quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Chamados para servir


Deus criou todas as coisas com um propósito específico. No livro de Gênesis encontramos a expressão, “o maior para governar o dia, e o menor para governar a noite”, referindo-se ao sol e a lua.

Gên. 1:16 Por fim, criou o homem à sua própria imagem e semelhança, estabelecendo também um propósito bem específico para “aquilo” que poderíamos chamar de a obra prima da criação.

Passado o triste episódio do pecado e com advento do Messias prometido, o homem é devolvido à condição original, só que agora à semelhança do Cristo, acerca de quem o apóstolo Pedro declarou, “ele deixou-nos o exemplo para que sigamos suas pisadas...” I Pe 2:21 Portanto, Jesus é o modelo de tudo o que Deus quer sejamos. Devemos imitar ao Senhor em tudo.

Agindo assim, estaremos cumprindo o propósito cri acional divino.

A importância do chamado

O chamado é o começo de tudo. Podemos pensar que ele acontece no momento da conversão ou também após. At. 9:3-9 De qualquer forma, é uma experiência marcante e decisiva que muda nossa vida e nossa trajetória. Há alguns casos bem conhecidos na Bíblia como José, Abraão, Moisés, Isaías dentre outros.

Em todos esses casos houve uma mudança radical na vida e trajetória dessas pessoas, ou seja,

1. eles nunca mais foram os mesmos.

2. seus destinos foram determinados pelo Senhor Deus.

3. suas vidas obedeceram a um programa divino. Rom. 8:30

Novamente, chama-nos a atenção a pessoa de Jesus. Ele tinha muito clara a visão do seu chamado, a ponto de dizer “minha comida e minha bebida é fazer a vontade do meu pai que está no céu”.

De fato, o chamado de Deus para nós, torna-se a razão da nossa vida... II Cor 5:14-15; I Cor. 10:31

A importância de ser servo

Antes de pensarmos em serviço ou ministério, precisamos pensar se somos ou não servos. Infelizmente, essa palavra praticamente caiu em desuso. Quase não se ensina a respeito deste assunto. Por essa razão, a maioria dos cristãos não vive como servos.

O já falecido presidente Abraham Lincoln disse, “quem não vive para servir, não serve para viver.”

No livro dos profetas, Jesus é chamado “o Servo do Senhor”. O evangelho de Marcos também focaliza esse perfil do Senhor. Na condição de servo por excelência, em Mt. 4:10 Jesus faz a citação do primeiro mandamento dizendo, “ está escrito ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele servirás”

Primeiramente devemos prestar serviço a Deus, e depois aos homens (começando por nossa família). Gal. 5:13 O ser servo, vem antes do ter um ministério.

A importância do amor

O amor é a essência da vida, é a causa de tudo, é a vida cristã. Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito. Não é possível pensar em vida cristã sem amor. Uma não existe sem a outra. Jesus disse que nos tornaríamos conhecidos no mundo através do amor. O amor é credencial dos discípulos de Cristo.

A ocasião em que mais nos parecemos com Deus, é quando amamos. Jo 3:16; I Jo 3:16.

Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. Quem não ama a seu irmão está morto e não tem a vida eterna. Sabemos que passamos da morte para a vida porque amamos os irmãos. I Jo 4:7-8; 3:14 Jesus foi o maior exemplo de amor. Se definitivamente o imitarmos, o curso da história será mudado.

Eu e você fomos chamados para servir em amor. Este é o nosso destino e a razão da nossa existência para a glória de Deus!

O Poder de uma Atitude Positiva


Por Joyce Meyer

Creio que mais do que qualquer outra coisa, nossa atitude é o que determina o tipo de vida que iremos ter. É especialmente importante manter uma atitude positiva, pois Deus é positivo. E quando somos positivos, isso O libera para trabalhar na nossa vida.

