sexta-feira, 30 de maio de 2008

Deuses Locais

Rahab disse: “Ó Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e em baixo na terra”. Josué 2.11

A Epístola a Tiago pergunta: “Não foi também justificada por obras a meretriz Raabe”? Embora Raabe tivesse ajudado os espiões israelitas, era uma improvável heroína bíblica. No entanto, sua declaração de temor a Deus foi uma expressão de fé. E Deus honrou a fé dela. Hebreus 11.31 diz: “Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes”. Raabe acreditava que Deus era mais poderoso do que os deuses e ídolos de Jericó.

Meus “ídolos” diferem daqueles do povo de Jericó. A propaganda impressiona, dizendo o quanto um produto vai melhorar minha vida. Quando vejo os heróis dos esportes, políticos poderosos e pessoas de negócios bem-sucedidas sinto-me tentado a desejar seu estilo de vida. Mas o poder de Deus e Seu amor por mim são bem maiores do que quaisquer coisas que estes “ídolos” ou “deuses” jamais poderiam oferecer.

Quando vivemos com temor a Deus e obedecemos a Sua vontade, rejeitando os ídolos de nossa cultura, Deus honra nossa confiança. Como aconteceu a Raabe, Deus nos liberta de nosso passado de pecado para um lugar na família de Cristo.

“Não terás outros deuses diante de mim” (êxodo. 20.3).

Oremos pelas pessoas que se prostituem.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Aos meus amigos...

Era uma vez um garoto que tinha um temperamento muito explosivo.


Um dia ele recebeu um saco cheio de pregos e uma placa de madeira.


O pai disse a ele que martelasse um prego na tábua toda vez que perdesse a paciência com alguém.


No primeiro dia o garoto colocou 37 pregos na tábua.


Já nos dias seguintes, enquanto ele ia aprendendo a controlar sua raiva, o número de pregos martelados por dia foram diminuindo gradativamente.


Ele descobriu que dava menos trabalho controlar sua raiva do que ter que ir todos os dias pregar diversos pregos na placa de madeira...


Finalmente chegou um dia em que o garoto não perdeu a paciência em hora alguma.


Ele falou com seu pai sobre seu sucesso e sobre como estava se sentindo melhor em não explodir com os outros e o pai sugeriu que ele retirasse todos os pregos da tábua e que a trouxesse para ele.


O garoto então trouxe a placa de madeira, já sem os pregos, e a entregou a seu pai


Ele disse:


"Você está de parabéns, meu filho, mas dê uma olhada nos buracos que os pregos deixaram na tábua...


...ela nunca mais será como antes".


Quando você diz coisas estando com raiva, suas palavras deixam marcas como essas.


Você pode enfiar uma faca em alguém e depois retira-la. Não importa
quantas vezes você peça desculpas, a cicatriz ainda continuará lá.
Uma agressão verbal é tao ruim quanto uma agressão física.


“Amigos são como joias raras.


Eles te fazem sorrir e te encorajam para alcançar o sucesso.


Eles te emprestam o ombro, compartilham dos teus momentos de alegria... e sempre querem ter seus corações abertos para você."

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Amizade

Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. Gálatas 6.2

Recentemente, Alice, uma boa amiga que cria, sozinha, dois filhos, descobriu que sua filha de 15 anos estava experimentando drogas. Ela ficou desolada por aquela menina inteligente e bonita, cheia de potencial, de repende começar a faltar a escola e andar pelos cantos fumando maconha. Alice tentou imediatamente encontrar ajuda para filha, mas antes que pusesse qualquer plano em ação, ela fugiu.

Os amigos de Alice a cercaram. Oraram por ela e sua filha e ofereceram palavras de encorajamento, conselho e conforto. Não sei se a filha de Alice saíra ilesa deste período, mas sei que minha amiga esta atravessando a crise com a ajuda da sua rede de amigos.

A situação de Alice me faz lembrar da história da batalha dos israelitas contra os amalequitas. Se Moisés erguesse os braços, os israelitas ganhavam. Se abaixasse os braços, começavam a perder. Por isso, dois homens ficaram ao lado de Moisés e seguraram seus braços para o alto.

