sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Seis semanas

Então disse Moisés e Arão a todos os filhos de Israel: À tarde sabereis que foi o Senhor quem vos tirou da terra do Egito, e, pela manhã, vereis a glória do Senhor. Êxodo 16.6-7

Depois que os hebreus atravessaram o Mar Vermelho, eles "confiaram no Senhor, e em Moisés, seu servo" (Êxodo 14.31). Quando era jovem, essa história parecia-me descambar a partir desse ponto. Cansava-me a murmuração do povo e de sua falta de fé. Achava difícil acreditar que, seis semanas depois da saída do Egito, o povo já tivesse começado a duvidar de Deus e achasse que o êxodo tivesse sido uma erro. Quando amadureci, a história ganhou mais credibilidade. Percebi com que rapidez eu voltava a duvidar e a murmurar depois que Deus fazia algo maravilhoso em minha vida. Pelo que pude observar, seis semanas é o tempo médio da confiança humana. Deus reagiu à ingratidão dos hebreus, não tirando coisas deles, mas aumentando as bênçãos sobre eles e fazendo-lhes novos milagres. A presença de Deus era óbvia. Esse é um dos muitos exemplos da graça de Deus no Antigo Testamento. Embora nós pensemos na graça como um conceito do Novo Testamento, ela pode ser vista em ação também em todo o Antigo Testamento. E poderia ser de outra forma, já que o Deus de Moisés é também o Deus de Jesus?

Deus vem ao encontro da nossa dúvida com amor fiel.

Oremos pelas pessoas que murmuram.

Leia Êxodo 16.1-8

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

O povo da luz

Pois, outrora, éreis trevas, porém agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Efésios 5.8

A caminho do trabalho, passei por um lago ao lado da estrada repleto de água barrenta. Havia lixo espalhado por toda a sua volta. Chamou-me atenção, no entanto, o sol brilhando sobre um lindo par de patos que flutuava no meio do lago. Em meio ao lixo, mas cercados da luz do sol, aquelas duas lindas criaturas não pareciam nem um pouco perturbadas. Se ao menos nós pudéssemos ser como aqueles patos! Em um mundo perfeito, não haveria lixo ou entulho; mas, infelizmente, nosso mundo não é perfeito. Há coisas ruins, tentação e uma absoluta falta de cuidado por toda parte. Como podemos refletir a luz de Deus neste mundo imperfeito? Quando tornamos Deus o centro de nossa vida, podemos resistir às tentações e nos concentrar em desenvolver um espírito de graça, amor e bondade que irradie a todos que encontramos. Nós jamais atingiremos a perfeição, mas, ao fazermos o melhor possível para vivermos o caminho de Jesus Cristo, podemos nos tornar um exemplo brilhante aos outros, que de outro modo estariam num mundo manchado.

Como posso irradiar o amor de Deus para iluminar a escuridão?

Oremos pelas pessoas que vivem em ambientes poluídos.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Meu primeiro versículo bíblico

Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Josué 1.9

Quando tinha cerca de quatro anos, fiquei deitada, uma noite, sem conseguir dormir. No teto e na parede à frente da minha cama, via sombras e imagens cuja origem não conseguia identificar. Fiquei preocupada e com medo. Quando meu pai percebeu que estava com dificuldade para dormir, ele perguntou qual era o problema. Expliquei meu medo das sombras na parede. Ele pacientemente explicou-me que o que estava vendo era a luz da Lua passando por entre os galhos das grandes árvores do lado de fora. Quando o vento balançava os galhos, a luz parecia se mover. Ele disse: "Concentre-se na luz, não nas sombras. Lembre-se: se há sombras, é porque também há luz. A lua de Deus está brilhando sobre a terra". Então, ele ensinou-me o versículo bíblico de Josué 1.9 e disse-me para repeti-lo quando sentisse medo. Disse que, se acreditasse, de todo o coração, meu medo desapareceria. Fiz o que ele disse, e meu medo desapareceu. Aquela experiência transformou-me, e o versículo tornou-se especial em minha vida. Meu compromisso é permanecer forte e vigilante. Confio na promessa de Deus de estar sempre ao meu lado, aonde quer que eu vá. Meus pais já não estão mais comigo, mas a palavra de Deus permanece gravada no meu coração.

A memorização de passagens bíblicas nos oferece ferramentas para usarmos diariamente.


 

Oremos pelas crianças em situações assustadoras.

Leia Josué 1.1-9