sábado, 26 de novembro de 2011

Em braços amorosos



Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. - João 10.14-15

Parada na fila do caixa do supermercado, ouvi duas senhoras à minha frente lamentando os problemas da velhice. 'Acho que a vida está ao contrário', disse uma delas. 'Nós deveríamos nascer sozinhos e solitários e morrer aquecidos e aninhados em braços amorosos.' Suas palavras me fizeram parar para pensar. Quando nós conhecemos a Cristo, nós morremos 'aquecidos e aninhados em braços amorosos'. Nós, que confiamos em Cristo como nosso Salvador, somos Suas ovelhas delicadas. Nascemos neste mundo terreno e somos acolhidos nos braços de nossos pais humanos, e nascemos uma segunda vez nos braços amorosos de Cristo quando confiamos nEle como nosso Salvador. Esses braços nos segurarão quando deixarmos nossos corpos, temporários, e entrarmos eternamente na presença de nosso Deus amoroso. Que consolo saber que não temos de morrer sozinhos! Cristo venceu a morte e preparou um lar para nós no céu, onde Ele nos aguarda de braços abertos.
Além da morte, Cristo espera por nós, de braços abertos.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

A certeza de Deus


Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele. - Salmo 118.24
Em muitas manhãs de primavera, eu acordo ao som do canto dos pássaros. Quando olho pelas cortinas, posso ver a escuridão dando lugar aos primeiros raios de luz, antes que o Sol apareça em sua plenitude. No canto dos pássaros, que anunciam o início de um novo dia, ouço hinos de esperança. Cada pássaro expressa, à sua maneira, o início de uma nova jornada de vida. Quando a luz plena do dia emerge, os pássaros parecem confiantes de que as sombras vão se dissipar. Em geral, quando acordamos, de manhã, nossos primeiros pensamentos do dia são sobre as responsabilidades e problemas a enfrentar. No entanto, como cristãos, nós podemos começar o dia como os pássaros, na certeza de que a aurora virá após a noite, assim como a calmaria vem depois da tempestade. Quando cada novo dia se abrir diante de nós, podemos estar certos de que Deus, que cuida de nós em nosso sono, estará ao nosso lado, independentemente do que o dia possa nos trazer.
Mesmo quando o Sol se põe, Deus ainda é nossa fonte de luz.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Suporte no Amado


Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada ao seu amado? - Cântico 8.5
Há alguns anos, propus casamento a uma mulher, que me recusou. Depois disso, fiquei deprimido, não conseguia dormir e fiquei atolado em um pântano espiritual. Eu sabia que precisava fazer algo. Perguntei a mim mesmo: Como posso sair deste deserto? E concluí que a verdadeira alegria vem apenas pelo conhecimento de Deus. Quanto mais eu compreendesse a natureza de Deus, mais paz encontraria. Portanto, peguei um caderno e dediquei cada seção a um atributo do Senhor, como santidade, amor, poder infinito, conhecimento absoluto, perdão e paciência. Então, li a Bíblia de ponta a ponta e, toda vez que passava por um versículo relacionado com um desses atributos, eu o escrevia em meu caderno, com algumas reflexões acerca de quem Deus é e como isso afeta minha vida. Depois de terminar a Bíblia toda, voltei a cada atributo e reuni minhas sinceras reflexões em um livro. Esse estudo mudou minha vida. Meu alicerce espiritual tornou-se mais sólido e minha fé prendeu-se não a circunstâncias e emoções, mas ao Deus vivo. Quando estamos em um deserto ou nos sentindo derrotados e deprimidos, podemos sair desse ermo apoiando-nos em nosso Amado: Deus.
Quanto mais compreendermos a natureza de Deus, mais conheceremos a Sua paz.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Semeado, plantado e crescendo



Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e, assim, vos tornareis meus discípulos. - João 15.8
Em um canto do nosso quintal, há uma macieira que adquirimos porque uma etiqueta amarrada a seu galho dizia que ela começaria a dar frutos em duas estações. Nós ignoramos o fato de que seu tronco delgado estava curvo e que ela tinha apenas quatro galhos nos quais as maçãs poderiam crescer. Nós a compramos assim mesmo e a carregamos delicadamente para casa. Três estações de crescimento já passaram, e as imagens de tortas de maçã e de gente subindo nos galhos de nossa árvore vão desvanecendo. Ela ainda é delgada e curva. Em alguns dias, eu me sinto como aquela árvore - curvada pelos estresses da vida e imaginando se um dia darei algum fruto. Tenho receio de que a próxima tempestade de vento me quebre, ou de que minhas raízes sejam superficiais demais. Então me lembro de que fui adquirida e plantada em um local cuidadosamente escolhido. Deus cuida de mim durante as dolorosas estações de crescimento e me poda para que eu dê mais frutos. Ao olhar para nossa árvore, penso no jardineiro esperançoso que Deus deve ser. Embora me vendo e me amando como eu sou, Ele também vê o que eu um dia serei.
Deus cuida ternamente de nós nos tempos em que não podemos dar frutos.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Boas-novas


Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. - Filipenses 4.8
Nas manhãs de sexta-feira, geralmente me encontro com algumas amigas íntimas para tomarmos o café-da-manhã. Eu gosto de estar com pessoas que partilham dos meus interesses. Ultimamente, no entanto, não tenho aguardado nossos encontros com o mesmo entusiasmo. Ao conversarmos sobre acontecimentos atuais, minhas amigas mencionam todas as notícias ruins e eu acabo presa na conversa, como um peixe preso em uma rede. As más notícias parecem chamar minha atenção aonde quer que eu vá. Sou cercada por revistas e jornais com manchetes anunciando acontecimentos terríveis. Onde estão as boas notícias nestes últimos tempos? Eu busco as respostas na Bíblia. Embora ela tenha sido escrita há muitos anos, suas boas notícias são eternas. A leitura das boas-novas de Deus sempre me ajuda a me tornar uma pessoa melhor. Começo a ver o mundo pelos olhos dEle. Cabe a mim decidir a maneira como recebo as notícias todos os dias. Quanto mais estudo a Bíblia, mais forte me torno diante do medo e da frustração. Eu começo a encher minha mente com as palavras de Deus, nas quais encontro a verdade de que, mesmo em meio às más notícias, Ele está em ação no mundo.
Em meio às más notícias, lembre-se da boa-nova de que Deus está conosco.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mais clareza


Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora conheço em parte, então conhecerei como também sou conhecido. - 1 Coríntios 13.12
Quando eu era menino, um contínuo estrabismo me levou a consultar o oftalmologista. Ele me receitou óculos que melhoraram minha visão. Durante minha adolescência e juventude, o médico alterou a receita, para manter a qualidade da minha visão enquanto meus olhos mudavam. Passados os 40 anos, eu relutantemente passei às lentes bifocais. De modo semelhante, minha visão espiritual mudou com a idade. Quando criança, fui apresentado a Deus e a Jesus por meio das histórias bíblicas e das peças de Natal. O grupo de jovens e os acampamentos me ajudaram nos anos da adolescência, tão repletos de dúvidas e esperanças. Durante os anos da vida adulta, o estudo, a meditação e a reflexão têm aperfeiçoado a minha visão, permitindo-me ver mais claramente o mundo de Deus e meu papel em Seu reino.
De que modo minha percepção de Deus mudou com o tempo?.