sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Ouvindo Deus


Cantarei para sempre as tuas misericórdias, ó Senhor; os meus lábios proclamarão a todas as gerações a tua fidelidade. - Salmo 89.1
Lembro-me das doces canções de ninar que minha mãe e minha avó cantavam quando eu era menino. Suas palavras delicadas falaram gentilmente ao meu coração, ajudando-me a desenvolver o meu amor à música. Além disso, meu pai e meu avô conduziam o canto durante os cultos, cantavam em quartetos e assobiavam o dia todo.
Quando canto com meu pai e minhas duas irmãs na igreja e em ocasiões especiais, sou o contralto*. Depois de ser o contralto por tantos anos, passei a ouvir naturalmente essa parte.
Em uma manhã de domingo, enquanto a congregação elevava sua voz a Deus, ocorreu-me que ouvir a Deus é algo semelhante a ouvir as notas altas. Algumas pessoas nunca as percebem. Algumas ouvem apenas a melodia, a superfície. Outras ouvem as notas de fundo, aquelas que dão profundidade e harmonia à música.
O estudo consistente da Bíblia e a busca de Deus acrescentam profundidade e harmonia à nossa vida. Quando procurarmos ouvir todas as notas e escutar o chamado de Deus para nossa vida, apreciaremos a plenitude da música e a profundidade do Seu amor.
Não importa como cantamos, podemos nos harmonizar com Deus.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

dois lados


Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. - 1 Pedro 1.15-16
Ao chegar de trem a Londres, há alguns dias, mais uma vez fiquei perplexo com o aspecto sombrio dos fundos das casas e lojas. Muitos estavam mal pintados e outros pareciam a ponto de cair. No entanto, eu sabia que, se caminhasse pela rua diante desses mesmos prédios, as fachadas seriam atraentes e bem-cuidadas.
A experiência de Deus conosco deve ser algo semelhante. Ele não vê apenas o exterior, que apresentamos ao mundo, mas também as partes sombrias de nossas vidas, todas as coisas que escondemos das outras pessoas. No entanto, permanece uma verdade maravilhosa. Mesmo nos enxergando inteiramente, Deus ainda nos ama e anseia por nós. Somos Seus filhos e filhas. Nossa companhia - exatamente do modo como somos - O deixa feliz.
E, ao permitirmos que Deus entre em todas as partes de nossa vida, os lugares sombrios podem ser limpos, de modo que não precisaremos escondê-los. Quando chegarmos ao ponto em que, pela orientação de Deus, nosso exterior e interior serão igualmente conhecidos e limpos, estaremos totalmente em paz.
Deus nos enxerga como somos e nos ama inteiramente.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Siga aquele ...



Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo. - 1 Coríntios 11.1
Recentemente, nosso filho tirou sua carteira de motorista e, depois de vários meses, estava pronto para fazer uma viagem até a casa de seus avós, a cerca de uma hora de casa. Minha esposa, sendo mãe preocupada, advertiu-o sobre um trecho da estrada que estava em obras. Ela o aconselhou: 'Apenas siga o carro da frente' durante o trecho em obras. Ouvindo seu conselho, nosso filho fez exatamente isso. Ele seguiu o carro da frente pela estrada errada e ficou perdido por um longo tempo antes de reencontrar seu caminho. Isso não apenas lhe ensinou uma lição de condução, mas também uma lição de vida. Com que freqüência nós simplesmente seguimos quem está à nossa frente, aceitando o que a sociedade faz e seguindo a multidão sem questionar se estamos sendo levados aonde Deus quer que vamos? Ele nos oferece orientação quando oramos, quando estudamos as Escrituras e quando aprendemos com Seu povo. Se fizermos essas coisas e permitirmos a Ele guiar a nossa vida, evitaremos perder o rumo.
A quem seguirei hoje?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Sem força?


Porque fazes resplandecer a minha lâmpada; o Senhor, meu Deus, derrama luz nas minhas trevas. - Salmo 18.28
Recentemente, quando estive na Cidade do Cabo (África do Sul), a cidade inteira sofreu um corte de energia elétrica logo cedo, de manhã. Tateei no escuro, sem poder tomar café nem comer nada quente. O trânsito, congestionado, ficou crítico. E eu não podía fazer nada a respeito.
Comecei a pensar nas muitas pessoas ao redor do mundo que nunca têm energia elétrica. Esses milhões de pessoas parecem absolutamente capazes de se adaptar à escuridão. Pelo seu exemplo, demonstram que não são impotentes. Elas se adaptam às suas circunstâncias.
Naquele domingo, eu aprendi uma lição. Eu me tornei dependente demais da eletricidade, passei a tomá-la como certa. Mas, mesmo sem energia elétrica, os crentes não são impotentes. Nós podemos estar certos de que nosso Deus amoroso iluminará o caminho para nós. Como seguidores de Cristo, somos povo da luz (veja João 8.12).
Deus nos concede uma força que nunca acaba.

Vamos orar pelas pessoas que não conhecem a força de Deus.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

instruções


Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes. - Tiago 1.22
Antes do advento dos computadores, há muitos anos, eu trabalhava no serviço público e tinha de corrigir a mão as provas dos concursos. Na primeira vez em que tive de corrigir uma seção intitulada "Seguindo Instruções Escritas", pensei: Ótimo! Mesmo que os candidatos não saibam as respostas para as outras páginas, nesta eles vão tirar 10! Mas fi quei surpresa ao corrigir aquela parte e ver poucas notas 10; muitos até foram reprovados. Será tão difícil seguir instruções escritas?, pensei. Era um requisito essencial para qualquer cargo público. Depois de ver tantas notas baixas na seção, fiquei imaginando o que isso revelaria da população em geral no que se refere a seguir instruções, não apenas numa prova ou num emprego, mas em suas vidas. Finalmente, fiz essa pergunta a mim mesma: Sigo as instruções escritas que Deus nos deixou? Ao ler o capítulo 5 de 1 Tessalonicenses, iniciei um diálogo com as instruções de Deus para mim.
O versículo 12 diz que eu devo respeitar as pessoas que têm autoridade sobre mim. Mesmquando discordo do patrão? No versículo seguinte, Paulo me diz para viver em paz com os outros. O quê? Perdoar meu irmão por se esquecer do meu aniversário? Quando Paulo me diz para consolar os desanimados e amparar os fracos (versículo 14), será que isso significa cozinhar e limpar para meu vizinho idoso e consolá-lo? Tenho seguido as instruções de Deus?, pergunto a mim, tremendo por dentro. Não. Estou falhando. Eu certamente nunca serei perfeita - mas, também, nunca vou parar de tentar.
Pela graça de Deus, a vida em Cristo não é um teste pelo qual seremos avaliados.

Oremos pelas pessoas à procura de emprego.