sexta-feira, 13 de julho de 2012

Nós seres humanos precisamos de coisas externas para nos sentirmos felizes. Quando somos jovens, e muitas vezes quando somos mais velhos, e não temos muita maturidade espiritual, também precisamos de coisas externas para ficarmos bem.


Numa fase queremos roupas novas, sapatos, bolsas, maquilagem, em outra fase, móveis novos para casa, carro novo, viajar, e até mesmo guloseimas. Às vezes não estamos felizes no trabalho, e ficamos imaginando as férias, porque só nas férias seremos felizes. Depois desejamos nos mudar de casa, ou de emprego, achando que só depois disso tudo, a felicidade baterá à nossa porta. E, assim vivemos uma vida vazia, sem rumo, mas sempre buscando ser feliz, achando que a felicidade está fora de nós, e quanto mais buscamos mais sem rumo ficamos.

No Evangelho de Mateus no capítulo 6, O Senhor Jesus nos exorta a buscarmos, “pois em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, que as outras coisas nos seriam acrescentadas.” Mt 6-33.

Com essa Palavra Ele deixa claro que não devemos andar ansiosos com nada e que também, devemos dar o devido valor ao dinheiro, a bens materiais e a tudo o que é perecível.
Tudo o que a traça corrói é passageiro, efêmero. De perecível, só nós merecemos todo o cuidado do mundo. Sem cuidados essenciais não sobrevivemos. Cuidados com o corpo, com nossa mente, com nosso estado psicológico e acima de tudo com nosso lado espiritual, pois não somos somente matéria. 

Não é pecado termos uma vida tranqüila financeiramente, porém não devemos nos esquecer de que o dinheiro não é tudo em nossa vida. Ao buscarmos o Reino de Deus e o estabelecermos em nós, em nosso coração, estaremos sempre próximos do Pai, pois nosso tesouro será o Senhor, e o nosso coração estará n’Ele. “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Mt. 6-21.

O Reino de Deus em nós nos mostra, que o importante é ser feliz com o que temos, essa é a verdadeira felicidade, você ser feliz com que o que Deus te deu.

 Independente de riquezas e bens materiais, temos o Senhor, não estamos sós, temos a Sua Palavra que é como o próprio ar que respiramos, e a oração, que nos ajuda a estarmos mais próximos do Pai. Juntos com Deus, todas as outras coisas nos serão acrescentadas gradativamente. Venha o Teu reino. Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu. Pois Teu é o reino, o poder e a glória para sempre.”

quinta-feira, 12 de julho de 2012

O cuidado de Deus para com nós...

         
O Senhor atenta para as nossas dificuldades todos os dias. Cuida de nós diariamente, e principalmente nos momentos de dificuldades. Muitas vezes nem percebemos, e pensamos ou achamos que Ele não está se lembrando de nós.
 Esse é um grande engano que Satanás com sua astúcia, tenta nos impingir. A Palavra de Deus de Gênesis a Apocalipse, deixa bem claro que o Senhor de nossas vidas, deseja se revelar a nós, estar perto de nós, nos ajudar nas dificuldades, acalmar nossos corações, dar paz à nossa alma e espírito. Enfim, Deus nosso Pai, quer cuidar de nós como qualquer pai amoroso deseja cuidar de seus filhos. Nós só precisamos deixar que isso aconteça.




No Salmo 139 a partir do verso um o Senhor diz que nos sonda, e que conhece nosso assentar e o nosso levantar e de longe entende nossos pensamentos. Diz também, que cerca nosso andar e nosso deitar, e que também conhece todos os nossos caminhos.
Só Deus que é possuidor de atributos inerentes só a Ele, poderia nos conhecer tão bem. Ninguém, além de Deus nos conhece com tamanha perfeição, e tão profundamente. Deus sabe o que vamos falar sem que nem tenhamos movido nossa língua. Sua mão está sobre nós sempre. Nunca poderemos fugir de seu Espírito nem da sua face.


 Mesmo que a escuridão da noite ou da alma nos alcance, o Senhor estará nos iluminando com sua luz poderosa, não nos deixando no escuro, sem poder enxergar. Foi o Senhor Deus quem teceu e entrelaçou todo o nosso ser no ventre de nossa mãe e por isso nos conhece melhor do que todas as outras pessoas, incluindo nossos pais.
Deus cumpre perfeitamente todos os planos a nosso respeito todos os dias, sem nunca descansar. Para Ele não há sábados, domingos e nem feriados e somos aperfeiçoados em tudo o que fazemos. Ele nunca nos desampara e deseja que realmente nos aperfeiçoemos segundo os seus ensinamentos. 



