sexta-feira, 15 de junho de 2012

Observe a vida...

Se ficarmos observando um jardim e os diversos animais que por lá aparecem, descobriremos o que é meditação. As imagens que vemos, levam-nos a pensar e a meditar na criação do mundo, e como Deus é infinitamente bom e cuidadoso com tudo o que criou. Desde os seres irracionais, as plantas, e acima de tudo com os homens.

Observando um pássaro pousado em galhos secos, descobrimos como eles se movem com rapidez, saltam de um galho para outro, despreocupados com o mundo, e sem cair. Conseguem saltar por minutos sem uma queda sequer. Do mesmo modo, nós seres humanos muitas vezes saltamos de galho em galho, e ao contrário dos pássaros, caímos, nos machucamos, ficamos escoriados, choramos e não aprendemos que esse tipo de atividade é para os pássaros que possuem asas para não caírem dos galhos da vida. Nós, apesar de racionais nos esquecemos disso, e voltamos a nos machucar novamente num ciclo de autodestruição. Sabemos que não devemos saltar de galho em galho, precisamos de um ninho fixo para descansarmos e vivermos nossos dias. Mesmo com tantas quedas, às vezes nos esquecemos de como foi a primeira, a segunda, e aí resolvemos experimentar a terceira, a quarta, até que descobrimos que precisamos nos apoiar em troncos fortes, e não em galhos finos que não conseguem nos sustentar.

Esse tronco forte, ou rocha forte se chama Jesus. E a semelhança dos pássaros, precisamos de um amparo para que possamos viver com tranqüilidade. Só que não temos asas para voar, mas insistimos em voar sem elas, sem proteção, e terminamos nos machucando com força, e com isso nos fragilizamos cada vez mais. Jesus está disponível para todos. Basta aceitá-lo como Senhor de sua vida. A partir daí, não mais estaremos saltando de um galho para o outro como pássaros sem dono, pois: “O Senhor é a minha fortaleza segura, uma torre forte contra o inimigo. Viverei para sempre na sua presença e sempre procurarei abrigo debaixo das suas asas.” “O Senhor é uma fortaleza segura; nele os justos encontrarão proteção e segurança.” Sl 61-3 – Pv 18-10. Que possamos ser como os pássaros que vão e voltam para seus ninhos e não como àqueles que se enredam em laços estranhos e ficam prisioneiros. Não nos deixemos prender em laços traiçoeiros, nem no tempo da calamidade nem dos infortúnios, pois o Senhor é conosco. Ec 9-12.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Dia = ano = século # O tempo de Deus

        
          Novamente voltamos a falar sobre o tema: o tempo de Deus. Àquele, que não tem nada a ver com o nosso tempo. Queremos tudo para ontem e não temos paciência para nada. Observando as plantas podemos ver que elas são totalmente submissas ao Criador. São irracionais, porém submissas. Sabem que não nascem senão com a permissão de Deus, não se desenvolvem e não crescem se não for por permissão divina. Para que uma pétala de rosa se abra às vezes leva dias e dias. Hoje ao olhar as plantas de meu jardim, observei que as hortênsias ainda não haviam desabrochado, apesar de já estarmos na primavera.
Nem sei se haverá permissão divina para isso. Deus é quem sabe. Mas elas estão ali, esperando que Deus permita que elas floresçam. Conosco não deveria ser diferente. Somos racionais e por isso deveríamos entender que o tempo de Deus não é igual ao nosso tempo. Deus é soberano e somente Ele sabe de todas as coisas. Sendo assim, não deveríamos nos angustiar nem ficarmos ansiosos quando as coisas não acontecem como e quando nós queremos. ”E disse aos seus discípulos: Não estejais apreensivos pela vossa vida, sobre o que comereis, nem pelo corpo, pelo que vestireis.” Lc 12-22.  E, porque somos desse jeito? Por falta de fé. A nossa fé é ínfima quando se trata de nossa vontade. Parecemos crianças que batem os pés no chão quando os pais não lhes dão o que estão querendo. Choram se debatem, e gritam. E, como crianças, nos esquecemos de que é Deus que está no controle de nossas vidas e só Ele pode nos direcionar para tudo, que nenhum fio de cabelo cai de nossas cabeças se Ele não quiser.
Devemos estar sempre debaixo das asas do Senhor, aguardar tudo com serenidade, com tranquilidade e calma para que não venham as angústias e o estresse. Deus não se agrada disso, Ele quer nos ver em paz, Ele deseja que entendamos a mesma paz experimentada pelo Apóstolo Paulo aquela que excede todo o entendimento. “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”. Fl. 4-7.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Caracter, Integridade..

“Longe de mim que eu vos justifique, até que eu expire, nunca apartarei de mim a minha sinceridade.” Jó 27-5.

Ser íntegro quer dizer: intacto, inteiro, aquele que age com equidade, que é reto, honesto, imparcial, deve agir com inteireza moral, honrado, que tem comportamento exemplar.

A Bíblia Sagrada nos relata histórias de diversas pessoas íntegras, e que mantiveram a sua integridade apesar de muitas dificuldades e provações. Porém uma das que mais se destaca é a de Jó. O próprio Deus disse sobre Jó: “Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero e reto, temente a Deus, desviando-se do mal, e que ainda retém a sua sinceridade.” Jó 2-3.

