sábado, 7 de maio de 2011

Dias sem propósito




Pavores apoderam-se de mim; a minha dignidade é levada como pelo vento, a minha segurança se desfaz como nuvem. “E agora esvai-se a minha vida; estou preso a dias de sofrimento. (Jó 30:15-16)

Não é nenhuma novidade dizer que o mundo vive dias de ansiedade, dias de enfermidade. Muitos problemas tem abatido o coração das pessoas. Mas, não se pode perder as esperanças, pois os dias sem propósitos podem ser alterados, tratando corretamente as principais enfermidades.
Deve-se buscar a cura para o consumismo, que é um grande causador da ansiedade moderna. A cura está em as pessoas se contentarem com aquilo que tem, sabendo que tudo vem de Deus e deve ser recebido com ações de graças.
É preciso buscar a cura no relacionamento familiar. Os pais precisam educar seus filhos, dedicando a eles tempo com qualidade. Os casais precisam entender que o casamento é para toda a vida. Os casais tem que ser casais e não rivais.
É preciso alcançar a cura da alma. Mais do que tudo, o homem precisa encontrar alimento para a sua alma. A alma só encontra seu suprimento em Deus. É preciso estar atento para a voz de Deus que cura as enfermidades da alma. “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação.”
Quando se busca a cura das enfermidades pode-se ter uma nova vida, um novo animo, um novo propósito. Davi viveu muitos dias de aflição, mas não se deixou dominar por qualquer situação. Em 1 Samuel 30:6 pode-se ver um exemplo disso: “Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no SENHOR, seu Deus.”
Existem dias sem propósito, são os dias daqueles que desistiram de encontrar a cura para as enfermidades da vida, que desistiram de lutar e ouvir a Deus.
Mas, quem busca o tratamento das feridas e aguarda em silêncio a salvação do Senhor, mesmo vivendo em dias sem propósitos, têm propósitos em seus dias.

Tratar as enfermidades é o caminho de uma vida equilibrada

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Sonhos ganhando vida


Àquele que é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós (Ef 3.20).

Nada pode ser construído se antes não existir um sonho. Os sonhos são um ponto de partida para a realização do melhor que Deus tem para nós.
O problema acontece exatamente aí. Já sonhamos demais, já nos decepcionados demais; aí, não sonhamos mais. Decretamos a morte do sonho.
Mas podemos ver essa situação mudar. Por mais desanimados e desumorados que estejamos, mesmo que o tempo tenha se encarregado de apagar os nossos sonhos; quando buscamos a presença de Deus em nossas vidas, voltamos a sonhar. Sonhar os sonhos de Deus, que faz muito mais do que pedimos e pensamos.
O texto de Atos 2:17 diz que quando o Espírito Santo é derramado, os velhos sonharão. Os velhos, muitas vezes são lembrados como uma classe de pessoas que já não sonham mais. Afirmar que eles sonharão é dizer que qualquer pessoa pode voltar a sonhar na presença de Deus. O Espírito Santo é derramado em nossos corações a cada dia. Ele tem sido o nosso consolador, é Ele quem nos faz voltar a sonhar.
Quando voltamos a sonhar, precisamos em primeiro lugar, colocar os nosso sonho em prática. Sonhar sem agir é apenas como sonhar e esquecer. Depois de dormirmos uma noite, acordamos e chegamos a consciência; assim o sonho se apaga. Para não esquecer devemos anotar nosso sonho. Devemos trabalhar nosso sonho, cultivá-lo, dar vida a ele. Não acorde de seu sonho antes que ele chegue ao fim, não deixe que ele sejam apenas um sonho. Portanto, com o auxilio de Deus, aproveite seu sonho.
Em segundo lugar devemos tomar cuidado para não sonhar demais. Simplesmente sonhar não quer dizer nada. Diz um provérbio Inglês: “Se os sonhos fossem cavalos, os mendigos seriam todos cavaleiros”. Ec. 5:7 (RA) nos lembra que “na multidão dos sonhos há vaidade”. Tenha um alvo definido em sua vida; sonhe com qualidade, não apenas em quantidade. Não tente fazer de tudo pois, assim, vai acabar não fazendo nada.
Dedique-se ao seu papel na história, acredite em seus sonhos e construa sua história, faça dela a melhor história que você puder.


