sexta-feira, 17 de abril de 2009

Vistoria completa



[O salmista escreveu:] Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e [...] vê se há em mim algum caminho mau. Salmo 139.23-24
O motor do cortador de grama engasgou, vacilou, parou. Por fora não havia qualquer sinal de problema. Havia gasolina, óleo, uma vela nova. Mesmo assim, por mais que eu puxasse o cordão, não conseguia dar partida nele. O problema? Pedrinhas no tanque de combustível! Meus netinhos tinham aprontado. Às vezes, minha vida espiritual reflete as "pedrinhas" em meu "tanque de combustível". Por fora pareço bem, mas, internamente, a alegria de estar com o Senhor é bloqueada, e titubeio até parar. Seja como for que isso aconteça, não posso culpar os outros pela presença de pedrinhas no meu interior. Cabe a mim enfrentar o problema. Primeiro tenho de identificá-lo. As pedrinhas da avareza, da inveja, do farisaísmo, da falta de perdão, da luxúria, da preguiça, dos sentimentos feridos e outros. obstruem o cano condutor do Espírito. A Bíblia nos dá as instruções para resolver o problema, mas preciso ler e obedecer. Talvez seja preciso fazer "consertos" espirituais e relacionais. Quando clamo por Deus em oração, imediatamente a Sua graça está disponível. Deus faz uma vistoria completa, renovando-me e preparando-me para as tarefas à frente. Louvado seja o nome do Senhor! Quando não damos atenção às pedrinhas, elas podem causar grandes problemas. Oremos para identificarmos o que está obstruindo nossa vida espiritual.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Quem está observando?




[Jesus disse:] Vós sois a luz do mundo. Mateus 5.14

Alguns anos atrás, quando estudava no exterior, sentia-me triste e com saudades de casa. Meus estudos estavam se revelando mais desafiadores do que esperava. Uma manhã, quando me sentia especialmente desanimado, com pena de mim mesmo, ouvi um barulho: "Tap! Tap!" Ao olhar pela janela, vi uma jovem cega. O som vinha de sua bengala em contato com o chão. Apesar de sua deficiência, ela caminhava com determinação. Ao refletir sobre o que vi naquela jovem, senti-me encorajado a continuar meus estudos e, no tempo previsto, consegui concluí-los. Cristo nos chama a dar o melhor de nós em qualquer tarefa. Nunca sabemos quem pode estar nos observando, alguém que sofra de uma doença debilitante, um colega no trabalho com dificuldades financeiras, um jovem desanimado por não conseguir emprego, um casal jovem que lida com um casamento complicado, um membro aflito de nossa própria família. Todos esses, e outros, podem estar à procura do encorajamento e inspiração que poderiam encontrar em nosso exemplo. Justamente por isso Jesus nos lembra: "Vós sois a luz do mundo". Alguém nas trevas precisa da luz que podemos trazer. Oremos pelos/as estudantes que estão longe do lar e da família.

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Um travesseiro para pousar a cabeça




E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro. Marcos 4.38

Quando meu marido e eu nos casamos, queríamos ter filhos logo. Pouco tempo depois, nosso sonho tornou-se realidade. Tivemos dois filhos e adotamos mais um; no espaço de cinco anos tínhamos três filhos com menos de quatro anos! Eu estava repleta de amor e gratidão por essas bênçãos. Porém, também me sentia absolutamente abatida e exausta. Perguntava a mim mesma: Como posso cuidar de meus filhos, tomar conta da casa e trabalhar em período integral? Sentia-me como se tivesse uma lista interminável de tarefas para realizar. Todas as noites eu caía na cama, exausta e sem saber ao certo como me levantaria na manhã seguinte para começar tudo outra vez. Uma avó muito sábia chamou-me de lado: "Você se lembra de que Jesus descansou?", perguntou calmamente. Ela fez-me recordar que, entre a oração e o ensino, Jesus dormiu durante Sua travessia, com os discípulos, pelo Mar da Galileia (Marcos 4.38). Mesmo quando uma tempestade sacudiu Seu barquinho, Jesus entregou Seu corpo ao descanso de que precisava. Jesus não Se ausentou de Suas responsabilidades, reagiu assim que Seus discípulos gritaram de medo, mas reservou tempo para descansar, confiando que Deus estava com Ele. Agora tento encontrar momentos tranquilos de renovação todos os dias. Durante esses momentos descanso, oro, leio, até mesmo pouso a cabeça num travesseiro. Nesses breves momentos, lembro-me de que, porque Deus está comigo, posso enfrentar as tarefas à frente.
Deus convida-nos a descansar e a renovar-nos.