Essa foi uma área na minha vida na qual Deus realmente teve de me ajudar. Muitos anos atrás, eu era uma pessoa extremamente negativa. Muitas coisas devastadoras me aconteceram que me deixaram receosa de acreditar que alguma coisa boa poderia sempre acontecer. Como resultado, minha filosofia inteira era: “Se você não esperar nada de bom para acontecer, então não vai ficar desapontada quando isso não acontecer”. Se meus pensamentos fossem negativos, então minhas palavras e, portanto, minha vida também o seriam.

Quando realmente comecei a estudar a Palavra e confiei em Deus para me restaurar, uma das primeiras coisas que Ele me mostrou foi que o negativismo tinha de sair. De fato, quanto mais tempo eu servia a Deus, mais eu percebia o poder tremendo que havia em ser positivo em ambos os pensamentos e palavras. Creio que, quando mantemos uma atitude positiva, Deus faz até mesmo as coisas que o inimigo planeja para o nosso mal trabalhar para o bem – e não somente para o nosso bem, mas também para o bem de muitas outras pessoas. Minha própria vida é um exemplo perfeito.

O plano do inimigo era usar os anos de abuso que sofri para me destruir. Se eu tivesse escolhido continuar respondendo às minhas circunstâncias com uma atitude negativa de raiva e amargura, ele teria tido sucesso. Mas escolhi ser positiva e crer que o plano de Deus para me cicatrizar e restaurar viria. Isso aconteceu, e agora Ele está ajudando milhões de pessoas por intermédio do meu testemunho! Tendo uma atitude positiva não somente os limites daquilo que Deus pode fazer dentro nós são retirados, mas também nos ajuda a ver nossas circunstâncias da perspectiva de Deus e nos capacita a desfrutar nossa vida diariamente.

Uma atitude positiva retira os limites

Sempre temos uma escolha sobre como nossa atitude será ao longo da vida que vivemos. Quando decidimos reagir diante de nossas circunstâncias com uma atitude negativa – como autocompaixão, ressentimento ou amargura –, isso dificulta a Deus fazer tudo o que Ele quer fazer na nossa vida e nos priva de alcançar nosso potencial completo.

É verdade que alguns de nós podemos ter de trabalhar mais rigorosamente que outros para manter uma atitude positiva. Por um instante, eu estava acostumada a ser o tipo de pessoa que entrava em um novo quarto decorado, e quando alguém perguntava “Você gostou das minhas decorações?”, eu dizia: “Bom, elas parecem legais, mas você tem um pedaço de papel de parede perdido ali no canto”. Eu sempre via o que estava errado. Eu tive de trabalhar mais rigorosamente para ter uma atitude mais positiva do que algumas pessoas, como o meu marido Dave, que, naturalmente, tem mais atitude positiva do que eu.

O problema era que ter uma atitude negativa não me fazia muito feliz nem às pessoas ao meu redor. Provérbios 23:7 diz: ... como (um homem) pensa em seu coração, assim ele é... Portanto, se eu era uma pessoa negativa, isso acontecia era porque meus pensamentos eram negativos. Então, decidi que se eu não quisesse gastar o resto da minha vida sendo negativa e infeliz, teria de pensar positivamente, mesmo quando as coisas ao meu redor parecessem negativas.

Você se recorda dos doze homens que Moisés enviou como espiões para a ilha de Canaã? Dez retornaram com um relatório negativo e dois – Josué e Calebe –, com um relatório positivo. Os dez com o relatório negativo falaram com Moisés e com o restante da congregação sobre as cidades grandes e fortificadas e gigantes fortes que viviam por lá. Eles disseram: ... Não poderemos subir contra aquele povo (Canaã), porque é mais forte do que nós (Números 13:31).

O efeito das palavras negativas desses dez homens foi impressionante. Baseado nos seus relatórios negativos, a nação inteira de Israel recusou-se a ir para a Ilha e, desse modo, perderam as promessas de Deus! No mesmo caminho, uma atitude negativa pode nos privar de perceber as promessas de Deus para nossa vida, pois nos privam de mover adiante em fé. As duas pessoas que haviam visto a Ilha Prometida e não se incluíam na geração que jamais havia visto eram os dois espiões, Josué e Calebe, que tiveram um relatório positivo. Após terem visto as mesmas coisas que os outros dez espiões viram, eles disseram: ... Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela (Números 13:30). Esses dois homens tiveram uma perspectiva diferente.

