quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Testemunhando na provação



Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28.
Minha esposa e eu estamos tentando uma gravidez há cerca de quatro anos. Foram constatados ovários micropolicísticos, o que dificulta a concepção. Realizamos a primeira fase do tratamento com um médico especialista em reprodução humana, mas sem sucesso. Pensamos em contar nossa história em No Cenáculo assim que o nosso sonho fosse realizado. Mas resolvemos antecipá-la para testemunhar, em meio à "provação", aquilo que Deus tem realizado em nosso coração. Por cerca de três anos, vivíamos nos perguntando, muito ansiosos, o porquê de não termos filhos, ainda mais quando deparamos em nossa sociedade com tantas gestações indesejadas e tantos bebês abandonados. Passando pela "provação" da ansiedade, tivemos a direção do Senhor pela não continuação do tratamento. Foi uma palavra específica para nós e não se aplica a todos os casos, pois sabemos que todo tratamento clínico é válido. Hoje, o que temos experimentado é que nossa "provação" deixou de ser causada pela ansiedade. A provação de hoje é somente um sonho não realizado, assim sendo, deixou de ser um peso. Hoje, vivemos uma paz interior que somente o Senhor pode dar, totalmente sem ansiedade. Estamos muito tranquilos quanto à vontade de Deus, se vamos ou não ter filhos, e aprendemos a descansar sobre o assunto. Não temos preconceito algum quanto à adoção; pelo contrário, sabemos que isso é uma atitude de amor, mas entendemos que ainda não seja o tempo de Deus para nós tomarmos esse tipo de decisão. Embora nós dois, familiares, amigos e irmãos continuemos orando, agora é diferente, pois aprendemos a entregar o que antes era uma preocupação e vivenciamos na prática o Salmo 37.3, 5 e 7, onde se lê: "confia, entrega e descansa".
A ansiedade sempre nos impede de perceber como Deus nos ama e como Ele tem cuidado de nós.
Oremos pelos casais que sonham com um filho ou filha.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Nos braços de Deus


[Deus disse:] De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13.5
Nunca pensei que, um dia, eu viveria sozinha, sem meu querido e amado marido. Mas aconteceu; ele morreu jovem e eu tive de me habituar a novas circunstâncias e a um novo rumo em minha vida. Uma vez, quando me sentia particularmente solitária, abri minha Bíblia, certa de que Deus me consolaria. Não me lembro qual passagem li, mas lembro que me senti como que aninhada nos braços de Deus. Jamais me esquecerei daquele toque amoroso e terno e de como fiquei tomada de uma alegria que somente as pessoas amadas podem sentir. Nós jamais estaremos verdadeiramente sós, porque Deus nos oferece uma grande dádiva: amor rico e abundante. Esse amor é incondicional e interminável. Nosso Salvador está muito mais próximo de nós do que qualquer pessoa poderia estar neste mundo.
Deus nos oferece um conforto que nenhum ser humano consegue igualar.
Oremos pelas pessoas que enviuvaram recentemente.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Queixas! Queixas!


Fazei tudo sem murmurações. Filipenses 2.14
As filas no supermercado eram longas. Somente dois caixas estavam funcionando, enquanto outros seis estavam fechados. Era o fim de um dia de trabalho para a maioria dos que aguardavam nas filas. A frustração tomou conta e eu fiquei ali me queixando, como as outras pessoas: "É preciso abrir outros caixas!" "O que aconteceu com o serviço de atendimento ao cliente?" Relaxando mais tarde, naquela mesma noite, assisti ao noticiário. Uma das histórias era sobre uma ação de solidariedade numa região pobre da cidade onde estavam doando roupas, sapatos e material escolar para crianças necessitadas. Muitos pais sem-teto e de baixa renda haviam acampado durante quatro dias numa calçada, em favor de seus filhos. E eu me queixando de ficar 15 minutos numa fila no supermercado! Que tipo de testemunho cristão eu tinha dado? Nossa paciência e calma podem brilhar como um farol num mundo sombrio e perverso. Você está brilhando, ou sua luz está toldada por queixas? Cada um de nós pode optar por brilhar para Deus.
Para cada queixa que fizer, pense em três motivos de gratidão.
Oremos
pelas crianças sem-teto e suas famílias.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Conversas diárias

Escolhei, hoje, a quem sirvais: [?] Eu e a minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24.15
Como diretor de recursos humanos, eu interajo com muitas das pessoas do distrito escolar onde trabalho. Meus colegas e eu muitas vezes conversamos sobre nossas famílias, planos de férias, acontecimentos significativos e atividades de fim de semana. Um de meus temas preferidos é meu filho de 12 anos e o tempo que passamos juntos. Outro é minha igreja: atividades do comitê, cultos, voluntariado, projetos diversos e os sermões humorados, relevantes e práticos de nosso pastor. No domingo passado, novos membros foram apresentados e se juntaram à família da igreja. Um dos novos membros era uma colega de trabalho que me ouvira falar sobre as atividades da igreja, viera nos visitar e decidiu se juntar à nossa comunidade. Eu tive a honra de servir de padrinho dessa pessoa. Depois do culto, ela veio até mim, me deu um abraço, me agradeceu e me deu um presente. Fomos juntos a uma recepção e desfrutamos boa comida e companheirismo. Que sentimento maravilhoso ver outra pessoa encontrar o sustento de uma família cristã! Às vezes, fico pensando em meu papel na família de Deus: Como posso fazer alguma diferença? Com a graça de Deus, no meu dia a dia eu encontro pessoas que não conhecem a Cristo ou estão buscando um lugar de comunhão e serviço. Às vezes, nossas conversas nos dão a oportunidade de trazer outras pessoas a uma vida de fé em Deus.
Como posso falar por Deus?
Oremos
pelos/as colegas de trabalho.