quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Alguém disse uma vez: “Trabalhe como se tudo dependesse de você. Ore como se tudo dependesse de Deus”. Essa é a mesma idéia por trás do provérbio: “Observe a formiga, preguiçoso!” A formiga não nos ensina simplesmente a sermos trabalhadores aplicados e incansáveis. 

A formiga é também um bom exemplo de planejamento e preparação para o futuro. Ela trabalha, precavendo-se para os dias em que não poderá trabalhar. “Observe a formiga, preguiçoso!” significa trabalhar duro? Investir de maneira inteli-gente? Fazer seguros e ter uma boa poupança? 

Essas seriam atitudes inteligentes, mas a sabedoria que se deve aprender com o comportamento instintivo da formiga é que ela vive hoje visando ao amanhã não traz para hoje os problemas do amanhã, mas vive hoje sabendo que o amanhã virá. Para os cristãos, esse amanhã não é simplesmente aposentadoria ou comida, abrigo e um pouco de sossego.

É um amanhã de luz e perfeição, o amanhã eterno com Deus. Pensando nesse amanhã, Paulo nos lembra: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade.” Efésios 5.15-16 

“Enquanto é dia, precisamos realizar a obra daquele que me enviou. A noite se aproxima…” Jesus

quarta-feira, 5 de setembro de 2012


Filhos podem gostar ou não quando percebem que se parecem com seus pais. Como adultos, nós nos surpreendemos falando como nossos pais. Jesus constatou isso também: “Quem me vê, vê o Pai.” (João 14:9) A Bíblia nos diz que Deus criou “o homem à sua imagem” (Gênesis 1:27). Levando em consideração que o pecado afetou toda a Criação, nós nos perguntamos como podemos ainda ter em nós a imagem de Deus. 


Estudiosos da Bíblia dão uma variedade de respostas, mas estou convencido de que, quando Jesus nos ensinou a orar o Pai Nosso, Ele abriu um caminho para um relacionamento profundo entre nós e Deus. Agora somos encorajados a sermos mais como Cristo, ao crescermos na fé. Ao nos tornarmos parecidos com Cristo, refletimos melhor a imagem do nosso Pai. 


Dirigir-se a Deus como “nosso Pai” é um privilégio ensinado por Jesus e deve ter sido um choque para os discípulos. É um relacionamento que não devemos desvalorizar. Eu não sou apenas criação de Deus; também sou seu filho! Como criação terrena de Deus, buscamos santificar o nome dele, desejamos a aprovação do nosso Pai. Imagine ouvir: “Você é meu filho, a quem eu amo; com quem estou satisfeito” (Mateus 3:17). 



Tal pai, tal filho.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Sabedoria, voce quer?

 
Se Deus nos deixasse fazer um pedido, ao qual atenderia de imediato e sem restrições, o que pediríamos? Talvez pedíssemos saúde, uma casa própria, um lar para todas as crianças de rua do Brasil.


Quando Salomão foi coroado em lugar do seu pai Davi, Deus deu a ele a incrível oportunidade de pedir o que quisesse. Salomão pediu a Deus sabedoria para governar o povo. Não pediu riquezas, bens ou honras, pediu apenas sabedoria.


Sabedoria de Deus não é um amontoado de conhecimentos. Nem a capacidade técnica e científica para desvendar os mistérios da ciência. Nem tampouco a habilidade para a música, arte ou para exercer qualquer outro trabalho. Todos esses dons vêm mesmo de Deus, mas sabedoria de Deus é algo mais. Sabedoria de Deus é a capacidade espiritual para saber como agir, dentro da vontade de Deus, em toda e qualquer circunstância da vida. Sabedoria de Deus é justiça, santidade e redenção.  


Felizes são aqueles que têm a Sabedoria de Deus em suas vidas. E quem desejar tal Sabedoria, pode pedi-la a Deus como fez Salomão. Basta dizer: “Eu desejo Jesus em minha vida”. Ele é a Sabedoria de Deus.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Mas que reino é esse?

 
Os cristãos oram: "Venha o teu reino". Mas que reino é esse, se o mal está em todas as partes , se muitos até têm medo de viver , se a promiscuidade, a criminalidade, o terrorismo internacional parecem só crescer? Muito do que acontece no mundo hoje não tem nada a ver com o Reino de Deus. O Reino de Deus é justiça, amor, alegria e paz. O reino de Deus é retidão, verdade e fé. 

O Reino chega, em primeiro lugar, no coração, provocando uma transformação. É preciso que as coisas mudem dentro de nós, antes que possam mudar ao nosso redor. Se desejamos e buscamos mudanças, é na oração que vamos encontrar a coragem para tomar essa responsabilidade nos ombros. Quando o Reino de Deus chega aos nossos corações, o ódio dá lugar ao amor, a crueldade é vencida pela caridade. 

As críticas morda-zes são vencidas pela simpatia e bondade. O medo dá lugar à fé. As mudanças em nossa vida são difíceis e dolorosas. Por isso, sem Cristo no coração é impossível pensar em mudanças. Outrora, es-távamos sem Deus e sem esperança. Cristo veio, reconciliou-nos com o Pai. Agora temos a segurança de que, com Deus no coração, tudo vai bem e que os reinos deste mundo serão um dia o Reino de Nosso Senhor.

É preciso que haja mudanças dentro de nós, para que mudanças aconteçam ao nosso redor.