Uma atitude positiva nos dá a perspectiva certa

Uma atitude positiva é resultado de focar na coisa certa – Deus. Quando focamos no problema em vez de em Deus, nos perdemos Sua perspectiva da nossa situação. Em Números 13:33, os dez espiões que deram o relatório negativo: Também vimos ali gigantes, os filhos de Anaque que são descendentes dos gigantes; e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.

Esses homens estavam olhando para os gigantes e para eles mesmos – eles não estavam olhando para Deus. Como Deus quer que respondamos às circunstâncias difíceis? Ele não quer que ignoremos ou neguemos a existência delas. Ele somente quer que reconheçamos que Ele é maior que nossas circunstâncias e nega o direito às circunstâncias de nos controlar. Manter uma atitude positiva é um dos caminhos mais poderosos que nós podemos fazer, pois não são nossas circunstâncias que nos fazem miseráveis – é nossa atitude diante delas. Não importa que tipo de gigantes nós podemos estar enfrentando, a verdade é que Ele O qual vive em (nós) é maior (poderoso) do que aquele que está no mundo (1 João 4:4).

Uma atitude positiva nos ajuda a desfrutar a vida diária.

Eu me lembro quão diferentemente Dave e eu lidávamos com os problemas nos primeiros anos do nosso casamento. Dave somente continuava a fazer o que ele normalmente fazia – desfrutava sua vida e confiava em Deus para cuidar disso. Eu, de outra forma, ficava preocupada, frustrada e chateada durante dias. Em alguns casos, quando estávamos lidando com coisas a respeito de nossas crianças, eu ficava chateada durante anos!

Eventualmente, tínhamos uma resposta, o problema era cuidado, e eu tinha perdido muito tempo ficando chateada. Como Dave, aprendi a escolher uma atitude positiva baseada na fé e comecei a confiar em Deus em vez de me preocupar o tempo todo. Quando mantemos nossos olhos em Deus em vez de em “gigantes” em nossa vida, as coisas tomam nova perspectiva e podemos desfrutar nossa vida enquanto confiamos positivamente nEle para cuidar de nossas circunstâncias.

Seja o que for com que você esteja lidando, quero encorajá-lo a pedir a Deus graça para manter uma atitude positiva em todo o caminho. Isso não irá somente ajudá-lo a manter a perspectiva de Deus e desfrutar sua vida, mas também irá fazer de você uma bênção para todas as pessoas ao seu redor. Se você permitir a Deus, Ele irá usar até mesmo seus problemas para criar um testemunho do Seu poder e bondade.


terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

A Multiforme Graça de Deus

“Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” 1 Pedro 4:10

O Apóstolo Pedro ensinou que todos tem um dom, tem a sua expressão da graça de Deus, e que todos têm a responsabilidade de “administrar fielmente” o seu dom. No próximo versículo, ele deu dois exemplos de dons: dons de proclamação e dons de ministração, ambos capacitados pelo poder do Espírito Santo.

A palavra "dom" usado aqui pelo Apóstolo é a palavra "charisma" - pequenas expressões da graça de Deus - que é a mesma palavra utilizada por Paulo quando ele descreveu os dons do Espírito Santo em 1 Coríntios capítulo 12 versículo 4: "Ha diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo".

Cada um de nós tem um dom, um "charisma", uma pequena expressão da graça (no Grego "charis") de Deus. Mesmo que cada dom seja diferente, todos vêm do mesmo Espírito e têm o mesmo propósito, que nós podemos ver no próximo versículo da epístola de Pedro:

"Se alguém fala, faço-o como quem transmite a palavra de Deus. Se alguém serve, faça-o com a força que Deus provê, de forma que em todas as coisas Deus seja glorificado mediante Jesus Cristo, a quem sejam a glória e o poder para todo o sempre. Amém."

