sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Confiança infantil



Jesus [...] ordenou: Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Lucas 18.16
Como médicos, meus colegas e eu frequentemente trabalhamos entre moradores de favela, mesmo em dias quentes e abafados. Uma manhã, quando estávamos ministrando gotas de vitaminas, um menino se agarrou fortemente à sua mãe, sem querer se aproximar, porque éramos estranhos a ele. Quando sua mãe o repreendeu, o menino se agarrou ainda mais, mas, em obediência a ela, finalmente abriu a boca para receber as gotas tão importantes à saúde. Quando vi como aquela criança confiava incondicionalmente em sua mãe, recusando-se a se separar dela, lembrei-me da passagem bíblica em Marcos 10.13-16. Pensei comigo mesma: Esse é o tipo de amor que Cristo espera que tenhamos. Muitas vezes, quando enfrentamos problemas, em vez de nos aproximarmos mais de Deus, nós nos afastamos. Às vezes, até questionamos Seu amor por nós. Mas deveríamos nos perguntar: Quando os momentos forem difíceis, serei suficientemente parecido com uma criança para me agarrar a Deus, confiando que Ele sabe o que é melhor para mim?
Minha confiança em Deus é como a de uma criança em seu pai amoroso?
Oremos pelas crianças que estão separadas de seus pais e mães.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alimento para a vida



Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede. João 6.35
Quando os seguidores de Jesus O questionaram depois de Ele alimentar a grande multidão, Ele fez a grande afirmação: "Eu sou o pão da vida". Se Ele vivesse na Ásia hoje, talvez dissesse: "Eu sou o arroz da vida", porque o arroz é o principal alimento na dieta deles. Ainda bem que Jesus não disse: "Eu sou a bomba de chocolate da vida" ou "Eu sou a torta de limão da vida" - por mais deliciosos que eles sejam. A fé em Jesus Cristo não é para ser um regalo especial ou um luxo ocasional. É um ingrediente vital para uma vida completa todos os dias. Jesus lembrou a Seus ouvintes que os filhos de Israel eram alimentados no caminho para a Terra Prometida. Seis dias por semana, eles se levantavam e descobriam que Deus tinha sido fiel, enviando maná para alimentá-los. Ao Se comparar ao pão, Jesus nos lembra que devemos tirar nosso sustento de Deus, todos os dias, enquanto buscamos aumentar e desenvolver nossa fé.
Como podemos repartir o pão da vida com as pessoas que nos cercam?
Oremos pelas pessoas que não enxergam que Deus está em ação.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

"Ore por mim"



Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6.2
Meu marido telefonou-me no serviço para me dar más notícias: nosso filho tinha acabado de ser expulso da escola por problemas ligados a drogas. Naquela noite, depois de abraçarmos nosso filho, chorar e conversar com ele, meu marido e eu tentamos descobrir o que fazer em seguida. Mais tarde, escrevi e-mails a alguns amigos íntimos para lhes contar o que tinha acontecido. "Orem por nós", implorei. Eu sabia que tínhamos uma longa jornada à frente e não achava que poderíamos enfrentá-la sem o apoio das orações de amigos e amigas cristãos. Durante os três anos seguintes, nós aprendemos muito sobre entregar o controle de nossa situação a Deus, sobre desenvolver um relacionamento mais amoroso com nosso adolescente, sobre as realidades do vício, sobre o amor e misericórdia de Deus e sobre a importância da oração mútua. Durante os momentos mais sombrios, descansei na certeza de que as pessoas estavam orando por nós e na confiança de que Deus continuaria a agir em nossa vida. Com a ajuda de um programa de 12 passos e de um conselheiro maravilhoso, nosso filho, finalmente, venceu o vício. Acredito que as orações intercessoras nos sustentaram durante a experiência, e espero nunca mais dar pouca atenção quando alguém me pedir: "Por favor, ore por mim".
A oração dos amigos e amigas nos sustenta quando não conseguimos nos sustentar sozinhos.
Oremos pelas famílias que estão enfrentando um vício.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Pare e ouça


Respondeu-lhe o Senhor: (...) Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada. Lucas 10.41-42
Fui abençoada com saúde minha vida inteira. Recentemente, no entanto, em virtude de um acidente, não estou tão ativa quanto sempre fui. Minha inatividade trouxe-me à mente uma de minhas passagens bíblicas preferidas: a história da visita de Jesus a Maria e Marta. Sempre entendi que Jesus escolheu a casa de Marta e Maria por ser reconhecidamente um lugar de comunhão e hospitalidade, e Jesus queria que o máximo de pessoas se reunisse ali para ouvi-lO. Marta era a dona de casa que queria tudo perfeito para Jesus. Sempre achei que Jesus deveria ter pedido a Maria para ajudá-la nos preparativos, de modo que Marta também pudesse se sentar a Seus pés e ouvir. Por causa de minhas novas limitações, não tenho podido oferecer esse tipo de hospitalidade a nossos amigos. Mas, ao ler novamente essa história do evangelho de Lucas, percebi a sabedoria de apenas estar pronta para ouvir. Não posso imaginar deixar Jesus esperando enquanto asso os pães ou guardo o aspirador de pó! Ainda tenho algum tempo de inatividade à frente, mas estou pronta para sentar-me aos pés de Jesus e ouvir e aprender dEle. Esse é meu principal propósito como Sua seguidora.
O serviço a Cristo começa quando O ouvimos.
Oremos pelas pessoas ocupadas demais para ouvir.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A obra-prima de Deus



Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Mateus 6.27

Numa noite de novembro, a primeira neve significativa da estação caiu sobre Ottawa. Na manhã seguinte, em vez de pegar meu ônibus para o trabalho, removi a neve da frente da garagem para minha esposa. Essa decisão interrompeu minha rotina e ameaçou me atrasar para o trabalho. Peguei o ônibus 30 minutos mais tarde que o costume. O motorista estava atrasado, porque o trânsito estava caótico. Minha ansiedade cresceu. Com os olhos fixos à frente, preocupava-me com o trabalho à minha espera. Então, senti a necessidade de orar, o que fiz em silêncio, em meio ao ônibus lotado. Agradecendo ao Senhor pelo dia e buscando a Sua proteção e orientação, abri meus olhos com uma perspectiva totalmente diferente. Sentindo uma paz interior que só vem na presença de Deus, olhei pela janela do ônibus pela primeira vez. As árvores estavam cobertas de neve, enquanto a paisagem toda tinha sido transformada em um novo panorama de beleza. Fiquei maravilhado com a obra-prima de Deus. Também me lembrei, mais uma vez, de entregar minhas preocupações ao Senhor e esperar, pela fé, que elas seriam resolvidas. E foram. Cheguei a tempo e tive um bom dia no escritório.A oração muda a forma como olhamos o mundo à nossa volta.
Oremos pelas pessoas preocupadas com seu trabalho.