O seu amor é cuidadoso e fiel e dura para sempre. O Deus Todo Poderoso, o El Shaddai, nos cuida como uma mãe cuida de seu filho, sustentando, alimentando, e nos dando suficiência para vivermos nosso dia a dia da melhor forma possível.
Peçamos ao Senhor que Ele nos mostre se há em nós algum mau caminho, que Ele nos guie pelo caminho eterno da santidade, pois o melhor presente que podemos lhe dar é permitir que O conheçamos cada vez mais. “Então, quando vocês clamarem ao Senhor, ele responderá; quando vocês gritarem por ajuda, ele dirá: ‘Eu estou ao seu lado’.” Is. 58-9.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O amor de Deus!

Quem poderá nos afastar do amor de Deus? Paulo em sua carta aos Romanos diz: "nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Rm 8-39. 
Será isso possível? Por ser infinito, o amor de Deus por nós, também é eterno e por isso nada nem ninguém poderá nos afastar d’Ele. É provável, que só nós mesmos poderemos conseguir tal proeza.
Uma vez que somos possuidores do livre arbítrio, se o usarmos da maneira errada poderemos ocasionar certo afastamento de Deus.
Deus não tem nenhuma intenção de nos abandonar, Ele morreu por nós. Porque teria se sacrificado por nós? O Senhor só nos abandonará se nós dermos motivos para isso. “Ah, como é grande a sua bondade para com aqueles que respeitam e obedecem ao Senhor! O Senhor mostra essa bondade a todos que procuram sua proteção.” Salmo de Davi 31-19.

Como temos usado o nosso livre arbítrio? Temos tido uma vida respeitosa e obediente para com Deus? Ou achamos que, seja lá o que fizermos, Ele sempre estará ao nosso lado?

É um engano pensarmos dessa forma. A verdade é que: Nada nem ninguém poderá nos separar do amor de Deus, somente nós, podemos fazer isso, se formos desobedientes, e praticarmos atos que não condizem com a nossa condição de filhos de Deus.
“Aquele que me traz sua oferta de gratidão está me honrando! Quem se esforça para andar nos meus caminhos receberá a salvação de Deus.” Salmo 50-23.
 
Para que o Senhor nunca se afaste de nós, devemos andar sempre de conformidade com a Sua Palavra. “Clamem a mim quando estiverem em dificuldade, e eu os salvarei; e aí vocês me horarão. Mas ao perverso Deus diz: De que adianta ficar repetindo as minhas ordens escritas e as minhas promessas, se no fundo do coração você despreza a minha disciplina e desobedece às minhas palavras.” Salmo 50.15-17.

Se agirmos assim, definitivamente, nada nem ninguém poderá nos afastar do amor de Deus, nem nós. 

terça-feira, 10 de julho de 2012

O olhar do amor de Deus

            
             É triste, observarmos como algumas pessoas olham para outras discriminando. Tentam descobrir quem são essas pessoas, como são, externamente falando, querem saber se possuem bens, dinheiro ou coisas materiais, e até mesmo a sua índole, através das roupas e outras coisas externas. Um dos piores julgamentos é o que se faz observando o exterior do ser humano. A possibilidade de erro é imensa.
            “Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” I Sm 16-7.
             Samuel quando viu Eliabe, filho de Jessé, achou que era ele o escolhido pelo SENHOR, para ser coroado rei, em lugar de Saul, o rei escolhido segundo o coração do povo. Porém, o SENHOR já tinha o escolhido o rei segundo o Seu coração.
            O escolhido não era Eliabe, e sim, Davi o filho mais novo de Jessé, que pastoreava as ovelhas do pai. O Senhor redarguiu Samuel dizendo que aquele não era o escolhido. Pediu que Samuel não julgasse o homem pela aparência ou sua estatura, pois Ele o Senhor não via a aparência exterior, e sim examinava os pensamentos e as intenções do coração. Dessa forma nenhum filho de Jessé dos que estavam na casa foi escolhido. O filho mais novo que apascentava as ovelhas do pai era o rei escolhido segundo o coração de Deus.