O propósito de todos os dons é para que o Senhor Jesus e Deus o Pai sejam glorificados. Nós podemos revelar um pouco mais da glória de Deus neste mundo, quando usamos o dom que Ele nos deu para trazer honra e glória ao Seu nome.

Em versículo 10, Pedro utiliza uma frase, que na versão de Almeida foi traduzida como "a multiforme graça de Deus", ou, na NVI, "a graça de Deus em suas múltiplas formas". Precisamos entender que os dons que Deus deu a Seu povo não são todos iguais, não são cópias um do outro. Cada dom é uma expressão individual e única da graça de Deus, refletida através da vida, personalidade e temperamento daquele que o recebeu.

Eu sei que o dom que Deus me deu para ministrar é unicamente meu. É algo que eu recebi para que eu possa dar honra e glória ao nome do Senhor Jesus. Eu não posso exigir que outros ministram na mesma forma e com a mesma unção que eu tenho, nem posso tentar encaixar o meu dom dentro da unção ou modelo de ministração que uma outra pessoa tivesse. Eu preciso ser quem eu sou em Cristo, por que a forma da Sua graça que Ele me deu pode se expressar através de mim, e assim, O glorificar.

Creio que o corpo de Cristo, a igreja mundial, pode ser comparado a um diamante, com suas múltiplas facetas. Dependente da reflexão e refração da luz numa determinada faceta, o diamante brilhará de uma forma diferente.

Cada um nós somos como as facetas - pequenas faces - do diamante, e devemos refletir Jesus de acordo com o nosso dom, para expressar e manifestar a Sua glória neste mundo. Devemos cumprir o mandamento do Senhor Jesus: "Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus" (Mateus 5:16).

É por este motivo que Paulo escreveu ao seu "filho" Timóteo, encorajanado-o a não "negligenciar o dom" (charisma) que lhe foi dado, através da profecia e imposição de mãos (1 Timóteo 4:14). Novamente, em 2 Timóteo 1:6, o Apóstolo escreveu para que Timóteo despertasse (ou "mantesse vivo") o "charisma", o dom, que ele tinha recebido através da imposição dos mãos do Apóstolo.

Vamos determinar que exerceremos, administrando fielmente, o dom que Deus nós deu para glorificar o Seu filho Jesus. Não podemos negligenciar o nosso dom, talvez precisaremos até despertá-lo de novo.

Seu dom não vai ser igual a outros. Você tem uma expressão única da "multiforme graça de Deus", que o mundo desperadamente precisa ver. Não tenta imitar pregadores famosos ou pastores poderosos. Seja quem você é iluminado pela luz de Cristo, refletindo a Sua glória neste mundo.

Vamos glorificar Ele com nossos "charismas", nossas pequenas expressões da graça de Deus.

O fruto que interessa pra Deus

O fruto que interessa pra Deus é alma.

O fruto que interessa pra Deus: pessoas resgatadas da morte eterna, pessoas alcançadas pra Deus através do Seu Evangelho.

Goiabeira produz goiaba. Mangueira produz manga... Cristão tem que produzir cristão.

Levar fruto pra Deus...

Jeremias, 17: 7, 8, diz o seguinte:

"Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR."

"Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro, e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e no ano de sequidão não se afadiga, nem deixa de dar fruto."

Mais uma vez está evidenciada a necessidade da sintonia com Jesus, porque Jesus diz: “Eu sou a videira e vós as varas”; para que uma vara dê fruto, tem que estar ligada à videira; para que você produza frutos para a vida eterna, você precisa estar conectado em Jesus, você precisa estar totalmente ligado nEle, que é a fonte de água viva, que é a árvore da vida.

Vida cristã é isso:

primeiro, salvação;

depois, sintonia com Deus;

por fim, produzir frutos pra Deus.