Sonhar não deve ser algo apenas para quem está dormindo

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Sobreabundante Graça



Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a Graça (Rm 5:20).

A tendência natural de ressaltar o que é mal nos faz muitas vezes acreditar que o poder da morte, da influência do pecado, é maior do que a influência da vida, da salvação.
Mentira. Essa é mais uma mentira em que caímos quando cedemos à nossa natureza pecaminosa.
O capítulo 5 do livro de Romanos nos deixa claro que maior é a força do sangue de Jesus, para nos salvar, do que a força do pecado de Adão para nos levar à morte. Não devemos acreditar na mentira, que é pensar na supremacia do pecado sobre a graça.
O v. 20 é claro quando diz que o pecado é abundante. Ele é intenso, envolvente e destruidor, mas a graça é superabundante, é sobreabundante; o sacrifício de Jesus e o resultado dele é superior a qualquer outro poder.
Se estamos enfraquecidos, sendo levados ao desanimo, a dar lugar à tentação e ao pecado, sendo pressionados por sua força, é hora de lembrar que temos liberdade para rejeitar o pecado, e condição para sairmos deste estado de desesperança, porque se a força do pecado é grande, maior é a força que temos em Jesus.
Quem reina em nossa vida, a partir do momento em que somos tocados por Deus e nos entregamos a Ele, é a graça pela justiça para a vida eterna (v.21).
Comece todos os dias firmado na verdade de que muito maior é o reino da vida. Se em Adão reinou a morte, em Jesus reina a vida. Não podemos ser enganados pela idéia tão constante de que a influência de Adão é maior do que o resultado da obra de Cristo. Não é.
Todas as vezes que formos pressionados pela força do pecado, devemos, podemos e temos que recorrer à super-força de JESUS.

Mude de estágio: deixe Adão e olhe para Jesus.

terça-feira, 3 de maio de 2011

O que é detestável



Odeiem o mal, vocês que amam o Senhor, pois ele protege a vida dos seus fiéis e os livra das mãos dos ímpios (Sl 97.10).
Se nos pedissem exemplos de sete coisas que detestamos, talvez passaríamos longe do que é detestável a Deus, há no homem uma falta de conhecimento da vontade de Deus. Neste texto encontramos sete coisas que Deus detesta, e o que também devemos detestar e nos afastar continuamente. Veja com atenção:
Olhos Altivos - Deus detesta o olhar orgulhoso, olhar como quem domina o tempo e as estações, olhar de domínio como quem pode tudo, toda falta de humildade. (Sl.18:27; I Tm.6:17).
Língua Mentirosa - A mesma língua que louvamos a Deus, pode ser usada para amaldiçoar o próximo. Pv. 12:19.
Mãos que derramam sangue inocente - Deus detesta toda forma de ódio contra alguém, toda violência praticada em atos e no coração.
Coração que trama projetos iníquos - É do coração que provem todo o mal, o assassino que tira a vida de outrem, concebeu antes o crime no coração. O que difama a mulher do próximo já arquitetou a maldade no coração. Cuidado com os sentimentos que se aninham no seu coração.
Pés que se apressam a correr para o mal - Muitas vezes damos passos para arruinar a nossa própria vida, e muitos desses passos são para arruinar a vida de nosso próximo.
Testemunha falsa que profere mentiras - Mais uma vez a mentira é destacada com algo que Deus detesta. A mentira vem do Diabo (Jo.8.44), devemos fugir dela e de toda sua aparência multiforme; a hipocrisia, as invenções, os aumentos, toda ficção mentirosa. (Ap.22:15; I Tm.4:2)
O que semeia contendas entre os irmãos - Seis coisas Deus aborrece, a sétima Ele abomina, é o separar o que Deus uniu através da morte de seu filho Jesus.

Para fazer o que Deus gosta, basta fazer o contrário do que Ele detesta.