Oremos pelos pais, pelas mães, pelos avôs e pelas avós atarefadas.

terça-feira, 14 de abril de 2009

25 de abril - 20 horas - Lançamento CD Acima de Reinos

Insuflar as velas

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa: dele vem a minha salvação. Salmo 62.1
O dia estava quente e úmido enquanto conduzia meu veleiro para fora do ancoradouro, em direção ao lago. O motor estava ligado e meu plano era levar o barco até um lugar onde os ventos fossem suficientemente fortes para poder usar as velas. Logo percebi que havia pouca brisa no lago. Desliguei o motor, subi as velas, observei a superfície da água e esperei por algum sinal de vento. Ali sentado, sob o sol e um calor sufocante, quase sem me mover, sentia-me frustrado e entediado. Mas havia escutado o boletim meteorológico e sabia que o vento iria aumentar ao longo do dia, por isso esperei. Não demorou muito para eu cruzar o lago a toda velocidade, com todas as velas abertas, aproveitando plenamente o dia e tendo o sopro de Deus como meu sistema de propulsão. Essa experiência fez-me pensar como, por vezes, sentimo-nos frustrados e entediados com nossa vida. Durante esses momentos, em muitas ocasiões buscamos a felicidade em diversões e em outras pessoas. Esquecemos que, se confiarmos em Deus como nosso verdadeiro vento, a bonança que experimentamos pode ser seguida pela emoção de seguirmos adiante. Vamos experimentar a promessa de Deus.
Deus enche o mundo de maravilhas como o vento insufla as velas.

Oremos pelas pessoas que estão frustradas e entediadas com a vida.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Perdoa-nos assim como nós perdoamos


Se, porém, não perdoardes aos homens [as suas ofensas], tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. Mateus 6.15

Havia sido prejudicada por uma colega no trabalho. Por causa das mentiras sobre mim que ela contara ao meu patrão, deixei de ser promovida. Era uma promoção que eu queria e pela qual tinha me esforçado muito para conquistá-la. Por causa de suas ações, fiquei ressentida. Tinha sido passada para trás. Despejei minha raiva sobre outros colegas e, finalmente, acabei por ganhar a reputação de pessoa difícil. Minha atitude estava me destruindo. Então, um dia, um amigo cristão chamou-me para uma conversa. Ele fez-me perceber o quanto Deus havia me perdoado e sugeriu que eu também perdoasse minha colega de trabalho. Por que devo perdoar?, perguntei a mim mesma; Eu é que fui magoada. Mas, refletindo sobre o conselho de meu amigo, desatei a chorar. De repente, as palavras do Pai-Nosso ressoaram como verdade de um modo novo: "Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores". Lenta e dolorosamente, comecei a tentar perdoar. Levou muitos meses. Nunca consegui uma promoção e trabalhei em funções abaixo de minhas capacidades, mas finalmente consegui ter compaixão pela pessoa que havia me magoado e tornei-me um exemplo melhor para meus colegas de trabalho.
Que aqueles/as a quem perdoamos possam reconhecer, no perdão, o amor de Deus por eles/elas.
Oremos pelas pessoas que não conseguem perdoar.