Traduzindo tudo isso a: SERVIR AO PROXIMO

Você pode estar apenas no primeiro passo da vida cristã.

Você não vai deixar de ser salvo por isso.

Você pode estar no segundo passo e estar sendo tremendamente abençoado por Deus, na tua vida pessoal, na tua vida sentimental, emocional, na tua vida familiar, na tua vida financeira...

...e você pode estar sendo um cristão pleno, se você estiver produzindo frutos; O tempo mais importante para você neste momento é AGORA, não o passado ou o futuro, é o AGORA, por que, Jesus não tem hora exata anunciada para retornar e buscar sua igreja, se você estiver gastando, uma pequena parte que seja, do seu tempo, para levar esse mesmo Evangelho de Deus, que te alcançou, e que mudou a tua vida, a outras pessoas que estão na mesma condição em que você estava: estão perdidas, estão desorientadas, estão caminhando para o abismo... e você, que já encontrou o Caminho, a Verdade e a Vida, precisa levar pra elas, uma nova luz, uma nova expectativa de vida, uma vontade de viver com Deus uma vida plena, uma vida abundante, uma vida produtiva em relação à eternidade.

O Evangelho de Deus, que me alcançou, que te alcançou, precisa ser levado adiante.

Não vamos nos acomodar.

Não vamos ser apenas salvos.

Vamos ser galhos em sintonia com a Árvore, galhos produtivos, galhos bem firmes na Videira, galhos que produzem frutos para a vida eterna.

Vamos levar às outras pessoas o amor de Deus, a vida plena que Deus tem pra dar a cada um daqueles que O buscam. Vamos levar a outras pessoas o conhecimento das misericórdias de Deus, dos propósitos eternos de Deus para a vida de cada um de nós.

Nessa reflexão, fala especialmente com você que já tem Jesus, e que está acomodado. Está aí, cheio de salvação, cheio de Graça e não usa o poder de Deus que há em você, o Espírito de Deus que está em você, pra alcançar outras pessoas... e não passa pra frente, aquilo que você recebeu de graça.

Porque a Bíblia diz:

”De graça recebestes, de graça dai...”

E o interessante é que quando você começa a semear boas novas, e o Evangelho é boa nova, na lei da semeadura e da colheita que você vai estar colhendo boas novas, boas notícias.

Semeie o Evangelho.

Semeie boas novas, para que você colha boas novas.

Semeie misericórdia, para que você colha misericórdia.

Semeie amor, pra você colher amor.

Mostre as outras pessoas o caminho da sintonia com Deus, o caminho da salvação eterna de sua alma, o caminho da vida plena, da vida abundante que há em Cristo Jesus.

Faça seu próximo feliz

Que você reflita sobre o acabou de ler e que você se incomode, e queira ser, não apenas salvo, mas um cristão completo, uma pessoa com vida abundante e plena, herdeiro de Deus e co-herdeiro em Cristo, um cristão que produza frutos para a vida eterna.

Que essa reflexão seja bênção pra tua vida.

Que essa reflexão seja útil para a tua vida cristã, em Nome de Jesus.

Que você seja pleno.

Que você seja produtivo.

Que você seja abençoado e abençoador.

Que você reparta o que recebeu de graça.

Que você reflita, como um espelho, a glória do Senhor.

Que Deus te abençoe muito

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A Glória de Deus, segundo as Escrituras.

“Pai, eu te glorifiquei na terra...“. Oração de Jesus, em João, 17.4.

Orar, glorificar, bendizer, louvar, exaltar, agradecer...

Sabe-se que na antiguidade, ao retornar de uma guerra, o comandante vitorioso ingressava na cidade, sorridente, de queixo erguido, orgulhoso e sob aplausos. Desfilava a frente de seu exército com muita pompa, normalmente cavalgando um belo e garboso corcel, de cor branca, também enfeitado. O povo festejava com muito alarde seu grande herói.

