quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Verdadeiros anos dourados


E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades. Ora, a nosso Deus e Pai seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém! Filipenses 4.19-20
Desde minha recente aposentadoria, minha esposa e eu temos aprendido mais sobre orçamento, comendo menos vezes fora e limitando nossos gastos. Talvez a palavra que melhor descreva a aposentadoria para nós seja opressora. Isto é, opressora se deixarmos Deus de fora. Mas podemos ser gratos porque Ele permanece constante. Sua fidelidade na satisfação de nossas necessidades é a mesma de antes de eu me aposentar. Deus não está limitado aos nossos recursos limitados. Afinal, Ele sustentou milhares de israelitas com maná todos os dias. E Jesus disse a Pedro que tirasse dinheiro da boca de um peixe para pagar impostos (veja Mateus 17.24-27). Jesus também tomou cinco pães e dois pequenos peixes e alimentou mais de 5 mil pessoas. Valendo-nos das imagens da passagem bíblica de hoje, quando temos a opção de ser um arbusto ressequido na terra seca e estéril ou uma árvore verde plantada junto à água, nossa escolha é óbvia. Gosto particularmente da parte da leitura sobre não ter perturbações (Jeremias 17.8). Por causa da fidelidade de Deus, minha aposentadoria é abençoada, não maldita; frutífera, não estéril; próspera, não escassa. A fidelidade de Deus transforma opressão em superação.
A vida não tem a ver com o que ganhamos, mas com o que Deus concede.
Oremos
pelos aposentados e aposentadas.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Aprendendo a orar



[Jesus disse:] Por isso, vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Lucas 11.9
Quando criança, aprendi a orar. Minha professora de Escola Dominical, Margarita, nos ensinou a expressar gratidão a Deus. Como todas as crianças, nós orávamos pelas flores, pelo céu e pelos passarinhos. Então, Margarita adoeceu e a Escola Dominical já não era a mesma. Estávamos todos tristes. Mais tarde, perguntei por ela e soube que estava extremamente doente. Lembro-me de pensar, aos 4 anos, que precisava fazer algo por ela. Naquela noite, me ajoelhei junto a minha cama e, com toda a inocência e sinceridade, pedi a Jesus, com a minha oração curta e simples, que curasse Margarita. Depois de algum tempo, Margarita melhorou e eu fiquei muito feliz por ter me unido a outras pessoas em oração por sua cura. Minhas orações foram atendidas, como também minhas perguntas e dúvidas. Comecei a conversar com Deus. Essa primeira experiência de oração intercessora tornou-se o fundamento da minha disciplina para prosseguir intercedendo. Na realidade, a oração não tem de ser difícil e não há fórmulas prontas sobre como orar. Nós abrimos nosso coração a Deus e Lhe falamos das preocupações que temos e das alegrias que vivemos. Se precisarmos de ajuda em alguma decisão, pedimos e Deus nos mostra o caminho. Quando precisamos de cura, Deus está a nosso lado. E, pelas alegrias em nossa vida, expressamos nossa gratidão.
Hoje eu posso iniciar uma conversa com Deus.
Oremos pelos professores e professoras da Escola Dominical.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O melhor companheiro


Vede quão grande caridade nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus! – 1 João 3:1

Algumas pessoas na procura de amor acharam ajuda num lugar pouco usual – um táxi de Nova York. O motorista de táxi Ahmed Ibrahim gosta de combinar encontros imprevistos entre os seus passageiros solteiros. Os seus serviços casamenteiros foram comentados no canal televisivo Fox News, no Wall Street Journal, e no programa Today da NBC. Apesar dele proporcionar estes encontros, todos têm de ser sérios no que respeita ao estabelecimento de uma relação com alguém. Ahmed gosta de ajudar a florescer um romance e chega mesmo a oferecer rosas no Dia dos Namorados.
O melhor lugar para encontrarmos amor não está noutra pessoa, mas num livro, a Bíblia. A Bíblia fala do grande amor de Deus por nós. Isto está expresso no que o meu o amigo chamou de “melhor bilhete de amor” que ele alguma vez recebeu. Encontra-se em João 3:16.
Porque Deus A
mou o mundo de tal Maneira que deu O seu Filho unigénito para que Todo aquele que n’Ele crê não pEreça mas tenha a vida eterna.
Deus ama-nos como mais ninguém. Ele mostrou esse amor quando nos enviou o Seu Filho, Jesus, para ser o nosso Salvador. Ele também é o melhor companheiro que alguma vez teremos.
Abre a tua Bíblia e aprende mais sobre Ele.


segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Labirinto de Deus




Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma. Jeremias 6.16
Em todos outono, os lavradores de nossa região recortam labirintos elaborados em seus campos de milho. O milho é mais alto do que um homem, e, mesmo para quem utiliza mapas, o fim do labirinto está oculto aos olhos. Caminhar por um labirinto de milho pode ser uma experiência aterrorizante. Até os moderadamente claustrofóbicos tremem quando chegam a um beco sem saída após outro. Pensando nos labirintos de milho, eu estremecia quando ouvia alguém descrever a vida como o labirinto de Deus. Será que Deus quer que nos sintamos aterrorizados pela nossa jornada? Será que estamos destinados a andar tateando, ao longo de um caminho oculto, rumo a uma meta invisível, encontrando um beco sem saída após outro? Então, pensei nos labirintos que meus filhos fazem na escola. O labirinto é visto por inteiro. Embora as linhas que desenham ocasionalmente saiam do caminho, as crianças conseguem encontrar o rumo ao longo do labirinto. Nossa alegria é saber que Deus enxerga o labirinto por inteiro. Nossa meta é nos reunir com Deus, e Ele nos impulsiona rumo a essa meta, a cada curva e passagem de nossa vida. Hoje, conforme avanço pelo labirinto da vida, caminho com confiança e sem terror. Este é o labirinto de Deus; Ele enxerga o caminho.
Deus enxerga cada curva na jornada de minha vida e orienta-me no caminho.
Oremos pela orientação de Deus.