sexta-feira, 13 de junho de 2008

Dependendo de Deus

Quando passares pelas águas eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; ... Porque eu sou o Senhor teu Deus, o Santo de Israel, o teu salvador. Isaías 43.2-3

Publicar postagemEnquanto organizava a oficina de escritores, para ensinar os cristãos e as cristãs a partilhar sua fé por meio da escrita, tendia a contar demais com meus amigos antigos para o sucesso do projeto. Com o passar do tempo, tornei-me apreensivo e receoso, imaginando se eles poderiam me deixar na mão, na ultima hora. Ocorreu-me então, que tinha confiado em pessoas e não em Deus para o sucesso da oficina.

De repente, Isaías 43 me veio a mente, oferendo-me encorajamento e a certeza da ajuda de Deus que precisava naquela ocasião. A leitura da passagem ajudou-me a mudar meu foco, deixando de depender das pessoas para depender de Deus. Continuo meu trabalho, mesmo enfrentando muitos desafios, organizando recursos cristãos nas regiões centrais da África.

Deus apresentou-me, progressivamente, a novos canais de oportunidade para espalhar a Sua mensagem às pessoas, desde meu novo discernimento e inspiração. Continuo a responder ao chamado ao discipulado, igualmente, enquanto encorajo as pessoas a dedicaram tempo, todos os dias, a estar com Deus por meio da oração e da leitura da Biblia. Posso confiar na promessa de Deus de estar comigo em meus esforços para servir.

Quando dependemos de Deus, novas portas sempre se abrem ao discipulado.

Vamos orar pelas pessoas que trabalham para prover recursos para a África.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Feche os Olhos e Seja ministrado



Tempo para curar

O Senhor sara os de coração quebrantados e lhes pensa as feridas. Salmos 147.3

Olhava fixamente pela janela do ônibus, enquanto viajava de volta para casa, após meu primeiro retiro par viúvo e viúvas. Apenas sete meses antes, Boby. meu marido, havia falecido. Fiquei pensando que faria, como viúva, em uma nova fase da vida. Sentia-me tão só! Clamei a Deus: "Senhor, sei que os viúvos e viúvas estão juntos ao Teu coração. Sei que tens um plano para mim. Por favor, orienta-me".

Deus foi fiel e me falou. Senti um chamada para iniciar um ministério a viúvos e viúvas para ajuda-los a encontrar um novo propósito neta fase da vida. Por meio da comunhão, do estudo bíblico, da oração e dos projetos de ministério, os viúvos e viúvas obteriam força e cura enquanto estendessem a mão para servir. O objetivo do plano de Deus era curar meu coração enquanto servia as pessoas.

Naquele dia, ao descer do ônibus e despedir-me de meus companheiros de viagem, meu coração estava pesado, mas a cura havia começado. A jornada do luto continuaria a ser difícil, mas recebi a orientação pela qual tinha orado.

Se buscarmos a ajuda de Deus e estendermos a mão a alguém, seremos sustentados e seguidos pela graça de Deus quando sofremos.

Deus nos ama quando o permitimos.

Vamos orar pela cura da dor da perda recente dos viúvos e viúvas.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

O melhor presente

Jantar dos Namorados


O Ministério da Família da Igreja Metodista em Arapongas tem a grata satisfação em convidar o Amado Casal para nosso tradicional "JANTAR DO DIA DOS NAMORADOS".

Uma ótima oportunidade para comemorarmos esta data com quem "Amamos" e na comunhão de amigos e irmãos em um ambiente sadio e reservado exclusivamente para este evento. Unindo um cardápio especial, sorteio de brindes e a certeza da presença de "DEUS".

O jantar acontecerá no dia 12 de junho no Buffet Doceart, rua Tangará 275, em frente à Oficina Cometa, às 20:00 horas.

Os convites estão à venda com os casais integrantes do Ministério da Família ao custo de R$ 40,00 o casal incluído água e refrigerante, sendo o dia 10 de junho o último dia para aquisição dos mesmos para efeito de controle.

É importante observar que este evento será somente para casais, casados ou namorados, não podendo levar crianças.

Outras informações, entrar em contato com Luiz Puga: 9917-2076 ou Andréa Puga: 9972-8088.

Temos certeza que esta será mais uma oportunidade de abençoar nossos lares através deste agradável momento de lazer.
Antecipadamente, agradecemos.
Luiz e Andréa
Ministério da Família

Paciência

Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. 2 Pedro 3.9

A paciência é uma virtude, mas não uma das minhas. Quando eu era jovem, ouvi um pastor dizer que, se orássemos por paciência, os acontecimentos viriam para nos ensinar a tê-la e para nos ajudar a amadurecer. Decidi não orar por paciência, mas para não ter de esperar em longas filas, para não me atrasar em viagens e não ter de lidar com pessoas difíceis. Quero registrar que este plano não funcionou desta maneira.