Jó se enquadra em todos os adjetivos relacionados à integridade. Ele apesar de todas as provações, e com “amigos” que não o ajudaram muito, não perdeu sua honradez e integridade. E não atribuiu a Deus falta alguma. Manteve-se irredutível apesar da esposa e dos amigos que possuía. Jó por sua integridade glorificava ao Senhor, pelo que ele representava em sua vida e não pelo que ele lhe dava.

Outro exemplo de integridade foi o de João Batista, ele veio para anunciar a vinda de Jesus, e quando Jesus já estava conosco, ele teve que direcionar seus seguidores a Jesus, porque ele deveria diminuir para que Jesus crescesse. Jesus testou a integridade de João Batista e ele foi aprovado no teste. Existem muitos outros exemplos de integridade na Bíblia, que gastaríamos páginas e páginas relatando. 
 
Acho que já deu para vocês entenderem o que o Senhor quer de nós. Ele quer simplesmente que sejamos íntegros, honestos e porque não dizer, perfeitos, santos. “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: ‘Sede santos, porque eu sou santo”. I Pe 1-15.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Diminua sua velocidade e admire ao seu redor

Há quanto tempo você não observa a natureza? Perto de onde você mora tem alguma árvore? De que cor são as flores das árvores que ficam perto de sua casa? E os jardins como são? Verdinhos e floridos, ou estão ressequidos porque não chove há algum tempo? 

 
Se pararmos para pensar um pouco chegaremos a conclusão que não nos lembramos de nada. Nós  olhamos as belas árvores floridas, sem ver, ouvimos o canto dos pássaros, mas não os escutamos.

  Resultado de uma vida com muita preocupação, ansiedade, angústia, e um grande  afastamento de Deus. E não fazemos nada para melhorar nosso contato com a natureza, e com todas as coisas que fazem parte da criação de Deus.O canto de um pássaro, o ninho que eles estão fazendo para sua reprodução, as flores multicoloridas, o sol, as nuvens, as árvores.
 
Fomos escolhidos para dominar sobre toda a criação. Fomos feitos a imagem e semelhança de Deus, e nem por isso devemos olhar para o resto da criação com desdém, como se todo o resto fosse inferior, pois sem todas essas coisas nós não existiríamos. Sem o sol, sem a água, sem as árvores que nos dão o alimento, sem os animais.

Preste mais atenção quando estiver andando, dirigindo, trabalhando. Olhe ao seu redor aproveite a natureza maravilhosa que Deus nos deu e nos tem dado, e agradeça por tudo. Diminua um pouco a velocidade de sua vida e repare com calma a beleza de uma árvore, perceba O Criador sorrindo para você.

É um sorriso de Pai amoroso e como tal Ele nos pede para que prestemos mais atenção às coisas que realmente merecem a nossa atenção. Brinque com Deus do jeito que um filho brinca com seu pai, com respeito, carinho e amor, permita que Ele brinque com você, pois todo pai gosta de brincar com seus filhos, tenho certeza que isso fará você mais feliz.

“Saireis com alegria e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros se romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palma”. Is.55-12.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Como limpar nosso coração!

Em nosso post anterior, falamos sobre o coração magoado, ressentido, dolorido, aquele que não libera perdão. Falamos também como fica esse coração e a pessoa que o carrega dentro do peito.

Hoje, falaremos do alimento que devemos dar ao nosso coração e consequentemente a nossa alma, para que a nossa boca possa soprar palavras boas, e consoladoras. Devemos alimentá-lo tal qual alimentamos uma criança. Os alimentos devem ser frescos, limpos, livres de bactérias ou venenos.

É dessa forma que devemos alimentar o nosso coração, a nossa alma.

Se lhe dermos alimentos sujos, poluídos, nosso organismo poderá adoecer seriamente. Assim também nosso coração quando não lhes damos nutrientes adequados sofrerá as consequências. Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.” Hb 10-22.  “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Sl 51-10.

E qual será o alimento correto para que o nosso coração abrigue somente coisas de valor? A Palavra de Deus. Nela encontramos tudo para realizarmos uma verdadeira faxina em nosso interior, esteja ele muito ou pouco sujo. Lendo-a diariamente, saberemos como nos livrar de mágoas, ressentimentos, e aprenderemos a liberar o perdão tão necessário a um coração puro. Só dessa forma tudo o que sair de nossa boca será doce como o mel. Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.” Sl.119-103.  Devemos também orar todos os dias para que o Senhor libere nosso coração de tudo o que não vem d’Ele. “O meu alvo é que todos os cristãos sejam cheios do amor que provém de um coração puro, e que suas mentes sejam limpas e a sua fé seja sincera.” 1 Tm 1-5.

Leiamos a Palavra e oremos diariamente para que o Senhor nos ajude a termos um coração limpo e que a nossa boca possa falar somente coisas boas e edificantes. “Verdadeiramente bom é Deus para com Israel, para com os limpos de coração.” Sl 73-1. Não é difícil e não custa nada. Com o coração limpo, nossa boca estará completamente higienizada para falarmos a todos as Boas Novas de Jesus.