Contrastando completamente com isso, Jesus, o Rei do Universo, ainda no corpo de homem, adentrou a bela cidade Jerusalém,a cidade de Deus, montado sobre um pequeno jumento, sem arreios. Em sua sublime humildade, Jesus nem se importou que a cena pudesse ter até um lado cômico, pois, por ser um homem de boa altura ¾ conforme escritos romanos ¾, ao montar o jumentinho, os pés dele tocavam o chão. Cristo agiu assim, com premeditação, por certo, para nos mostrar que o homem humilde e justo não deve se importar com risotas, gozações ou com o que a maioria pensa, mas, sim, com o que ele é. O homem sábio, na sua humildade, tem consciência do que é e não precisa demonstrar isso à sociedade.

Portanto, por não ser conveniente Jesus chegar dentro de uma carruagem de fogo, puxada por cavalos fogosos como aquela que arrebatou Elias da Terra (II Reis, 2.11), poderia, no mínimo, ter surgido frente à multidão que o aguardava montado sobre um cavalo comum, selado, mas até nisso quis deixar um claro exemplo de grande humildade e de extremo desprendimento da brevidade das coisas terrenas. A multidão que o aguardava exclamava:

“Hosana ao filho de Davi. Bendito o que vem em nome do Senhor. Paz no céu e glória no mais alto dos céus”. Os fariseus incomodados interpelavam a Jesus: “Mestre, repreende os teus seguidores”. Jesus respondeu: “Digo-vos: se estes se calarem, clamarão as pedras”.

Glorificação de Jesus, em Lucas, 19.40.

“Se estes se calarem, as pedras clamarão!”.

Esta foi uma revelação, a todos nós, provinda do Espírito Santo de Deus, por meio do Cristo, referindo-se à extrema importância da glorificação ao Senhor Deus. A frase acima contém um importantíssimo significado, o qual, para quem sabe refletir, nem mil livros conseguirão traduzir completamente estas poucas palavras, porque teria de passar para o papel a descrição do poder e dos desígnios de Deus, como antes já nos respondeu, por meio de Moisés, quando se limitou, simplesmente, a responder a ele:

“Eu sou o que sou. Eu sou aquele que sou”. Êxodo, 3.14.

Na verdade, é uma exclamação para profunda reflexão. Sendo mais homens do mundo que de Deus, os fariseus não entenderam, entretanto, o que Jesus quis dizer que naquele momento todos os anjos do céu, numa festa divina, também cantavam:

“Ave Jerusalém, cidade do Senhor! Hosana ao filho de Davi! Hosana ao Filho de Deus! Bendito o que vem em nome do Senhor! Aleluia!”.

No Reino dos reinos acontecia a festa do século dos séculos, porque o Messias ingressava em Jerusalém, como estava anunciado pelos profetas de Deus. Entrava na cidade preferida do Senhor, onde, brevemente, efetivar-se-iam as profecias que o sagrariam como o Cordeiro de Deus. O Cordeiro entregar-se-ia em supremo sacrifício por amor aos homens e mulheres, abrindo-lhes o portal do céu. Era tão enormemente gigantesca a importância daquele fato que, se os homens e as mulheres dotados por Deus com inteligência e espírito eterno não reconhecessem nele a divindade do Filho, então o Pai faria clamar até as inertes pedras em desagravo a ele, de tão majestosa que era a sua Missão. Interferiria na natureza em desagravo a tudo o que ele representava. Mas, afinal, o Pai viria a fazer clamar as pedras, pois a natureza toda se manifestou no momento em que o Filho exalou o seu último suspiro, no madeiro, quando, naquele momento, terminava de cumprir a Grande Missão, com méritos inefáveis!

“O meu nome residirá em Jerusalém” A Palavra do Senhor em II Reis, 21.4.

“Neste templo e na cidade de Jerusalém, que escolhi dentre as tribos de Israel, estabelecerei o meu nome, perpetuamente (por intermédio de Jesus Cristo)”. Profecias do Senhor Deus, em II Reis, 21.7.

“Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz, a glória do Senhor se levanta sobre ti”. Isaías, 60.1.