Agora que tenho dois filhos, peço a Deus que me ajude a ser uma boa mãe, o que significa dizer que oro por paciência. Minha experiência é testada diariamente por chorandeiras, lutas e constantes exigências de meu tempo. Muitas vezes, não consigo controlar a irritação.

Quando estou prestes a deixar-me vencer pela frustração, tento me lembrar de que Deus é infinitamente paciente comigo. Ainda não consegui passar um dia inteiro sem julgar ou cometer alguma transgressão. Embora viva com as consequências de meus erros, Deus sempre me acolhe novamente com braços abertos e deixa-me tentar outra vez. Ser tratado com amor e paciência é um dom maravilhoso que todos nós recebemos de Deus e podemos transmitir a alguém.

Vale a pena exercitar a paciência.

Vamos orar pelos pais e mãos de crianças pequenas.

terça-feira, 10 de junho de 2008

A fonte da Juventude

"Era Josué, porem, já idoso, entrando em dias; e disse-lhe o Senhor. Já estás velho, entrando em dias, e ainda muitíssima terra ficou para se possuir." Josué 13.1

Nós, pessoas mais velhas, podemos aprender com a mensagem do Senhor a Josué: "Sim, você é velho, mas ainda tem muito a fazer". Muitas vezes o que precisamos fazer é obvio, esta bem diante de nós.

Também pode ser obvio as outras pessoas. Por que nós, os mais velhos, não assumimos estas tarefas? Será que Deus não planejou nada para nós? A Bíblia nos mostra, mais de uma vez, que Deus usa pessoas mais velhas. Quando Deus revelou que Isaque nasceria, Sara tinha 90 anos e Abraão, 100. Moisés tinha 80 anos quando tirou os israelitas do Egito. No Novo Testamento, Ana tinha 84 anos quando testemunhou que Jesus recém-nascido era o Messias.

Deus é a fonte da coragem e força que precisamos para as tarefas que estão a nossa frente, apesar de nós nos considerarmos velho demais, jovens demais ou qualquer outra coisa "demais". Deus nos vê e o Senhor de todos os nossos anos. Será que Ele não pode contar nossos anos de forma diferente da nossa? Deus vê em nós muita capacidade para servir, independentemente de nossa idade.

Deus é o Senhor de todos os nossos dias, quer sejamos velhos ou jovens.

Vamos orar pelas pessoas que se sentem inúteis.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Boletim 72 - 08 de junho de 2008

Boletim n°72 – 08 de junho 2008

EDITORIAL Pastor Heder

O que você está construindo?

O homem em si, ou seja, o “ego” humano não tem valor para construir algo. Você não é um ponto final, é um meio para abençoar o projeto eterno do reino de Deus nesta terra. Todas as vezes que o homem torna um fim em si ele erra. O ser humano não pode ser um fim em si de nada, somos sempre o meio.

A Bíblia mostra alguns homens que tiveram a ousadia de querer tomar o lugar de Deus e dizer: “para minha glória”. Herodes caiu, pois foi comido pelos vermes. Olhou e disse: “Veja Jerusalém, que coisa que eu edifiquei”. Nabucodonosor viu a grande Babilônia que ele construiu e perdeu completamente o juízo, pois também tentou tomar o lugar da Glória de Deus.

O que você está construindo com a sua vida?

A Bíblia fala sobre as gerações descendentes dos filhos de Noé. No entanto, a família de Noé cresceu e se multiplicou; a Bíblia disse que eles tinham uma só língua e uma maneira de falar. Ou seja, através da unidade um compreendia ao outro.

Noé representou a semente da preservação, restituição. A maldição veio, o dilúvio invadiu a Terra, mas a Bíblia diz que Deus preveu Noé por causa da integridade e da justiça . E a conseqüência de bênção de Deus na vida de Noé é que eles tinham somente uma maneira de falar, eles conseguiam conversar uns com os outros e tinham a capacidade de se compreenderem


Casados, mas eternos namorados

Certa vez, ouvindo uma palestra sobre casamento, o preletor exemplificou o tema com a seguinte história: “Um casal há muito havia perdido o romantismo entre eles. Então, o marido, em uma atitude ousada, chegou em casa e disse à sua esposa: ‘Querida, amanhã trarei à nossa casa um convidado muito especial. Quero que você vista a sua melhor roupa. Quero, também, que deixe a nossa casa um brinco. E não se esqueça de preparar uma comida bem especial’.