Como esses dois, podemos ser as mãos de Deus, ajudando-nos mutuamente nos momentos difíceis. As vezes, precisamos de ajuda. Outras vezes, a oferecemos. Em tempos difíceis podemos encorajar as pessoas a lembrar-lhes de que Deus cuida delas.

Quer você ofereça ajuda ou receba, a mão de Deus esta em ação.

Vamos orar pelos amigos e amigas em dificuldade.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Onde está o Teu Tesouro?

(Deita) ao pó o teu ouro e o ouro de Ofir entre pedras dos ribeiros, então, o Todo-Poderoso será o teu ouro, e a tua prata escolhida. Jó 22.24-25

Existe uma historia sobre um homem rico que estava angustiado por ter de deixar para trás sua riqueza quando morresse. Ele pediu a Deus que o deixasse levar para a eternidade uma mala cheia de seus bens mais preciosos. Deus finalmente consentiu e o homem colocou o máximo de ouro que pode dentro da maior mala que tinha. Quando chegou aos portões do céu, foi recebido por Pedro, que abriu a mala, curioso para ver o que o homem mais valorizava. "Que?, disse Pedro, sem poder acreditar. "Você trouxe calçamento?"

É um desafio compreender o que é importante na perspectiva de Deus. Se pudéssemos ver aqui na terra na perspectiva da eternidade, aquilo por que lutamos durante anos teria um aspecto diferente. Podemos usar nossa energia nos preocupando, controlando, lutando e juntando, mas se assim fizermos perderemos o que é mais importante.

Jesus disse: "E, quando eu for e vos preparar lugar (...) para que onde eu estou, estejas vós também" João 14-3. O importante é Jesus estar conosco. Passar um tempo com Deus e procurar entender mais plenamente a sua Palavra: isso é o que nos liga a valores eternos.

E quanto ao ouro? Bem, o ouro é bom, desde que o mantenhamos debaixo de nossos pés, e não em nossos corações, mentes ou malas.


O que esta em sua mala?

Vamos orar pelas pessoas aprisionadas pelo desejo de riqueza.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

O tempo

O tempo atual é dos comprometidos com aquilo que fazem. E não importa muito o que façam. Vejo, com pesar, pessoas que literalmente se economizam o tempo todo. Parece que não querem gastar-se. Parece que não querem doar-se àquilo que fazem. Essas pessoas jamais terão sucesso algum. Jamais experimentarão o prazer de serem avaliadas positivamente.

Você conhece funcionários que ficam procurando maneiras de fazer as coisas pelo caminho mais fácil e menos comprometido?

Você conhece funcionários que ficam o tempo todo olhando no relógio para ver quando terminará o expediente para irem embora para casa o mais rapidamente possível?

Você conhece pessoas que sempre dizem que não têm tempo para nada? Você conhece pessoas que não participam de nada em suas comunidades para não se envolverem em coisas que "dão trabalho"? Você conhece pessoas que só criticam os que fazem alguma coisa dizendo que "ele (ou ela) só quer aparecer..."?

Eu conheço muita gente assim. Tenho pena dessa gente. Conheço, igualmente, pessoas que "se economizam" até com relação à família, à esposa, ao marido, aos filhos. Não passeiam, não vão ao cinema, ao teatro, ficam "trancadas" dentro de casa....

Quanto mais uma pessoa se economiza, mais os outros a economizarão, não contando nada a elas, não as envolvendo nas decisões, não perdendo, enfim, tempo com elas. E assim elas vão ficando cada vez mais "por fora" ou alheias a tudo o que acontece e, é lógico, serão logo esquecidas nas promoções, nas oportunidades de crescimento pessoal e profissional.

Nesta semana, gostaria de sugerir que você fizesse uma auto-análise e visse se você, também, não está incorrendo neste grave erro de querer economizar-se.

Pense nisso. Boa Semana. Sucesso!