendi que Deus usa as pessoas que vivenciaram a dor e a aflição para consolar as outras, cujo desespero é tão avassalador que lhes rouba a paz e a alegria. Quando estamos sofrendo, Deus vai ao nosso encontro no nível mais profundo de nosso sofrimento e nos consola como só Ele é capaz de fazer. E com frequência usa outras pessoas para esse ato de consolação.
O que aprendemos na escuridão Deus usará para trazer a luz.
Oremos pelas pessoas viúvas com filhos pequenos.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Parceiros no corpo


Para que não haja divisão no corpo, pelo contrário, cooperem os membros, com igual cuidado, em favor uns dos outros. De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com eles todos se regozijam. 1 Coríntios 12.25-26
Que imagem adequada o apóstolo Paulo nos deu ao descrever os crentes como partes do corpo de Cristo! Assim como acontece ao corpo humano, cada pessoa tem seu papel único a desempenhar. Ninguém mais pode contribuir com o que Deus planejou para você ou para mim dentro do amado e valorizado corpo de Cristo. Nos últimos tempos, tenho sentido necessidade de reaprender isso. Em nossa igreja, várias pessoas talentosas, mais jovens do que eu, dão uma bela contribuição ao ministério da igreja. Enquanto observo e escuto, vendo a ansiosa reação das pessoas a elas, minha cabeça fica cheia de pensamentos do tipo: Ah, se ao menos eu pudesse fazer isso. É muito fácil nos ressentir em vez de nos alegrar por Deus estar agindo por intermédio de outros membros de nosso corpo comum. Afinal, quando um atleta vence uma corrida, seu corpo inteiro salta de alegria. Você nunca vê um braço ou uma perna recusando-se, ressentidamente, a participar da celebração. Portanto, é importante que eu celebre, porque a obra de Deus está sendo benfeita por outras partes do corpo de Cristo. Ao mesmo tempo, é importante que eu identifique meu lugar único e minha responsabilidade no corpo e experimente o prazer de me ajustar a todos os outros quando, em união, nós respondemos a Cristo, nosso cabeça.
Cada um de nós pode se alegrar em tudo que fazemos para Deus.
Oremos pelas pessoas que se sentem inúteis.