No dia seguinte, a mulher, apressadamente, arrumou toda a casa, deixando-a completamente limpa e cheirosa. Preparou uma comida bem saborosa. Logo depois se preparou, vestindo a sua melhor roupa.

Enfim, ela estava linda! No horário marcado, o marido chegou e tocou a campainha. Ela, com os olhos brilhando, foi logo abrir a porta para ver quem era o tal convidado. Porém, teve uma surpresa: do lado de fora estava somente o seu marido. Ela foi logo perguntando: ‘Onde está o tal convidado? Fiz tudo o que você pediu para nada? Ele não veio?’

O marido abaixou a cabeça e entristecido disse: ‘O convidado especial sou eu, meu bem! Ou não significo mais nada para você? Veja quanto tempo estamos casados e você nunca mais se arrumou assim para mim e nem mais preparou um prato especial para me esperar?’ Naquele instante, o silêncio pairou entre os dois e os olhares de um para outro diziam mais que palavras.”

Esta é uma história bem simples, porém significativa e nos deixa uma grande lição: o cuidado mútuo entre os cônjuges deve ser cultivado a cada dia. Quantos casais não sabem mais o que é namorar ou o que é sair de mãos dadas? Parece papo de pré-adolescentes apaixonados. Não, não mesmo. E se engana quem pensa assim, pois o romantismo não é privilégio restrito aos casais mais jovens, pois cada idade tem o seu esplendor e o coração jamais envelhece.

O romantismo é um dos pilares de sustentação do casamento, que, infelizmente, há muito vem sendo negligenciado. É triste dizer, mas o que mais vemos hoje são casamentos de “fachada”, aqueles que mostram uma felicidade aparente para a sociedade, entretanto, entre quatro paredes, o clima entre o casal é outro.

É interessante observar que no período de namoro é fácil colocar o romantismo em prática. Presentes pra lá e pra cá, elogios, bilhetinhos e cartas de amor, palavras de incentivo, demonstrações de carinho e afeto. No entanto, depois de casados, muitos casais parecem desaprender as diversas linguagens do amor. Começam as cobranças, as trocas de ofensas, as irritações constantes por causa de pouca coisa. O romantismo cede espaço para o desgaste do relacionamento. Com o tempo, marido e mulher perdem o desejo um pelo outro.

Assim como este marido da história teve a idéia de surpreender a sua esposa, fazendo-a refletir sobre o que estava acontecendo entre eles, da mesma forma precisamos ter força de vontade para investir no casamento. Há quanto tempo você não diz “Eu te amo” para o seu cônjuge? Talvez, nos últimos anos, você tenha se dedicado mais a outras coisas como trabalho, amizades, jogar bola, sair sempre sozinho e, principalmente, subtraindo o tempo que você teria para dialogar com seu cônjuge e filhos pelas infinitas horas em frente à TV. Um bom diálogo também faz parte do romantismo.

Não importa o mau tempo e nem o passar dos anos. Em Deus tudo se renova. O romantismo independe de uma data especial para ser colocado em prática. Por isso, transforme o seu “Dia do Nada” em uma data para lá de especial. Curta o seu cônjuge. Os resultados serão surpreendentes. Experimente!

Estudo Bíblico - Evangelho de João

O quadro de Jesus, desenhado para nós, é o do "Unigênito do Pai". João revela aquilo que convencia homens e mulheres de todas as classes e posições.: Jesus era Deus! Os elementos que João usa no seu Evangelho, são todos novos, guardados e reservados por Deus.

JESUS, O FILHO DE DEUS, ANTES DA SUA ENCARNAÇÃO. Cap. 1:1-14

Deus não O enviou ao mundo para tornar-se seu Filho. Ele é o Filho Eterno.

Este Evangelho começa como o livro de Gênesis.

Os gentios compreenderam, claramente, de que João falava como sendo a Palavra, pois usavam uma frase semelhante quando falavam aos seus deuses.

"No princípio era o Verbo" assim, Ele era antes de serem criadas todas as coisas e não uma parte da criação.

"O Verbo era com Deus" - outra Pessoa, provando-se assim que, Jesus, sozinho, não era Deus.