Adorar, louvar, venerar, exaltar, glorificar, bendizer, somente a Deus! Mas não tem valor real glorificá-lo ou demonstrar amor a ele apenas nos momentos de entusiasmo. A maioria dos seus compatriotas agiu assim: bradou glorificações a Jesus no momento em que ingressou em Jerusalém, mas dias depois o abandonou, sem apoio algum, durante o julgamento de cartas marcadas ao qual foi submetido.

Também agradecer. Agradecer sempre por tudo: por nossa vida, mas, principalmente, pela sabedoria espiritual que nos proporcionou, pois por ela poderemos ser conduzidos ao seu reino eterno, no qual uma só vaga vale infinitamente mais do que todos os reinos do Universo juntos. Agradecer por nos ter dado a opção de escolher a sua bênção e nos livrado da maldição. Agradecer por ter-nos legado o poder de Jesus Cristo com o qual podemos expulsar os demônios e seus males, e, também, por abrir-nos os portais do céu. Agradecer por este mundo maravilhoso, com a magnífica natureza, na qual podemos ver Deus na harmonia pré-estabelecida, absolutamente magnífica enquanto virgem, enquanto não a destruímos. Como todos sabem, a natureza não tem erros, apenas sofre os revezes, conseqüências da nociva interferência do homem. Enfim, agradecer por tudo o que nos concedeu, até mesmo pela menor das refeições.

Não sou dono da verdade e nem pretendo tal grandiosidade, mas, na minha humilde concepção, entendo que o cristão não deve fazer promessas. Fazer votos de fidelidade ao Senhor é altamente louvável, mas promessas de sacrifícios físicos visando graças a alcançar não deve ser procedimento correto, e não vêm do Evangelho, pois nesse caso estaremos tentando negociar tais graças com Deus. Jesus não disse: “Prometa-me que você se sacrificará antes e depois eu lhe darei o poder de realizar prodígios”, mas, sim, pediu apenas a fé e a fidelidade como únicas condições. A melhor forma de glorificar a Deus é fazer resolutamente a sua vontade, e isso requer seguir exclusivamente a Jesus, espelhar-se nele e viver os seus preceitos, também os da Porta Estreita e do Caminho Apertado.

“Porque, debaixo do céu, nenhum outro nome foi dado aos homens, pelo qual devamos ser salvos”.

Revelação do Espírito Santo de Deus, nos Atos dos Apóstolos, 4.12.

Glorificar o Senhor Deus em reunião com outros cristãos, seja no templo ou em qualquer lugar, é muito produtivo. Também é benéfico glorificá-lo, particularmente, orando diariamente, sem pressa, conversando com ele, prestando atenção ao sentido das palavras, das frases, contemplando e meditando sobre a sua obra, estudando, cuidadosamente, com discernimento, as Escrituras e, principalmente, num sentido mais avançado e extremamente produtivo, colocar em prática os preceitos da Lei que se estudou. Portanto, antes de pedir algo em suas orações, antes glorifique a Deus com toda contrição possível.

Jesus também orava, glorificando o Pai por longo tempo. Assim está posto em vários trechos do Evangelho que revelam que ele se retirava todos os dias para orar, mas na maior parte do tempo, agia, evangelizando.

“Naqueles dias, Jesus se retirou a uma montanha para orar, e passou aí toda a noite orando a Deus”. Exemplos de Jesus, o Verbo de Deus, em Lucas, 6.12.

Para completar, a Palavra Escrita nos revela que todo o homem justo vivo é visto por Deus como o Luzeiro do Mundo:

“...para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio dessa geração pervertida e corrupta, na qual resplandecereis como Luzeiros do mundo”. Filipenses, 2.15.

“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens”.

“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte e nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa”.

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus”. Mateus. 5.13

Não permitamos que clamem as pedras: clamemos nós! Canta uma bela composição desse humilde servo de Deus que vos escreve:

NÃO ÀS PEDRAS!