sexta-feira, 6 de abril de 2012

A vida é preciosa


"Como cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não tem domínio próprio." Provérbios 25:28

A vida é preciosa demais para ser desperdiçada em ira, preocupação, inveja ou desespero.
Se alguma coisa hoje está lhe inquietando a alma em função de algo que foi provocado por alguém, saiba que isso não tem outro propósito a não ser o de acrescentar mais problemas aos que você já tem. Livre-se da sua ira, sua angústia, sua preocupação e outras aflições da mente tanto quanto você possa. Liberte-se dessas limitações que lhe foi imposta pelo seu próprio negativismo.
Liberte-se disso e viva numa dimensão saudável de vida. Você não foi criado para carregar consigo tais sentimentos. Você foi criado com o propósito de amar a Deus e servi-lo para sempre. Amar a Deus significa refletir o Seu caráter e o caráter de Deus implica no oferecimento do perdão, da busca da paz e da reconciliação.
Não existe nada que pode lhe manter para baixo quando você está comprometido a ser o melhor que você pode ser. O seu negativismo é alguma coisa que você pode se livrar ou guardar com você. Portanto, livre-se dele o mais rápido possível. Viva a vida na sua beleza e plenitude enfrentando os desafios com uma positiva e eficiente determinação.

Hoje, agora, é um grande momento para começar - para o seu próprio bem.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Ser


Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. - Efésios 2.8-9
Um dia, minhas duas filhas pequenas estavam demonstrando suas habilidades atléticas. Isso logo se transformou em competição. Uma fazia algo e a outra tentava superá-la. Sem querer desencorajar nenhuma das duas, nem mostrar parcialidade, tentei permanecer neutro e até certo ponto ambíguo sobre quem estava "ganhando". Isto apenas as frustrava. Assim, elas tentavam ainda mais, e inutilmente, ultrapassar uma à outra. Finalmente, a mais nova parou, com as mãos na cintura, e disse: "Espere aí!" E com uma única pergunta ela chegou ao ponto: "Papai, o que eu tenho que fazer para ganhar?" Esta é uma pergunta que muitos fazem hoje. Para alguns ela está associada ao mundo dos negócios; para outros tem a ver com os relacionamentos; e para outros é simplesmente uma questão sobre ser feliz na vida. Em muitos casos é uma pergunta legítima e até necessária. Mas a pergunta torna-se um problema quando aplicada à vida de fé. Fé não é exceder em brilho nossos irmãos e irmãs em Cristo. A vida de fé diz respeito ao tipo de pessoa que estamos nos tornando em Cristo, o que estamos aprendendo e como estamos crescendo espiritualmente. Um paralelo na parábola de Jesus é que no Reino de Deus, por mais que tentemos ser eficientes, alguns fatores estão além do nosso controle. Parte das sementes que plantamos se perderá. Se nos esquecermos desta verdade, podemos desanimar.

Mas Jesus nos encoraja a não desesperar-nos, nem desistir de fazer o melhor, sabendo que parte das sementes que plantarmos dará frutos. Plantemos as sementes espalhando ao longe e evangelizemos com entusiasmo, pois em Cristo teremos crescimento abundante e uma boa colheita.

Deus nos oferece, pela Graça, a salvação que nada fizemos para merecê-la.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

A frente


Tornou-lhe o Senhor: [...] estou contigo. - Juízes 6.16
Deus deixou claro para Gideão o que ele deveria fazer. Às vezes nós desejamos poder enxergar claramente a vontade de Deus para nós. Com freqüência achamos que se soubéssemos exatamente o que Ele quer de nós, poderíamos fazer a Sua vontade e a vida seria mais fácil. Mas será?

Gideão sabia o que era esperado dele, mas, sendo humano, fez perguntas e apresentou objeções: Por que eu? Minha família e eu não somos importantes; não temos influência. Todos nós já não fizemos algo parecido quando Deus nos pede para fazer alguma coisa? Mas, quando Gideão superou seus temores, começou a confiar e ouvir a Deus, achou mais fácil fazer a Sua vontade e seus inimigos logo começaram a fugir.

Deus não espera que precipitemo-nos cegamente, sem pensar ou fazer planos numa nova situação. Mas Ele quer que sejamos ativos em tentar fazer do mundo um lugar melhor e promete que nunca nos deixará ou nos abandonará. Se começarmos a confiar em Deus e tentar fazer a sua vontade, nos surpreenderemos em ver o que podemos realizar.

Corra o risco e veja o que Deus pode fazer por seu intermédio.

terça-feira, 3 de abril de 2012

A família cresce com Deus



De maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele; e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam. - 1 Coríntios 12.26
Fazia três graus abaixo de zero no cemitério. Aproximadamente doze pessoas, entre amigos e familiares, se reuniam para o último adeus e se aconchegavam nos colarinhos de seus casacos. Cachecóis e gorros eram puxados para cobrir qualquer pedaço de pele exposta ao vento gelado. Cada pessoa estava em pé, sozinha, tentando manter-se aquecida. Parecia que mal se percebiam umas às outras. Encorajei-as a se aproximarem para se protegerem do frio cortante.

Mais tarde pensei em nossa condição naquela tarde fria. Então lembrei-me de alguns grupos dos quais participei ao longo dos anos. Alguns pareciam tão reservados que não havia espaço para uma pessoa desconhecida. Como visitante, fui eu quem ficou no frio. Isto faz-me pensar em minha própria comunidade . Como posso alcançar as pessoas e trazê-las para o círculo da afetividade? Como podemos acolher os que chegam para partilhar a vida na igreja, o Corpo de Cristo? Mais importante ainda: como podemos alcançar e acolher o desconhecido como um filho de nossa família de Cristo?

Às vezes reluto em alcançar e acolher as pessoas. Mas então, dou-me conta de que ao alcançá-las, também sou aquecido e encontro um lugar nesta família ampliada que chamamos igreja.

A família de Deus sempre tem lugar para mais um.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A família real


Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. - 1 Pedro 2.9
A rainha da Inglaterra tem uma família grande. Seus filhos nasceram com um grande privilégio, mas também com uma grande responsabilidade. Suas vidas estão sob constante investigação por parte da imprensa, e cada ação é registrada. Onde quer que forem encontram fotógrafos à espera. Qualquer mau comportamento vem a público, e a monarquia é desonrada.

Tendo nascido na família de Deus, herdei um privilégio e uma responsabilidade de viver para louvar a Deus, maior que do que qualquer príncipe ou princesa tem para com a monarquia. Minha vida está sob constante escrutínio dos outros, e tudo o que eu fizer poderá trazer louvor ou desonra a Deus.

O fato de ser um membro de uma família real terrena é um fardo pesado? Talvez seja para os filhos da rainha. Eles são apenas humanos e, sinceramente, eu não gostaria de estar no lugar deles. Mas todo crente tem a graça e a capacidade em Cristo de viver o tipo de vida que honre a Deus.

Todo crente pode trazer glória a Deus ao viver no amor.