(2) JESUS REVELADO COMO FILHO DE DEUS PELAS SUAS OBRAS E SUAS PALAVRAS

João mostra o que convenceu o povo da Divindade de Cristo - Caps. 1:15 e 12

  • João Batista inteirou-se da divindade de Jesus, pelo batismo com o Espírito Santo. (1:33)
  • Natanael foi convencido pela prova de Sua onisciência. (1:48,49)
  • Seus discípulos se convenceram de Sua divindade quando, com seu primeiro milagre, transformou a água em vinho. (2:11)
  • Pela purificação do templo e operação de muitos milagres (não registrados) muitos judeus o reconheceram como divino. (2:23)
  • Jesus revela-se a Nicodemos, como divino. (3:13-16)
  • Quatro testemunhos notáveis de João Batista. (3:25-36)
  • Jesus revela-se como divino à mulher samaritana. (4:26)
  • Os samaritanos aceitam-no como divino. (4:41,42)
  • O oficial convenceu-se da divindade de Jesus ao verificar que sua Palavra era tão eficaz quanto a sua presença. (4:53)
  • A oposição porque chamou a Deus de Seu Pai. (5:17,18)
  • Muitos se convenceram de sua divindade pelo milagre dos pães. (6:14)
  • Notar: 6:35; 8:12,58; 10:9-11; 11:25; 14:6; 16:1, Jesus declara ser a revelação completa do grande "Eu Sou" do Velho Testamento.
  • Jesus revela-se ao homem curado, como divino. (9:35-38)
  • A confissão de Marta, (11:27) e o efeito da ressurreição de Lázaro. (11:45)
  • Ultimamente, Jesus é reconhecido, abertamente, como Divino, pelos Judeus, (12:12-19) e pelos gentios. (12:20)

(3) O FILHO DE DEUS REVELA-SE MAIS AMPLAMENTE AOS SEUS - Caps. 13 ao 17

Completamente rejeitado pelos representantes da nação judaica. (11:47-53). Jesus não mais se declara abertamente ao mundo. (11:54)

Agora manifesta-se, aos seus discípulos, mais abertamente, de sorte que suas convicções a respeito de Sua divindade ficaram profundamente estabelecidos.

(4) O FILHO DE DEUS MORTO - Caps. 18 e 19

Notar o efeito de um só raio de Sua divindade em 18:6

Em 19:7 vemos que Ele foi morto, não somente por dizer-se Rei, mas, por declarar ser igual a Deus.

(5) SUA REIVINDICAÇÃO À DIVINDADE

- Plenamente estabelecido pela sua ressurreição - Caps. 20 e 21

Ler Romanos 1:4

Certamente, que maior prova de Sua divindade não poderia ser dada além da Sua ressurreição.

Notar: 20:17, a primeira vez em que Jesus chama aos seus discípulos pelo termo e afetuoso nome de "irmãos".

DIA DOS NAMORADOS

O Ministério da Família da Igreja Metodista em Arapongas tem a grata satisfação em convidar o Amado Casal para nosso tradicional "JANTAR DO DIA DOS NAMORADOS".

Uma ótima oportunidade para comemorarmos esta data com quem "Amamos" e na comunhão de amigos e irmãos em um ambiente sadio e reservado exclusivamente para este evento. Unindo um cardápio especial, sorteio de brindes e a certeza da presença de "DEUS".

O jantar acontecerá no dia 12 de junho no Buffet Doceart, rua Tangará 275, em frente à Oficina Cometa, às 20:00 horas.

Os convites estão à venda com os casais integrantes do Ministério da Família ao custo de R$ 40,00 o casal incluído água e refrigerante, sendo o dia 10 de junho o último dia para aquisição dos mesmos para efeito de controle.

É importante observar que este evento será somente para casais, casados ou namorados, não podendo levar crianças.

Outras informações, entrar em contato com Luiz Puga: 9917-2076 ou Andréa Puga: 9972-8088.

Temos certeza que esta será mais uma oportunidade de abençoar nossos lares através deste agradável momento de lazer.

Antecipadamente, agradecemos.

Luiz e Andréa

Ministério da Família

_________________________________

Ministério de Ensino

Comunicamos que o ABC da fé e a escola bíblica dominical tiveram seu neste domingo às 9:30 hrs, no templo da rua marabú. Se você ainda não teve oportunidade, venha participar conosco desta benção.....

Motivos de Oração

- Para que todos os casais em cristo vivam em como eternos namorados.

- Para que todos jovens que participaram do Seminário de Namoro esteja usufruindo das bênçãos recebidas do Senhor.

- Pelo restabelecimento da saúde dos enfermos, da recuperação das cirurgias.

- Pela ministério do Pr. Heder de Medeiros Rodrigues.

Aniversariantes do mês de Junho

11 de Junho – Quarta feira

Valdelice Aparecida dos Santos

12 de Junho – Quinta feira

Douglas Brandão Pinetti

Nayara de Oliveira

Valdecir de Campos

13 de Junho – Sexta feira

Simone Liss Sanches Trindade

14 de Junho – Sábado

Alexandre Sauss

Ricardo Aparecido Rodrigues

Rosana Giancristofáro Cortezi

Vilmar Alves Almeida