sábado, 27 de dezembro de 2008

Minha prioridade

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça,e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33

Sempre fui perfeccionista no que diz respeito ao meu trabalho. Todos os dias, elaboro uma lista de coisas a fazer e tento completar as tarefas constantes dela. Num dia em particular, parecia que tudo que pudesse dar errado assim ocorria. Recebi e-mails e telefonemas de clientes que exigiam minha atenção. Isso sem mencionar os muitos problemas de trabalho que eu já tinha planejado resolver. Por volta do meio-dia, dei uma olhada na minha lista. Eu tinha feito muito pouco, e a tensão da manhã havia me causado dor de cabeça. Meu chefe me encorajou a sair para almoçar e relaxar. "De jeito nenhum", respondi, olhando para a pilha de papéis que se acumulavam à minha volta. Parecia que, quanto mais eu tentava, menos realizava. Finalmente, depois que meus colegas saíram para almoçar, me deleitei no silêncio, esperando usar o tempo para começar a eliminar as prioridades de minha lista. Ao abrir a gaveta de minha mesa, à procura de clipes, encontrei meu pequeno livro de citações bíblicas, do qual já me havia esquecido completamente. O livro era exatamente o que eu precisava. Durante aquela hora, ao ler e reler alguns versículos, minha tensão desapareceu. Eu me dei conta de que o que faltava no topo da minha lista era meditação e oração. Deus consegue trazer ordem a partir da confusão, e as Escrituras me ofereceram a paz de que eu preciso.

Deus nos oferece paz em meio à confusão da vida.

Oremos pelas pessoas que têm emprego estressante.

Leia Mateus 6.25-34

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A luz da vida

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2.9

Jesus nasceu quando os pastores "guardavam o seu rebanho durante as vigílias da noite" (Lucas 2.8). O mundo no qual Ele nasceu era escuro como a noite. Um imperador militar, com punhos de ferro, ocupava o trono em Roma. Herodes, o governador da Palestina, era cruel. José e Maria foram a Belém para se registrar e pagar impostos a um ditador. O mundo estava assolado pela fome, pobreza, doença e ignorância. Porque muitos de nossos cânticos de Natal são doces e suaves, esquecemo-nos do mundo difícil em que Jesus nasceu. Nosso planeta é afligido por guerras, conflitos políticos, furacões, terremotos, tsunamis, fome, doenças, pobreza, ignorância, contendas étnicas. Cada um de nós, em algum momento, sofre perdas e desânimo. Mortes, colapsos emocionais, brigas familiares, solidão e suicídios desfiguram a imagem de alegria proclamada pelo Natal, e a escuridão de nosso próprio pecado pode se tornar um fardo quase opressor. Porém, Jesus veio porque o mundo está escuro e atormentado. Sua luz e amor penetram a escuridão, e, se O seguirmos, teremos "a luz da vida" (João 8.12).

O que devo fazer para trazer a luz de Cristo à escuridão?

Oremos pelas pessoas que se sentem deprimidas durante as festa natalinas.

Leia Efésios 5.3-20

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Esperando por Deus


 

[...] e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura. Lucas 2.7

Na noite de Natal, nós recordamos que Deus nos enviou o Seu filho, o Messias. Todo o povo O esperava para restaurar Israel e ser Seu rei. Deus O enviou por meio de uma jovem virgem que se casaria com José. A obra de Deus se fez em Maria por intermédio do Espírito Santo.Os anjos do Senhor preveniram José da missão que lhe cabia: ser o pai do menino filho de Deus na terra. José, como servo obediente, aceitou Maria e seu filho, Jesus. Um rei nasceu numa manjedoura, entre animais, precisou fugir, viveu como refugiado e era filho de carpinteiro. Quão diferente do que pensamos a respeito da chegada de um rei e do que esperávamos da chegada do filho de Deus! Aquele bebê que nasceu pobre era totalmente dependente de Seus pais, mesmo sendo Deus. Para nossos paradigmas, Deus é auto-suficiente, não necessita de nada nem de ninguém.Mas Jesus era como nós: vulnerável, corria perigo, frágil e dependente. Jesus revela Deus, que nos ama e espera que nós O amemos. Nisso reside nossa salvação. Portanto, esta noite nos revela que o Deus que esperamos por todo o Advento espera por nós. Ele espera para ver como vamos responder. Se respondermos a esse amor, a promessa é: "Paz na terra e boa vontade a todas as pessoas."

Deus vem até nós... e espera.

Oremos por boa vontade a todas as pessoas.

Leia Lucas 2.8-20

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dê com alegria

Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6.38

Deus nos adverte a dar. Quando adolescente, eu dava dez por cento de tudo que ganhava. Mas as coisas mudaram quando me casei. O dinheiro era pouco e, embora ofertássemos, não dávamos o dízimo. Durante um culto, o Senhor falou ao meu marido e a mim. Depois de admitirmos que não estávamos seguindo o padrão da Bíblia, começamos a dar o dízimo. A princípio, ficamos receosos. E se não conseguíssemos pagar nossas contas? Então nos demos conta de que Deus havia aumentado nossos parcos recursos para cobrir nossas despesas. Mais tarde, participamos de uma conferência missionária e descobrimos que Deus abençoa tanto os que dão da sua profunda pobreza quanto os que dão da sua fartura. Comprometemo-nos a dar pela fé. Ao longo dos anos, o Senhor usou pessoas para nos abençoar com legumes frescos, pães caseiros, flores, roupas e dinheiro. Como Deus ama quem dá com alegria, temos procurado pessoas que precisem de uma bênção e encontrado alegria em dividir com elas. Deus nos surpreende: Ele sempre nos devolve mais do que damos aos outros.

Ninguém excede a Deus em generosidade.

Oremos pelas pessoas que estão sem recursos para pagar suas contas.

MEDITE: Lucas 1.46-55

Leia Deuteronômio 28.1-14

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A luz de Cristo

Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. Mateus 5.16

Muitos anos atrás, minha esposa e alguns vizinhos se reuniram durante o período do Natal para fazer kits de luminária. Esses kits consistiam em saquinhos brancos, uma pequena quantidade de areia e uma vela para cada saquinho. Quando os sacos são colocados nas ruas e as velas em seu interior são acesas numa determinada noite antes do Natal, as casas e bairros se conectam por um cordão de luzes cintilantes. O que começou com três casas cresceu para mais de 3 mil em nossa cidade. O dinheiro arrecadado com a venda dos kits vai para a caridade, que ajuda famílias sem-teto. Muitas pessoas que apreciam as luzes em sua viagem pela cidade não fazem idéia de todo o bem que resulta desse evento de caridade, mas a luz sensibiliza seus corações. Pensei no quanto nós, enquanto cristãos, somos como essas pequenas luzes em um mundo escuro e frio. Cada luzinha é importante, por menor que seja. Mas, junto às outras, em uma comunidade de crentes, produzimos beleza mais do que um indivíduo pode realizar e mostramos aos outros a verdadeira luz de Cristo.

Deixe a luz de Cristo brilhar por meio de você hoje.

Oremos pelas pessoas que se sentem insignificantes.

Leia João 1.6-13