sexta-feira, 15 de abril de 2011

Essencial é a Gratidão




Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo (Cl 3.15).

“No Salmo 30, vendo-se Davi libertado de um perigo muitíssimo grave, não só rende graças a Deus no tocante à sua própria pessoa, mas, ao mesmo tempo, convida e exorta a todos os crentes piedosos a procederem da mesma forma”. (Calvino)
Sede agradecidos. Estas duas palavras devem fazer parte de nossa vida diária. Infelizmente encontramos uma sociedade que tem prazer em enfatizar aspectos negativos. Somos desconfiados, desesperados, desanimados, mal encarados etc.
Só ficamos agradecidos por “grandes coisas” e por pouco tempo. O que prova que quanto mais temos, mais queremos, mais precisamos para ficar satisfeitos. Por isso, os maiores exemplos de gratidão encontramos nas pessoas com maior dificuldade. Quando nos encontramos em momentos difíceis passamos a enxergar a importância de cada conquista positiva.
Deus se agrada daquele que no lugar de reivindicar está pronto a doar, no lugar de murmurar, os seus lábios abrem-se para louvar. Quem agradece se fortalece e sua vida tem maior brilho. Um grande benefício da gratidão é dar uma maior qualidade de vida a nós. É muito comum ser agradecido quando recebemos um livramento ou uma bênção, mas tão comum também é rapidamente cessar esta gratidão, mesmo na continuidade da benção.
Que bom será se passarmos este dia sem uma só reclamação. Faça isso neste dia. Aproveite o seu tempo e suas palavras numa atitude de gratidão e estará plantando no seu coração uma semente chamada paz.

Gratidão é vida; quando a deixamos estamos deixando de viver.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Propriedade ou proprietário?



Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das travas para a sua maravilhosa luz. (1 Pe 2.9).

Com o progresso da engenharia, obras arrojadas e muito sofisticadas estão por todo lado. Apesar disso o Espírito Santo escolheu habitar em nós. Existem templos luxuosos e modernos, mas eles não podem ser comparados com o santuário do Espírito Santo, o nosso corpo.
Uma grande construção tem como objetivo servir ao seu morador, que é o seu proprietário. Este morador têm total controle sobre sua morada. O mesmo deve acontecer conosco. Nós somos o templo do Espírito, por isso, devemos viver sob sua direção.
Você consegue imaginar uma casa que não quer deixar seu dono entrar? Uma casa que abre apenas algumas portas não deixando seu morador entrar em determinados “quartos”? Ou pior, uma casa que expulsa seu morador,o mandando-o para a rua? Isso não deve acontecer.
Quando nos unimos a Cristo, o Espírito Santo passa a habitar em nós, dirigindo nossa vida. A cada dia nosso morador vai cuidando de nós e passamos a ser um edifício fortificado. Esta união muda nossa vida e nos tornamos pedras vivas (I Pe 2.5). A habitação do Espírito Santo nos vivifica (Rm 8.11).
Que você possa lembrar a cada dia que o Senhor não está somente ao seu lado, mas vive dentro de você. Que somos PROPRIEDADE EXCLUSIVA DE DEUS. Escute sua voz e responda ao seu chamado.


Aproveite o privilégio de ser exclusivo de Deus

terça-feira, 12 de abril de 2011

Atleta de Cristo



Agora me está reservada a coroa da justiça, que o Senhor, justo Juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amam a sua vinda (2 Tm 4.8).

Existem várias atividades esportivas interessantes. O que nos chama atenção no mundo dos esportes é a busca do homem para superar seus limites, a busca pela vitória. Isso nos lembra o que Paulo fala sobre a luta para alcançar a coroa corruptível.
Nossa coroa é incorruptível, infinitamente melhor do que uma medalha ganha em qualquer competição. Portanto, devemos ser muito mais esforçados do que os atletas esportistas, devemos ter muito maior domínio próprio do que os atletas. Se vamos ganhar um troféu muito superior ao dos atletas comuns, devemos correr muito mais do que eles.
Ao vermos os atletas superando seus recordes possamos ser incentivados a superar as barreiras que precisam ser vencidas em nossa vida. Quando nós virmos todo o esforço que os atletas fazem para alcançar uma medalha, possamos ser impulsionados a redobrar nossas forças para viver como os verdadeiros campeões que somos. O atleta que ganha sua medalha é vencedor. Nós somos mais que vencedores, pois temos dupla vitória: a vitória neste mundo e a vitória eterna.
Paulo diz que o exercício físico é para pouco proveito, enfatizando a necessidade do exercício espiritual e sua superioridade. Se compararmos os benefícios do exercício físico com os benefícios do exercício espiritual, veremos que muito maior proveito tem o exercício espiritual. O exercício físico tem sua importância, mas é limitado enquanto que o exercício de piedade tem proveito ilimitado (1 Timóteo 4:7b-8).
Faça exercício diariamente. O exercício mais completo não é a natação ou andar de bicicleta como dizem. O exercício mais completo é o exercício da piedade. Ao ver um atleta, não fique incentivado apenas a entrar em uma academia de educação física, mas seja incentivado ao exercício espiritual.

Lute, corra, exercita-te, gaste-se para Cristo.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Falar e Calar



Tempo de calar e tempo de falar (Ec 3.7).

O homem tem um grande privilégio que é a fala. Com a nossa fala podemos promover muita coisa positiva mas, a fala pode ser usada para demonstrar arrogância, para mentir e até mesmo para falar em nome de Deus o que Ele não diz.
Para barrar a arrogância do homem em Gn. 11 Deus confundiu a linguagem, dispersando as pessoas que construíram a Torre de Babel. O falso profeta é desmascarado quando fala, e sua palavra não se cumpre (Dt 18:22). O homem mal demonstra, através da fala, sua verdadeira identidade, embora tente esconder o seu verdadeiro propósito através de palavras doces.
A Bíblia nos adverte contra este tipo de pessoa que fala suavemente palavras de paz, e esconde uma armadilha em seu interior. “Quando te falar suavemente, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração.” (Pv 26.25 ARA )
Nossa fala deve ser moderada: devemos falar menos sobre nós mesmos, sobre coisas sem importância e calar toda linguagem obscena. Por isso temos que ter cuidado com o falar demais pois, no muito falar, vêm as palavras néscias (Ec.5:3).
Mas, não devemos deixar de falar nunca sobre os tremendos feitos de Deus. Deixar de ensinar a palavra de Deus. Devemos falar de Jesus sem medo e sempre. Deus vai nos ajudar e nos ensinar o que dizer. (Mt. 10.19 e Êx 4.12)
Que Deus nos ensine a falar, e a ter domínio sobre a nossa língua. Se nós não tropeçamos no falar, diz Tiago, somos capazes de controlar todo nosso corpo. Sejamos prontos para ouvir, tardios para falar (Tg 1:19)

Saiba falar, saiba calar