O julgamento do homem é feito através das aparências, e quase sempre nos enganamos quando avaliamos alguém pelo exterior, isso é totalmente errado, pois como não conseguimos ver através do coração, olhamos aquilo que recobre o ser humano, ou seja, as roupas, sapatos, objetos pessoais, e porque não dizer para a cor e o tipo físico das pessoas. Roupas, jóias, e outros artefatos não podem nunca servir de referência para uma pessoa, assim como seu tipo físico. Samuel errou feio quando achou que o filho de Jessé que era mais forte e de maior estatura fosse o rei escolhido por Deus. “E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas.” At 10-34.

            O exterior de uma pessoa não diz nada sobre ela. Às vezes vemos alguém bem vestido e essa pessoa pode ser um assassino, psicopata, enfim, pode não ser boa gente. Em contrapartida, alguém que não esteja tão bem vestido, pode ser um grande ser humano, e um servo, ou serva de Deus. “Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redarguidos pela lei como transgressores.” Tg 2-9.
            Posso dizer que já fiz a experiência de adentrar em um shopping não tão bem vestida como as pessoas que lá estavam e receber diversos olhares intrigados. Olhavam-me como se eu não fizesse parte da paisagem.
 Para esses observadores eu estava destoando completamente do quadro geral. Para eles eu destoava, porém, para mim não. Estava me sentindo muito bem com minha roupa.
            Não sei o que passa pela cabeça das pessoas, mas sei perfeitamente que fui olhada como se fosse alguém diferente, e isso é discriminação, e o Senhor não se agrada disso.
            “Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.” Is. 64-8.

             Somos verdadeiramente filhos de um mesmo Pai, consequentemente somos todos irmãos. Que não haja discriminação entre nós, por que: O SENHOR não é um Deus que tem prazer na injustiça; o SENHOR não tolera o mal, por menor que seja. Por isso, quem pensa muito de si mesmo não terá lugar na sua presença. O SENHOR odeia todos os que praticam a maldade.” Sl.5.4-5.
            Nossos pensamentos, e as intenções de nosso coração é que devem ser mantidas impecáveis, pois o único julgamento que deve nos importar é o de Deus, e para Ele, só interessa que tenhamos um coração verdadeiramente desprovido de maldade.
“Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.” Ef.4-6.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

O Senhor de tudo!

                 Quantas vezes nos pegamos dizendo: “Isso é meu, não é seu.” “Eu comprei, por isso é meu.” “Tudo o que tenho foi comprado com o meu dinheiro.” Achamos sempre que tudo o que compramos com nosso dinheiro é nosso, e só nosso.
           
                 Esse é o maior dos enganos. Não possuímos nada nessa vida. Não somos donos de absolutamente nada. Partindo desse pressuposto, porque valorizamos tanto os bens materiais? Carros, casas, roupas, jóias, computadores? Até mesmo nossos filhos não são nossa propriedade.
            Tudo o que recebemos de Deus, pertence a Ele e somente a Ele. Somos despenseiros, administradores, mordomos de Deus. Apenas administramos o que Ele nos dá. Por isso do mesmo jeito que Ele nos dá, Ele também pode nos tirar. Assim como nos deu a vida, também a tirará, na hora que for necessário e de Sua vontade.
        O Deus Altíssimo, é o legítimo possuidor de todas as coisas. É Ele quem possui os céus e a terra, e tudo o que neles há.  

El Elion é um dos nomes compostos de Deus usados na Bíblia Sagrada. Cada um desses nomes diferentes revelam um lado diferente da natureza e do caráter de Deus.  Já falamos em um post anterior sobre outro nome composto de Deus, O El Shaddai, que significa o Todo Poderoso. Em outras postagens falaremos sobre os outros nomes de Deus. 



Que a bênção do Deus Altíssimo, criador dos céus e da terra, seja sobre você, e bendito seja o Deus Altíssimo que entregou os seus inimigos em suas mãos.” Gn 14.19-20.

               Portanto, amados, vamos tentar nos desapegar de todas as coisas materiais que nos prendem, e nos envolvem como se fosse um novelo de lã embolado. O Senhor não se agrada disso, pois: “aprenderão que só o SENHOR, o Altíssimo domina toda a terra.” Sl 83-18.

            Se realmente conseguirmos nos desapegar das coisas materiais, nossa vida se tornará mais leve. Nossas preocupações se voltarão para as coisas que de verdade possuem valor, tais como: amor, esperança, misericórdia, bondade, caridade, enfim para coisas não perecíveis e que a traça não corrói como os bens materiais.
            “E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, toma a cruz, e segue-me.” Mc 10-21.

              Nada do que temos é nosso, e sim do Deus Altíssimo, O El Eliom.